1 - Primeiro período emergencial é avaliado em pesquisa

 
O resultado da pesquisa que avaliou a experiência da comunidade acadêmica durante o primeiro período emergencial já está disponível para consulta neste link. Realizado pela Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA), o relatório traz dados coletados a partir dos questionários on-line direcionados a estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados. Ao todo, mais de 4,5 mil pessoas contribuíram com a pesquisa. Para apresentar o relatório, serão produzidas outras duas matérias com análises das informações.
 
De acordo com o presidente da CPA, professor Carlos Alberto da Silva Junior, o objetivo de apresentar a visão da comunidade acadêmica sobre o primeiro período emergencial na UFSJ foi alcançado. “A CPA realizou a pesquisa de maneira autônoma e isenta, promovendo o levantamento de dados que mostram a realidade vivida pelas pessoas durante o ensino remoto. O relatório da Comissão oferece uma série de informações à Reitoria, que poderá enriquecer as discussões voltadas a aprimorar o processo, contribuindo ainda para que ações nesse sentido sejam implementadas já no segundo período.”
 
Para realização da pesquisa, foram aplicados questionários direcionados a cada segmento da Universidade, visando investigar todas as variáveis que pudessem influenciar na execução do período remoto. Os formulários abordaram questões práticas, como a avaliação das aulas, e também trouxeram perguntas referentes aos impactos das atividades na saúde mental e social dos participantes. “As questões aplicadas buscaram entender de forma ampla os impactos sentidos por docentes, alunos, técnicos e colaboradores durante essa experiência, até então, inédita”, explica Carlos Alberto.
 
Para o professor, os resultados mostraram ainda que houve uma quebra de paradigma. “No início do período emergencial, a comunidade acadêmica tinha muito receio daquilo que poderia ser o ensino remoto e, ao final, houve uma aceitação do processo. Acreditamos que as aulas presenciais são o modelo ideal, mas as pessoas perceberam que a modalidade remota é possível e que, provavelmente, algumas ferramentas farão parte da nossa rotina de forma permanente”, completa.
 
Para conhecer detalhes da pesquisa, fique atento às próximas matérias que serão publicadas no site e redes sociais da UFSJ.
 
 

2 - Alunos da UFSJ passam a ter e-mail institucional

 
Já está disponível para utilização dos estudantes regularmente matriculados na UFSJ o novo e-mail institucional. A informação é do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), Rodrigo de Carvalho Santos.
 
De acordo com Rodrigo, a extensão do uso do e-mail institucional é uma demanda antiga dos estudantes. “Desde 2013, a UFSJ aderiu ao G-Suite for Education, que permitia o uso de diversas ferramentas, mas apenas para uso de técnicos e docentes da instituição. Com a pandemia, o ensino remoto ampliou a necessidade do e-mail institucional para estudantes, o que agora está sendo disponibilizado”, explica.
 
Para resolver a demanda, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação promoveu, no ano passado, a regulamentação do uso do e-mail da instituição. As regras foram aprovadas pelo Conselho Universitário (Consu), e constam da Resolução nº 23/2020. “Com o uso regulamentado, tivemos respaldo para ampliar o acesso. Passamos, então, de um universo em torno de dois mil usuários para cerca de 15 mil. Na semana passada, o NTInf se dedicou à tarefa de criar os novos e-mails. Foram criados 12.609 endereços para alunos de graduação, 1.102 para estudantes de mestrado e doutorado, e outros 2.243 para alunos de cursos EAD e especializações lato sensu”, contabiliza o diretor do NTinf.
 
Como ficam e-mail e senha
O estudante regularmente matriculado já tem e-mail disponível. De acordo com Rodrigo, os novos e-mails foram criados a partir de informações fornecidas pelo próprio aluno no ato de sua matrícula na UFSJ, acrescido da terminação @aluno.ufsj.edu.br. Assim, se o estudante comunicou que seu e-mail particular era abc12@yahoo.com, o institucional passa a ser abc12@aluno.ufsj.edu.br.
 
O que muda é a senha de acesso. Os estudantes regulares da UFSJ, dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, utilizarão a mesma senha já usada para acessar o Minha UFSJ. Já os alunos de EAD e da pós lato sensu, deverão utilizar o próprio CPF como senha e, por motivo de segurança, alterá-la logo na primeira conexão.
 
Vantagens
Para o diretor do NTInf, a ampliação do e-mail trará vantagens para os estudantes. “A partir de agora eles terão mais ferramentas para utilizar. Por exemplo: para publicar artigos, os estudantes pesquisadores precisam de um e-mail institucional. Na matrícula, o calouro recebe o seu, e vai utilizá-lo em diversas situações da sua vida acadêmica, enquanto estiver estudando na UFSJ”, ressalta. Rodrigo Santos destaca também que os novos sistemas acadêmicos que estão sendo implantados na UFSJ requerem e-mail para cada aluno. “Através dele, o estudante conseguirá realizar diversas ações, como emitir histórico, alterar seu plano de estudo, entre outras. O e-mail funcionará como um canal de comunicação do estudante, em diversos sistemas.”
 
