1 - Professora da UFSJ fala sobre Ciência face à Covid-19

 
A professora do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (Dqbio), Campus Alto Paraopeba, Daniela Fabrino, faz, nesta quarta (31/3), às 19h, palestra sobre a história e o cenário atual da pandemia de Covid-19. Daniela é doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fiocruz, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e presidente do Subcomitê de Biossegurança do Campus Alto Paraopeba.
 
Algumas temáticas a serem abordadas na apresentação da professora: Vírus - o que são e como convivemos com eles?, SARS-CoV-2 - o porquê de tanto alarde! e Vacina - como saíram tão rápido?
 
Atualmente, é primordial ressaltar a importância de um espaço no qual é possível debater assuntos de enorme interesse público, principalmente quando “fica clara a distância existente entre ciência e sociedade”, reforça Daniela. De acordo com a pesquisadora, se a comunidade não entende o papel da Ciência em seu cotidiano, e não está a par de como funciona o processo de investigação científica e nem a elaboração de teorias e (bio)tecnologias, essa comunidade passa a questionar e até mesmo a duvidar do que é produzido. Diferentes fatores influem nessa interpretação, mas Daniela destaca a falta de investimento em educação científica no país. “Por natureza tememos o que nos é desconhecido. Há algum tempo os cientistas se aperceberam disso, por isso vemos o crescimento de muitas iniciativas de divulgação científica nas redes sociais. Aproximar não só a Ciência mas, especialmente a Universidade da comunidade na qual está inserida, sempre fortalece os dois lados. Para mim, é uma honra e um prazer fazer isso.”
 
O evento é gratuito, e os ouvintes podem se inscrever pela plataforma Microsoft Teams, acessando o link via Sympla.
 
A palestra pretende atingir a população em geral, e o público que já participa das atividades realizadas pelo Programa Gerdau Germinar, na sua maioria, professores das redes pública e particular de ensino da região, líderes comunitários, integrantes de ONG’s, entre outras.
 
Parceria Gerdau Brasil
Daniela Fabrino explica que a parceria entre UFSJ e Gerdau surgiu por meio de convite feito por uma aluna da Universidade, estagiária na empresa, no Programa Germinar, da área de Educação Ambiental. “Em decorrência da pandemia, algumas atividades realizadas pelo Gerdau Germinar foram adaptadas para o modo virtual. Uma delas é o Laboratório Ambiental, no qual são oferecidos cursos de capacitação para pessoas das comunidades das áreas de influência direta da Gerdau”, esclarece.
 
 

2 - Pós-graduandos querem divulgar produções da UFSJ

 
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de São João del-Rei (APG-UFSJ) recebe, até 31 de maio, produções audiovisuais, com o intuito de dar publicidade às produções científicas e intelectuais desenvolvidas pela comunidade acadêmica da instituição, em seu processo de construção do conhecimento. Nasce, assim, o Projeto Ciência em Transmissão.
 
O objetivo é promover a difusão de conhecimento por meio de vídeos feitos pelos pós-graduandos, de forma popular e condizente com a linguagem midiática atual. A ideia é incentivar a criação de produtos capazes de sintetizar as pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento, de modo que atuem como estímulo à Ciência.
 
O arquivo gravado deve ser enviado à APG-UFSJ pelo e-mail apgufsj@ufsj.edu.br. Se houver necessidade de modificação, o responsável pelo vídeo será comunicado, para os ajustes necessários. Mais informações e orientações, acesse o edital
 
 

3 - Netec cadastra empresas-filhas da UFSJ

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) iniciou processo de cadastramento de empresas-filhas da UFSJ. O cadastro é destinado a empresas que tenham alunos, ex-alunos e servidores da Universidade como sócios, com o intuito de que façam parte da comunidade de empreendedorismo e inovação da instituição. Para se cadastrar, basta preencher este formulário
 
Trinta empresas já se cadastraram. A iniciativa é da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), Michelly Morato. Ela aponta que o processo será de grande importância para o fomento do empreendedorismo e inovação na UFSJ. “Participar deste ecossistema poderá gerar parcerias e oportunidades importantes, criando uma rede de relacionamento não somente entre as empresas participantes, mas também com a própria Universidade.”
 
