1 - INFORMATIVO DIPES/PROGP- Nº 13/2021

 
PRAZO PARA HOMOLOGAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE FÉRIAS 2021
 
A Divisão de Administração de Pessoal vem reforçar que, conforme Informativo Dipes/Progp nº 12/2021, o prazo para homologação das alterações de férias 2021 é amanhã, 07/04/2021.
 
Em virtude do calendário acadêmico definido pelo CONEP, muitos servidores tiveram a necessidade de adequação dos períodos de férias às novas datas definidas, e desta forma é necessário que as chefias imediatas acessem o SigRH e homologuem as alterações.
 
O servidor deverá acompanhar a reprogramação de suas férias por meio de acesso no SIGRH, e atentar que apenas as férias registradas com status de PAGA/MARCADA realmente  foram também processadas no sistema federal SIAPE e, consequentemente,  aptas a serem usufruídas, e em caso de verificação da não homologação, deverá verificar junto a chefia imediata.
 
Solicitamos também que todas as chefias verifiquem no SigRH possíveis alterações pendentes de homologação dos servidores lotados em suas unidades.
 
Períodos a serem interrompidos, cancelados ou alterações com menos de 60 dias de antecedência, devem ser encaminhadas para a Reitoria, para análise e avaliação do mérito da justificativa.
 
Reforçamos que as alterações para os meses de abril e maio necessitam ser realizadas ainda nesta folha de abril, e que a não observação dos prazos poderão implicar em prejuízo ao servidor, bem como impossibilidade de usufruto dos períodos solicitados por impedimento operacionalização nos sistemas.
 
Os Manuais de Férias estão disponíveis  no endereço: https://ufsj.edu.br/manualserv/index.php
 
 
Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato por email: sereg@ufsj.edu.br e dipes@ufsj.edu.br
 
*Com informações de Divisão de Administração de Pessoal Sereg/Seape/Sepag/Dipes
 

2 - Abertas inscrições para o Sisu 2021

Errata: confira o novo calendário.
 
Desta terça, 6, até sexta, 9, estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFSJ. De acordo com o presidente da Copeve, José Trindade da Silva, 1.865 vagas estão disponíveis no primeiro semestre deste ano. O Edital 003/2021 do Sisu, referente à Lista de Espera, com o cronograma correspondente, foi publicado no dia 31 do mês passado. Todas as informações para os candidatos estão na página do Sisu/UFSJ
 
Calendário
 
As inscrições, em etapa única, terminam nesta sexta, 9. O resultado da chamada regular (primeira chamada) será divulgado na próxima terça, 13. A pré-matrícula on-line dos candidatos selecionados acontece no período de 14 a 19 de abril. Toda a documentação será enviada por meio de formulário eletrônico, sendo recebida até o dia 22. As instituições de ensino superior têm até o dia 23 para registrar as matrículas no Sistema.
 
Lista de espera
 
A manifestação de interesse para participar da lista de espera, no site do Sisu, vai de 13 a 19. A lista será publicada dia 22. Fique de olho nas datas das chamadas subsequentes!
 

3 - Palestra com Heródoto Barbeiro na UFSJ

 
Nesta terça, 6 de abril, o curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei recebe o professor, jornalista e âncora da Record News, Heródoto Barbeiro. O convidado vai abordar o tema Telejornalismo na atualidade: desafios e perspectivas. O encontro será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube, a partir das 19h. A mediação do evento fica a cargo do professor Vinícius Borges.
 
Heródoto é, além de jornalista, mestre em História e Direito. Entre uma grande variedade de atividades, é conhecido pelos livros e manuais publicados na área de Comunicação. A experiência acadêmica, unida à prática consolidada e reconhecida por vários prêmios, garante que as conferências proferidas por Barbeiro sejam requisitadas em todo país.
 