 

3 - Enfrentamento à Covid-19 é tema de artigo internacional

 
O professor Vinícius Rosa Cota, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel), o mestrando em Engenharia Elétrica no programa da UFSJ, Maikon Lorran Santos, e o doutorando da USP-Ribeirão Preto, Leonardo Rakauskas Zacharias, publicaram recentemente o artigo Open-source hardware to face Covid-19 pandemic: the need to do more and better (O uso do hardware aberto para enfrentamento da Covid-19: é preciso fazer mais e melhor), no periódico científico Research on Biomedical Engineering.
 
Segundo o professor Vinícius Cota, o artigo promove uma análise sistemática dos projetos de hardware livre disponíveis na internet, para combate à Covid, como os destinados à fabricação de ventiladores e equipamentos individuais de proteção.
 
 

4 - Moradia Estudantil será revitalizada; obras começam em março

 
Uma boa notícia para os alunos que vivem na Moradia Estudantil da UFSJ, no Campus Tancredo Neves: o prédio, inaugurado em 2012, passará por reformas que vão aumentar a segurança e o conforto de suas instalações. Licitada em dezembro, a obra começa a partir de março, com a empresa VS Engenharia & Projetos Ltda. O valor total do contrato é de R$ 555 mil. A realização dessa obra, com recursos próprios, se deve ao remanejamento, pela UFSJ, de parte de seu orçamento de custeio, não executado por causa da pandemia.
 
De acordo com a pró-reitora de Administração, Fernanda Resende, a reforma da Moradia cumpre uma das metas da atual gestão e visa à melhoria das condições de habitação e segurança de seus moradores. “Desde a sua inauguração, há nove anos, o prédio não passou por nenhum ajuste ou melhoramento. A Moradia apresenta diversos problemas, como vazamentos na cobertura central, telhas quebradas, pintura mofada, descolamento de pisos cerâmicos, infiltrações nos banheiros”, enumera.
 
Para o chefe do Setor de Alimentação e Moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Samor/Proae), Bruno Carvalho Gonzaga, a notícia chega em boa hora. A Moradia tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos estudantes que lá residem, principalmente por causa do telhado e do mofo em alguns apartamentos, que afeta os residentes alérgicos.
 
Guarita e central de gás
A segurança é um dos pontos de destaque da obra. Assim, o projeto de reforma inclui a instalação de uma central de gás na área externa do prédio, que vai servir a todos os apartamentos, controlando o risco de acidentes com botijões.
 
Outras ações planejadas em prol da segurança: a construção de uma guarita com cancelas na entrada do prédio, a instalação de um sistema anti-incêndio e o cercamento em alambrado em torno de toda edificação. Será construída também uma rotatória em frente ao edifício, favorecendo a circulação de veículos.
 
A pintura das áreas interna e externa, para combater o mofo, e a impermeabilização dos banheiros, para resolver as infiltrações, também estão garantidas. As telhas da cobertura serão igualmente substituídas, resolvendo o problema de vazamento e aquecimento.
 
Vale ainda ressaltar que a Moradia Estudantil foi um dos prédios contemplados, em outubro do ano passado, no projeto WiFi-UFSJ, coordenado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), que vem disponibilizando pontos de acesso integrados nos seis campi da Universidade, de modo a oferecer conexão livre, eficiente e de qualidade para toda a comunidade acadêmica.
 
Recursos próprios
A execução da reforma da Moradia e de outras que foram licitadas no final de 2020 se deve a um esforço feito pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Plan) no sentido de remanejar recursos de custeio do orçamento da UFSJ, os quais não foram executados durante o ano. Os recursos de custeio incluem itens diversos indispensáveis ao funcionamento da Universidade, como contas de luz, água, telefone, e também diárias e passagens aéreas.
 
Segundo o pró-reitor, professor Renato da Silva Vieira, foi realizado, com o aval da Reitoria, um levantamento das “economias” que a UFSJ faria com os campi fechados. “Feito o cálculo, conseguimos autorização da Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC e conseguimos realocar as verbas do custeio em obras e reformas que realizaremos neste ano”, explica.
 
 

5 - Conheça os finalistas do 2º Concurso Audiovisual da Andifes

 
Os cinco vídeos inscritos por estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes no 2º Concurso Audiovisual que alcançaram o maior número de visualizações até dia 31 de janeiro, passam agora para a terceira e última fase da premiação. Nessa etapa, os vídeos serão submetidos ao júri para avaliação dos seguintes critérios: aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade de vídeo e qualidade de áudio.
 
Os projetos finalistas foram inscritos pelos estudantes Ana Raiza de Miranda Mello, Clara Martins de Souza, Giulia Pawlow Passaes, Guilherme Vítor do Espírito Santo Adão e Pedro Henrique Figueira Basson.
 
Os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares serão conhecidos a partir do próximo dia 22. Os vídeos continuam disponíveis no canal da Andifes no Youtube, mas agora o número de visualizações não será mais contabilizado para definir os vencedores.
 
Com o tema A cultura ao alcance de todos via Universidades Federais, o concurso tem como objetivo incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo a produção cultural produzida pelas universidades para a sociedade.

Última atualização: 11/02/2021