1 - Procura por atendimento psicológico na Proae cresce durante a pandemia

 
A pandemia da Covid-19 trouxe um cenário com o qual poucos estavam acostumados: o isolamento social, que teve reflexos na saúde mental dos estudantes da UFSJ. “No início da pandemia, recebemos uma demanda muito alta por atendimento psicológico”, relembra a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFSJ, Janice Carvalho.
 
Por isso, foi criado um novo serviço de atendimento em Psicologia que pode ser procurado por todos os discentes: o PsiCovid, em parceria com o Departamento de Psicologia (Dpsic) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que conta ainda com apoio da equipe da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Realizado de forma on-line, o projeto atendeu 148 alunos desde o final de março de 2020, uma média de três atendimentos para cada uma das instâncias parceiras.
 
Antes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) já realizava atendimento psicológico voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio desse programa, foram realizados 695 atendimentos em 2020 (do final de março até dezembro) e 53 atendimentos em 2021. O trabalho é feito por profissionais e/ou clínicas credenciadas. São três em São João del-Rei, quatro em Ouro Branco, três em Divinópolis e dois em Sete Lagoas.
 
Para alunos com esse perfil, é oferecido também acompanhamento psiquiátrico. Ano passado, a clínica cadastrada em São João del-Rei realizou meia centena deles. Internamente, no mesmo período, as duas psicólogas lotadas na Proae, que atuam em São João del-Rei e Divinópolis, foram responsáveis por 415 atendimentos. Atualmente, não há fila de espera para os serviços psicológicos oferecidos pela UFSJ a seus alunos.
 
Detalhamos, a seguir, como solicitar atendimento psicológico junto à Proae.
 
Atendimento Psicológico Emergencial
O aluno deve enviar formulário próprio para o e-mail psi_covid@ufsj.edu.br, solicitando esse serviço. Assim que receber a resposta do profissional, por e-mail, é só agendar o melhor horário. Enquanto aguarda a disponibilidade de vagas de um dos psicólogos voluntários ligados a essa modalidade, a Proae orienta os alunos a acessarem uma das seguintes plataformas de atendimento on-line: Relações simplificadas, PsiCoViDabr, UniJorge - Plantão psicológico.
 
Vulnerabilidade socioeconômica
Pode ser solicitado por e-mail, em todos os campi da UFSJ. Em São João del-Rei, os pedidos são protocolados no Setor de Assistência Estudantil, pelo sease@ufsj.edu.br. Nos campi fora de sede, nos setores de apoio técnico do Alto Paraopeba (sease_cap@ufsj.edu.br), do Centro-Oeste Dona Lindu (assistenciaestudantil_cco@ufsj.edu.br) e no de Sete Lagoas (sease_csl@ufsj.edu.br).
 
Os setores de Assistência Estudantil verificam se os alunos estão cadastrados ou se já tenham participado do Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase), pois é necessário, para acesso ao benefício, que informem o Índice de Vulnerabilidade Social constante no Pase. Enquadrando-se em um desses critérios, o aluno receberá uma guia de atendimento, por e-mail, que vai direcioná-lo para um dos psicólogos credenciados pela UFSJ. O agendamento com o profissional é de responsabilidade do beneficiário.
 
Meditação guiada no CCO
Outra forma de apoio à saúde mental da comunidade acadêmica da UFSJ é o projeto de meditação guiada desenvolvido de forma virtual no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Desde que passou a ser oferecido, em julho de 2020, 332 pessoas já passaram por ele.
 
A meditação guiada é uma prática que contribui para a saúde física e mental, ao promover o equilíbrio das emoções, por meio do incentivo a uma nova forma de buscar a calma e a paz interior, usando áudios com duração de três a 30 minutos. Desenvolvimento da criatividade, melhoria da memória, normalização da pressão arterial e redução da frequência cardíaca são um dos benefícios dessa prática. No campo psicológico e emocional, a atividade contribui para o relaxamento, atenuando o estresse e a ansiedade.
 
Para receber o link de acesso às sessões de meditação, basta enviar mensagem para o e-mail meditacaoguiada.mtna@gmail.com.
 
