1 - Conep discute rumos do calendário acadêmico de 2021

 
Conselheiras e conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep), em reunião de trabalho na última quarta (17/2), encaminharam pedido às prós-reitorias de Ensino de Graduação (Proen) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) de revisão das resoluções nº 007 e nº 009, que tratam das normas relativas ao ensino remoto emergencial na Universidade, enquanto durar a pandemia da Covid-19.
 
Proen e Prope vão debater, respectivamente, com a Congregação e o Colegiado da Pós-Graduação, questões que precisam ser equacionadas para o calendário acadêmico de 2021, face às experiências exitosas durante o período extemporâneo, assim como àquelas que demandam novas análises, para ajustamento a uma realidade de trabalho que ainda se delineia num cenário de exceção. “Todas as condições que embasaram a adoção do ensino remoto na UFSJ ainda persistem, ou se agravaram. Com essa proposta, o Conep busca garantir condições de oferta para uma melhor experiência remota de nossos alunos”, afirma o professor Peter de Matos Campos.
 
A proposta de uma reunião de trabalho para discutir o planejamento acadêmico de 2021 foi apresentada pela conselheira Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, na reunião extraordinária do Conep, realizada no dia 10 de fevereiro de 2021. “Temos que responder às demandas de nossa comunidade e da sociedade sobre quais serão as alternativas de formação de nossos alunos num futuro imediato”, destaca. Essas discussões vão contribuir com as análises da Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais, no âmbito do Conselho Universitário.
 
Os adendos às citadas resoluções voltam para deliberação no Conep, antes de seguir para apreciação da comunidade universitária, por meio de suas representações. De acordo com o reitor Marcelo Andrade, presidente dos Conselhos Superiores da UFSJ, a reunião de trabalho cumpriu seu objetivo, ao fazer apontamentos que visam garantir a continuidade de um processo de escuta essencialmente democrático. “Toda escuta precisa de referências, e a nossa tem sido o diálogo, num debate que não é simples. Todos serão ouvidos.”
 
 

2 - Pós em Ciências Morfofuncionais realiza seminário na próxima terça (23/2)

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) realiza o seminário "Implementação de um modelo murino de síndrome respiratória aguda grave (SARS) induzida por coronavírus e o papel da resolução da inflamação neste contexto infeccioso" na próxima terça-feira (23/2), às 15h30, pelo Google Meet
 
O palestrante será Filipe Resende Oliveira de Souza, mestre em Ciências Morfofuncionais pelo PPGCM e atualmente doutorando no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, do Departamento de Morfologia, orientado pela professora doutora Vivian Vasconcelos Costa.
 
 

3 - Programa em Bioquímica e Biologia Molecular convida para defesa de tese

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida toda comunidade acadêmica para a defesa da tese “AVALIAÇÃO DO EFEITO SINÉRGICO ENTRE DIGOXINA E CISPLATINA NA SINALIZAÇÃO E ESTRESSE CELULAR”, da discente Duane Gischewski Pereira.
 
Quando: 23 de fevereiro, às 14h, pelo Google Meet (ou ligue para (US) +1 813-773-3474 e digite este PIN: 374 794 452#). 
Banca: professores doutores Vanessa Faria Cortes (presidente/UFSJ/CCO), Rafael Gonçalves Teixeira Neto (UFSJ/CCO), Valéria Ernestânia Chaves (UFSJ/CCO), Marcus Fernandes de Oliveira (UFRJ), Victor do Valle Pereira Midlej (Fiocruz), Luciana Estefani Drumond de Carvalho (UFSJ/CCO) - suplente -, Maria das Graças Carvalho (UFMG) - suplente - e Otacílio da Cruz Moreira (Fiocruz) - suplente. 
 
 

4 - Defesas de TCC da Residência em Saúde do Adolescente

 
O Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de TCC:
 
Título: “ Condição crônica na adolescência: análise de conceito".
Aluna: Cíntia Aparecida Santos.
Quando: 22 de fevereiro, às 9h, pelo Google Meet
Banca: professoras doutoras Patrícia Pinto Braga (orientadora), Elaine Cristina Rodrigues Gesteira e Liliane de Lourdes Teixeira Silva e professor mestre Cezenário Gonçalves Campos - suplente.
 
Título: “ ADOLESCÊNCIA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ADOLESCENTES".
Aluno: Marlon Willian da Silva.
Quando: 23 de fevereiro, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professoras doutoras Elaine Cristina Dias Franco (orientadora) e Edilene Aparecida Araújo da Silveira e professora mestra Jéssica Aparecida da Silva.
 
Título: “PROMOÇÃO DA SAÚDE NUTRICIONAL EM ADOLESCENTE COM DOENÇA FALCIFORME: ESTUDO DE CASO".
Aluna: Amanda Maria Batista Meneghini.
Quando: 24 de fevereiro, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professoras doutoras Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia (orientadora), Elaine Cristina Rodrigues Gesteira e Mariana Ribeiro de Almeida Lana e preceptora mestra Juliana Mara Flores Bicalho - suplente. 
 
 

5 - Capes: Volta da mobilidade internacional está prevista para setembro

 
Capes acompanha os desdobramentos da pandemia e tem como prioridade a saúde e a segurança de bolsistas e demais beneficiários
 
Em razão da pandemia e para garantir a segurança de bolsistas e demais beneficiários, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anuncia que as mobilidades acadêmicas internacionais se encontram temporariamente suspensas, com retomada prevista para setembro. A informação consta em ofício assinado por Benedito Aguiar, presidente da Capes, e encaminhado aos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, além de pesquisadores apoiados pela Fundação.
 
