1 - Pós em Ciência da Computação recebe inscrições de novos alunos até dia 19 de março

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) lançou edital para seleção de novos alunos. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 19 de março, com envio da documentação exigida para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br
 
No total, são ofertadas seis vagas, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional (duas vagas), Sistemas de Informação (duas vagas) e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho (duas vagas). A seleção será realizada em etapa única, levando em conta curriculum vitae e Plano do Curso. 
 
Mais informações na página do PPGCC
 
 

2 - UFSJ recebe Frei David nesta quarta (24/2)

 
Frei David Raimundo dos Santos é o convidado da UFSJ nesta quarta (24/2) para evento que vai reunir profissionais da instituição em torno do debate sobre história e cultura afrobrasileira no Ensino Superior. A partir das 19h, nos canais da TV UFSJ no YouTube e no Facebook, estarão à mesa com Frei David a professora Ingrid Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), o técnico administrativo Vitor Domingos, presidente da Comissão de Heteroidentificação e, como mediador, o professor José Luiz de Oliveira, do Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime).
 
A Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394/1996), estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática em discussão na UFSJ. Frei David, como coordenador da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) vem sendo um incansável defensor da aplicabilidade dessa Lei. O objetivo da Educafro é reunir “pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.”
 
Na outra ponta, a da formação docente, desponta o trabalho da professora Ingrid Oliveira, cuja experiência abrange pesquisas que vão das missões religiosas na África à autonomia e resistência dos povos africanos, passando pela produção escrita sobre o continente africano, sem descuidar das representações étnico-raciais no Brasil em materiais didáticos, literários, oficiais e midiáticos.
 
Vitor Domingos dos Santos, por sua vez, atua diretamente na aplicabilidade das leis de inclusão e acesso ao Ensino Superior. À frente da Comissão de Heteroidentificação da UFSJ, vem conduzindo o debate acerca da ampliação das atividades para estruturação e formação de uma unidade suporte das políticas afirmativas na instituição, estabelecendo um espaço permanente para uma UFSJ cada vez mais diversa e democrática.
 
Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, do mestrado ao pós-doutoramento, o mediador dessa live, professor José Luiz de Oliveira, tem em sua biografia um encontro com Frei David que certamente influenciou sua futura área de atuação docente. Mas essa história será contada ao vivo amanhã… Estejam presentes!
 
 

3 - Live aborda nova Lei de Proteção de Dados na CT&I 

 
Evento contará com participação da advogada Mariana Cruz para falar sobre a aplicação da Lei em instituições de CT&I  
 
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) objetiva proteger a liberdade e a privacidade de consumidores e cidadãos brasileiros. Criada em 2018, a lei passou a vigorar em agosto de 2020 e prevê a adequação de qualquer organização, pública ou privada, que receba, trate ou armazene informações pessoais.  
 
Nesse contexto, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), agências de amparo à pesquisa e demais ambientes de produção de CT&I também devem seguir as suas determinações. Contudo, muitas são, ainda, as dúvidas sobre a aplicação da Lei no que tange as instituições cientificas, como se há pontos de vulnerabilidade que se deva ficar atento ou se há normas específicas na lei para as intuições de C&T.  
 
Para esclarecer essas e outras dúvidas a Fapemig realizará no dia 26 de fevereiro, às 15h, a live Proteção de dados e CT&I: O que muda com a nova legislação brasileira?  O evento acontecerá no perfil do Instagram da Fapemig e contará com a participação da advogada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com capacitação em implementação prática de LGPD, Mariana Cruz. 
 
Cruz também é pós-graduanda em Direito Digital pela Faculdade de Direito Damásio e especialista em Processo Civil pela Universidade Anhanguera - Uniderp, com capacitação em implementação prática de LGDP pela Privacy Academy e pela Escola Superior de Redes. Além de ter atuado como assessora jurídica da promotoria do consumidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).  
 
LIVE FAPEMIG: PROTEÇÃO DE DADOS E CT&I: O QUE MUDA COM A NOVA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA? 
Quando: 26 de fevereiro (sexta-feira), às 15h. 
Convidada: advogada da RNP, com capacitação em implementação prática de LGPD, Mariana Cruz.
Transmissão: Instagram da Fapemig
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
  

4 - Pós em Ciências da Saúde divulga defesa de tese 

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convida a comunidade acadêmica para a defesa da tese "AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO SISTEMA DE SAÚDE PARA ATUAÇÃO NAS CONDIÇÕES CRÔNICAS APÓS UMA INTERVENÇÃO", da doutoranda Cláudia Ferreira Melo Rodrigues.
 
Quando: 26 de fevereiro, às 9h, pelo Zoom
 
 

5 - Pós em História convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGHis) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "'Não me levo de paixão em dar estas denúncias': Saião ao serviço da Inquisição. Minas, séculos XVIII e XIX", da mestranda Juliana Aparecida Leopoldino Lúcio.
 
Quando: 26 de fevereiro, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Maria Leônia Chaves de Resende (orientadora/UFSJ), Jaime Ricardo T. Gouveia (Univ. de Coimbra, Portugal) e Luiz Fernando Rodrigues Lopes (IFB).
 
 

6 - Defesa de dissertação da Pós em Enfermagem

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "PROTOCOLO PARA FOLLOW-UP POR TELEFONE DE PESSOAS COM NEOPLASIAS MALIGNAS GASTROINTESTINAIS EM TRATAMENTO ANTINEOPLÁSICO", de autoria da mestranda Cássia Maria Dias. 
 
Quando: 26 de fevereiro, às 9h, pelo Google Meet.
Banca: professoras doutoras Patrícia Peres de Oliveira, Thalyta Cristina Mansano Schlosser, Quenia Camille Soares Martins e Edilene Aparecida Araújo da Silveira - suplente. 

Última atualização: 24/02/2021