Corte de verbas preocupa para 2022
O possível corte no orçamento das federais, estimado em 18%, vai afetar acentuadamente a área de Assistência Estudantil. De acordo com a pró-reitora Janice Carvalho, se aprovada a redução na Lei Orçamentária Anual (LOA), a Proae sofrerá perda de recursos da ordem de 2 milhões de reais.
 
Janice avalia, porém, que o serviço psicológico não será afetado neste 2021, mesmo se houver a perda prevista, por conta da rubrica “restos a pagar” de 2020. “A gente espera manter os atendimento existentes, o que não vamos conseguir é ampliar o número de credenciamentos.” Entretanto, se a redução do orçamento se mantiver em 2022, parte das atividades da Proae pode ser paralisada.
 
 

2 - Fapemig lança chamada universal com investimento de R$ 18 milhões

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou a Chamada Fapemig 001/2021 – Demanda Universal. O prazo limite para submissão das propostas é até as 17h do dia 15 de abril. Ao todo, serão investidos R$ 18 milhões nos projetos selecionados para contratação, que poderão ser executados em até 36 meses. O texto do edital e seus anexos estão disponíveis na página da Fapemig.
 
Na UFSJ, para assinatura do “Anexo III - Termo de Compromisso da Instituição Executora”, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) esclarece que o proponente deve seguir o seguinte fluxo:
 
- Preencher o formulário;
- Obter documento similar assinado pelo chefe do seu departamento/diretor de Centro;
- Obter termo(s) de anuência assinado(s) pelo(s) chefe(s) de departamento(s)/diretor de Centro dos demais participantes do projeto.
- Enviar o primeiro arquivo (em doc) e a imagem do(s) outro(s) documento(s) assinado(s) para sepes@ufsj.edu.br.
 
O Setor de Pesquisa emitirá o termo assinado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que é o representante legal da UFSJ para esta chamada.
 
Atenção: o termo de compromisso deve ser emitido somente pela Instituição Executora, mas todas as instituições participantes devem apresentar termo de anuência de participação de seus colaboradores.
 
Ao citar os participantes do projeto no termo de compromisso, o coordenador se responsabilizará pela obtenção de sua anuência e resposta ao e-mail da Fapemig, enviado pelo Everest para confirmação (item 3.4.4.1 da chamada). Além disso, caso sejam de departamentos diferentes do coordenador, é necessário enviar termo de anuência dos demais chefes de departamentos/diretor de Centro para a Prope pelo e-mail sepes@ufsj.edu.br.
 
Em caso de parcerias entre instituições, é  necessário explicitar claramente no texto do Termo de Compromisso as atividades que serão comuns a todas as instituições e as atribuições e contrapartidas de cada uma.
 
É necessário constarem no texto do Termo de Compromisso as instalações físicas e os equipamentos disponíveis para execução do projeto.
 
Devem ainda estar presentes no texto do Termo de Compromisso os nomes dos participantes da equipe UFSJ (com departamentos/Centro).
 
Caso a UFSJ não seja a instituição executora, é suficiente para o participante o termo de anuência do chefe do departamento/diretor de Centro.
 
Mais informações na página da Fapemig. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail sepes@ufsj.edu.br.
 
* Com informações da Fapemig e Prope/UFSJ
 
 

3 - Cursinho popular abre inscrições para educadores e voluntários

 
Estão abertas as inscrições para educadores e voluntários do Cursinho Popular Edson Luis da UFSJ. As vagas para educadores são nas áreas de Matemática, Letras, Química, Sociologia, Filosofia, e Biologia. Já os voluntários podem atuar na Psicologia, Pedagogia, Comunicação Social, Economia, Contábeis e Administração.
 
O Cursinho Popular Edson Luís é um programa de extensão da UFSJ realizado em parceria com o movimento social Levante Popular da Juventude. Foi criado em 2014 e visa preparar estudantes de baixa renda para o Enem, auxiliando-os a entrar na Universidade. O nome do cursinho homenageia o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, morto por policiais militares durante a ditadura.
 
O link para inscrição, o edital e mais informações podem ser obtidas no link https://linktr.ee/cpel.
 
