1 - Pesquisadoras da UFSJ palestram em festival nacional

 
A fotógrafa Thais Andressa Silva e a professora do curso de Comunicação Social da UFSJ, Kátia Lombardi, participam, nesta terça (16/3), da 7ª edição do Festival Pequeno Encontro Fotográfico. As pesquisadoras apresentam o artigo Fotógrafas nas linhas de frente: reflexões sobre o gênero na fotografia de guerra
 
O trabalho investiga a atuação das mulheres na documentação de guerras ao longo dos séculos XIX ao XXI, tendo como foco a análise da vida e obra de três fotógrafas que atuaram em conflitos distintos: Lee Miller (1907-1977), Gerda Taro (1910-1937) e Alexandra Boulat (1962-2007). “Por meio da análise e reflexão sobre as imagens produzidas por elas, procuramos identificar características do olhar feminino, nos elementos formais e expressivos das fotografias realizadas por essas fotojornalistas”, escrevem as pesquisadoras.
 
O Festival vai até o dia 19 de março, com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook. A programação conta com debates ao vivo, exposições e oficinas, e pode ser revista a qualquer momento nos canais oficiais do evento.
 
 

2 - UFSJ promove o I Congresso Nacional de Física, Química e Engenharia de Materiais

 
Entre os dias 6 e 8 de abril de 2021, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) sediará o I Congresso Nacional de Física, Química e Engenharia de Materiais  (CoNFQEMat). Organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) e um comitê científico formado por membros do corpo docente dos departamentos de Ciências Naturais (DCNat) e de Engenharia Mecânica e Produção (Demep), o evento será realizado on-line e contará com mais de 600 participantes.
 
O evento possui objetivos fundamentados em pilares análogos aos do FQMat: a difusão do conhecimento científico direcionado à aplicação de técnicas de Física, Química e Engenharia na síntese, processamento, caracterização, estudo, entendimento e solução de problemas na área de Materiais. Contará com a presença de renomados cientistas de diversas linhas de pesquisa inerentes à Ciência e Engenharia dos Materiais, atuantes em instituições brasileiras e estrangeiras.
 
O I CoNFQEMat foi idealizado e está sendo coordenado pelo Prof. Keyller Bastos Borges, docente do cursos de Química Licenciatura e Bacharelado, e dos programas de Pós-graduação do FQMat e PPGMQ-MG. “É muito importante para os alunos participarem de eventos científicos para se atualizaram e expandirem seus conhecimentos, o que tem que sido muito difícil nestes tempos de pandemia. A idealização deste evento contribui para suprir a falta de opções por busca de novos eventos na área de materiais”, destaca Keyller.
 
Stephanne Yonara Barbosa de Carvalho, discente de doutorado do FQMat e representante discente da comissão organizadora, ressalta o desafio e a experiência única adquirida ao atuar na organização do evento: “Participar da organização do I CoNFQEMat está sendo uma experiência enriquecedora. Devido à situação que nós vivemos atualmente, a troca de conhecimento tem sido extremamente importante... desenvolver um congresso dessa magnitude, totalmente on-line, está sendo algo desafiador!”
 
A programação do evento contará com minicursos, palestras e apresentações de trabalhos (modalidades oral e pôster). O evento ainda contará com a publicação digital do livro de resumos submetidos pelos inscritos.
 
Mais informações sobre o I CoNFQEMat constam na página do evento e nos perfis do Facebook, Instagram e LinkedIn.
 
Rodrigo José da Silva
Discente de Doutorado do FQMat
 
Keyller Bastos Borges
Docente do Programa de FQMat
 
 

3 - Andifes promove ciclo de palestras

 
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, a partir desta terça-feira (16/3), ciclo de palestras acerca de temas estratégicos para a sociedade brasileira, no presente e no futuro.
 
Para a primeira palestra, a Associação recebe os economistas Esther Dweck (UFRJ), José Celso Pereira Cardoso Junior (IPEA) e Rodrigo Octávio Orair (PEA) para levantarem reflexões sobre os reais efeitos da Emenda Constitucional 95/2016, a chamada PEC do Teto Constitucional.
 
O evento será transmitido pelo canal da Andifes no Youtube.
 
 

4 - Prope publica novo edital para compra de computadores de alta potência

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) comunica que foi publicado o Edital nº 010/2021/Prope/NTInf para distribuição de computadores de alta potência para pesquisas, em substituição ao Edital nº 002/2021/Prope/NTInf. As propostas dever ser submetidas até 29 de março de 2021.
 
O documento pode ser acessado na página de editais da Prope
 
 

5 - Proposta de reforma administrativa liga desempenho à permanência

 
A reforma administrativa é tema da live que acontece na próxima quinta (18/3), na TV UFSJ, a partir das 19h30. Quem vai falar sobre o assunto é o assessor jurídico do Senado, professor, advogado e integrante da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD), Marcos Rogério de Souza. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IBD). Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad.
 
