1 - Mestrado em Administração Pública realiza Exame Nacional de Acesso

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) lança edital para o Exame Nacional de Acesso (ENA) - Turma 2021. As inscrições começam na próxima segunda-feira (25/1) e encerram no dia 1º de março. 
 
No total, serão oferecidas 361 vagas, distribuídas em três categorias: “Convênio”, “Servidores das IFES” e “Demanda Social”. Pela categoria “Servidores das IFES” podem se inscrever apenas os servidores efetivos ativos do quadro permanente de cada Instituição Associada. Na UFSJ, a oferta é de sete vagas para servidores e de sete vagas para demanda social. 
 
De acordo com o edital, os requisitos para participar são: 
 
I) Ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC até a data da matrícula;
II) Apresentar a documentação exigida;
III) Ter realizado o Teste ANPAD em pelo menos uma das seguintes edições: junho e outubro de 2019; março, setembro e novembro de 2020; ou estar inscrito na edição de fevereiro de 2021;
IV) Conhecer e estar de acordo com o regulamento nacional do Profiap e das Instituições Associadas e com as exigências contidas no Edital.
 
Mais informações na página do Profiap.
 
 

2 - Netec tem novo coordenador

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec) está com nova coordenação. O professor Paulo Afonso Granjeiro foi nomeado como presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo, por meio da Portaria nº 002, de 6 de janeiro de 2021, acumulando também a função de coordenador da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec).
 
Entre os objetivos a serem alcançados à frente do Netec, Paulo Granjeiro elenca: atualizar a Política de Inovação Tecnológica da UFSJ; reestruturar a incubação e pré-incubação das empresas na Indetec; fomentar a cultura empreendedora nos campi da UFSJ; e fortalecer os Grupos de Inovação Tecnológica. Estimular e facilitar os acordos de parcerias com empresas, visando contribuir para a consolidação da tríplice hélice nas cidades em que a UFSJ atua também estão entre as metas da nova gestão.
 
De acordo com o coordenador do Netec, o Brasil é a 13ª potência em geração do conhecimento, mas somente a 62ª em inovação, não transformando em riqueza o conhecimento que é gerado. “Temos que aproveitar o conhecimento gerado em nossa instituição e transformá-lo em produtos, processos ou serviços que possam resolver as necessidades das pessoas. Para isso, é fundamental prepararmos nossos professores para pensarem sobre os problemas da sociedade e proporem soluções para resolver essas demandas. Em relação aos estudantes, o empreendedorismo e a inovação podem contribuir para desenvolver habilidades voltadas à criação de negócios e, consequentemente, à geração de empregos”, explica.
 
O Núcleo
O Netec tem como principal objetivo contribuir para a inovação tecnológica no ambiente produtivo, promovendo a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas desenvolvidas na instituição e incubando empresas de base tecnológica e setores tradicionais. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), o Núcleo ainda fomenta a implementação de ideias, projetos, processos e produtos dos professores, que podem contribuir com o atendimento a demandas sociais por meio do desenvolvimento da tecnologia e da inovação brasileira.
 
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ pode ser considerado um dos elos entre a Universidade e a sociedade. “Vivemos um momento estratégico no qual é importante aumentarmos as pontes existentes entre a comunidade acadêmica e a população, buscando a pergunta científica na sociedade e a devolvendo em forma de produtos. Nesse sentido, a Prope apoiará e trabalhará junto ao Netec, para ampliar e potencializar essas atividades na UFSJ.”
 
Trajetória
O professor Paulo Granjeiro é atuante nas áreas de empreendedorismo e de inovação, motivo pelo qual foi escolhido para coordenar o Netec. Docente do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei, possui experiência em depósitos de patentes e é co-fundador do Grupo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (GRITE). Também possui parcerias estabelecidas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) com empresas, e participa dos programas de pré-aceleração de startups Fiemg Lab, InovAtiva Brasil, BioStartup Lab, Fiemg Lab Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show, Hospital Startup (Hospital São Francisco, Belo Horizonte) e Agita/Sebrae. É ainda professor membro do Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do Governo de Minas Gerais e bolsista de extensão CNPq – Orientador de Agentes Locais de Inovação do Sebrae 2020/2021.
 
O novo coordenador do Netec realizou estágio sênior (Capes) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Visiting Scientist - MIT/EUA), é pesquisador e inventor nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Biotecnologia, além de colaborador nos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnologia e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Atua ainda como tutor da empresa júnior Beta Tech, no campus da UFSJ em Divinópolis.
 
