1 - AMB alerta sobre falta de medicamentos para intubação e pede isolamento social
A Associação Médica Brasileira (AMB), por meio de seu Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM Covid), publicou boletim, no dia 23 de março, alertando para a grave situação da pandemia no Brasil e as medidas necessárias para lidar com o problema, “O Brasil soma 25% das mortes mundiais por Covid-19, no período de 15 a 21 de março de 2021. No planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve 60,2 mil óbitos, dos quais 15,6 mil em nosso país”, detalha a AMB. Uma a cada quatro mortes por Covid-19 no mundo, portanto, está acontecendo no Brasil.
“Faltam medicamentos para intubação de pacientes acometidos pela Covid-19, não existe um calendário consistente de vacinação, não há leitos em Unidades de Terapia Intensiva. Fake news desorientam pacientes. Médicos e profissionais de saúde, exaustos, já são em número insuficiente em diversas regiões do País”, prossegue o boletim.
Diante da gravidade do quadro, o CEM Covid - AMB publicou orientações para pacientes, médicos e autoridades. Essas orientações abrangem assuntos já conhecidos da população, como urgência da vacinação, do isolamento social, do uso correto de máscaras, mas também conclama para que sejam tomadas medidas para “solucionar a falta de medicamentos ao atendimento emergencial de pacientes hospitalares acometidos pela Covid-19, em especial de bloqueadores neuromusculares, opioides e hipnóticos - indispensáveis ao processo de intubação de doentes em fase crítica. Por compromisso ético e zelando pela transparência, informamos que, na ausência destes fármacos, não é possível oferecer atendimento adequado para salvar vidas.”
A AMB também esclarece que “infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da Covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida.”
2 - Spin-off da UFSJ é selecionada por programa da Prefeitura de Belo Horizonte
Spin-off acadêmica do Laboratório de Processos Biotecnológicos e Purificação de Macromoléculas, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), a
Arabutã foi uma das 12 selecionadas, entre 50 inscritas, pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte com a Fundação Biominas, que tem por objetivo a aceleração de startups, o desenvolvimento de modelo de negócios e a inserção de empresas no mercado que buscam resolver problemas na área da saúde e no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
A Arabutã tem como tecnologia uma tinta com propriedades biocidas, que poderá ser utilizada no revestimento de superfícies hospitalares, como tetos, paredes, maçanetas, teclados e controle remoto. O mecanismo de morte é físico, sem permitir que ocorra resistência por parte dos microrganismos.
A equipe é formada pelos estudantes Vinícius Tarabal e Carlos Costa, do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da UFSJ (PMBqBM), pelos professores Paulo Granjeiro (UFSJ) e Marcelo Speziali (Ufop,) e Murilo Amaral, da
Fountaine Venture. “Tenho certeza de que será um grande aprendizado para nós da Arabutã. Estaremos em contato com diferentes soluções inovadoras, especialistas na área de empreendedorismo e modelagem de negócios. Nossa participação mostra a força das pesquisas da UFSJ e demonstra a importância da Ciência em momentos tão difíceis. Estou muito feliz com a nossa aprovação”, declara Vinícius.
Para o professor Paulo Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), a oportunidade que se descortina com o programa da Prefeitura de Belo Horizonte será de grande importância para “o desenvolvimento do negócio e a proximidade a potenciais investidores, para validar a tecnologia em ambientes relevantes, como hospitais e postos de saúde.”
3 - PROFNIT e NETEC criam cadastro de empresas-filhas da instituição
Você é aluno, ex-aluno ou trabalha na UFSJ e possui uma empresa? O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica - NETEC da Universidade Federal de São João del Rei está criando um cadastro de empresas-filhas, ou seja, de empresas que têm alunos, ex-alunos e sevidores da UFSJ como sócios, para que façam parte do ecossistema/comunidade de empreendedorismo e inovação da UFSJ. Participar deste ecossistema poderá gerar parcerias e oportunidades importantes, criando uma rede de relacionamento não somente entre as empresas participantes, mas, também, entre as empresas e a universidade.
As empresas cadastradas terão benefícios como:
- Certificação como empresa-filha da UFSJ
- Business network
- Possibilidade de parcerias com projetos de inovação
- Participação em eventos da instituição
- Link da empresa no site do NETEC
- Participação em programa de mentoria para empreendimentos da UFSJ
Para cadastrar sua empresa basta
clicar aqui e preencher o formulário. O tempo gasto é de menos de 5 minutos.
*Com informações de PROFNIT
4 - Programa de Pós-Graduação em Letras convida para seminários
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida para as seguintes defesas:
Título: No traço da fantasia, despir o real: uma análise sociológica do realismo de Eça de Queirós, da mestranda Hanna Andressa do Carmo Furtado Oliveira.
Quando: 29/03, às 14h. Os interessados devem enviar um e-mail para
hannafurtado.o@gmail.com, solicitando o link de acesso.
Linha de pesquisa: Literatura e Memória Cultural
Título: O POLÍTICO NO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO: A PALAVRA VADIA E SEUS MOVIMENTOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO, da mestranda Leânia Magalhães Ursine.
