1 - Proex abre vagas para bolsistas de Arquitetura e Urbanismo
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) abriu seleção para preenchimento de duas vagas para bolsista da Ação de Extensão “Restauração e Conservação do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes (CMAX) – Fortim dos Emboabas”.
Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), desde que estejam cursando a partir do quinto período e possuam domínio de desenho técnico e do software AutoCad.
2 - Conselho Nacional de Ética em Pesquisa disponibiliza módulos de capacitação para pesquisadores
A partir de 24 de fevereiro, o Conselho Nacional em Ética em Pesquisa (Conep) disponibilizou à comunidade universitária os módulos de capacitação para inscrição de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, bem como as normas explicativas nas quais os Comitês de Ética em Pesquisa pautam os pareceres.
São 12 módulos de capacitação em que o pesquisador poderá esclarecer todas as dúvidas, que vão desde a inserção de um projeto na Plataforma Brasil até os limites e cuidados para a realização de um trabalho utilizando como amostragem seres humanos.
De acordo com o Prof. Alessandro de Oliveira, vice coordenador do Comitê de Ética em Seres Humanos dos campi sede de São João del-Rei (CEPSJ), a proposta da Conep consiste em apresentar aos pesquisadores o máximo de informações possíveis em torno dos preceitos éticos necessários para a prática de pesquisa. Além disso, é uma importante forma de disseminação do conhecimento para os alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação.
A capacitação possibilita o aperfeiçoamento das propostas dos projetos de pesquisas da UFSJ e, consequentemente, pode resultar em publicações de conteúdos em revistas de grande impacto na comunidade científica, uma vez que o aceite do estudo em um Comitê de Ética é pré-requisito para a análise e aceite do mesmo.
A inscrição é gratuita e, ao final de cada módulo, o interessado, caso obtenha a nota mínima, terá sua certificado automaticamente gerado na mesma plataforma.
Para mais informações, entre em contato com o CEPSJ no endereço eletrônico
cepsj@ufsj.edu.br.
* Com informações do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos nas Unidades Educacionais São João del-Rei (CEPSJ)
3 - Abertas inscrições para treinamento on-line da plataforma Minha Biblioteca
Alunos, professores e técnicos da UFSJ estão convidados para treinamento sobre a plataforma Minha Biblioteca, que será ministrado nesta sexta-feira (5/3), às 15h. O objetivo é capacitar a comunidade acadêmica a utilizar e aproveitar todos os recursos oferecidos pela plataforma.
Em virtude da suspensão das atividades presenciais na UFSJ durante a pandemia de Covid-19, inclusive do funcionamento dos prédios das bibliotecas, a instituição disponibilizou à comunidade acadêmica acesso à biblioteca digital Minha Biblioteca, uma plataforma multidisciplinar de livros técnicos e científicos. Veja
neste link a matéria publicada sobre o tutorial que mostra como acessar a biblioteca digital, quais são os elementos da tela principal, como navegar dentro dos livros e como tirar dúvidas.
4 - Técnicos administrativos: Participe da Autoavalição Institucional 2020
Técnicos administrativos da UFSJ já podem participar da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Para isso, basta acessar o link
https://bit.ly/37EZEZh e responder questões como “Avalie, de maneira geral, a organização e a gestão da UFSJ”, que abrange integração da gestão com os campi, comunicação entre setores, Contac, SIG, Posgrad, dentre outros, ou ainda “Avalie o seu setor de trabalho”, abordando condições de trabalho, volume de trabalho, qualificação etc.
O prazo para participar vai até 7 de março. O questionário é parte do processo de autoavaliação da UFSJ, que tem como objetivo principal contribuir, com uma visão global e integrada de todos os segmentos da comunidade acadêmica, para que a instituição possa reavaliar e repensar sua atuação.
Os dados coletados neste questionário são confidenciais e as conclusões da pesquisa serão divulgadas no Relatório de Autoavaliação Institucional e nos Seminários de Autoavaliação Institucional neste ano de 2021.
A Comissão ressalta que a participação de todos “é de extrema importância para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e das formas de gestão na UFSJ”.
Última atualização: 01/03/2021