1 - Pós em Geografia recebe inscrições para mestrado até dia 12 de fevereiro

 
O edital para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) já está disponível. As inscrições para o primeiro semestre de 2021 estão abertas até 12 de fevereiro, por meio do envio da documentação exigida para o e-mail ppgeog@ufsj.edu.br. Ao todo, 14 vagas serão oferecidas no mestrado. As informações completas sobre o processo seletivo podem ser acessadas aqui.
 
Conheça o PPGeog
O Programa é composto por três linhas de pesquisa: Dinâmica das paisagens tropicais, Dinâmica do espaço rural e urbano e Geografia escolar: formação de professor e educação geográfica. O curso tem como foco produzir e disseminar conhecimento científico de alto nível, gerando competências em diversas áreas da Geografia, tais como Cartografia, Geoecologia, Climatologia, Sistemas de Informação Geográfica, Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, entre outras.
 
Em relação aos estudantes, o PPGeogG visa capacitar graduados a desenvolverem uma compreensão funcional da Geografia, habilidades multidisciplinares para lidar com problemas de natureza geográfica e aplicar métodos de pesquisa geográfica, com vistas ao bem-estar das sociedades, à conservação ambiental, ao pensamento geográfico crítico, às habilidades de comunicação e ao ensino de Geografia de excelência.
 
 

2 - Inscrições para mestrado na Pós em Engenharia Mecânica terminam dia 9 de fevereiro

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) está com inscrições abertas para 10 vagas de novos alunos para mestrado até o dia 9 de fevereiro. De acordo com o edital, a seleção será realizada em três etapas: prova on-line, avaliação de currículo e avaliação das cartas de recomendação. Mais informações, pelo e-mail ppmec@ufsj.edu.br e pelo telefone (32) 98496-9126, via WhatsApp.
 
Conheça o PPMec
Criado em 2009, o PPMec foi o primeiro programa de mestrado na área das Engenharias na UFSJ. O curso visa contribuir para o desenvolvimento da área de concentração em Materiais e Processos de Fabricação, por meio da integração de recursos humanos, computacionais e laboratoriais e da realização de estudos e pesquisas aplicadas. O PPMec oferece as seguintes linhas de pesquisa: Análise Estrutural, Caracterização e Propriedades Mecânicas dos Materiais e Processos de Transformação Metal-Mecânica.
 
 

3 - Residência em Enfermagem convida para defesa de TCC

 
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (Resenf) da Universidade Federal de São João del-Rei convida a comunidade acadêmica para a defesa de trabalho de conclusão "Polifarmácia e seu impacto na qualidade de vida dos usuários com lesões cutâneas crônicas", da estudante Eliane Ferreira de Almeida.
 
Quando: 29 de janeiro, às 9h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Daniel Nogueira Cortez (orientador), Fernanda Moura Lanza e Juliano Teixeira Moraes.
 
 

4 - Programa Catalisa ICT recebe inscrições até domingo (24/1)

 
Estão abertas, até domigno (24/1), as inscrições para o Programa Catalisa ICT. Podem se candidatar mestres, doutores e estudantes de mestrado e doutorado, com pesquisas que podem se transformar em produtos ou processos inovadores de impacto social.
 
Confira a notícia completa.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

5 - Live Fapemig aborda ciência e produção de alimentos 

 
A Fapemig irá realizar, na próxima quarta-feira (27/1), às 10h, a live "Como a ciência ajudou o Brasil a se tornar uma potência na produção de alimentos". O evento acontecerá no perfil do Instagram da Fapemig e contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela.
 
Leia a notícia completa.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 
6 - Governo de MG sanciona Lei de Estímulo ao Desenvolvimento de Startups
 
O governador Romeu Zema sancionou a Lei Nº 23.793, que dispõe sobre a adoção de medidas de estímulo ao desenvolvimento de startups no Estado de Minas Gerais. A medida tem como finalidade promover a inovação dos métodos de negócio e produção, aumentar a produtividade e a competitividade, além de fomentar a modernidade tecnológica, econômica e social no Estado.
 
Confira a notícia completa
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 
7 - USP realiza encontro sobre cana-de-açúcar na próxima semana
 
O I Encontro Digital da Cana-de-açúcar será realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro, das 19h às 22h. Organizado pelo Grupo de Estudos Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o evento tem o intuito de deixar o produtor, estudante e profissional da área por dentro das novas tecnologias e panoramas da cultura.
 
Confira mais informações no fôlder de divulgação e no site.

Última atualização: 22/01/2021