1 - UFSJ lança campanha de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 
Instituído em 8 de março de 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), surge após manifestação pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, representando a luta das mulheres em prol da igualdade social, política, econômica e contra a violência. Em 2021, o cenário da pandemia de Covid-19 traz a essa luta dificuldades ainda maiores.
 
Diante de um quadro de desemprego crescente, escolas paradas e relativo isolamento social (insuficiente para conter a pandemia, mas suficiente para agravar a saúde mental de muitas pessoas), as conquistas das mulheres parecem ameaçadas. Perderam mais empregos. As que são mães, tiveram que lidar com jornadas triplas de trabalho. Entre emprego e demandas da casa, ainda se tornaram educadoras, diante do fechamento das escolas.
 
Estão mais afetadas pela ansiedade e depressão. E continuam sendo vítimas da violência doméstica, que aumenta expressivamente a cada dia, num país já tradicionalmente violento nas questões de gênero.
 
Se por um lado a crise que vivemos ameaça as conquistas das mulheres, por outro é inegável que elas mesmas apresentam diversas soluções para esse momento crítico. Aqui mesmo, na UFSJ, já homenageamos, em outras ocasiões, mulheres que fazem Ciência, que atuam na Educação, na Extensão e nas comunidades em nosso entorno. Mulheres que fazem diferença para o nosso mundo.
 
A Universidade Federal de São João del-Rei entende que os meios de comunicação são fundamentais para garantirmos a dignidade, os direitos, a cada mulher. Neste momento em que as lutas nas ruas estão limitadas pela inadiável luta contra a pandemia e suas mazelas, a UFSJ convidou mulheres da própria Universidade e de outras instituições a compartilharem dicas e análises sobre arte, livros, filmes, séries e games que levantam questões sobre as lutas feministas, que contam histórias que servem de inspiração para todas as mulheres do mundo.
 
Cada contribuição busca mostrar parte do embaralhado de afetos, aflições, batalhas, ações, vivências e emoções vividas todos os dias e que compõem a realidade e os corações de todas mulheres. Que nossa Universidade seja para você, mulher, esse amplo campo de prática, pois, como escreve o reitor Marcelo Andrade, “apesar de estarmos no século XXI, ainda são muitas as injustiças que afetam as mulheres pelo mundo, em especial no nosso país. No dia de intensificação da luta, precisamos da unificação dos esforços de todos em prol da construção de uma sociedade baseada na igualdade de gênero.”
 
Acompanhe o site e as redes sociais da UFSJ (Facebook, Instagram, Twitter), nas quais publicaremos, ao longo do mês de março, memórias de como a Arte nos fortaleceu para batalharmos por nosso espaço de liberdade, voz e representatividade.
 
 

2 - Mostra de Profissões 2021: venha estudar na UFSJ!

 
Começa nesta terça-feira (9/3), em formato on-line, a Mostra de Profissões 2021 - Seja UFSJ. Já no primeiro dia de evento, às 18h30, teremos uma live especial com a psicóloga Maria Tereza Agrello, com participação do reitor Marcelo Andrade e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler. O tema da live será Você quer a Universidade pra quê?, com transmissão pelo canal da Mostra no YouTube.
 
A palestrante é psicóloga, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e trabalha no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG). Formada em Educação Física, possui especialização em Docência e Prática da Meditação e Educação Física Escolar, e também formação em leitura corporal. Trabalhou no Sistema Único de Saúde e foi colaboradora voluntária do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (UFMG),onde estudou e participou de pesquisas sobre a privação de sono. Na UFSJ, atua diretamente no acolhimento aos alunos, no suporte aos professores e no desenvolvimento de ações de promoção de saúde mental. Durante a pandemia, vem atuando como mediadora do Grupo de Meditação Guiada, via WhatsApp.
 
Se você está pensando em ingressar na UFSJ, mas ainda não conhece bem os cursos que a instituição oferece, a Mostra de Profissões é uma excelente oportunidade para se decidir. Até sexta (12/3), a Universidade aguarda sua visita. Acompanhe a programação em nossas redes sociais, e no Instagram da Mostra.
 
 

3 - Nova pós em cuidados paliativos vai oferecer 30 vagas

 
Começará a ser oferecida, entre julho e agosto deste ano, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG), a nova pós-graduação lato sensu da UFSJ: a Especialização em Cuidados Paliativos. O curso será coordenado pelo professor e enfermeiro Alexandre Ernesto Silva, que prevê a publicação do edital de seleção entre abril e maio. Serão disponibilizadas 30 vagas.
 
O curso, da área de Ciências da Saúde, é multiprofissional, ou seja, destinado a profissionais graduados naquela ou em áreas afins. A especialização terá duração de 18 meses, com aulas presenciais em um final de semana a cada mês. “Apresentaremos o conteúdo teórico, sem atividades práticas. Eventualmente estão previstas visitas técnicas a instituições de saúde e assistência social da região”, explica o coordenador.
 
