1 - UFSJ lança vídeo sobre eficácia das vacinas contra Covid-19

 
A Universidade Federal de São João del-Rei lançou na segunda (22/2), a campanha “UFSJ em defesa da vacina”. Hoje, divulgamos o vídeo “Vacinas são 100% eficazes? E as vacinas contra Covid-19?”.
 
Quem apresenta este vídeo é o professor da UFSJ Antônio Helvécio Totola, doutor em Biologia Celular, que sintetiza a importância das vacinas para Covid-19 com uma frase direta: “se você for vacinado com qualquer uma delas, a tendência é que esteja protegido no mínimo dos casos mais complicados”. Tótola explica que a vacinação é a única maneira que nós temos no momento de vislumbrar algum futuro frente à pandemia.
 
A campanha “UFSJ em defesa da vacina” é organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, e tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
 
Assista! Compartilhe! Quando puder, vacine-se!
 
Antônio Tótola é graduado em Farmácia (Ufop), mestre em Bioquímica e Imunologia (UFMG), doutor em Biologia Celular e Molecular de Microorganismos (Ufop). Fez pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia da UFMG, atuando na área de análise de expressão gênica. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Celular e Molecular de Microrganismos. É professor adjunto de Engenharia de Bioprocessos na UFSJ e membro do INCT-Dengue. Desenvolve pesquisas nas áreas de tecnologias de diagnóstico e produtos de fungos e bactérias com aplicações biotecnológicas.
 
Link para o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=r6yuqiSBJG0
 
Acompanhe a campanha "UFSJ em defesa da vacina" no site da UFSJ, no Facebook, Instagram e Twitter.
 
 

2 - Livro elucida história econômica da Comarca do Rio das Mortes

 
Devido ao seu passado de riquezas, acumuladas desde o século XVIII com o chamado Ciclo do Ouro, a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja sede era São João del-Rei, se tornou um dos mais importantes centros econômicos do interior do Brasil, superando, no século XIX, o movimento de capitanias como o Rio Grande do Sul e São Paulo. Pesquisador com significativa produção em história econômica e social de Minas Gerais nos dois primeiros séculos, o professor Afonso de Alencastro Graça Filho (Decis) acaba de publicar, pela Paco Editorial, seu novo livro, intitulado O amanho do ouro: elites econômicas na antiga Comarca do Rio das Mortes, do século XVIII ao XIX. Na obra, analisa a formação de fortunas na região, caracteriza a atividade econômica no período e estabelece patamares de riqueza. A pesquisa revela, inclusive, informações sobre a próspera situação financeira de alguns líderes da Inconfidência Mineira.
 
Em entrevista ao site da UFSJ, o professor Afonso de Alencastro explica aspectos de sua nova publicação, que em breve será comercializada na loja virtual da editora ou no site da Amazon.
 
Confira a entrevista
 
 

3 - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária começa em 8 de março

 
A cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, com o tema "Redes para promover e defender os direitos humanos", ocorre em 8 de março, às 19h. O evento segue até o dia 11 de março. 
 
A programação completa e demais informações sobre o evento estão disponíveis nos endereços: https://www.ufmg.br/cbeu e https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/cbeu-9o-congresso-brasileiro-de-extensao-universitaria
 
 

4 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Planejamento da manutenção da geração considerando mercado descentralizado e fontes renováveis", da mestranda Francélly Pinelli de Paula.
 
Quando: 2 de março, às 14h, na Plataforma RNP
Banca: professores doutores Marco Aurélio de Oliveira Schroeder (orientador/UFSJ), Fernando Aparecido de Assis (coorientador/UFSJ), Rafael Silva Alípio (Cefet-MG) e José Filho da Costa Castro (UFPE). 
 
 

5 - Livro discute o que jovem brasileiro pensa da ciência

 
Já está disponível para leitura o livro “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia”, obra que apresenta os resultados de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). O livro discute interesse pelo tema, valorização da carreira de cientista, controvérsias em que há um debate sobre aceitar ou não evidências científicas, influência das trajetórias de vida e do posicionamento moral e político sobre as atitudes relacionadas à C&T e reações a um ambiente informacional marcado pela circulação de conteúdos falsos.
 
O livro, que será distribuído gratuitamente, pode ser acessado aqui.
 
* Com informações da UFPA
 
 

6 - Gerdau recebe inscrições para programa de estágio até 5 de março

 
O Programa de Estágio Gerdau 2021 recebe, até 5 de março, inscrições para trabalhar na Usina Ouro Branco. Podem participar estudantes a partir do 4º período, com conclusão do curso a partir de 2022, e que tenham disponibilidade para estagiar durante dois anos.
 
Mais informações no banner de divulgação e no site http://www.estagiogerdau2021.com.br/

Última atualização: 26/02/2021