Como benefícios, Michelly destaca: certificação como empresa-filha da UFSJ; business network; desenvolvimento de rede de negócios; possibilidade de parcerias com projetos de inovação; participação em eventos da instituição; link da empresa no site do Netec e participação em programas de mentoria para empreendimentos da UFSJ.
 
O professor Paulo Granjeiro, coordenador do Netec, convoca a comunidade acadêmica, neste vídeo, a colaborar com esse mapeamento.
 
 

4 - Assin coleta questionamentos da comunidade acadêmica para encontro com laureados do Prêmio Nobel

 
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), organizará, em 8 de abril de 2021, um encontro virtual com dois laureados com o Prêmio Nobel, que terá como tema “O Valor da Ciência”. A iniciativa pretende reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior para debater a importância da Ciência, especialmente neste momento de grave crise sanitária, econômica e social, em função da pandemia de Covid-19. As discussões serão transmitidas ao vivo por plataformas gratuitas e de fácil acesso (YouTube e Facebook).
 
O sucesso do evento, em grande parte, dependerá do apoio das Universidades brasileiras na divulgação e mobilização dos estudantes universitários do País. A UFSJ, por intermédio da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assin), realizou um processo seletivo entre os alunos de graduação e pós-graduação e selecionou dois estudantes para representarem a instituição no evento, sendo eles Núbia Rodrigues, do curso de graduação em Psicologia, e Eduardo Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular.
 
O encontro virtual será dividido em duas etapas. Primeiro, os laureados May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012) apresentarão suas perspectivas em um formato de entrevista. Na sequência, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação, que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores do Prêmio Nobel.
 
Neste sentido, e após reunião realizada com os estudantes selecionados,foi aberto um espaço para participação da comunidade acadêmica por meio do envio de perguntas relacionadas ao tema do evento. As perguntas serão encaminhadas para os discentes que representarão a UFSJ no evento para que possam, com base nas sugestões enviadas, prepararem suas perguntas para a mesa redonda.
 
Os estudantes interessados podem enviar suas perguntas até o dia 5 de abril, preenchendo este formulário ou acessando a página da Assin.
 
Dúvidas ou informações adicionais, entrar em contato pelo e-mail assin@ufsj.edu.br e nas redes sociais da Assin. 
 
* Com informações da Assin/UFSJ
 
 

5 - Inscrições para Clube Criativo Vertentes terminam nesta terça (30/3)

 
As inscrições para participar do Clube Criativo Vertentes terminam nesta terça (30,/3) mas a proposta segue por meio de Rodas Criativas, encontros mensais virtuais especialmente criados para acolher novas ideias, a fim de favorecer a reflexão e a criatividade na Educação.
 
Coordenada pelo Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) e pelo Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, os Clubes fazem parte das ações do programa de extensão Vertentes criativo: integrando educação e cultura como bases de interação dialógica para a aprendizagem criativa, orientado pelos professores Eduardo Bento (Depel) e Marco Antonio Alvarenga (Dpsic).
 
De acordo com Eduardo, o projeto busca incentivar o desenvolvimento de práticas mais criativas e “relevantes”, ainda mais necessárias no contexto do isolamento social e das aulas remotas. “O nosso desafio não é pequeno, mas a boa notícia é que soluções estão sendo criadas por educadores inspiradores de todo o Brasil”, afirma.
 
A RBAC
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, artistas e organizações que promovem práticas “mais mão na massa”. Buscando soluções imaginativas e inovadoras, ajustadas à atualidade, a Rede procura ações que tenham impacto positivo na educação de crianças e jovens do Brasil.
 
 

6 - Ramo Estudantil IEEE UFSJ está em processo seletivo

 
O processo seletivo do Ramo Estudantil IEEE UFSJ vai até esta sexta (2/4) com inscrições, que podem ser feitas neste link. Dividida em quatro etapas, duas delas remotas, a seleção será via Google Meet. Datas e horários específicos serão informados por e-mail. Confira o edital completo no Instagram
 
Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em um dos seguintes cursos oferecidos em São João del-Rei: Engenharias Elétrica, Mecânica ou de Produção; Matemática, Administração, Economia, Jornalismo, Psicologia, Física, Biotecnologia, Química e Ciências da Computação. Os resultados serão divulgados, via e-mail, até o fim de abril. O Ramo Estudantil é formado, na UFSJ, por um Comitê Executivo, composto pela Presidência, Vice-Presidência, Tesouraria, Secretaria e Diretoria de Marketing.
 
