1 - Capes: Cronograma define prazos de avaliação da pós-graduação

 
Serão considerados dados referentes a 2017-2020
 
A Avaliação Quadrienal 2017-2020 foi pensada em quatro etapas: a preparação – dividida em informação e análise –, que será de responsabilidade dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e áreas de avaliação, a própria Avaliação de PPGs e a reconsideração. A Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fará o acompanhamento e gestão de todo o processo avaliativo.
 
Na primeira fase, os Programas preenchem o Coleta com suas informações de desempenho, referentes aos anos que serão avaliados. Na UFSJ, o prazo vai até 30 de março - e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação realizará a homologação até o dia 30 de abril. Em seguida, os programas devem apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação.
 
A próxima etapa ficará a cargo das áreas de avaliação, que organizarão os itens a serem avaliados pelas comissões, dividindo-os em três grupos. O Grupo A, trabalhará com itens qualitativos da ficha da avaliação, como programas e impacto na sociedade – que não dependem da classificação da produção e geração e análise de indicadores. Essa parte deve ser concluída até 31/8. No Grupo B, até 16/7, serão classificadas as produções intelectuais dos PPGs. Por fim, o Grupo C, usará indicadores para subsidiar o processo avaliativo. Esse deverá ser executado entre 19/7 e 10/9.
 
Avaliação
As comissões farão a análise global dos programas baseadas nos trabalhos preparatórios. Para preenchimento da Ficha de Avaliação atribuirão notas de 1 a 7, considerando Programas, Formação e Impacto na Sociedade. Essa etapa acontece de 13/9 a 8/10. As relatorias terão de 11/10 a 19/11 para deliberarem sobre o processo.
 
O resultado da Avaliação, está previsto para ser divulgado entre 22/11 e 3/12. Em seguida, no dia 6 terá início o período de reconsideração, quando os programas de pós-graduação poderão recorrer dos resultados, até dia 24 do mesmo mês. Em janeiro de 2022, as áreas de avaliação farão a análise desses pedidos, entre os dias 17 e 28.
 
Por fim, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) vai deliberar entre 31 de janeiro e 18 de fevereiro, para que o resultado final seja divulgado entre 21 de fevereiro e 4 de março de 2022.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes
 
 

2 - Prope divulga oportunidades de cooperação internacional

 
Confira mensagem do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) sobre oportunidades de cooperação internacional:
 
"A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no sentido de fomentar e gerir a cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação entre pesquisadores de Minas Gerais e do exterior, identificou algumas possibilidades de parceria de pesquisadores britânicos com pesquisadores de Minas Gerais.
 
E dentre essas possibilidade identificou-se o Prof. Adrian Finch, da University of St Andrews (www.st-andrews.ac.uk/earth-sciences/people/aaf1), que trabalha com mineralogia de depósitos de minério de carbonatito e rochas ígneas alcalinas para busca de green tech metals/elementos críticos (como nióbio, tântalo e terras raras); com espectroscopia mineral aplicada de forma ampla, como para proveniência de gemas, para classificação inteligente de minérios e para rastreabilidade de recursos.
 
O Prof. Adrian Finch tem interesse em promover o intercâmbio e construir oportunidades de trabalho entre alunos de graduação e pós-graduação mineiros e da University of St. Andrews, em expandir colaborações trilaterais Brasil/Angola/Reino Unido em geologia e divulgar o GeoBus (https://geobus.st-andrews.ac.uk/) como projeto de ensino de geologia.
 
Outro pesquisador identificado foi o Prof. David Holwell, da University of Leicester (www2.le.ac.uk/departments/geology/people/holwell-da), que trabalha com natureza e gênese de depósitos de metais preciosos (em particular níquel, cobre, metais do grupo platina e minérios de ouro); com concentração geológica, extração e processamento de selênio e telúrio para a indústria fotovoltaica; e deseja trabalhar em conjunto com pesquisadores mineiros e indústrias mineradoras que operam no Estado, em particular as de pequeno e médio portes.
 
O Prof. David Holwell também tem interesse em promover o intercâmbio e construir oportunidades para o trabalho de alunos pós-graduação mineiros e da University of Leicester em empresas mineradoras, além de oferecer parcerias acadêmicas com colaboração internacional a essas indústrias e em colaborar em pesquisas relacionadas às atividades garimpeiras.
 
