1 - UFSJ abre segundo período remoto com pesquisadoras de renome internacional

 
As ferramentas de busca da internet retornam aproximadamente um milhão e meio de referências, em pouco mais de um segundo, para consulta aos nomes das professoras Ester Sabino (USP) e Waleska Caiaffa (UFMG), convidadas a ministrar a aula inaugural do segundo período remoto emergencial na UFSJ, na próxima terça, 2 de fevereiro, às 19h30, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube.
 
Pesquisadoras brasileiras de renome internacional, que atuam há três décadas na área da pesquisa imunológica e epidemiológica, Ester e Waleska vêm trabalhando ativamente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no país. A professora Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da USP, foi uma das cientistas que lideraram o sequenciamento genômico das primeiras cepas do novo coronavírus que chegaram ao Brasil, em tempo recorde: apenas 48 horas após a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 em São Paulo. Um sequenciamento dessa natureza é feito, normalmente, em 15 dias. O trabalho trouxe informações essenciais para a identificação genética e o rastreamento epidemiológico do atual vilão da saúde pública mundial. Na UFSJ, Ester vai falar sobre a epidemiologia molecular dos Sars-Cov-2, do primeiro sequenciamento às novas variantes.
 
A professora Waleska Caiaffa atualmente coordena o Observatório de Saúde Urbana, vinculado à Faculdade de Medicina da UFMG, que desenvolve pesquisas a partir de referenciais teórico-metodológicos transdisciplinares, levando em consideração as desigualdades socioespaciais dos eventos em saúde, sejam eles óbitos, internações, infecções, e sua influência nas dinâmicas territoriais assentadas na vulnerabilização dos territórios nos quais sujeitos e comunidades interagem, num processo de contágio e adoecimento. Na aula inaugural, a pesquisadora vai detalhar essa experiência, com a palestra Observatório de Saúde Urbana e Covid-19: interseção de sistemas de saúde e sistemas urbanos.
 
Currículo
Ester Cerdeira Sabino é médica, imunologista, especialista em doenças infecciosas e epidemiologia molecular, e estuda as doenças infecciosas por meio da genômica e de outras ferramentas da biologia molecular. Fez doutorado em Imunologia na USP, apresentando tese de livre-docência em 2007. A professora é também uma das coordenadoras do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), consórcio de pesquisadores brasileiros e britânicos dedicado à pesquisa em tempo real de epidemias causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, zika e febre amarela. O grupo vem atuando fortemente no combate à Covid-19, rastreando a evolução e a dispersão do novo coronavírus no Brasil.
 
Waleska Teixeira Caiaffa, médica, professora titular de epidemiologia e saúde pública na Faculdade de Medicina da UFMG, lidera o Grupo de Pesquisa em Epidemiologia do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. Tem mestrado em Saúde Pública pela Johns Hopkins University, onde também fez seu pós-doutoramento. O doutorado, cursou na UFMG. Até 2014, presidiu a International Society for Urban Health, da New York Academy of Medicine, tendo organizado a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana em Belo Horizonte. Integrou o Comitê Diretivo do Instituto Internacional de Saúde Global da Universidade das Nações Unidas, em Kuala Lumpur, Malásia, de 2015 a 2019. Atualmente, é membro do Comitê Diretivo da Rede Latino Americana e do Caribe de Saúde Urbana (Rede-LAC), além de coordenar o Hub-Brasil do Projeto Salurbal- Saúde Urbana da América Latina.
 
 

2 - Visibilidade Trans: conheça as histórias de alunos e ex-alunos da UFSJ

 
Muitos não fazem ideia, mas a expectativa de vida das pessoas trans no Brasil é de 35 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parece assustador? E é! Mais que isso: o Brasil é líder no ranking mundial de assassinatos e violências às pessoas trans. Em 2020, foram registradas 175 mortes no país, fora a subnotificação, alerta a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
 
O nosso desconhecimento em relação às pessoas trans vai além. Desconhecemos o alcance da violência, como também desconhecemos até mesmo quem são as pessoas trans. Uma pessoa cisgênero (cis) é aquela que se identifica com o gênero que lhe foi designado na sua nascença; uma pessoa transgênero (trans), ao contrário, não se identifica com o gênero designado ao nascer.
 
Essa dura realidade de violência pode até surpreender a maioria dos cidadãos, mas em nada surpreende quem lida com o desafio de, a cada dia, sobreviver às agressões, às ameaças, e lutar para viver seus direitos plenamente. Por isso, hoje, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Universidade Federal de São João del-Rei inicia uma série que vai mostrar o caminho de estudantes da instituição que enfrentam esses obstáculos - alguns se formaram, outros seguem firmes nessa direção.
 