Cuidados paliativos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo “cuidados paliativos” define um cuidado ativo e total aos pacientes cuja doença ou condição ameaça a continuidade da vida. Tem foco no tratamento da dor e de outros sintomas, e no cuidado dos problemas de ordem psicológica, social e espiritual. O objetivo é oferecer a melhor qualidade de vida possível a pacientes e seus familiares. Os princípios que regem esse tipo de cuidado em saúde podem ser resumidos em cuidar integralmente da pessoa - levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais -, assistir à família do paciente, e promover sua autonomia e dignidade.
 
Apesar da demanda cada vez maior desta modalidade de cuidado no país inteiro, Minas Gerais e o restante dos estados não oferecem de forma suficiente cursos de Especialização em Cuidados Paliativos, fatos que, segundo o professor Alexandre Silva, justificam a criação do curso.
 
A implantação desta especialização foi aprovada, no mês passado, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ.
 
 

4 - Confira vagas abertas nos programas de pós da UFSJ em março

 
A agenda da pós-graduação na UFSJ para o mês de março oferece oportunidades de qualificação em duas áreas do conhecimento. Novamente, chamamos a atenção para as especificidades de cada processo seletivo, todos planejados de modo virtual, devido às condições de trabalho remoto impostas pela pandemia da Covid-19.
 
A seguir, detalhamos as informações já disponíveis, para que você se planeje a fim de vir estudar na UFSJ. Em nossa página, Facebook e Instagram poderá acompanhar postagens que vão lembrar a todas e todos os prazos para se inscreverem em nossos programas de pós-graduação.
 
Ciência da Computação
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação http://ppgcc.ufsj.edu.br/ (PPGCC) lançou edital para seleção de novos alunos. Os interessados devem se inscrever até 19 de março; a documentação exigida deve ser enviada para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br. O Programa oferece seis vagas, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional, Sistemas de Informação e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho. A seleção será realizada em etapa única, levando em conta currículo e plano do curso. Mais informações, acesse este link
 
Bioengenharia
O prazo para inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ (PPBE) foi prorrogado até 31 de março. São dez vagas, sendo seis para mestrado e quatro para doutorado. Os candidatos devem se inscrever eletronicamente, bastando seguir as instruções em tela. Toda a documentação deve ser digitalizada e anexada nos campos definidos. O link para download do edital está disponível no Sigaa https://sig.ufsj.edu.br/sigaa/public/home.jsf. Na página do Programa, há um tutorial para orientar o passo a passo das inscrições. Vinculado ao PPBE, o Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional Dr. Aristides Azevedo Pacheco Leão (Lanec) se constitui em espaço modelar para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.
 
 

5 - Democracia brasileira é tema de aula inaugural

 
A Coordenação dos cursos de graduação e de pós-graduação em Filosofia da UFSJ realiza aula inaugural nesta quarta (10/3), às 19h, com o filósofo Newton Bignotto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
A palestra O Brasil à procura da democracia faz referência ao último livro publicado pelo convidado, no qual busca explorar as “preocupações com o contexto brasileiro contemporâneo e com o destino do país.” Os professores Luiz Paulo Rouanet e Cássio Côrrea Benjamin, do Departamento das Filosofias e Métodos (Dfime), participam como debatedores.
 
A aula inaugural será transmitida ao vivo, no canal do Centro Acadêmico de Filosofia Leônidas Hegenberg no YouTube. Os participantes vão receber link para preenchimento dos dados necessários para a emissão dos certificados de participação.
 
Mais informações, no Facebook e no Instagram do Centro Acadêmico.
 
 

6 - Mulheres cafeicultoras na pauta do Conversando Agroecologia

 
Na esteira das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o encontro desta terça (9/3) do Conversando Agroecologia On-Line será com Maria Regina Mendes Nogueira, que faz parte do Grupo Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (Mobi) e da Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), pelas quais vivencia a temática de seu trabalho no sul de Minas.
 
A convidada vai compartilhar as experiências em produzir um café orgânico certificado, cujo processo de produção é majoritariamente conduzido por mulheres. Café orgânico feminino vai ao ar às 20h, pelo Google Meet, com entrada franca, até a capacidade limite da sala.
 
O evento, quinzenal, é organizado pelo Grupo Guayi de Agroecologia, sediado no Campus Sete Lagoas, e por instituições parceiras. Mais informações pelo e-mail guayi@ufsj.edu.br
 
 

7 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL DO VALE DO JEQUITINHONHA A PARTIR DOS MEIOS DE VIDA DAS FAMÍLIAS RURAIS”, do discente Tomas de Faria Balbino.
 