 

3 - Projeto de tutoria cadastra novos voluntários

 
O projeto de extensão Tutoria Enem está com vagas abertas, até março, para novos voluntários nas áreas de Filosofia e Sociologia, que tenham disponibilidade para preparar aulas on-line a cada 15 dias e dedicar duas horas semanais à Tutoria. As inscrições estão sendo recebidas via Instagram
 
A ação é uma parceria entre UFSJ e UFJF, idealizada pela estudante de Engenharia Elétrica Laura Maria Rezende Ribeiro, da Federal de Juiz de Fora, com o objetivo de preparar alunos de escolas públicas para o Enem, virtual e gratuitamente. “No momento em que estamos vivendo, de instabilidade financeira e difícil acesso a uma educação de qualidade, o Tutoria Enem dá oportunidade e esperança a alunos que estariam desamparados”, destaca Laura.
 
O grupo atua há seis meses e tem mais de 60 tutores, que atendem a meia centena de alunos. Na UFSJ, o projeto conta com o apoio do Laboratório de Lógica e Epistemologia, vinculado ao Departamento de Filosofia e Métodos. As aulas são transmitidas pelas plataformas Google Meet e Google Classroom. O contato com os estudantes é feito por grupos de WhatsApp, o que facilita o contato professor-aluno. A equipe de tutores também disponibiliza slides, listas de exercícios e simulados para auxiliar os vestibulandos.
 
As inscrições de novos estudantes para o próximo ciclo do projeto começam em fevereiro, e serão anunciadas também no Instagram: siga! Para esclarecer dúvidas e buscar mais informações, entre em contato pelo email tutoenem@gmail.com.
 
 

4 - Pós em Letras convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida para a defesa da dissertação "O PAPEL DO TEATRO IRLANDÊS NA CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS INDEPENDENTE: UM OLHAR POLÍTICO E HISTÓRICO SOBRE A PEÇA THE COUNTESS CATHLEEN, DE W. B. YEATS", de autoria da mestranda Jaqueline Prudente Arantes.
 
Quando: 25 de janeiro, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Melissa Gonçalves Boëchat (orientadora/UFSJ/UFVJM), Antônio Luiz Assunção (UFSJ), Gustavo Henrique Rückert (UFVJM), Luiz Manoel da Silva de Oliveira (UFSJ) e Adelaine LaGuardia Nogueira (UFSJ) - suplente.
 
 
 

5 - Capes cria grupo para equivaler conceitos e notas

 
Serão 60 dias de trabalho para criar uma tabela que equipare o modelo atual de avaliação e o que prevaleceu até 1998
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) criou, nesta quarta-feira (20/1), um grupo para propor uma tabela de equivalência entre conceitos (A, B, C, D e E) e notas (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) para os programas de pós-graduação (PPGs). A formalização se deu em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
 
Os integrantes deverão analisar o modelo de avaliação que prevaleceu até 1998, que utilizava conceito para qualificar os PPGs, e o atual, que passou a adotar notas. Deverão ser examinados os critérios avaliativos em cada ciclo e indicar um método para definir a equivalência entre os dois sistemas. Serão 60 dias para desenvolver um relatório com recomendações.
 
"O objetivo é informar de maneira ágil e transparente as instituições que solicitarem as tabelas de equivalência, contribuindo também com os estudantes que queiram fazer cursos no exterior e necessitam apresentar essas notas", afirma Sérgio Avellar, coordenador-geral de Normatização e Estudos da Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes.
 
A equipe será composta por duas representantes da Capes: Talita Moreira de Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação; e Fabiene Ferreira, coordenadora-geral de Avaliação e Acompanhamento. Com elas haverá também um membro de cada colégio: Adelaide Faljoni-Alario, das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar; Luiz Carlos Federizzi, das Ciências da Vida; e Robert Evan Verhine, de Humanidades, que será coordenador do grupo. A secretaria-executiva caberá à Diretoria de Avaliação da Fundação.
 
Ao final das atividades, o grupo deverá apresentar um relatório à presidência da Capes, que ouvirá o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Formado por diretores da Capes e representantes das áreas de avaliação e de associações de relevância para pós-graduação brasileira, o colegiado analisará e fará recomendações à presidência da Capes acerca das sugestões elaboradas pelo grupo.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes

Última atualização: 22/01/2021