1 - UFSJ publica portaria para se adequar à Onda Roxa do Minas Consciente

 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade acabou de divulgar a Portaria nº 001/2021, que adequa o funcionamento da Universidade Federal de São João del-Rei à Onda Roxa do Minas Consciente, que passa a valer para a Macrorregião Centro-Sul, à qual pertence o município sede da UFSJ. A decisão foi tomada no início da noite da sexta (12/3), depois da deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 e da Secretaria de Estado da Saúde. Marcelo reafirmou o compromisso da UFSJ em preservar vidas e o bem-estar das pessoas. “Estamos num momento difícil, muito delicado. Os cuidados devem ser redobrados.”
 
 
PORTARIA 001, DE 12 DE MARÇO DE 2021
 
Dispõe sobre a restrição de atividades presenciais no âmbito da
Universidade Federal de São João del-Reidevido à regressão no Plano Minas Consciente.
 
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e:
 
- Considerando as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19, instituído pelo Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020;
- Considerando as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 120, de 27 de janeiro de 2021, e nº 130, de 03 de março de 2021, que atualizam o Plano Minas Consciente;
- Considerando a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 e da Secretaria de Estado da Saúde de 12 de março de 2021;
- Considerando a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 130, de 03 de março de 2021, que institui o “Protocolo Onda Roxa em Biossegurança Sanitário Epidemiológico – Onda Roxa” como medida específica e complementar de enfrentamento da pandemia de Covid-19;
- Considerando o Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19 da Universidade Federal de São João del-Rei;
- Considerando a Resolução Consu nº 026/2020, que regulamenta as diretrizes para o trabalho remoto relacionado às atividades laborais administrativas e acadêmicas no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19;
- Considerando a Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - Sipec - para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial;
- Considerando o Ofício Circular SEI nº 699/2021/ME, de 28 de fevereiro de 2021, que trata da decretação de medidas restritivas pelas autoridades locais.
 
RESOLVE:
 
Art. 1º Ratificar a suspensão, em todos os campi da Universidade Federal de São João del-Rei, das atividades presenciais, exceto aquelas essenciais, dispostas na Resolução Consu nº 026/2020.
Art. 2º Determinar, enquanto perdurar a Onda Roxa no Estado de Minas Gerais ou em municípios em que estão localizados os campi da UFSJ, o horário de funcionamento para as atividades presenciais essenciais entre 6h e 19h.
Parágrafo único: Ficam mantidas as atividades de vigilância patrimonial durante 24 horas.
Art.3º Essa portaria entra em vigor no ato de sua publicação em função da urgência do expediente administrativo.
 
Marcelo Pereira de Andrade
Reitor
 
 

2 - Serviço de Protocolo dos campi de SJDR é suspenso durante Onda Roxa

 
Em atendimento ao Protocolo de Biossegurança Sanitário Epidemiológico do Programa Minas Consciente e em consonância com a Portaria nº 001/UFSJ, de 12 de março de 2021, o Setor de Apoio Logístico (Salog) informa que o Serviço de Protocolo dos Campi Santo Antônio (CSA), Dom Bosco (CDB) e Tancredo de Almeida Neves (Ctan) estará fechado durante o período de “Onda Roxa” na região. Posteriormente, as atividades ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h.
 
 

3 - Reforma administrativa prevê várias mudanças na carreira pública

 
A reforma administrativa é tema da live que acontece na próxima quinta (18/3), na TV UFSJ, a partir das 19h30. Quem vai falar sobre o assunto é o assessor jurídico do Senado, professor, advogado e integrante da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD), Marcos Rogério de Souza. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IBD). Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad.
 
A PEC nº 32/20 promete ser um dos assuntos mais polêmicos deste ano. Apresentada pelo Governo Federal em setembro do ano passado, prevê uma série de mudanças nas relações entre servidores públicos e Estado. As formas de ingresso no serviço público serão os concursos e as seleções simplificadas, estas para vagas por tempo determinado.
 
A proposta cria cinco modalidades de vínculos, sendo três de continuidade e dois temporários. No primeiro grupo, estão: permanente - carreiras de Estado; o de prazo indeterminado - grupo que terá garantias, mas não estabilidade; e o de experiência - substitui o estágio probatório, que poderá ter duração de acordo com a atividade. Já o temporário engloba: por prazo determinado, com contratos por projetos; e outro para lideranças e assessoramento.
 
