1 - Andifes cobra apresentação de Plano Nacional de Imunização

 
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vem a público conclamar as autoridades responsáveis a acelerarem a disponibilização do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 de execução abrangente e acessível a todos os brasileiros.
 
É sabido que o locus da ciência brasileira se encontra nas universidades públicas, as quais, desde o início da pandemia, se apresentaram para o enfrentamento do coronavírus a postos com seus laboratórios, seus pesquisadores, seus hospitais e toda a sua estrutura.
 
Da mesma forma, sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) tornou possível que o Brasil dispusesse de um dos melhores e mais abrangentes programas públicos de imunizações do mundo, responsável pela prevenção, controle e extinção de várias doenças. Portanto, a vacinação contra a Covid-19 deve ocorrer exclusivamente por meio do SUS.
 
O que o Brasil necessita agora é de um Plano Operacional de Imunização, usando todas as vacinas aprovadas pela Anvisa, que contemple a todos os brasileiros gratuitamente, seguindo critérios de priorização técnicos e humanitários. A sociedade brasileira não pode e nem deve tolerar nenhum tipo de uso político da vacina, bem como não são aceitáveis quaisquer privilégios de qualquer natureza para acesso ao imunizante.
 
A saúde do povo e a economia do país exigem responsabilidade e ação imediata dos poderes públicos. Defendemos que toda a população brasileira tenha garantido seu direito à vacina, em campanha coordenada pelo Ministério da Saúde, envolvendo todos os entes federativos, com a eficiência e celeridade necessárias para garantir que tenhamos a superação dessa pandemia com a maior brevidade.
 
Ancorado na Ciência, o momento deve ser de união e solidariedade. A vacina é um direito de todos!
 
 

2 - Sistema de provas on-line facilita rotina de professores no período remoto

 
O sistema de provas on-line desenvolvido pela UFSJ trouxe diversos benefícios para os usuários no período remoto. O plugin está disponível no Portal Didático da Universidade e oferece uma série de ferramentas para professores e estudantes. Criado inicialmente para utilização do Núcleo de Educação a Distância (Nead), o sistema se tornou ótima alternativa para a aplicação de avaliações durante a pandemia.
 
Baseado no sistema moodle, o projeto foi um dos aprovados pelo Edital nº 40/2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A chamada selecionou projetos de inovação que contribuíssem com o desenvolvimento tecnológico da Educação no Brasil.
 
Ao todo, quatro docentes do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) estiveram envolvidos no desenvolvimento do plugin: Matheus Carvalho Viana, Diego Roberto Colombo Dias, Leonardo Chaves Dutra da Rocha e Elisa Tuler de Albergaria. De acordo com Diego Dias, foi realizado um levantamento de requisitos para a criação de um sistema de provas on-line e essas variáveis foram trazidas para a proposta apresentada. “Nosso intuito foi oferecer, no computador, um sistema como o das provas convencionais, incorporando critérios como controle de cola, questões abertas e de múltipla escolha, entre outros. Em princípio pensado para o ambiente EAD, o sistema contribuiu com a rotina de avaliações de muitos professores nesse contexto remoto.”
 
Docente da Computação, Rafael Sachetto é um dos usuários do plugin e destaca as vantagens encontradas. “O sistema foi fundamental para que eu tomasse a decisão de aplicar provas no período remoto, devido às ferramentas de controle disponibilizadas. Outro recurso interessante é a possibilidade de criar uma biblioteca de questões, que será muito útil também na elaboração de provas após a retomada presencial.”
 
Ferramentas
O sistema oferece uma série de recursos para facilitar a rotina dos professores. O plugin permite criar questões e salvá-las em uma biblioteca disponível ao usuário, que possibilita a reutilização em outras avaliações. Também proporciona a consulta a questões elaboradas por outros professores, o que gera um ambiente multidisciplinar. A correção automática de provas de múltipla escolha é outra facilidade. O sistema possui ainda inteligência artificial em relação à dificuldade das questões. Caso muitos alunos errem uma questão definida como “fácil” pelo professor, o próprio sistema eleva o nível de dificuldade.
 
Tutorial
Ao acessar o sistema, o professor pode assistir aos vídeos de apresentação e de utilização disponibilizados no Portal Didático. O conteúdo ensina como interagir e usar as ferramentas oferecidas na plataforma.
 
Divulgação
O sistema desenvolvido pela UFSJ foi apresentado em eventos on-line, com o intuito de divulgar as ferramentas do plugin. Os professores envolvidos participaram de um workshop da Capes, em 2019, e também de um webnário sobre aplicação de provas on-line usando o moodle, em setembro de 2020. As facilidades oferecidas pelo plugin vêm gerando interesse de outras instituições, que já adotaram o sistema em suas avaliações, caso da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
 
 

3 - PEC/PG: Interessados têm até segunda (18/1) para se inscrever

 
Serão concedidas até 50 bolsas de doutorado para pesquisadores de países com os quais o Brasil mantém acordo em áreas de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia
 
Termina na próxima segunda-feira (18/1), o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição serão concedidas até 50 bolsas de doutorado e os selecionados receberão  R$2,2 mil durante 48 meses, assistência médica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o pagamento da passagem de retorno ao seu país de origem, desde que conclua, com êxito, seus estudos no Brasil.
 
Para se candidatar às bolsas do PEC/PG, alguns requisitos precisam ser cumpridos. O concorrente não pode ser cidadão brasileiro nem binacional e não deve residir no Brasil. Além disso, deverá apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), ter currículo Lattes atualizado, um plano de trabalho em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e cadastro na plataforma ORCID.
 
Loleny Tavares, natural de Cabo Verde, participou do PEC/PG e concluiu seu doutorado, em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O cabo-verdiano, teve cinco artigos publicados e outros três submetidos em revistas internacionais, ambas com Qualis A1, conta que  conta que essa é uma oportunidade para que cidadãos de países em desenvolvimento tenham acesso à formação superior de qualidade: “As atividades superaram as minhas expectativas e contribuíram para o aprimoramento das minhas capacidades técnicas e de pesquisas”.
 
Para mais informações acesse o edital.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes

Última atualização: 13/01/2021