Assim, bolsistas com viagem programada ao exterior podem solicitar à Capes a alteração do período da bolsa para o segundo semestre deste ano, com vigência a partir de setembro. O mesmo deve ocorrer com os estrangeiros que têm o Brasil como destino. Caso não seja possível, é preciso pedir desistência do auxílio. Missões de trabalho planejadas fora do País também devem ser reprogramadas a partir daquele mês. Do mesmo modo, ante a impossibilidade de serem feitas, os motivos deverão ser encaminhados junto à solicitação de cancelamento.
 
Os bolsistas que já viajaram terão o benefício mantido. Quem quiser retornar ao Brasil deve entrar em contato com o técnico responsável na Capes para receber orientações quanto à volta. A Fundação analisará a documentação e as justificativas apresentadas.
 
Casos excepcionais devem ser comunicados à Fundação. A Capes analisará as solicitações caso a caso.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação da Capes
 
 

6 - FPGC reúne lideranças para discutir o futuro de trabalhadores da cultura

 
Fórum promove o diálogo e a colaboração entre inteligências criativas para pensar soluções para os desafios do trabalhador da cultura.
 
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, acontece o Fórum de Planejamento e Gestão Cultural, um evento realizado para promover o debate sobre os desafios e oportunidades para artistas e trabalhadores da cultura de São João del-Rei, ao longo do ano de 2021. A programação é composta por palestras e mesas redondas com pesquisadores e palestrantes de relevância internacional, lideranças e agentes culturais locais. As inscrições são gratuitas, feitas através de cadastro na plataforma Sympla.
 
O FPGC surge com o objetivo de reunir agentes criativos e trabalhadores da cultura para pensar juntos o atual panorama do setor cultural. A partir de um diagnóstico e prognóstico feito pela inteligência coletiva, o Fórum visa construir uma Agenda de Intenções e um Calendário de Ações para este ano. As palestras e mesas visam oferecer metodologias, ferramentas e práticas que irão ampliar nossa habilidade de planejar, gerir e viabilizar projetos criativos e sustentáveis.
 
Promover o diálogo é o caminho para desenvolver a inteligência coletiva e capacidade natural do ser humano de colaborar. O Fórum visa o encontro entre artistas, gestores(as) e produtores(as) culturais, representantes do poder público e de instituições ligadas à cultura na cidade, além de lideranças do terceiro setor e da iniciativa privada local. O lema é reunir agentes criativos, articular lideranças, mobilizar inteligências, embarcar competências e ampliar a capacidade de pensar e agir em conjunto.
 
Lala Deheinzelin, Eduardo Shana e André Martinez colaboram com palestras em que tratarão de seus métodos, estratégias e princípios de ação no setor cultural.
 
Lala, futurista desde 1995, abre o primeiro dia de fórum (23/2), apresentando a Fluxonomia 4D, importante inovação do conceito de sustentabilidade, pensada nas dimensões cultural, ambiental, social e financeira. 
 
Eduardo Shana, convidado do segundo dia (24/2), é autor do TEvEP e diretor acadêmico da HomoSapiens Escola de Planejamento, um ThinkTank dedicado a pesquisar, ensinar e aplicar o método há cerca de 20 anos. 
 
André Martinez, convidado do terceiro e último dia de fórum (25/2) é o fundador do Laboratório Sociocriativo, que oferece consultorias, formações e cursos para desenvolver as habilidades e vantagens colaborativas de empreendedores e empreendimentos criativos.
 
As palestras com os três convidados abrem cada um dos três dias de programação, às 15h15. Em seguida, acontecem os encontros de debate entre grupos temáticos.
 
Os desafios de gestão e financiamento de projetos e espaços culturais, o legado da Lei Aldir Blanc e a realidade do setor de cultura em São João del-Rei são alguns dos temas propostos. Para pensar, organizar e executar as ideias e projetos que surgirem das mesas e grupos temáticos, acontecem as plenárias, sempre às 20h.
 
A realização do diagnóstico, a elaboração do prognóstico e a criação da Agenda de Intenções e Calendário de Ações do coletivo são as pautas de cada plenária, respectivamente.
 
O Fórum de Planejamento e Gestão Cultural é um evento totalmente gratuito. Seguindo os protocolos em relação aos riscos da pandemia, todo o evento será realizado de forma telepresencial e transmitido on-line. Seu público alvo é formado por artistas, gestores culturais, produtores, agentes criativos, lideranças do terceiro setor, pensadores, fazedores e pesquisadores que tenham interesse em colaborar para o desenvolvimento da arte, da cultura, do turismo e da economia locais.
 
Realizado pelo Forno Harmônico, (des)incubadora de projetos sociocriativos em atividade em Sao Joao del-Rei desde 2013, o FPGC é resultado do projeto de Bolsa de Pesquisa em Produção Cultural apoiado pela Lei Aldir Blanc no âmbito dos editais da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, apoiado pela Lei Emergencial nº 14.017/2020, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.
 
Evento: Fórum de Planejamento e Gestão Cultural
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021.
Local: Evento 100% on-line, telepresencial, via videoconferência.
Inscrições gratuitas pelo link: https://abre.ai/fpgc
 
Contatos:
Site: https://abre.ai/fpgc
Contato: fpgc.forum@gmail.com
Instagram: https://instagram.com/fpgc.forum
 
* Com informações da organização do Fórum de Planejamento e Gestão Cultural

Última atualização: 19/02/2021