Linha de pesquisa: Discurso e Representação Social
Título: A construção dos sentidos e do ethos de cidadão no gênero artigo de opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa: Sobre o “lugar onde eu vivo”, da mestranda Dulcinéa Silva Jerônimo.
Linha de pesquisa: Discurso e Representação Social
5 - [Alunos - cooperação em pesquisa] Estudante da UNAERP solicita colaboração para TCC
A estudante do último ano do curso de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) do campus de Ribeirão Preto, Vitória Bagolin, está coletando dados para a realização do TCC. A discente está sob a orientação das professoras doutoras Maria Fernanda Laus e Alessandra Costa Pereira Junqueira.
Denominada Características Psicométricas da Muscularity-Oriented Eating Test para o Brasil, a pesquisa trata sobre alimentação e atividade física em indivíduos de ambos os sexos entre 18 e 40 anos.
O questionário não leva mais de 15 minutos para ser respondido e está
disponível aqui.
6 - SBPC divulga manual para recuperar recursos de CT&I no PLOA2021
Em vista do risco de paralisação da ciência brasileira por falta de recursos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tomou a dianteira na requisição para recomposição do orçamento do setor no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2021, ainda pendente de análise do Congresso Nacional. Foram coletadas, com entidades parceiras, as principais demandas de recuperação de recursos com impacto em CT&I e elaborado um manual, enviado às lideranças partidárias e aos membros da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
*Com informações de SBPC
7 - Programa Talentos Comerciais LafargeHolcim 2021 está com inscrições abertas
O Grupo Selpe, focado em oferecer produtos e tecnologia em Recursos Humanos, Especialistas em Programas de Estágio e Trainee, está com inscrições abertas para o Programa Talentos Comerciais LafargeHolcim 2021.
O programa procura talentos, para fazer parte da força de vendas da LafargeHolcim, nos seguintes cursos:
- Administração
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Arquitetura
Formação: Entre dezembro/2018 até março/2021.
Inglês: Intermediário
Mobilidade: Disponibilidade de mudança em território nacional.
As inscrições estarão disponíveis até o dia 04 de Abril de 2021. Os interessados em saber mais sobre o programa Trainee, devem
acessar o site.
*Com informações de LafargeHolcim
8 - CAPES inicia comemorações dos seus 70 anos
Septuagésimo aniversário da Fundação terá logotipo de homenagem
Para iniciar as comemorações do seu aniversário de 70 anos, a CAPES apresentou na última terça-feira, 23, o logotipo criado para homenagear a Fundação, que surgiu no dia 11 de julho de 1951. Responsável pelo fomento e avaliação da pós-graduação stricto sensu, além da execução de uma série de iniciativas de qualificação de professores da educação básica, a Agência é a maior financiadora, no Brasil, da pesquisa científica e formação de recursos humanos de alto nível, no País e no exterior.
Ao longo dos próximos 111 dias, serão divulgados depoimentos de bolsistas atendidos pela CAPES e autoridades que contribuíram para a formulação das políticas de desenvolvimento da pós-graduação brasileira. Também serão destacadas as cooperações nacionais e estrangeiras que ajudam na estruturação dos programas que beneficiaram estudantes da graduação ao pós-doutorado.
“A CAPES vem cumprindo o seu papel de fomentar a formação de pessoal para atuar nas universidades ou em setores produtivos da indústria, dos serviços ou agrários, que contribuem para melhorar as condições de vida dos brasileiros”, afirma Benedito Aguiar, presidente da Fundação. Para ele, o trinômio educação, ciência e tecnologia, base de atuação da CAPES, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do País.
O nome CAPES surgiu de uma campanha nacional cujo objetivo era o aperfeiçoamento do pessoal de nível superior. Das 54 bolsas concedidas em 1952 aos 160 mil bolsistas em 2021, a instituição construiu uma história de investimento na formação de mestres, doutores, pós-doutores e professores da educação básica. Este trabalho – feito no Brasil e no exterior –, também inclui acesso e divulgação da produção científica. Dos 38 cursos em 1965 aos 6.878 existentes atualmente, a Fundação estruturou um sistema de avaliação que busca o padrão de excelência acadêmica, assegura a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu e serve de base para a formulação de políticas públicas de expansão e financiamento.
A CAPES chega a 2021 integrada às necessidades do País. Um exemplo é o Programa de Combate a Epidemias, que destina recursos à pesquisa e preparação de pessoal na luta contra a COVID-19. Também adotou um modelo de concessão de bolsas que torna mais justa a distribuição do benefício. Para os professores, criou diversos cursos on-line que contribuem para a sua formação neste cenário de pandemia. E, ainda este ano, realiza a avaliação quadrienal da pós-graduação, referente ao período de 2017 a 2020. “Todo esse trabalho é resultado de longos anos de investimentos na educação do País e juntos, com certeza, construiremos um Brasil melhor”, destaca Benedito Aguiar.
*Com informações de CCS/CAPES
Última atualização: 25/03/2021