1 - "Há muito tempo essa erosão nos inquietava"

 
A UFSJ realizou, no final do ano passado, a licitação para as obras de estabilização e recuperação da voçoroca existente na área leste do Campus Alto Paraopeba (CAP), um problema que preocupa a comunidade acadêmica há muitos anos. A empresa vencedora foi a Alugane Construções e Serviços Ltda., que deve iniciar os trabalhos em março. O custo total da obra é de R$ 2,905 milhões, obtidos pela Reitoria junto à Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu).
 
Todo o espaço físico do Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco (MG), pertence à mineradora Gerdau, a qual cedeu o mesmo para a UFSJ em regime de comodato por 50 anos. Pelo acordo, a UFSJ é responsável pela manutenção do espaço.
 
De acordo com a pró-reitora de Administração, Fernanda Resende, essa obra é mais que necessária, uma vez que a erosão avança em direção ao Campus, ameaçando a integridade das edificações. “Há muito tempo essa erosão nos inquietava. A obra não foi realizada antes por falta de recursos financeiros e licitações frustradas. Agora conseguimos o dinheiro e finalmente vamos começar. Estou muito satisfeita, pois é uma demanda antiga do Campus Alto Paraopeba, uma obra importante com a qual contamos resolver o problema”, comemora.
 
Fernanda também faz questão de ressaltar o trabalho conjunto dos servidores de São João del-Rei e Ouro Branco, que se esforçaram e viabilizaram os projetos para embasar a licitação no final do ano, uma vez que os recursos estavam assegurados pela Reitoria.
 
Urgência
Segundo o diretor da Divisão de Prefeitura do CAP, Cláudio Tavares, a erosão está a menos de 100 metros do Bloco 1, e já fez estragos na área interna do Campus. “A voçoroca está vindo em direção ao bloco, e já destruiu o pavimento, impedindo o trânsito de veículos. Também tivemos que fechar um estacionamento por causa do solo comprometido”, afirma.
 
O recurso financeiro foi obtido pela Reitoria junto à Sesu, em caráter emergencial, a partir de uma reserva técnica do Ministério. “Fizemos um dossiê minucioso para o MEC, mostrando a urgência da obra e, pela ação dos nossos dirigentes, conseguimos o financiamento. Foram duas vitórias: obter o recurso e realizar a licitação em tempo hábil”, destaca o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Renato da Silva Vieira.
 
Erosão pluvial
A voçoroca é um tipo de erosão pluvial causado pelo desmatamento da cobertura vegetal na área onde ocorre. Sem cobertura, a queda das gotículas de água, principalmente da chuva, provoca um movimento de massa no terreno. Com o passar do tempo, o impacto dessas gotículas desagrega o solo e, assim, os sedimentos são transportados a outro lugar. Dessa forma, durante o período chuvoso, todo o impacto da água recebido pelo solo pode gerar uma corrente de água que, se for sucessiva, se desenvolve ao nível de uma voçoroca. O fenômeno provoca um rasgo no solo e a voçoroca é considerada um grave desequilíbrio no meio ambiente, que pode atingir o lençol freático.
 
 

2 - Especial Visibilidade Trans: O sentimento despertado em nós

 
Gratidão.
 
É o sentimento que fica para cada um de nós que participamos da campanha Visibilidade Trans. Diante de histórias de vida tão enriquecedoras, compartilhadas pela Ari, pelo Rafael e pelo Jonas, confrontamos e reavaliamos nossas crenças frente a esse universo que, embora caminhe junto com o de cada um de nós, ainda é desconhecido de muitos e, infelizmente, tão rejeitado - como se tivéssemos o direito de rejeitar alguém pelo simples fato de ter escolhido existir num registro que abraça multiplicidades.
 
Ficamos com o apelo tão bem articulado da Ari: “Não somos só pessoas trans, antes disso somos pessoas. Que sejamos lembradas não só nessa data, mas que ela sirva para todos pensarem: por que não convivemos com pessoas trans? Por que não estamos sendo empregados? Por que vocês não estão escutando a gente?”
 
Ou, ainda, com a certeira conclusão do Rafael: “Toda pessoa trans, mesmo sem querer, acaba sendo ativista. Viver num mundo que não nos aceita é uma atitude política.”
 
O que sustenta Jonas é o senso de comunidade. “Eu me sinto muito conectado e unido a outros caras trans. As trocas, as conversas e a união nos fortalecem.”
 
Seria tão humano se o ombro amigo, a compreensão, pudessem vir de todas as pessoas. Por enquanto, no país que mais mata pessoas trans no mundo, parece um sonho distante. Mas não são os sonhos o primeiro passo para alimentarmos nossa utopia? Cada troca, cada aprendizado, como o que vivemos nessa semana, cada trajetória - tão generosamente compartilhada a partir de um pedido genuíno para estarmos juntos - foram “matéria de salvação”: sim, é possível congregar margens.
 
