1 - Andifes lança campanha Conhecimento e cidadania: juntos pela vacina
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou na quinta-feira (18/2), a campanha nacional Conhecimento e Cidadania: Juntos pela Vacina, com a participação das 69 universidades federais brasileiras. Criada e coordenada pelo Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação), a iniciativa pretende chamar a atenção dos brasileiros para a adesão à campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.
A campanha está sendo iniciada com a disponibilização de um tema para as fotos de perfis das redes sociais por meio do Facebook - para participar, acesse
https://www.facebook.com/andifes0 e siga as instruções.
A ideia é mostrar a importância da vacina e a responsabilidade social de todos ao buscarem a imunização. A vacinação, explica o professor e presidente da Andifes, Edward Madureira (UFG), “só irá diminuir os impactos do coronavírus se for pensada de forma coletiva. Por isso a importância de uma campanha nacional e contínua”.
Com essa campanha, a Andifes pretende conscientizar os brasileiros que, ao se vacinar, além de se proteger contra a Covid-19, o cidadão está contribuindo para dois importantes reflexos na coletividade: desafogar o sistema de saúde sobrecarregado, garantindo que não faltem vagas para aqueles brasileiros que não podem ser imunizados, caso de gestantes, por exemplo; reduzir a capacidade de disseminação da doença.
A campanha será permanente e trará peças em vários formatos e linguagens, explica a coordenadora do Cogecom, Rose Mara Pinheiro (UFMS). “As universidades federais não ficaram paradas quando o isolamento social começou e continuarão contribuindo para o fim dessa pandemia com seus laboratórios, campus, servidores, cientistas, técnicos e, claro, levando a informação correta e segura sobre a importância da vacinação, um ato de cuidado coletivo”, afirma.
2 - Prope divulga editais de Iniciação Científica 2021
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgou, na última sexta-feira (19/2), os editais de Iniciação Científica para o ano de 2021, com vigências de setembro de 2021 a agosto de 2022 e de março de 2022 a fevereiro de 2023.
Para mais informações, segue abaixo a listagem com os links:
Edital 008/2021/PROPE - PPC/UFSJ - Edital voltado para a seleção de projetos que integram a atuação de bolsistas de Iniciação Científica e de alunos de Ensino Médio das escolas de Minas Gerais, com vigência de março de 2022 a fevereiro de 2023.
3 - Medicina abre edital para cadastramento de preceptores
O curso de Medicina do campus Dom Bosco (CDB), em São João del-Rei, lançou
edital para cadastramento de preceptores para atuar no internato médico.
A seleção é de fluxo contínuo e, de acordo com o edital, os preceptores cadastrados serão convocados para credenciamento conforme demanda do curso.
Será concedida bolsa aos preceptores credenciados para atuar nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Urgência e Emergência Médica (Medicina de Urgências), Cirurgia, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia e Saúde Mental.
4 - UFSJ sedia I Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas
De 15 a 19 de março, a UFSJ será sede, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), do
I Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas (I Comact), idealizado pela Liga Acadêmica dessa área. O evento terá transmissão pela plataforma Even 3, a partir das 16h30. O público-alvo são estudantes, professores e profissionais da área da saúde.
Os participantes terão a oportunidade de publicar seus resumos no
Brazilian Journal of Health and Pharmacy, que aceitará até 150 resumos. A programação conta com 12 palestrantes de diferentes Universidades do país, que irão discutir temas que passam pela hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia e parasitologia clínicas, considerando a grande área de análises toxicológicas e toxicologia, com uma abordagem do mercado de trabalho e o papel das universidades públicas brasileiras no combate à Covid-19.
O I Comact é coordenado pela professora Farah Maria Drumond Chequer Baldoni, que leciona nos cursos de Medicina, Farmácia e Bioquímica do CCO, e pela pós-doutoranda Leilismara Sousa Nogueira. O Congresso vai reunir 11 ligas acadêmicas de diferentes instituições do país. “Nesse cenário pandêmico, a área de atuação das análises clínicas e toxicológicas se torna indispensável, pois compreende desde os exames que investigam o estado de saúde de um indivíduo, bem como a avaliação do acompanhamento do paciente infectado com o novo coronavírus, e a previsão de seu prognóstico”, destaca Farah.
Em entrevista, a professora Farah Chequer Baldoni destaca aspectos relevantes do I Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas:
Como avalia a importância do I Comact diante do cenário da pandemia?
A situação de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), no Brasil, exige que as diversas áreas da Saúde trabalhem num esforço conjunto em prol da saúde da população. Nossa área tem muito a contribuir, como, por exemplo, no rápido desenvolvimento de métodos eficazes para o diagnóstico da Covid-19. Sabemos que a testagem no país está muito abaixo do esperado, e identificar o real número de infectados é uma importante medida de enfrentamento à pandemia.