A PEC impacta outro tema sensível, a estabilidade, criada para que o servidor possa resistir a pressões políticas ou de superiores. Se aprovada na íntegra, apenas servidores das categorias consideradas “carreiras de Estado” poderão ter estabilidade. A definição de quem fará parte desse grupo ocorrerá somente depois, em projeto de lei complementar.
 
Essas e outras regras previstas no texto, no entanto, não afetam militares, juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores, deputados e senadores. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e poderá ser alterado, durante a tramitação, pelos parlamentares. Por se tratar de uma PEC, é necessária a aprovação por 3/5 dos parlamentares, em dois turnos, em cada Casa do Congresso Nacional.
 
 

4 - Parceria universidade-comunidade é destacada em cerimônia na Ufop

 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade participou, nesta quinta, 11, de forma remota, da posse da reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Cláudia Aparecida Marliére de Lima, e do vice-reitor, Hermínio Arias Nalini Júnior. Cláudia foi reconduzida ao cargo para o segundo mandato, entre 2021 e 2024. Na mesma sessão solene do Conselho Universitário, tomaram posse pró-reitores, pró-reitores adjuntos, chefia de Gabinete e coordenadores de setor.
 
Segundo o reitor da UFSJ, foi mais uma oportunidade de constatar a importância das universidades públicas no cotidiano da vida brasileira. “A Ufop é uma universidade-irmã que, assim como a UFSJ e outras universidades mineiras e brasileiras, têm trabalhado incansavelmente pela sociedade. E, num momento como esse que atravessamos, mais do que nunca, é uma satisfação ter acompanhado a posse de uma reitora e de um vice-reitor que foram escolhas da comunidade universitária, como foi o nosso caso”, ressaltou.
 
A opinião de Marcelo foi compartilhada pelo professor José Benedito Donadon Leal, decano do Conselho Universitário da Ufop. Durante a solenidade, ele destacou que estava aliviado, uma vez que a democracia triunfou com a recondução da reitora e a posse do vice. “É hora de investirmos na infraestrutura que mais falta no país, a das ideias. Aplaudo a comunidade universitária ufopiana pela lição de democracia que foi a escolha de seus dirigentes. O que esperamos dessa nova gestão da professora Cláudia e do professor Hermínio? A Universidade espera planejamento estratégico, para que no futuro próximo possamos executar o banco de projetos integralmente, para entregar ao Brasil a tão sonhada autonomia científica”, enfatizou.
 
Convicta de que está preparada para os próximos quatro anos de desafio, desde que tenha o apoio da comunidade universitária, Cláudia Marliére disse que estava feliz e afirmou que vai continuar trilhando o caminho de valorização da Educação para enfrentar desafios: “A forma de operar Universidade e Educação não é mais a mesma. Temos vantagens e desvantagens a extrair. Há quatro anos dissemos que as pessoas seriam o centro da nossa gestão; acredito que fomos bem-sucedidos, pelo apoio que tivemos na recondução. Tenho orgulho de representar uma comunidade tão vibrante como a nossa”, finalizou.
 
Luciene Tófoli
Assessora de Relações Interinstitucionais
 
 

5 - Especial Dia da Mulher - Dica de série: Madame C. J. Walker e o poder do empreendedorismo feminino

 
Por Rafaela Renó de Oliveira
 
A minissérie Vida e história de Madame C. J. Walker, produzida pela Netflix, conta a história de Sarah Breedlove, mulher negra nascida em 1867, na Louisiana, dois anos após o fim da escravidão nos Estados Unidos. A personagem, interpretada por Octavia Spencer, se tornou, após longa jornada, a primeira mulher milionária na história dos Estados Unidos, com seu próprio negócio de cosméticos direcionado às mulheres negras do país.
 