São histórias muitas vezes espinhosas, desconfortáveis, mas reais. E que, em alguns casos, alcançam o sucesso. Mas, acima de tudo, são histórias que nos informam, que nos apresentam a um mundo ainda desconhecido de boa parte da sociedade. Que precisa ser apresentado, compreendido, para que, juntos, possamos ser agentes de uma transformação que supere a violência e o preconceito.
 
Na UFSJ, a Resolução Consu Nº 004/2015 regulamenta a utilização do nome social no âmbito da instituição e dá outras providências. Nome social "é o modo como a pessoa se autoidentifica e deseja ser reconhecida, identificada e denominada na sua comunidade e meio social."
 
 

3 - Prazo para indicação de alunos para projetos de pesquisa termina em 21 de fevereiro

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prope) lembra que termina, no dia 21 de fevereiro, o prazo para a indicação dos alunos para os projetos com vigência de março de 2021 a fevereiro de 2022. Mais informações nos links abaixo:
 
Edital 004/2020/Prope: https://ufsj.edu.br/pic/edital_004_2020.php
 
Edital 006/2020/Prope: https://ufsj.edu.br/pic/edital_006_2020.php
 
 

4 - Pós em Ciências Morfofuncionais realiza seminário nesta terça (2/2)

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) promove, nesta terça-feira (2/2), às 15h30, o seminário "Uso de Marcadores Morfo-Fisiológicos na Contaminação Subletal por Resíduos de Mineração". O palestrante será o professor Luciano Rivaroli, que é docente do PPGCM, doutor Ciências Fisiológicase e pós-doutor na área de Morfologia e Farmacologia, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 
 
O seminário será transmitido pelo Google Meet
 
 

5 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Avaliações de sobretensões atmosféricas em linhas de transmissão", da mestranda Patrícia Campos Marcelino.
 
Quando: 2 de fevereiro, às 14h, por meio da Plataforma RNP
Banca: professores doutores Marco Aurélio de Oliveira Schroeder (orientador/UFSJ), Antonio Carlos Siqueira de Lima (coorientador/Coppe/UFRJ), Miguel de Brito Guimarães Neto (Cefet-MG), Rodolfo Antônio Ribeiro de Moura (UFSJ) e Alexandre Piantini (USP).    
 
 

6 - Capes e Uema abrem 50 mil vagas para ensino virtual

 
Ao todo, a parceria vai capacitar 300 mil professores da educação básica e alunos de licenciatura
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriram 50 mil novas vagas para capacitações on-line, gratuitas sobre ensino virtual. Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância (EaD), Desenho Didático para o Ensino On-line, Multimeios em Educação e Psicologia na Educação são os temas oferecidos aos professores da educação básica e alunos de licenciatura. Ao todo, o convênio terá 300 mil vagas. 
 
A capacitação foi pensada para apoiar os educadores no uso das ferramentas on-line em sala de aula. As técnicas aprendidas poderão ser aplicadas tanto nas aulas virtuais, durante a pandemia de Covid-19, quanto no retorno ao ensino presencial.
 
Benedito Aguiar, presidente da Capes, reforça que “apoiar a qualificação continuada de professores da educação básica é uma importante forma de valorizar estes profissionais”. Para ele, “auxiliá-los a atualizar metodologias é investir no processo de ensino e aprendizagem e resulta num melhor aproveitamento do aluno”.
 
Capacitações
No primeiro módulo serão ensinadas técnicas básicas para produção, planejamento e construção de aulas em vídeo. Na segunda capacitação, Mediação em EaD, serão apresentadas características que envolvem a tutoria na educação a distância. Com o tema Desenho Didático para o Ensino On-line, a terceira formação vai ensinar os participantes a planejar e mediar os instrumentos avaliativos na educação virtual.
 
O módulo Multimeios em Educação vai mostrar formas de inovar no uso de tecnologias na educação. Nele os participantes aprenderão a instigar e melhorar a aprendizagem. Em Psicologia na Educação, último curso do conjunto, os educadores conhecerão a evolução histórica da psicologia e identificarão alguns dos seus principais conceitos, aplicando-os em suas atividades.
 
Balanço
Desde novembro, 37.145 educadores tiveram acesso às primeiras formações, que estão em andamento. O módulo Como Produzir Videoaulas, com duração de 25 horas/aula, registrou 12.901 participantes. O segundo curso do pacote, Mediação em Educação a Distância (EaD), teve 30 horas/aula e 10.058 inscritos. A terceira capacitação, com 50 horas/aula, alcançou 14.186 alunos e tratou sobre Desenho Didático para o Ensino On-line.
 
Inscrições
De 8 a 26 de fevereiro, os professores de educação básica e alunos de licenciatura interessados podem se inscrever neste link. Ao concluírem as capacitações os participantes receberão um certificado da Capes e da Uema. 
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes

Última atualização: 01/02/2021