1 - Plano de retorno para volta presencial começa a ser discutido

 
Em reunião na manhã desta segunda (8/2), o Conselho Universitário (Consu) deliberou sobre a continuidade da suspensão das atividades de práticas laboratoriais dos cursos de Medicina da UFSJ. Por 29 votos a favor, 11 contra e 5 abstenções, conselheiras e conselheiros seguiram o voto do relator, professor Gustavo Marcatti, que recomendou fosse mantida a interrupção das atividades práticas presenciais em laboratório, pois o cenário ainda é de incertezas, com destaque para a “quantidade elevada de casos de Covid-19 em Minas Gerais, que leva riscos adicionais à sala de aula.”
 
No sentido de ampliar o debate da viabilidade de retomada presencial das atividades acadêmicas para toda a Universidade, o presidente do Consu, reitor Marcelo Andrade, apresentou ao Conselho proposta de criação de uma comissão para a análise dessa retomada geral, como disposto no artigo 15 da Resolução nº 026, de 30 de novembro de 2020, que diz: “Será instituída, no Consu, Comissão específica para a definição das linhas gerais do planejamento que viabilize a volta presencial das atividades administrativas e acadêmicas nos termos colocados neste caput., de forma a articular a discussão e as ações referentes a questão no âmbito da UFSJ.”
 
Essa comissão será composta por representantes das três categorias da comunidade universitária. “Nossa ideia é garantir agilidade a um debate que será intenso, pois assim vamos envolver todas as instâncias institucionais de deliberação”, afirma o reitor.
 
A tarefa que se impõe a essa nova comissão é apresentar, até março, as linhas gerais de um plano de retomada que será debatido no Consu, depois de encaminhado e votado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), embasado em parecer técnico do Comitê de Enfrentamento, como noticiado aqui
 
 

2 - Agendadas as eleições para comissão do plano de carreira técnica

 
De 17 a 19 deste mês, a Comissão Eleitoral da UFSJ recebe inscrições para a constituição da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (CIS), conforme disposto no Edital nº 002/2021 e na Resolução Consu nº 055, de 13 de novembro de 2006.
 
São duas vagas para membros efetivos e três para suplentes, às quais podem concorrer os técnicos-administrativos do quadro efetivo da UFSJ, em exercício ou aposentados, eleitos entre seus pares para um mandato de três anos, permitida a recondução. Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos.
 
As inscrições, on-line, serão recebidas neste endereço. Os candidatos podem enviar, no momento em que se inscreverem, uma carta se apresentando aos eleitores e divulgando sua candidatura, limitada a uma página, em formato pdf, para o e-mail comissaoeleitoral@ufsj.edu.br. Esse material será publicado na página da Comissão Eleitoral
 
A eleição ocorre de forma eletrônica no dia 26 de fevereiro, das 8h às 17h, no endereço www.eleicoes.ufsj.edu.br, no qual vão constar as instruções relativas ao Edital 002/2021.
 
 

3 - Capes: Programas podem selecionar produções de destaque

A opção servirá de orientação para a avaliação do Programa de Pós-Graduação. 
 
Atenção para as datas específicas na UFSJ!
 
* envio do coleta Capes para a Prope (contendo todas as informações): até dia 02 de março de 2021;
*  homologação pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa: até 31 de março de 2021.
 
A Avaliação Quadrienal 2017-2020, que acontece este ano, apresenta resultados de um trabalho que vem sendo continuamente aprimorado com a comunidade acadêmico-científica brasileira. Essas melhorias acompanham a evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e reconhecem os diferentes estágios de desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento, assim como as assimetrias regionais dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).
 
Como parte desta estratégia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o módulo de Destaques na Plataforma Sucupira. Ali, os PPGs poderão marcar seus produtos mais relevantes, que evidenciem a importância de suas ações.
 
Para fazer essa classificação, os Programas devem conhecer as orientações dadas por sua Área de Avaliação. As instruções foram divulgadas no documento Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais, que se encontra disponível na página de cada Área.
 
Módulo Destaque
As ferramentas para seleção estão divididas em cinco partes. A primeira refere-se a Produções para Classificação. Nela, as produções intelectuais dos PPGs, representadas por produtos bibliográficos, artísticos e técnicos, podem ser destacadas para classificação.
 