São três suas ramificações: Circuits and Systems Society (CAS), voltado para análise de circuitos, sistemas e processamento de sinais; Power and Energy Society (PES), direcionado à pesquisa sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; e o Women In Engineering (WIE), grupo de afinidade que tem como objetivo incentivar e facilitar o recrutamento de mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática na sigla em inglês).
 
O projeto
O Ramo Estudantil IEEE UFSJ conta atualmente com alunos de graduação, mestrado e doutorado, e orientação dos professores Erivelton Nepomuceno, Leônidas Chaves de Resende e Wesley Peres, do Departamento de Engenharia Elétrica.
 
Criado em dezembro de 2019, o Ramo Estudantil IEEE UFSJ é filiado ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e tem como objetivo expandir e aprimorar a vivência profissional de jovens estudantes nas áreas das STEM. Com ramificações técnicas e humanitárias, os membros do Ramo Estudantil têm oportunidade de colocar em prática conteúdos vistos na sala de aula com a premissa de procurar soluções tecnológicas que possam ser usufruídas pela comunidade em que estão inseridos.
 
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ieee@ufsj.edu.br.
 
 

7 - Ciclo Inova CyRoS: inteligência competitiva é tema de última palestra

 
Nesta quarta (31/3), às 17h30, o I Ciclo de Palestras Inova CyRoS encerra sua agenda debatendo Inteligência competitiva - uso estratégico de informações, com a química Fernanda Neumann. Para se inscrever, os interessados têm que preencher este formulário. O link de acesso será enviado no dia do evento, e terá transmissão pelo Zoom.
 
Fernanda Neumann é formada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra, atualmente, a equipe de Inteligência Competitiva & Propriedade Intelectual do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (Senai CETIQT).
 
Time Inova CyRoS
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) foi fundado em 2010, com o objetivo de desenvolver tecnologias para a promoção humana. A equipe Inova faz parte do Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) do governo de Minas Gerais. O CyRoS tem como valores base o uso sustentável de recursos, o design universal de produtos, o respeito ao ser humano e à sua diversidade.
 
 

8 - Especial Dia Internacional da Mulher | Dica de Filme: A alma e os corpos violados durante as ditaduras civil-militares na América Latina

 
Por Erika Savernini
 
Em 1979, Haydee Oberreuter tinha 21 anos quando foi presa por sua militância contra o regime do General Pinochet. As sessões de tortura a que foi submetida envolveram uma espécie de autópsia viva, que lhe rendeu diversas cirurgias e um trauma muito vivo 40 anos depois. Parte dessa história é contada no documentário Haydee e o peixe voador (Chile-Brasil, 2019), dirigido por Pachi Bustos.
 
As torturas sofridas pelas presas políticas nas ditaduras civil-militares da América Latina revelam um componente a mais de brutalidade: um prazer perverso na violação do corpo feminino das mais terríveis formas possíveis. Nesse sentido, na cinematografia brasileira é imprescindível o filme Que bom te ver viva (Brasil, 1989, disponível no YouTube), de Lucia Murat, no qual os depoimentos de militantes brasileiras são mesclados com a personagem ficcional vivida por Irene Ravache (uma síntese da dor e da ferida aberta). No caso de Haydee, ela sofreu em seu corpo e no do feto em seu ventre, abortado não se sabe ao certo se pelos espancamentos ou pela autópsia. A esse bebê, Haydee chama de Sebastian e, para ele, passados 40 anos, ela persiste na busca de justiça e de libertação (a comovente cena final dos peixes voadores).
 
O filme foi produzido em um momento crucial da história de Haydee: estava chegando ao fim o julgamento de seus algozes. Um processo inédito no Chile de responsabilização de militares envolvidos na tortura de presos e presas políticos durante a ditadura de Pinochet. Um momento de redenção pessoal de Haydee e do próprio país. Dessa forma, a história de Haydee é representativa da dificuldade dos países da América Latina em lidar com esse trauma profundo, uma vez que as marcas estão presentes no espírito e nos corpos que viveram esse horror, que parte da sociedade insiste em querer esquecer ou, pior, negar o que aconteceu. “É preciso lembrar para não esquecer.”
 
