1 - Lançada campanha UFSJ em defesa da vacina

 
A Universidade Federal de São João del-Rei lançou, na segunda-feira (22/2), a campanha “UFSJ em defesa da vacina”. A iniciativa, organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
 
Queremos que cada pessoa compreenda, de forma simples, a importância da vacinação para o momento em que vivemos. Como explica a epidemiologista e professora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Clareci Cardoso, “não existe tratamento efetivo para a Covid-19, mas, felizmente, por conquista da ciência, a vacina está chegando para a população brasileira”.
 
Também queremos que cada indivíduo entenda por que pode confiar na eficácia e na segurança proporcionadas pelas vacinas disponíveis hoje contra Covid-19, conquistadas graças ao esforço dos profissionais mais capacitados do país e do mundo na área. “Se você for vacinado com qualquer uma delas, a tendência é que esteja protegido dos casos mais complicados”, detalha o doutor em Biologia Celular e professor do Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), Antônio Tótola.
 
Em relação à segurança, a pesquisadora em parasitologia e epidemiologia, professora Eliana Rocha (CCO/UFSJ), é enfática ao dizer que “vacinas que usam a tecnologia do vírus inativado, como a da Coronavac, induzem à proteção sem que haja o menor risco do indivíduo adquirir infecção”. Aquelas que utilizam RNA ou DNA também não oferecem “a menor possibilidade de dano do nosso genoma, alteração ou mutação”.
 
O professor da USP Luiz Carlos de Sá-Rocha, que trabalha há 30 anos em segurança de produtos farmacêuticos (entre eles, vacinas), reforça que as vacinas contra Covid-19, assim como as demais, passaram por rigorosos testes de segurança. O rápido desenvolvimento dessas vacinas, explica, deve-se “à realização dos testes de forma paralela, e não sequencialmente como costuma ser feito, muitas vezes por falta de recursos”. No caso da pandemia de Covid-19, há mais recursos disponíveis - “mais de 100 projetos de vacina estão sendo desenvolvidos”.
 
Todos os brasileiros, agora, são importantes para o sucesso da vacinação. Por isso, é fundamental que tenham acesso a informações seguras sobre a eficácia e a segurança das vacinas, como as da campanha “UFSJ em defesa da vacina”. Todas as informações foram obtidas diretamente de profissionais com extensa atuação em epidemiologia, imunologia, produtos farmacêuticos, dentre outras áreas.
 
As vacinas para Covid-19 são, hoje, comprovadamente, o recurso mais eficaz e seguro para proteger os indivíduos das complicações causadas pelo novo coronavírus. Fazer circular informações seguras em tempo de pandemia salva vidas.
 
Vacine-se!
 
Acompanhe o site e as redes sociais da UFSJ (Facebook, Instagram, Twitter), que, durante a campanha “UFSJ em defesa da vacina”, publicarão vídeos, textos e imagens sobre o tema
 
 

2 - UOL destaca estudos da UFSJ que indicam necessidade de aumentar ritmo de vacinação

 
O UOL destacou em sua página principal no domingo (21/2), estudos realizados pela UFJF e UFSJ que apontam que, para o Brasil conter a pandemia de Covid-19 em até um ano, a vacinação no país precisará chegar a 2 milhões de pessoas por dia. Os cálculos constam de dados publicados em fevereiro pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSJ.
 
Segundo a reportagem, o Brasil efetiva, em média, 185 mil imunizações por dia (considerando as 5.756.502 de doses aplicadas entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro). Para controlar a pandemia, o Brasil precisaria aumentar em quase 11 vezes a quantidade de pessoas vacinadas por dia.
 
Veja a matéria completa em https://bit.ly/2NyBXLj
 
 

3 - Conselho Universitário rejeita alteração de comodato do Ctan

 
Consu pede posse definitiva do terreno
 
O Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou por unanimidade, em reunião nesta segunda (22/2), o envio de ofício à Prefeitura e à Câmara Municipal de São João del-Rei, solicitando a escrituração definitiva, em favor da Universidade, da área total cedida hoje em regime de comodato à UFSJ. O terreno de 85 hectares é onde está localizado o campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). O contrato inicial entre as partes é de 2002 e tem validade de 40 anos. O relator do processo, Lucas Aarão, apresentou parecer contrário a qualquer modificação no contrato de cessão de uso do terreno que resulte em perda de qualquer área hoje utilizada pela Universidade.
 