Na segunda, podem ser selecionados artigos e trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional. Na opção seguinte, serão destacadas Produções dos Docentes, onde os produtos dos professores permanentes serão avaliados. A quantidade de destaques será proporcional ao tempo de atuação permanente no Programa.
 
A quarta opção será para Produções do Ciclo Avaliativo: a partir de todas as informações já cadastradas no Coleta, o PPG poderá indicar de cinco a dez mais relevantes – a quantidade será definida pela orientação da Área de Avaliação.
 
Por fim, há os Egressos. Aqui, os Programas poderão destacar até  quinze casos, a depender da orientação de sua Área.
 
Observações
Para destacar, os Programas precisam registrar seus produtos no Coleta, até o dia 31 de março - mas fique atento às datas específicas da UFSJ, que estão destacadas no início da publicação. O módulo já está disponível na Plataforma Sucupira, para início do processo de destaque dos produtos já informados referentes a 2017, 2018 e 2019. Para os de 2020, os PPGs têm o mês de abril para indicação.
 
A Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes reforça que esse prazo permite apenas a marcação de produções já informadas no sistema, não sendo permitido o acréscimo de novos dados, apenas justificativas de sua escolha.
 
A Capes é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação da Capes
 
* Texto atualizado em 9 de fevereiro de 2021, às 17h50
 

4 - Mulher Faz Ciência: e-book gratuito ganha terceiro volume

 
A ciência é uma carreira palpável e precisa das meninas, também.
 
Temos outras formas de solucionar problemas e de decidir quais são as prioridades. Imagine quantas meninas poderiam ter resolvido problemas que os meninos não solucionaram, até mesmo porque eles pensaram que não eram importantes.
 
Esta é a relevância da mulher na ciência”.
 
Duilia de Mello, personagem do e-book Mulher Faz Ciência
 
O projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), lança o terceiro volume do e-book Mulher faz Ciência, com perfis de dez pesquisadoras brasileiras. A iniciativa marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro desde 2015, quando a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas.
 
O objetivo da publicação, disponível para download gratuito, é inspirar jovens mulheres, despertar o interesse delas para a carreira científica e valorizar o trabalho de cientistas do sexo feminino. A proposta é apresentar profissionais atuantes em diferentes áreas, que também representem as mulheres em sua diversidade.
 
Neste volume, produzido ao longo do segundo semestre de 2020, estão nomes de pesquisadoras com importante atuação no combate à pandemia da covid-19 no Brasil: a biomédica Jaqueline Goes de Jesus, uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus em tempo recorde; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, primeira mulher a ocupar o cargo na instituição em quase 120 anos; e as professoras do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG) Santuza Teixeira e Vivian Vasconcelos Costa.
 
Além delas, são retratadas a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), Adriana Ferreira de Faria; a professora do curso de Letras do Cefet-MG Ana Elisa Ribeiro, escritora indicada ao Prêmio Jabuti em 2020; a astrônoma Duilia de Mello, vice-reitora da Universidade Católica da América, em Washington (EUA); a paleontóloga Luciana Carvalho, uma das coordenadoras do resgate do acervo atingido pelo incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro; a professora da Faculdade de Letras da UFMG Michelle Murta, primeira surda efetivada como docente na Universidade; e a física Zélia Maria da Costa Ludwig, uma das coordenadoras do Centro de Pesquisa de Materiais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também engajada em iniciativas para a redução das desigualdades nas ciências.
 
FICHA TÉCNICA
Mulher faz ciência – volume 3
48 páginas
Disponível no site: http://minasfazciencia.com.br/mulher-faz-ciencia-3/
Produção e redação: Alessandra Ribeiro
Projeto gráfico: Camila Aringhieri
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

5 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Análise multicanal e multi harmônica de detecção das respostas auditivas em regime permanente", do mestrando Abdon Francisco Aureliano Neto.
 
Quando: 10 de fevereiro, às 13h, no Google Meet.
Banca: professores doutores Leonardo Bonato Felix (orientador/UFV), Tiago Zanotelli (coorientador/Ifes), Vinícius Rosa Cota (UFSJ) e David Simpson (University of Southampton).   

Última atualização: 10/02/2021