Doutora e mestre em Artes - Cinema, pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professora e coordenadora do curso de Rádio, TV e Internet da FACOM-UFJF e do projeto de extensão Cineclube Lumière e Cia. Autora do livro Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzystof Kieslowski (Ed. UFMG)
 
 

9 - Live Fapemig aborda os desafios das mulheres na ciência 

 
Evento marca o fim do Mês da Mulher e traz a escritora e professora Ana Elisa Ribeiro 
 
A fim de marcar o Mês da Mulher, a Live Fapemig de março discutirá os desafios de ser uma cientista. A Ciência, Tecnologia e Inovação têm um papel fundamental na construção e desenvolvimento das sociedades, porém durante a história – devido a diversos fatores culturais – os homens se tornaram mais reconhecidos pelo desenvolvido da CT&I criando, assim, um falso imaginário popular de que as mulheres nem chegaram a participar das áreas científicas ou tiveram uma participação muito pequena.
 
O evento, que acontecerá nesta quarta-feira (31/3), às 15h, pelo perfil do Instagram da Fapemig, trará a escritora e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Ana Elisa Ribeiro, para conversar sobre a presença das mulheres no desenvolvimento da CT&I. A escritora e pesquisadora falará, ainda, sobre os desafios de ser uma cientista.
 
Da literária a pesquisa
Professora do Cefet-MG há 15 anos, a escritora Ana Elisa Ribeiro é uma das fundadoras do curso de Letras (bacharelado em Tecnologias da Edição) da instituição. Onde também participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.
 
As linguagens e as tecnologias são o principal tema de investigação em sua carreira acadêmica. Concluiu o mestrado em 2003, com a dissertação ‘Ler na tela’ e, em 2008, os aspectos do letramento digital e da leitura de jornais foram seu objeto de estudo na tese de doutorado, ‘Navegar lendo, ler navegando’.
 
Ana Elisa também é autora de mais de 30 livros e em 2020 um deles, o ‘Dicionário de imprecisões’, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia. Além disso, desde 2019, a pesquisadora coordena, com a participação de outras duas docentes do Cefet-MG, o grupo de pesquisa ‘Mulheres na edição’, iniciativa que busca resgatar trajetórias de editoras de livros cujo trabalho foi apagado na história da Literatura.
 
E-book Mulher faz Ciência
A professora e pesquisadora também é uma das personagens do terceiro volume do e-book ‘Mulher faz Ciência’ . Iniciativa do projeto Minas Faz Ciência – projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – que busca inspirar jovens mulheres, despertando seu interesse pela carreira científica.
 
O e-book com perfis de dez pesquisadoras brasileiras, que teve sua terceira edição lançada durante o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2021, também busca valorizar o trabalho de cientistas do sexo feminino mostrando profissionais atuantes em diferentes áreas, que também representem as mulheres em sua diversidade.
 
Acesse o e-book aqui
 
LIVE FAPEMIG: MULHERES NA CIÊNCIA - OS DESAFIOS DE SER UMA CIENTISTA
Data: 31 de março
Horário: 15 horas
Participante: Ana Elisa Ribeiro, escritora e professora do Cefet-MG
Local: https://www.instagram.com/fapemig/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

10 - Pós em Engenharia Elétrica lança edital para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGel UFSJ/Cefet-MG) estará com inscrições abertas, entre 1º e 6 de abril, para disciplinas isoladas no 1º período remoto emergencial de 2021.
 
Confira o edital. Mais informações na página do Programa
 
 

11 - Pós em Música convida para exame de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMusi) convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação "A SONATINA PARA VIOLÃO SOLO DE SÉRGIO VASCONCELLOS-CORRÊA: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA, INTERPRETATIVA E TÉCNICA", do mestrando Jeffrey Antônio de Andrade.
 
Quando: 1º de abril, às 19h, com transmissão pelo Google Meet
Banca: professores doutores Rogério Tavares Constante (orientador/UFSJ), Thiago Colombo de Freitas (UFPel), Antônio Carlos Guimarães (UFSJ) e Guilherme Vincens (UFSJ).

Última atualização: 30/03/2021