A decisão do Consu, de caráter antecipatório, deve-se ao fato de o atual prefeito, Nivaldo Andrade, em reunião com o reitor Marcelo Pereira de Andrade, no final do ano passado, ter sondado a Reitoria, ainda que informalmente, sobre a possibilidade de cessão de parte do terreno para a construção de um estádio de futebol para a cidade, em troca da escrituração definitiva do restante da área para a UFSJ. “Na reunião, em que fomos acompanhados de outros membros da gestão e também do representante da Procuradoria da República, eu adiantei ao prefeito Nivaldo que nosso dever era e é o de defender, acima de tudo, os interesses da Universidade, e que levaria o assunto aos Conselhos Superiores, a quem cabe a decisão. Foi o que fiz”, explica.
 
Marcelo esclareceu, ainda, que - embora a proposta do prefeito ainda não tenha sido encaminhada formalmente nem à UFSJ e nem à Câmara Municipal - soube pela imprensa de um encontro do chefe do Executivo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no qual solicitou recursos para a obra.
 
De acordo com o relator Lucas Aarão, essa não foi a primeira tentativa da Prefeitura de São João del Rei em retomar parte da área cedida à UFSJ. Em 2019, um decreto do prefeito Nivaldo Andrade, posteriormente revogado pela Justiça, anulava unilateralmente o comodato estabelecido com a Universidade, e se apossava dos cerca de cinco hectares que a Prefeitura pleiteia novamente.
 
Em seu parecer, o relator destaca também a relevância da área não só para a UFSJ, mas para a Epamig. “É importante esclarecer que apesar da não existência de prédios, a área em questão é um laboratório em constante utilização pelo curso de Zootecnia e pela Epamig, via convênio com a UFSJ, além de ser um espaço para possível expansão de várias atividades acadêmicas da Universidade.”
 
Área é fundamental para assistência à comunidade
Além do parecer do conselheiro Lucas Aarão, a preservação da área em posse da UFSJ foi defendida pelos professores do Departamento de Zootecnia (Dezoo). A conselheira Renata Reis, da Zootecnia, disse que os professores foram surpreendidos pela pretensão da Prefeitura. A professora esclareceu que o local hoje abriga o setor de bovinocultura e conta com construções rurais: estábulo com capacidade para 67 animais, sala de ordenha, ordenhadeira mecânica, tanque de resfriamento para 750 litros de leite, fábrica de ração, 20 hectares de pastagens, divididos em piquetes, bezerreiro e uma Unidade de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais, ou seja, um mini laticínio.
 
Renata Reis ainda fez questão de destacar que nessa área são realizadas aulas, pesquisas e diversos projetos com amplo impacto social e participação de grande número de produtores da região. Em 2019, por exemplo, evento promovido pela Zootecnia contou com a presença de 800 pessoas, beneficiando diretamente a comunidade.
 
Na carta ao Consu, a chefe do Dezoo, Raquel dos Santos Melo, enumera uma série de outros benefícios do trabalho que vem sendo feito pelo curso, utilizando exatamente o terreno pleiteado pela Prefeitura. Entre eles, enfatiza o mini laticínio. “A estrutura atual de produção de leite e processamento de queijos artesanais tem potencial para beneficiar diretamente, a cada ano, pelo menos dois mil agricultores familiares, 80 extensionistas rurais e 200 estudantes de universidades e de escolas agrotécnicas da região, por meio de eventos de difusão de tecnologia, treinamentos, encontros e capacitações”, finalizou.
 
 

4 - Prorrogadas inscrições para a Pós em Bioengenharia

 
O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE) prorrogou, até 31 de março, o prazo para inscrições no edital de seleção de novos alunos.
 
Mais informações na página do PPBE
 
 

5 - E-plaquete antecipa o centenário da Semana de 22

 
Foi lançada na web, no último dia 13 de fevereiro, a publicação virtual E-plaquete 2022, que nesta edição dá início às comemorações dos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, evento “divisor de águas” na cultura e na arte brasileiras. O poeta e professor Jairo Fará (Dcoms) divide a edição on-line com o poeta belo-horizontino Carlos Barroso. A publicação conta com trabalhos poéticos e visuais de 14 autores, sendo 10 brasileiros e quatro portugueses.
 
A escolha da data de lançamento em redes sociais, revistas e sites não foi por acaso. A E-plaquete, que está na segunda “dentição”, desde seu nascimento nunca buscou comemorar apenas a Semana que deu origem ao Modernismo brasileiro enquanto efeméride, mas uma discussão poética e artística, através da poesia e outras linguagens. O termo “dentição” era a forma poética como Mário de Andrade se referia a uma “edição”.
 
