1 - "A vacinação é o instrumento para mudar a trajetória desse destrutivo vírus"

 
Como parte da campanha UFSJ em defesa da vacina, lançada semana passada, a Universidade Federal de São João del-Rei publica o vídeo Vacinas devem ser obrigatórias? E as vacinas contra Covid-19? Para falar sobre o tema, convidamos a epidemiologista e professora da UFSJ, Clareci Cardoso.
 
“Mais do que falar em obrigatoriedade da vacina, é importante realizar campanhas claras, mostrando à população a importância da vacinação como o principal instrumento para mudar a trajetória desse destrutivo vírus”, argumenta Clareci. A pesquisadora ressalta que “não existe tratamento efetivo para a Covid-19, mas felizmente, por conquista da Ciência, a vacina está chegando para a população brasileira”.
 
A campanha UFSJ em defesa da vacina é organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, e tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
 
Assista! Compartilhe! Quando puder, vacine-se!
 
Link para o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=N2Q1b4LWnPk.
Acompanhe também a campanha no Facebook, Instagram e Twitter
 
Clareci Cardoso tem mestrado em Saúde Pública - Epidemiologia e doutorado em Saúde Pública Epidemiologia pela UFMG, pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), e pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Tropical da USP (2015). É professora do curso de Medicina e da pós-graduação em Ciências da Saúde na UFSJ. Desenvolve trabalhos na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária em Saúde, Telessaúde e Doenças Crônicas.
 
 

2 - Site da Capes abre espaço para Avaliação Quadrienal

 
O processo atual é relativo ao período compreendido entre os anos de 2017 e 2020
 
Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, na segunda-feira (1/3), um espaço próprio para abrir um canal de comunicação direta com a comunidade. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) ressalta a importância de que os programas de Pós-Graduação confiram as informações divulgadas.
 
Benedito Aguiar, presidente da Capes, acredita que esse é “um momento especial e de grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico, fundamental para o avanço econômico e social do país”.
 
Em sua página no site da Capes, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e seus períodos de realização, além de informativos diversos.
 
O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração.
 
Preparação
Os coordenadores de programas já podem preencher o Coleta referente ao ano 2020. Em seguida, os pró-reitores têm até o dia 30 de abril para validarem os dados e concluírem o processo. Após esse período, terão mais um mês para destacarem seus melhores produtos. Esse destaque é uma novidade, que permite a indicação de suas produções intelectuais, dissertações e teses e egressos, para ressaltar e justificar sua importância acadêmico-científica.
 
Nesta etapa, as atividades das áreas de avaliação antecipam ações do processo, para facilitar as análises, baseadas nas Fichas de Avaliação.
 
Avaliação e reconsideração
De 13 de setembro a 8 de outubro, acontece a Avaliação Quadrienal. Devido às restrições da pandemia de Covid-19, todas as atividades até esse momento serão realizadas virtualmente, com o apoio da DAV para organização e acompanhamento. Em seguida, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) delibera sobre o parecer atribuído aos PPGs.
 
Após a divulgação dessas notas – prevista para ocorrer entre 22 de novembro e 03 de dezembro –, os programas poderão solicitar reconsideração. O resultado final deve ser divulgado entre 21 de fevereiro e 04 de março de 2022.
 
Assista ao vídeo
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação da Capes
 
 

3 - Pós em Psicologia abre vagas para mestrado e doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) está com edital aberto para novos alunos de mestrado (23 vagas) e doutorado (nove vagas). As inscrições começam em 1º de abril se seguem até o dia 15 do mesmo mês.
 
As linhas de pesquisa são: "Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia" e "Instituições, Saúde e Sociedade".
 
Mais informações na página do PPGPsi
 
 

4 - Projeto de extensão abre vagas para bolsistas de Arquitetura, Geografia e Economia

 
Equipe do projeto de extensão para “Revisão do Plano Diretor Participativo e Confecção do Plano de Mobilidade de Bambuí-MG” está com seleção aberta para novos bolsistas. O projeto, que será realizado por convênio entre a prefeitura local e a UFSJ, terá duração de 24 meses.
 
São disponibilizadas: 
 
-2 vagas para estudantes do Curso de Arquitetura & Urbanismo;
 
-2 vagas para estudantes do Curso de Geografia;
 
-1 vaga para estudantes do Curso de Economia;
 
As entrevistas acontecem nos dias 8 e 9 de março. Podem se inscrever alunos que estejam cursando entre o 4º e o 8º período. 
 
Os editais correspondentes a cada curso se encontram nas respectivas páginas das coordenadorias.

Última atualização: 09/03/2021