A PEC nº 32/20 promete ser um dos assuntos mais polêmicos deste ano. Apresentada pelo Governo Federal em setembro do ano passado, prevê uma série de mudanças nas relações entre servidores públicos e Estado. As formas de ingresso no serviço público serão os concursos e as seleções simplificadas, estas para vagas por tempo determinado.
 
A proposta cria cinco modalidades de vínculos, sendo três de continuidade e dois temporários. No primeiro grupo, estão: permanente - carreiras de Estado; o de prazo indeterminado - grupo que terá garantias, mas não estabilidade; e o de experiência - substitui o estágio probatório, que poderá ter duração de acordo com a atividade. Já o temporário engloba: por prazo determinado, com contratos por projetos; e outro para lideranças e assessoramento.
 
A PEC impacta outro tema sensível, a estabilidade, criada para que o servidor possa resistir a pressões políticas ou de superiores. Se aprovada na íntegra, apenas servidores das categorias consideradas “carreiras de Estado” poderão ter estabilidade. A definição de quem fará parte desse grupo ocorrerá somente depois, em projeto de lei complementar.
 
Essas e outras regras previstas no texto, no entanto, não afetam militares, juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores, deputados e senadores. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e poderá ser alterado, durante a tramitação, pelos parlamentares. Por se tratar de uma PEC, é necessária a aprovação por 3/5 dos parlamentares, em dois turnos, em cada Casa do Congresso Nacional.
 
 

6 - CPAD realiza levantamento de Códigos de Classificação de documentos avulsos e processos

 
Em atendimento a Portaria nº 47, do Arquivo Nacional, de 14 de fevereiro de 2020, a qual dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Universidade Federal de São João del-Rei (CPAD/UFSJ) está trabalhando na desativação dos códigos desatualizados e implementação daqueles previstos na Portaria supramencionada no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) - Módulo Protocolo.
 
Desta forma, a Comissão fará um levantamento, por e-mail, junto às unidades, para que estas informem os códigos e respectivos assuntos documentais/processuais já utilizados, acompanhados de uma breve descrição de seu emprego, fins de que possa ser verificada sua correta aplicabilidade. Na oportunidade, poderão ser apontadas dificuldades para localização de assuntos/códigos condizentes com as necessidades organizacionais.
 
Com o objetivo de tornar a protocolização de documentos avulsos e processos simplificada e correta, é fundamental o envolvimento dos usuários. A Comissão informa ainda que, a partir da desativação dos antigos códigos, serão cadastrados apenas os necessários à Instituição e com descritores substanciados. 
 
 

7 - Curso de extensão "Musicalização para crianças com diversidade funcional" recebe inscrições até sábado (20/3)

 
O curso "Musicalização para crianças com diversidade funcional" recebe inscrições de crianças de 5 a 10 anos até o próximo sábado (20/3) pelo e-mail carmemdtre@gmail.com.
 
O curso será ministrado pela professora Maria Amélia de Resende Viegas (DMusi) e pelos colaboradores Carmem Célia Gomes e Jean Carlos Rafael. O curso, que é uma parceria do Programa de Extensão Vivências Musicais e do Projeto Música na APAE, será semestral, e contará com três vagas abertas à comunidade. 
 
Conteúdo: O curso consiste em atividades de musicalização para crianças com diversidade funcional, por meio da Apreciação, Criação e Performance Musical.
 
Tipo de aula: Aulas on-line.
 
Público-alvo: Crianças com diversidade funcional com idades de 5 a 10 anos.
 
Critérios de seleção: Entrevista com os pais e ter a idade pré-determinada.
 
Dia da seleção, local e horário: 22 de março, às 17h30, pelo Google Meet. Interessados devem entrar em contato no e-mail carmemdtre@gmail.com
 
Metodologia: Serão utilizados materiais lúdico-didáticos capazes de ampliar o entendimento dos conceitos e elementos apresentados, assim como instrumentos musicais e atividades que possibilitem às crianças se expressarem por meio destes.
 
Mais informações: (31) 99127 8503 (WhatsApp). 
 
 

8 - Pós em Ciências Morfofuncionais convida para seminários de projetos de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) realiza, nesta terça-feira (16/3), a partir da 15h30, pelo Google Meet, a transmissão dos seguintes seminários de projetos de mestrado: 
 
Discente: Alisson Kennedy Rezende.
Orientadora: Prof. Dr.ª Érika Lorena Fonseca de Alvarenga- DCNat.
Co-orientador: Prof. Dr. Álvaro César de Oliveira Penoni - DCEFS.
Título do projeto: Efeitos sistêmicos da tolerância oral no processo de recuperação tardia de defeito ósseo em ratos Wistar.
 
Discente:  Juan Fillipe da Silva Monteiro.
Orientadora: Profa. Dra. Raquel Alves Costa - DCNat-UFSJ.
Co-orientadora: Profa. Dra. Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga, DCNat-UFSJ.
Título do projeto: Estudo da associação de matriz de colágeno (PEPTAN®) e nanopartículas de ouro aos efeitos indiretos da tolerância oral  no reparo de feridas de pele.

Última atualização: 16/03/2021