Irreverência proposital
Além da coincidência programada (o 13 de fevereiro), a publicação tem como proposta se apropriar do espírito contestador do Modernismo e de sua principal vertente artística, o Movimento Antropofágico, relembrando grandes nomes de 1922, como Mário de Andrade, Villa Lobos, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. “A irreverência proposital da publicação é para pegar o espírito da Semana de 22, três dias que marcaram a cultura brasileira para sempre”, diz o poeta-professor.
 
Jairo Fará
Professor da UFSJ desde 2009, quando integrou a primeira equipe de professores do curso de Comunicação Social (Jornalismo), Jairo Fará é escritor e jornalista. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal), é autor de três livros: Cidadezinha biruta (infantil, 2019), O ovo do Minerim (Poesia, 2011) e Livro de bolso (livro-objeto, 2014), além de peças teatrais, roteiros e várias obras sobre Jornalismo. Coordenou a área de Literatura do Inverno Cultural UFSJ de 2010 a 2018, e participou de diversas exposições artísticas em Minas Gerais.
 
Para ler e ver
A segunda edição, ou melhor, a segunda “dentição” da E-plaquete pode ser conferida neste link
 
 

6 - Capes: Inscrição para curso sobre ensino virtual vai até sexta (26/2)

 
A capacitação, oferecida pela Capes e pela UEMA, vai atender 300 mil professores de educação básica e estudantes de licenciatura
 
Termina na próxima sexta-feira, 26, o prazo de inscrição para as capacitações sobre ensino virtual, oferecidas pela parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Dessa vez são 50 mil vagas disponíveis. Ao todo, o convênio vai atender a 300 mil professores da Educação Básica e alunos de licenciatura.
 
O curso foi pensado para que os profissionais se preparem para trabalhar com ferramentas on-line, tanto durante a pandemia de Covid-19, como no retorno às aulas presenciais. A formação oferece cinco módulos: Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD, Multimeios em Educação e Psicologia da Educação.
 
As aulas começaram em novembro de 2020 e 60 mil alunos já se inscreveram. Desenho Didático para o Ensino On-line tem 19.461 participantes, Como Produzir Videoaulas está com 17.336 e Mediação em EaD com 13.139. Os dois últimos módulos tiveram início em fevereiro e já contam com 3.182 inscritos em Multimeios em Educação e 5.543 em Psicologia da Educação.
 
Os interessados podem se inscrever pelo link e, ao término da capacitação, receberão certificados emitidos pela Capes e a Uema.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes
 
 

7 - Defesa de dissertação do Mestrado em Letras

 
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Com Orgulho e Sem Preconceito: reescritas de Jane Austen no século XXI", da mestranda Stella Maris de Carvalho Gonzalez.
 
Quando: 24 de fevereiro, às 10h, pelo Google Meet - enviar solicitação do link até às 18h desta terça (23/2) para o e-mail stella14gonzalez@gmail.com
Banca: professores doutores Miriam de Paiva Vieira (orientadora/Delac/Promel/UFSJ), Camila Augusta Pires de Figueiredo (UFMG), Luiz Manoel da Silva Oliveira (Delac/Promel/UFSJ) e Adelaine LaGuardia (Promel/UFSJ) - suplente. 
 
 

8 - Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para seminário de dissertação

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) convida a comunidade acadêmica para participar da banca de Seminário de Dissertação intitulada “DESENVOLVIMENTO E MEIOS DE VIDA DO JEQUITINHONHA MINEIRO”, do discente Tomás de Faria Balbino.
 
Quando: 26 de fevereiro, às 14h -  interessados em participar, favor enviar e-mail solicitando o link de acesso para pgdplat@ufsj.edu.br
 
 

9 - Pós em Engenharia Mecânica divulga defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação de mestrado “Análise do comportamento de ligas FeMnSiCrNi sob oxidação cíclica e isotérmica em alta temperatura e caracterização da camada ferrítica subsuperficial ”, do discente João Gabriel da Cruz Passos.
 
Quando: 25 de fevereiro, às 14h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Artur Mariano de Sousa Malafaia (orientador/UFSJ), Carlos Alberto Della Rovere (UFSCar), Marcelo Falcão de Oliveira (USP/São Carlos) e Kurt Strecker (UFSJ). 

Última atualização: 24/02/2021