Para o professor de Telejornalismo, Vinícius Borges (Dcoms), a presença de Heródoto em um evento na UFSJ marca a trajetória do curso. “O professor Heródoto é uma referência na área da Comunicação. Ele faz parte da história da TV e do rádio brasileiros. Todos os alunos, professores e técnicos do curso estão convidados para esse encontro. Mas queremos que ele vá além e, por isso, convidamos toda a comunidade acadêmica e alunos de outras instituições. A larga experiência acadêmica e profissional do nosso convidado certamente vai contribuir com debates que temos feito nos últimos anos”, lembra.
 
SERVIÇO
 
Palestra com o professor e jornalista Heródoto Barbeiro
6 de abril, às 19h
Canal da TV UFSJ no YouTube
 
*Texto produzido pelos alunos da disciplina Telejornalismo
 

4 - Começa hoje o I CoNFQEMat

 
O I Congresso Nacional de Física, Química e Engenharia de Materiais (I CoNFQEMat), organizado por alunos do Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMat) e por professores dos departamentos de Ciências Naturais (Dcnat) e de Engenharia Mecânica e Produção (Demep), que formam o Comitê Científico do evento.
 
O Congresso, que começa nesta terça, 6, e vai até dia 8, recebeu 600 inscrições. A programação conta com minicursos, palestras e comunicações, que serão publicadas em resumo num livro digital. O objetivo é difundir o conhecimento científico direcionado à aplicação de técnicas de Física, Química e Engenharia na síntese, processamento, caracterização, estudo, entendimento e solução de problemas na área de Materiais.
 
Para o professor e idealizador do evento, Keyller Bastos Borges, o I Congresso Nacional de Física, Química e Engenharia de Materiais vem suprir a lacuna de opções por novas atividades na área. “É muito importante para os alunos participarem de eventos científicos, para se atualizarem e expandirem seus conhecimentos, o que tem sido muito difícil nestes tempos de pandemia”, explica.
 
Acompanhe a programação I CoNFQEMat nos perfis do FacebookInstagram e LinkedIn.
 

5 - Capítulo de Circuitos e Sistemas abre processo seletivo

 
O Capítulo de Circuitos e Sistemas (CAS) do Ramo Estudantil IEEE - UFSJ está com processo seletivo aberto para novos membros. Desempenho do extrato escolar não será determinante na avaliação. O foco é captar os potenciais talentos da engenharia para compor um ambiente favorável ao aprendizado, buscando aprimoramento pessoal de conhecimentos na ampla área de Circuitos e Sistemas. Além de contribuir para a formação profissional, o CAS é uma importante ferramenta para auxiliar os alunos na fixação do conteúdo das disciplinas regulares. 
 
O edital pode ser acessado aqui. As inscrições estão abertas até o dia 09 de abril e podem ser feitas pelo link
 
Demais dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail e pelo Instagram
 

6 - PROFMAT convida para defesas

 
O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional convida toda comunidade acadêmica para os trabalhos de conclusão de curso:
 
 
Título: Desempenho de Estudantes do Estado de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 Considerando Variações Socioeconômicas, do aluno Cayo César Viana de Lima
Quando: 09 de abril, às 15h, via Google Meet
Mediadora: Carla R. Guimarães Brighenti
 
Título: Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental - Metodologias Ativas, da discente Fernanda Cristine Guimarães Agostini
Quando: 09 de abril, às 16h, pelo Google Meet
Mediador: Francinildo Nobre Ferreira
 
Haverá entrega de certificados e a presença dos ouvintes será registrada no momento das apresentações. 
 

7 - Pós em Biotecnologia convida para defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/CCO convida a toda comunidade acadêmica para o exame de defesa da tese de doutorado intitulada Expressão da fitase de Aspergillus nidulans em células de Komagataella phaffii (Pichia pastoris) e análise de sua estabilidade em diferentes pHs por dinâmica molecular, da discente Thaís Paiva Porto de Souza.
 
Quando: 09 de abril, às 08h30, pelo Google Meet.
 