Ari, Rafael e Jonas: “O sonho encheu a noite,/extravasou pro meu dia,/encheu minha vida/e é dele que eu vou viver/porque sonho não morre!” (Adélia Prado)
 
Gratidão! (Nós, da UFSJ)
 
 

3 - Comitê Covid-19 divulga balanço de atividades

 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ se reuniu a sexta-feira (5/2) para discutir questões técnicas que irão embasar o trabalho da comissão específica que será formada para deliberar sobre o planejamento geral para a retomada gradual das atividades presenciais, quando for o momento, conforme previsto na Resolução nº 026/2020, do Conselho Universitário.
 
De acordo com a coordenadora do Comitê e vice-reitora, professora Rosy Ribeiro, a reunião foi participativa e produtiva. “Nós conseguimos reunir orientações técnicas em um documento inicial, uma vez que, além dos especialistas em infectologia, virologia e epidemiologia, o grupo é integrado por representantes de todos os segmentos da UFSJ, que contribuem a partir de sua realidade laboral. Nossa intenção é a de colaborar com a comissão nos aspectos técnicos”, esclareceu.
 
Rosy disse, ainda, que o documento inicial só foi possível pois os subcomitês, que integram o grupo maior, estão trabalhando continuamente. “Não tivemos descanso. O trabalho dos subcomitês foi mais produtivo, pois cada grupo pode focar em pontos específicos. E, a partir da solicitação oficial da Reitoria relativamente às normas que devem compor o protocolo para uma retomada presencial, quando for o caso, intensificamos a discussão, trazendo-a para o Comitê”, acrescentou.
 
Ações dos Subcomitês de Enfrentamento à Covid-19
Durante a reunião do Comitê, a professora Rosy Ribeiro elencou as ações que foram desenvolvidas pelos subcomitês, no âmbito da UFSJ. “Os subcomitês foram criados em agosto e setembro, em cada campi, e trabalharam, e muito, com as ações relacionadas à proteção e adequação da UFSJ para esse momento”, destacou.
 
Confira, a seguir, o detalhamento das ações:
 
Ações dos subcomitês: agosto a dezembro
#O próprio protocolo e cartilha disponíveis na página do Comitê
 
#Levantamento de locais de alta contaminação (banheiros, vasos sanitários, tampas de vasos), e daqueles nos quais é preciso isolar o servidor que atende ao público (subcomitês junto com Divisão de Prefeitura - Dipre)
 
#Interdição dos bebedouros, comunicado nos elevadores e banheiros (subcomitês junto com Dipre)
 
#Treinamento dos vigilantes
 
#Confecção e aplicação de questionário
 
#Submissão das ações no site do Governo Federal
 
Ações dos membros dos subcomitês
#Nas orientações para entrada nos campi
 
#Nas orientações sobre cuidado e proteção individual
 
#Nas orientações sobre higienização e desinfecção dos ambientes
 
#Na criação, editoração e impressão de cartazes de orientação para todos os campi
 
#No levantamento e adequação dos espaços físicos
 
#Na fixação de fita preta e amarela, fita adesiva, dispensers de álcool gel, cestos de lixo e dispensers de papel em todos os campi
 
Além dessas ações, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vem atuando em outras frentes. Rosy informou que uma delas visa esclarecimentos em favor da vacinação, por meio de campanhas educativas desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação. “Estamos vivendo diante de uma indústria da desinformação. Uma pesquisa da Universidade de Oxford mostra que o Brasil está entre os países onde mais se produzem fake news e, infelizmente, muitas delas antivacina. Por isso, esse trabalho educativo será fundamental”, afirmou.
 
Outras providências foram implementadas diretamente pela coordenadora do Comitê com o apoio da Reitoria. Acompanhe:
 
#Criação e manutenção do site do Comitê, e dos boletins da situação nas cidades em que a UFSJ tem campi, publicados no site e no Instagram
 
#Reunião com grupos que também estavam fazendo esses levantamentos, para uma possível colaboração, caso do Informativo Covid-19 Vertentes, publicado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe)
 
#Levantamento do número de servidores técnicos e terceirizados (para dimensionamento das compras), em setembro e outubro
 
#Definição junto à Proad quanto a recursos e a materiais a serem comprados, nos meses de agosto e setembro
 
#Processo de compras: álcool, álcool gel, água sanitária, material de limpeza, máscaras
 
#Edital para receber máscaras e termômetros usados para liberar a entrada em todos os campi (setembro/outubro)
 