Quais as expectativas em relação a engajamento e participações?
Nossas expectativas são altas, porque conseguimos reunir palestrantes renomados, que vão tratar de temas atuais e relevantes na área das Análises Clínicas e Toxicológicas, num evento de elevada qualidade científica, que conta, ainda, com a presença de sete instituições diferentes e o apoio de diversas sociedades.
Fale-nos um pouco sobre o Brazilian Journal of Health and Pharmacy.
O Brazilian Journal of Health and Pharmacy (BJHP), ligado ao Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), é um periódico trimestral, comprometido com a divulgação de uma Ciência de qualidade. O BJHP, on-line, é de acesso livre e gratuito, oferecendo conteúdos abertos que seguem o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Gostaria de elencar quem está participando do evento, professora?
Sim. Queria destacar que o I Comact foi idealizado pela Liga Acadêmica de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFSJ (LAACT), em parceria com as seguintes entidades, que listo a seguir: Liga Acadêmica de Microbiologia e Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da UFSJ; Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará; Liga Acadêmica de Toxicologia e Liga Acadêmica de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Goiás; Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica e Liga Acadêmica de Toxicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Liga Acadêmica de Microbiologia da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas); Liga Acadêmica de Hematologia do Centro Universitário Paulo Afonso (BA); Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora; e Liga Acadêmica de Análises Clínicas do Hospital Cruz Vermelha.
5 - Webinar discute resiliência no setor pecuário
Avaliação da resiliência no setor pecuário - de quê, para quê e para quem? Esse foi o tema do webinar internacional realizado na quarta (17/2), sob a coordenação do professor Rogério Martins Maurício, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da UFSJ (Depeb). O evento reuniu 128 participantes de diversos países, que discutiram a resiliência em sistemas agropastoris e silvipastoris, bem como nos setores de produção de carne e de leite.
Segundo o professor Maurício, o objetivo do evento foi identificar os principais parâmetros e permitir uma abordagem comum ao tema da resiliência na pecuária, com foco especial nos ruminantes.
Rogério Maurício destaca que a importância da webinar foi “contribuir para que a pecuária nacional e mundial seja sustentável e resiliente, uma vez que as externalidades dessa atividade impactam não somente o setor econômico, ambiental, social, mas também a segurança alimentar, a qual está sendo influenciada pelas mudanças climáticas globais.”
6 - Pós em Química e Física de Materiais convida para defesa de doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) convida a todos para a defesa da tese “Avaliação das propriedades fotoluminescentes na região do visível em função da temperatura in situ e das propriedades estruturais do silicato de Y3+ /Ca2+ do tipo apatita dopado com Dy3+ e Eu3+”, da doutoranda Adriana Souza de Oliveira.
Quando: 24 de fevereiro de 2021, às 14h, pelo
Google Meet.
Banca: professores doutores Jefferson Luis Ferrari (orientador/presidente), Marco Antônio Schiavon (Coorientador - DCNat/UFSJ ), Márcio de Sousa Góes (Unila), Bruno Henrique Sacoman Torquato da Silva (UFU), Thalita Chiaramonte (DCNat/UFSJ), Patricia Benedini Martelli (DCNat/UFSJ), Herisson Santos (UFRO) - suplente - e Horácio Wagner Leite Alves- (DCNat/UFSJ) - suplente.
7 - Presença indígena nas universidades será tema de debate online nesta quarta (24/2)
Evento faz parte do lançamento do caderno “Universidade: território indígena!” do Comin e contará com a presença de estudantes indígenas de diferentes regiões do país.
O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) realiza, na próxima quarta-feira (24/02), o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”. O material objetiva refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será online, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do Comin e organizações parceiras, a partir das 18h.
Participarão do debate pessoas indígenas que colaboraram com a construção do caderno, relatando suas próprias experiências no Ensino Superior: Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Leonardo Werá Tupã, Márcio Paromeriri e Nyg Kaingang; e a mediação será realizada pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e ativista do movimento indígena brasileiro, Edson Kayapó.
O Comin, como entidade da sociedade civil de apoio e parceria às comunidades e povos indígenas no Brasil, atua na defesa de direitos e promoção do diálogo e respeito para com as pessoas indígenas. Há mais de vinte anos, produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.
Organizado em três partes, o caderno deste ano retrata os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade; as formas como elas têm buscado superar essas dificuldades e o porquê de permanecerem nesse espaço; e sua proposta de uma universidade que contemple os povos indígenas.
Serviço
O quê: Debate “Universidade: território indígena!” – Lançamento do caderno Semana dos Povos Indígenas 2021 do Comin.
Quando: 24 de fevereiro (quarta-feira), às18h.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Comin
Última atualização: 22/02/2021