 
Quando: 11 de março, às 9h - solicitar o link pelo e-mail pgdplat@ufsj.edu.br
 
 

8 - Seminários de projetos de mestrado da Pós em Ciências Morfofuncionais

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais realiza, nesta terça-feira (9/3), às 15h30, os seguintes seminários de projetos de Mestrado:
 
Aluno: Matheus Viana
Orientadora: Drª Priscila Totarelli Monteforte
Título Projeto mestrado: Estudo da influência do ciclo estral no efeito de Ageratum conyzoides em útero
 
Aluna: Luiza Aparecida Ansaloni Chagas Pereira
Orientador: Dr. Paulo Henrique de Almeida Campos Júnior
Título Projeto mestrado: INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DA INJÚRIA TECIDUAL DECORRENTE DA ASPIRAÇÃO DE FOLÍCULOS NA DINÂMICA E MOBILIZAÇÃO FOLICULAR OVARIANA
 
Aluna: Rafaela de Melo Barreto
Orientadora: Raquel Alves Costa
Coorientadora: Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga
Título Projeto mestrado: Efeitos da aplicação de scaffolds de colágeno heterólogo PEPTAN ® (suíno e bovino) no reparo de lesões cutâneas em camundongos.
 
As transmissões serão realizadas pelo Google Meet
 
 

9 - Mestrado em Letras divulga defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida para a defesa da dissertação intitulada "UM OLHAR PARA O CORPO FEMININO: O MOVIMENTO ENUNCIATIVO NA CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDO", de autoria da mestranda Vic Stussi de Mello Martins.
 
Quando: 11 de março, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Luciani Dalmaschio (orientadora/UFSJ), Nádia Dolores Fernandes Biavati (UFSJ), Luciana Fracassi Stefaniu (Unicentro) e Antônio Luiz Assunção (UFSJ) - suplente. 
 
 

10 - 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária já começou e segue até quinta (11/3)

 
Evento, que é considerado o maior encontro brasileiro de extensão universitária, reunirá mais de 10 mil participantes de todo o país
 
As universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Alfenas (Unifal-MG) promovem, desde segunda-feira (8/3), o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), com o tema Redes para promover e defender os direitos Humanos.
 
São esperados mais de 10 mil congressistas de todo o país, que vão acompanhar as atividades da programação virtual até quinta-feira, dia 11 de março. As inscrições de ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento até o último dia.
 
As redes de conversa, uma das principais atividades, mobilizam extensionistas de instituições de ensino superior de todo o país. Serão apresentados mais de 3,5 mil trabalhos na quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de março, a partir das 9h. As apresentações serão distribuídas em mais de 700 salas de webconferência.
 
Virtual e gratuito
A abertura do congresso aconteceu na segunda, dia 8, às 19h, com transmissão, ao vivo, no canal da Proex no YouTube (Extensão UFMG). O evento tem a participação de representantes das universidades federais e do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex). Também há a conferência de Ailton Krenak e apresentação musical de Titane e Maurício Tizumba.
 
De terça (9) a quinta-feira (11), a partir das 9h, a programação segue com 20 mesas-redondas. Esses eventos, em horários distintos, vão debater temas atuais relacionados as diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais, formação de professores, entre outros.
 
As lives das mesas terão como convidados professores, pesquisadores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e representantes dos movimentos sociais e das políticas públicas.
 
Já o Espaço Paulo Freire, atividade concebida em parceria com o movimento estudantil das universidades, terá debates, ao vivo, na terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de março, às 19h. Lideranças estudantis vão discutir a atuação do movimento em defesa da extensão universitária e da educação no país.
 
Além disso, o 9° CBEU contará com um espaço dedicado à Exposição de Produtos Extensionistas, em que serão exibidos, no site do evento, vídeos submetidos e produzidos pelos participantes das atividades de extensão.
 
Programação associada
Uma das marcas da 9° edição do CBEU tem sido a constituição de ações em rede. Por isso, o congresso também apresenta, entre as suas grandes novidades, programação associada ao 15° Festival de Verão UFMG. Durante os quatro dias, serão oferecidas 11 atrações culturais. Além do duo Titane e Tizumba, a agenda cultural contará com a Mostra de Coros Universitários, Teuda Bara, Grupo Sarandeiros, Madrigal Renascentista Unifal, entre outras apresentações.
 
No último dia, quinta-feira, dia 11, às 19h, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária contará com a conferência Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum, que será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. O encerramento também será marcado pela abertura dos trabalhos do 47° Encontro Nacional do Forproex.    
 
O evento
O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos pelas universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.
 
A 9ª edição é organizada pela UFMG e Unifal-MG em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.
 
Inicialmente, a edição deste ano aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha, mas, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato totalmente virtual.
 
A programação completa e todas as informações do 9° CBEU podem ser obtidas no site www.ufmg.br/cbeu e redes sociais:
 
YouTube: www.youtube.com/extensaoufmgCanal
 
Facebook: www.facebook.com/extensaoufmg
 
Instagram: @extensaoufmg
 
Twitter: twitter.com/extensaoufmg
 
* Com informações do Setor de Extensão Universitária da UFSJ

Última atualização: 09/03/2021