#Deslocamento do professor Frank Pereira de Andrade (CCO) para o treinamento dos servidores terceirizados  de todos os campi, de agosto a outubro
 
#Fiscalização do uso correto dos EPIs em todos os campi. Mais treinamentos, no período de setembro e outubro
 
#Em reunião com a Divisão de Biblioteca, foi apontada a necessidade de devolução dos livros emprestados; nossa marcenaria fez, em setembro, seis caixas para esse fim, para cada um dos seis campi da UFSJ
 
 

4 - Programas de pós com agenda de inscrições em fevereiro

 
Fevereiro começa na UFSJ já anunciando o período de inscrições para o processo seletivo de quatro de seus programas de pós-graduação, uma agenda que vai até o dia 26. Devido às especificidades de cada curso, é fundamental que os candidatos leiam os editais com toda a atenção, pois alguns programas exigem documentos, como carta de recomendação, que devem ser providenciados com certa antecedência. As formas de inscrição e de seleção também variam de programa para programa, devido à atual situação de trabalho remoto decorrente da pandemia da Covid-19.
 
Reunimos a seguir informações disponíveis até o momento, para que você não perca a oportunidade de vir estudar com a gente. Acompanhem em nossa página, Facebook e Instagram postagens que não vão deixar ninguém perder os prazos de se inscrever para se qualificar na UFSJ. Vale lembrar também que fevereiro abarca o período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA), que franqueia a admissão ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). O prazo para se candidatar a uma das 14 vagas disponíveis para a UFSJ se encerra no dia 8 de março.
 
Biotecnologia
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) estendeu o período de inscrições para até esta segunda (8/2). Edital com instruções sobre como proceder, e sobre o processo de seleção e matrícula dos candidatos a uma das 22 vagas, de mestrado (14) e doutorado (8), está publicado neste link
 
Engenharia Mecânica
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) está com inscrições abertas até o dia 9, para 10 vagas de novos alunos de mestrado. De acordo com o edital, a seleção será realizada em três etapas: prova on-line, avaliação do currículo dos candidatos e das cartas de recomendação. Além da página do Programa, mais detalhes sobre essa seleção podem ser solicitados por pelo e-mail ppmec@ufsj.edu.br e pelo telefone (32) 98496-9126 (WhatsApp).
 
Geografia
O edital para preenchimento de uma das 14 vagas de mestrado, divididas em duas linhas de pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog), informa que o período de inscrições vai até o dia 12. A documentação exigida deve ser digitalizada e enviada para o e-mail ppgeog@ufsj.edu.br.
 
Bioengenharia
Até 26 de fevereiro, você pode se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia  (PPBE), que oferece 10 vagas, sendo seis para mestrado e quatro para doutorado. Todas as informações sobre a seleção 2021 podem ser lidas aqui https://ufsj.edu.br/ppbe/processo_seletivo.php. Vinculado ao PPBE, o Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional Dr. Aristides Azevedo Pacheco Leão (Lanec) se constitui em espaço modelar para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.
 
 

5 - Inscrições para Exame Nacional de Acesso do Profiap vão até dia 8 de março

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com edital aberto para o Exame Nacional de Acesso (ENA) - Turma 2021. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de março. 
 
No total, serão oferecidas 361 vagas, distribuídas em três categorias: “Convênio”, “Servidores das IFES” e “Demanda Social”. Pela categoria “Servidores das IFES” podem se inscrever apenas os servidores efetivos ativos do quadro permanente de cada Instituição Associada. Na UFSJ, a oferta é de sete vagas para servidores e de sete vagas para demanda social. 
 
De acordo com o edital, os requisitos para participar são: 
 
I) Ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC até a data da matrícula;
II) Apresentar a documentação exigida;
III) Ter realizado o Teste ANPAD em pelo menos uma das seguintes edições: junho e outubro de 2019; março, setembro e novembro de 2020; ou estar inscrito na edição de fevereiro de 2021;
IV) Conhecer e estar de acordo com o regulamento nacional do Profiap e das Instituições Associadas e com as exigências contidas no Edital.
 
Mais informações na página do Profiap
 
 

6 - Pós Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade convida para defesa de dissertação

 
O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Nossa Horta: Empoderamento feminino e Agroecologia transformando o meio e os sujeitos", da discente Vera Guimarães Campos. 
 
Quando: 9 de fevereiro, às 14h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Sérgio Gualberto Martins (orientador), Elis Miranda (UFFF), Renata de Souza Reis, Adriana Gomes do Nascimento (coorientadora), Maria das Graças Alves Costa (IF Sudeste-MG) suplente - e Fernanda Corghi - suplente.

Última atualização: 09/02/2021