1 - Pós em Ciência da Computação prorroga inscrições até 5 de abril

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) informa que o prazo para inscrições de candidatos ao Mestrado, na seleção 2021, foi prorrogado até 5 de abril.
 
Confira edital e demais informações na página do PPGCC
 
 

2 - Prêmio José Reis está com inscrições abertas até 10 de junho

 
Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o 41° Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.
 
O Prêmio, instituído em 1978, tem como objetivo revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.
 
Nesta edição, a categoria contemplada é "Instituição e Veículo de Comunicação", que premiará a instituição brasileira (de ensino e/ou pesquisa, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva com sede estabelecida no Brasil que tenha tornado acessível, ao público, conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços.
 
A premiação consiste em Troféu e diploma para a instituição ou veículo de comunicação agraciado, além de passagem aérea e hospedagem para permitir que o dirigente ou representante da instituição/veiculo de comunicação agraciada, participe da cerimônia de entrega do Prêmio, no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (MNCTI), em outubro de 2021.
 
No endereço http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr encontram-se todas as informações sobre o Prêmio, inclusive o regulamento, ficha de inscrição e histórico.
 
Para outras informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail pjr@cnpq.br.
 
* Com informações do CNPq
 
 

3 - Exames de qualificação de tese da Pós em Biotecnologia

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/CCO convida a comunidade acadêmica para os seguintes exames de Qualificação de Tese:
 
Título: Avaliação de sinais clínicos e quantificação de carga parasitária em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum através do desenvolvimento de PCR em tempo real (qPCR) e PCR digital (ddPCR).
Discente: Diego Carlos Andrade Pereira.
Quando: 22 de março de 2021, às 9h, pelo Google Meet.  
Banca: professores doutores Eduardo Sergio da Silva (orientador/UFSJ), Antônio Augusto da Fonseca Júnior (coorientador/Lanagro), Rafael Gonçalves Teixeira Neto (UFSJ), Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz), Mateus Laguardia Nascimento (Lanagro), Vinícius Silva Belo (UFSJ) - suplente - e Leandro Augusto de Oliveira Barbosa (UFSJ) - suplente.
 
Título: Desenvolvimento de um processo de Biorremediação para efluentes da indústria láctea.
Discente: Nayara Lizandra Leal Cardoso.
Quando: 30 de março de 2021, às 8h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Daniel Bonoto Gonçalves (orientador/UFSJ), Juliana Teixeira de Magalhães (coorientadora/UFSJ), Aline Dias Paiva (UFTM), Roney Alves da Rocha (Ufla), Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ), Alexsandro Sobreira Galdino (UFSJ) - suplente - e Leandro da Conceição Luiz (UFJF) - suplente.
 
 

4 - Pós em Engenharia Química convida para exame de qualificação de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química convida toda comunidade acadêmica para o Exame de Qualificação da dissertação SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO A PARTIR DA MISTURA DE POLIÓIS PROVENIENTES DOS ÓLEOS DE SOJA RESIDUAL E MORINGA, da aluna Mariana Simões Gualberto.
 
Quando: 22 de março, às 19h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Eduardo Prado Baston (UFSJ/PPGEQ), Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ/Dequi), Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ/PPGEQ), Kátia Monteiro Novack (Ufop/Dequi) e Ígor José Boggione Santos (UFSJ/PPGEQ) - suplente. 
 
 

5 - Fapemig renova convênios de seu programa de apoio à pós-graduação

 
A Fapemig acaba de publicar novos convênios com 24 instituições beneficiadas pelo seu Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG). Os convênios têm a duração de cinco anos, a contar de março de 2021, e garantem o acesso a bolsas (níveis mestrado e doutorado) e a taxa de bancada aos programas de pós-graduação sediados no Estado e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
O PAPG tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia ou inovação. Busca, também, fortalecer os programas de pós-graduação strictu sensu de Minas Gerais, fomentando o surgimento de novas pesquisas e a consolidação de uma comunidade acadêmica estadual qualificada e atuante.
 
“A qualificação de pessoas em nível de mestrado e doutorado é condição imprescindível para a formação de uma comunidade científica relevante, sem a qual se obstaculizaria a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas importantes para o desenvolvimento do Estado”, opina Jurcimar Ferreira Martins, chefe do Departamento de Programa de Bolsas e Eventos Técnicos. “Desta forma, o apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu representa uma ação prioritária para impactar positivamente o ambiente acadêmico, científico e industrial do Estado”.
 
Dentre os impactos esperados por meio do PAPG estão a formação de mestres e doutores para a pesquisa, ensino e/ou ambiente empresarial; o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação; o aumento da produtividade científica e técnica; e a formação de recursos humanos mais qualificados que possam contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação.
 
As regras específicas encontram-se no Manual PAPG
 
* Com informações da Fapemig
 
 

6 - Capes e ministério fomentarão pesquisas sobre infraestrutura

 
Parceria firmada nesta quinta-feira, 18 de março, prevê também uma premiação de teses para a área
 
A Capes e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) trabalharão em conjunto para fomentar pesquisas cujo tema seja  infraestrutura. A parceria também prevê a criação de uma premiação de teses para a área. O protocolo de intenções foi assinado na quinta-feira, 18 de março, por Benedito Aguiar, presidente da Capes, e Marcelo Sampaio, secretário-executivo do MInfra.
 
O documento estabelece uma parceria de três anos, período que pode ser prorrogado. O interesse deve ser manifestado pelo menos 60 dias antes do término da vigência do acordo. Não há previsão de repasse de recursos de um órgão para outro. Aguiar observou que a pós-graduação deve atender a demandas da sociedade: “Incentivar a geração de conhecimento científico e tecnológico em áreas ligadas à infraestrutura é estratégico para o País”.
 
Caberá à Fundação desenvolver editais para mestrandos e doutorandos. Já as premiações, serão oferecidas em parceria entre a Capes e o Ministério da Infraestrutura. “Sabemos da importância do setor de infraestrutura para o País. Também sabemos da importância de aproximar desafios atuais do setor de infraestrutura no Brasil da área acadêmica, que dispõe de recursos humanos altamente qualificados”, afirmou Marcelo Sampaio.
 
Também participaram do encontro Victor Veiga, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Rodrigo Cruz, secretário-executivo adjunto do MInfra, e três diretores da Capes: Heloísa Hollnagel (Relações Internacionais), Zena Martins (Programas e Bolsas no País) e Flávio Camargo (Avaliação).
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes

Última atualização: 19/03/2021