Diante do exposto, caso a possibilidade de parceria seja do interesse de algum pesquisador da UFSJ, gentileza contactar o Núcleo de Cooperação Internacional da Fapemig (nci@fapemig.br) ou entrar em contato direto com esses pesquisadores britânicos, que solicitaram apoio da Fapemig na busca por possíveis parceiros em Minas Gerais e estão cientes do seu envolvimento.
 
Sem mais para o momento nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Prof. Dr. André de Oliveira Baldoni
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)"
 
 

3 - Especial Dica de Games: Last Of Us I e II e as primeiras de nós - videogames e representações femininas

 
Por Marina Alvarenga Botelho
 
Last Of Us I (Naughty Dog, 2013/2014) é um jogo em terceira pessoa, que se passa em um cenário pós-apocalíptico, com zumbis infectados por fungos. Os sobreviventes vivem em zonas de quarentena reprimidos por forças armadas. Joel é um contrabandista que tem a missão, dada por um grupo de resistência, de levar a jovem Ellie para fora da cidade. Alerta de spoiler: ela é imune ao vírus e será utilizada para a produção de vacinas.
 
Já em Last Of Us II (2020), o jogador ora ocupa o posicionamento de Ellie, que assume um romance lésbico com Dina, ora deve jogar como Abby. Ambas estão em busca de vingança e passam por situações extremas durante suas trajetórias. Elas devem lutar não só contra os zumbis, cada vez mais fortes, como também contra diferentes comunidades rivais. É até difícil descrever o jogo e sua narrativa intensa. Ocupar o lugar dessas duas mulheres incrivelmente fortes e resilientes nos toca de uma forma profunda. Sentimos suas dores, tomamos suas raivas e choramos junto nos momentos trágicos.
 
Na época de seu lançamento, foram diversas as críticas ao jogo, principalmente vindo de gamers homens e conservadores. Disfarçadas de desaprovação quanto à jogabilidade, o incômodo real foi com o protagonismo feminino, lésbico, e cuja representação visual escapa à da mulher “gostosa” e que precisa de proteção. A imagem de Abby, por exemplo, uma mulher musculosa, foi criticada por ser “inverossímil” para o corpo de uma mulher, mas a verdade é que o corpo real e não-objetificado incomoda.
 
Outros personagens que fazem parte da trajetória de Abby e Ellie também trazem representatividade, como o homem trans Lev. Em quais jogos mainstream da indústria de games vemos personagens como essas? Podemos contar nos dedos. Nesse sentido, Last Of Us II abre portas para novas possibilidades e narrativas em jogos, trazendo à tona reivindicações de igualdade e equidade na representação das mulheres. É necessário que a sociedade possa se colocar, mais frequentemente, na posição desses sujeitos.
 
Marina Alvarenga Botelho, professora substituta do Departamento de Comunicação Social da UFSJ, é jornalista, feminista, gamer e pesquisadora.
 
 

4 - Seminário discute participação da mulher na Engenharia Elétrica nesta quarta (11/3) 

 
O Grupo de Controle e Modelagem convida para o seminário "A inserção da mulher no mercado de trabalho na área de Engenharia Elétrica", que ocorre nesta quarta-feira (11/3), às 18h, com a participação das engenheiras Flávia Vieira da Fonseca e Karina Giancotti, ex-alunas da UFSJ.
 
A inscrição é  gratuita e pode ser feita neste link
 
 

5 - Enap e Delog ofertam cursos sobre gestão e controle de diárias e passagens

 
O Setor Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip) informa que o Departamento de Normas e Sistemas de Logística (Delog), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), disponibilizou os Cursos EaD SCDP, em oferta piloto. Nessa nova versão, o curso inicial, Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), foi reformulado. Para facilitar a aquisição do conhecimento, também foi dividido em dois cursos: SCDP - Solicitação do Afastamento a Serviço e SCDP – Aprovação e Pagamento.
 
As inscrições podem ser realizadas por meio deste endereço para o Curso SCDP - Solicitação do Afastamento a Serviço e neste link para o curso SCDP – Aprovação e Pagamento. 
 
 

6 - Revista Capes em Foco será lançada nesta sexta (12/3)

 
A cerimônia de lançamento da Revista Capes em Foco será realizada nesta sexta-feira (12/3), às 10, no canal da Capes no Youtube. 
 
O objetivo da publicação é divulgar pesquisas de grande relevância para o Brasil. Nesta primeira edição, a revista apresenta trabalhos financiados pelo Programa de Combate a Epidemias.

Última atualização: 10/03/2021