 

4 - Semana do Cérebro apresenta programação on-line de 15 a 22 de março

 
O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) participa, de 15 a 22 de março, da Semana do Cérebro 2021. A programação do evento terá palestras e rodas de conversa com os docentes do CCO, palestra com o neurocientista Norberto Garcia Cairasco, da USP Ribeirão Preto, e postagens nas redes sociais sobre os seguintes temas:
 
15/03 - Neurodesenvolvimento, por @gad_fisiologia
16/03 - Aprendizado, por @pilulasdeneurociencias
17/03 - Sono e Sonhos, por @laneufsj
18/03 - Emoções, por @laacufsjcco
19/03 - Ansiedade, por @umavisitaaocorpohumano
20/03 - Meditação, por @lapic.ufsj
21/03 - Epilepsia, por @projetosaberepilepsia
 
A Semana do Cérebro ou Brain Awareness Week (BAW) é um evento mundial que tem como objetivo a divulgação dos benefícios e avanços resultantes dos estudos sobre o sistema nervoso. O evento é apoiado pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. O CCO faz parte da Semana desde 2016. Mais informações: https://www.instagram.com/laneufsj/.
 
 

5 - E-book reúne produção acadêmica da Engenharia de Alimentos

 
O primeiro volume do e-book Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos, lançado em fevereiro, reúne diversos trabalhos desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ (Deali) e também contribuições de alunos e professores do mesmo curso da Universidade Federal de Uberlândia.
 
De acordo com o professor do Deali e organizador do livro, Christiano Vieira Pires, o objetivo é estimular e divulgar a produção acadêmica de docentes, discentes e técnicos administrativos do curso, sejam monografias, projetos e programas de Extensão ou projetos de Iniciação Científica. “Com certeza, essa publicação servirá de estímulo para que muitos estudantes procurem seus orientadores e busquem realizar pesquisas de qualidade, o que poderá contribuir em muito para a sociedade e para o setor alimentício”, avalia.
 
No livro, ressalta-se, os alimentos, até chegarem à mesa do consumidor, passam por uma série de etapas, como produção, beneficiamento, processamento, armazenamento adequado, estocagem e distribuição. “Em cada uma dessas etapas, são requeridos cuidados especiais, tanto com a matéria-prima, quanto com o produto pronto para consumo, tais como monitoramento de diversos parâmetros físico-químicos, microbiológicos, sensoriais, reológicos, dentre outros”, comenta o autor.
 
Christiano destaca que a produção acadêmica do Deali tem “um impacto muito grande para a sociedade”, com estudos nas mais diferentes áreas da Engenharia de Alimentos. “Isso pode ser observado pelo perfil dos alunos egressos. Há ex-alunos em empresas das mais variadas áreas de atuação, em empresas de consultoria e também em instituições de ensino, realizando cursos de mestrado e doutorado.”
 
Além disso, há trabalhos sendo desenvolvidos em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, também sediada em Sete Lagoas. Novas edições do e-book estão previstas.
 
 

6 - Professor, participe da Autoavaliação Institucional 2020

 
Docentes da UFSJ já podem participar da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Para isso, basta acessar o link https://bit.ly/37EZEZh e responder as questões do formulário.
 
O prazo para participar vai até 7 de março. O questionário é parte do processo de autoavaliação da UFSJ, que tem como objetivo principal contribuir, com uma visão global e integrada de todos os segmentos da comunidade acadêmica, para que a instituição possa reavaliar e repensar sua atuação.
 
Os dados coletados neste questionário são confidenciais e as conclusões da pesquisa serão divulgadas no Relatório de Autoavaliação Institucional e nos Seminários de Autoavaliação Institucional neste ano de 2021.
 
A Comissão ressalta que a participação de todos “é de extrema importância para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e das formas de gestão na UFSJ”
 
 

7 - Aula on-line discute o novo profissional 5.0 na próxima quarta (10/3)

 
Aula show promovida pela Consultoria Portuguesa AC int Group para alunos da UFSJ aborda "Quem é o novo profissional 5.0?" O evento ocorre na próxima quarta-feira (10/3), às 19h, em formato on-line.
 
No total, são 500 vagas disponíveis e os participantes vão receber certificado bílingue e mini e-book. 
 
Inscrições devem ser feitas neste link

Última atualização: 03/03/2021