- Seminários do FQMat debate usos de novos solventes nesta sexta (2/7)
 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (2/7), a partir das 10h, "Novos solventes para novas demandas: Deep Eutectic Solvents – preparo e aplicações na química orgânica. O convidado é o professor da UFSJ Rafael Mafra. 
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube. https://www.youtube.com/channel/UCrzA8abf9eereNl984U_Dag
 
Resumo
A iminente busca por metodologias sintéticas eficientes e sustentáveis concomitantemente perpassa pelo uso e desenvolvimento de novos solventes ambientalmente seguros e oriundos de plataformas renováveis. Neste cenário, os solventes eutéticos profundos (ou Deep Eutectic Solvents - DES) emergem como uma promissora alternativa dado sua baixa toxicidade, biodegrabilidade e alta capacidade de dissolução. Eles podem ser constituídos por dois ou mais compostos orgânicos que, ao se misturarem, apresentarão ponto de fusão inferior ao de qualquer um dos componentes individuais - uma mistura eutética. Com aplicabilidade em diversas reações e outros campos da química, a área de solventes tende a ser impactada por esta nova classe.
 
* Com informações do FQMat
 
 Link Lattes Pesquisador: http://lattes.cnpq.br/3224816184267059
- Sebrae abre seleção para estagiários em SJDR
 
O Sebrae em São João del-Rei está com seleção aberta para estagiários dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. A bolsa é de R$ 965 + benefícios e a carga-horária é de seis horas diárias. Podem se inscrever estudantes do 1º ao 6º período.
 
Mais informações no fôlder de divulgação (Inserir link). 
 
 
- Semana de Educação Empreendedora e Inovação ocorre de 12 a 15 de julho
 
O Vuei, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, realiza, de 12 a 15 de julho, a Semana Mineira de Educação Empreendedora e Inovação. O evento vai compartilhar e celebrar as iniciativas de educação empreendedora e de inovação no âmbito universitário do Estado. O evento é gratuito, será realizado em formato on-line e terá emissão de certificado para os participantes.
 
Mais informações no fôlder de divulgação (inserir link). 
 
* Com informações da Sede
 
 
- Agricultura 4.0 é tema de evento da USP
 
O Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ), vinculado à ESALQ/USP, promove o evento “Agricultura 4.0: Tecnologia no Campo”, totalmente on-line, gratuito e com emissão de certificado.
 
O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2021, das 18h30 às 22h. O evento será aberto a todo o público, voltado a estudantes, pesquisadores, produtores e interessados no assunto.
 
Os principais temas abordados serão: Perspectivas para a Conectividade Rural, Agricultura Digital: Desafios e Oportunidades, Uso de Drones no Campo, Máquinas Gerando Dados de Lavoura e Inteligência Artificial aplicada à Colheita Mecanizada. Além de apresentações de cases de startups inovadoras envolvidas no assunto.
 
Contaremos com a participação de grandes nomes do setor, como: Dra. Sibelle Silva (MAPA), Silvia Massruhá (Embrapa), Prof. Dr. Cristiano Zerbato (Unesp), Lúcio Jorge (Embrapa), Prof. Dr. Rouverson Silva (Unesp) e Prof. José Molin (Esalq)
 
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://fealq.org.br/eventos/agricultura-4-0-tecnologia-no-campo/
 
* Com informações da Esalq/USP
 
 
- Mestrado em Letras convida para qualificação de mestrado
 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para a banca de qualificação do estudo "UMA ANÁLISE DA DISCURSIVIZAÇÃO DO ESTUPRO NUM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE DA MULHER", de autoria da mestranda Samantha Ellen de Souza.
 
Qunado: 1º de julho, às 14h30, pelo Google Meet. https://meet.google.com/bmz-bhzw-spm
Banca: professores doutores Antônio Luiz Assunção (orientador) e Cláudio Márcio do Carmo. 

Última atualização: 30/06/2021