A série traz diversas questões da época, que repercutem até hoje em nossa sociedade. Ao contar sobre Sarah, vemos um pouco sobre a solidão e a invisibilidade da mulher negra na indústria de cosméticos, o que, de forma sutil, passa pela questão do branqueamento da população, ilustrada pela relação com a Sra. Malone. A série traz também o grande sexismo e racismo existente nas grandes corporações, mostrando a dificuldade que Madame teve para conseguir ser ouvida pelos seus possíveis patrocinadores, mesmo seus produtos já possuindo certa popularidade. Mostra também a relação de poder dentro de um casamento, quando Madame C. J. Walker resolve se divorciar de seu marido que havia “lhe dado” o nome. Sarah Breedlove é tambem um exemplo de emprededorismo feminista, talvez antes mesmo de saber disso. Ela criou o “Sistema Walker”: só contratava revendedoras mulheres, na maioria negras e, assim, financiou de forma indireta os estudos de suas funcionárias, evitando que essas mulheres passassem por tudo que Sarah passou no começo de sua vida.
 
O roteiro aborda diversas questões importantes para o empoderamento feminino e, consequentemente, para o feminismo e as lutas das mulheres frente à sociedade opressora, levando em consideração a raça, classe e gênero dessas mulheres. A história de Madame C. J. Walker é inspiradora, e nos provoca a refletir sobre formas de ressignificar as opressões e trazer potências importantes para a luta feminista.
 
Assista ao trailer da série: https://youtu.be/PxIAdqHbloM.
 
 

6 - Aula aberta da Pós em Enfermagem debate scoping review

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) promove, nesta quarta-feira (17/3), às 19h, aula aberta com o tema "Scoping Review", com a participação da professora do PGEnf Patrícia Peres de Oliveira.
 
De acordo com a docente, "Scoping Review trata-se de uma a revisão sistematizada da literatura, exploratória, que objetiva identificar produção científica relevante numa determinada área. As revisões de escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa".
 
A aula será transmitida no canal do PGEnf  no Youtube. 
 
 

7 - Dtech recebe professor João Figueiredo Nobre Cortese em palestra on-line nesta quarta (17/3)

 
 
O Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Telemática, Automação e Humanidades (Dtech) realiza, nesta quarta-feira, a partir das 15h, a palestra "Colocando os indivisíveis na balança: Blaise Pascal e a pré-história do cálculo integral". O evento contrá com o participação do professor João Figueiredo Nobre Cortese (IB-USP, Ibmec-SP, Faculdade Paulo VI). 
 
Ele é Doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7 / Denis Diderot e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (cotutela). Além disso, João Figueiredo é pesquisador do Núcleo de Bioética da FJLES e associado ao Laboratório SPHERE (Université de Paris e CNRS). Atualmente, leciona no Instituto de Biociências da USP, no Ibmec-SP e na Faculdade Paulo VI.
 
A palestra será transmitida pelo Google Meet
 
Mais informações no fôlder de divulgação ou pelo e-mail frleite@ufsj.edu.br
 
 

8 - Aberto processo seletivo para bolsistas e voluntários no Observatório da Saúde Coletiva (Obesc)

 
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ (Nesc) torna pública a chamada para novos participantes do programa de extensão "Observatório da Saúde Coletiva: consolidação e ampliação de estratégias de intervenção em São João del-Rei e microrregião”. Serão selecionados 2 bolsistas e mais 8 voluntários. As inscrições para a primeira etapa de seleção podem ser feitas no e-mail obesc@ufsj.edu.br até o dia 17 de março. Novidades sobre o processo podem ser acompanhadas no site saudecoletiva.ufsj.edu.br.
 
O Obesc surgiu em março de 2020 e tinha suas ações destinadas a divulgação da realidade da pandemia de Covid-19 e minimização de seus efeitos sanitários e sociais. O programa atual dá continuidade a essas ações, além de ampliar suas estratégias de intervenção em São João del-Rei e microrregião. Algumas das ações propostas são a articulação, formação e cuidado com profissionais de saúde; troca de saberes; sensibilização da comunidade e profissionais da saúde e da educação para os problemas de saúde e o ambiente; capacitações e ações de formação e geração de renda; micropolíticas de cuidado junto a população em situação e trajetória de rua.
 
Interessados podem conferir informações detalhadas sobre o edital neste endereço
 
* Com informações do Obesc

Última atualização: 15/03/2021