A banca está composta pelos doutores:
- Alexsandro Sobreira Galdinio - orientador - UFSJ (Presidente)
- Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues - co-orientadora - UNIFAL
- Michel Rodrigo Zambrano Passarini - UNILA (Titular)
- Sabrina de Azevedo Silveira - UFV (Titular)
- Luciana de Paula Naves - UFLA (Titular)
- Nayara Delgado André Bortoleto - UFSJ (Titular)
- Daniel Bonoto Gonçalves - UFSJ (Suplente)
- Adriano Guimarães Parreira - UEMG (Suplente)
 

8 - Abertas as inscrições para o mestrado no PGDPLAT

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) recebe, até 16 de abril, inscrições para novos alunos de mestrado. De acordo com o edital, a seleção será feita em três etapas: Prova Única (instrumental de língua estrangeira e dissertativa de conhecimentos específicos); Entrevista e Análise de Intenção de Pesquisa; e Análise Curricular. 
 
Atenção: não há taxa de inscrição para participar do processo seletivo!
 
O PGDPlat possui as linhas de pesquisa "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território" e "Economia Internacional e Território". 
 
Mais informações na página do Programa
 

9 - Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 73ª Reunião Anual da SBPC se encerram dia 20

 
O evento será realizado virtualmente entre os dias 18 e 24 de julho, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e terá como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”
 
Estão abertas até o dia 20 de abril as inscrições para a Sessão de Pôsteres da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que será realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre os dias 18 e 24 de julho de 2021, terá como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. Devido à pandemia de coronavírus, o evento será virtual.
 
Todos os resumos aprovados serão incluídos na programação da Sessão de Pôsteres, destinada à apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas; experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem; e relatos de casos ou experiências. Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e outros profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante. Todas as informações sobre o processo de submissão estão disponíveis no site da Reunião Anual.
 
Nesta edição de 2021, o evento terá um limite de 300 pôsteres, que se for atingido antes da data final do prazo, as inscrições serão encerradas, inclusive para as Instituições que objetivam participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica.
 
A 73ª Reunião Anual da SBPC contará também com uma Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, painéis e webminicursos. Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e Família.
 
Com exceção da Sessão de Pôsteres e dos webminicursos, as outras atividades são gratuitas.
 
A Reunião Anual
 
Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 160 sociedades científicas afiliadas, de todas as áreas do conhecimento.
 
A Reunião Anual da SBPC é realizada ininterruptamente desde 1949. Realizada em um estado brasileiro a cada ano, em 2020, pela primeira vez, precisou ser realizada de forma virtual, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, decisão que será mantida em 2021.
 
As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
 
Mais informações no site oficial do evento.
 
*Com informações de Assessora de Comunicação da SBPC
 

10 - CAPES já investiu R$53,7 milhões em programa de combate à COVID-19

 
Fundação concedeu 1.959 bolsas pelo Programa de Combate a Epidemias, que completou um ano na sexta-feira, 2 de abril
 
A CAPES já investiu R$ 53,7 milhões e concedeu 1.959 bolsas por meio do Programa de Combate a Epidemias. A iniciativa, que completou um ano na sexta-feira, 2 de abril, tem a finalidade de incentivar estudos voltados à prevenção e ao enfrentamento à COVID-19 e outras doenças epidemiológicas.
 
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observa que a Fundação tem agido para atender a demandas da sociedade a partir de pesquisas de induzidas e de grande relevância na atualidade: “Os programas estratégicos induzidos da CAPES direcionam os investimentos para onde há maior necessidade. É o caso do combate à pandemia, em que instituições de ensino superior, atuantes no Sistema Nacional de Pós-Graduação,  têm dado uma resposta muito positiva”.
 
O programa foi dividido em duas dimensões: ações estratégicas emergenciais imediatas e ações estratégicas emergenciais induzidas em áreas específicas. Na primeira, a CAPES concedeu 1.189 bolsas de forma emergencial para programas de pós-graduação com notas 5, 6 e 7 que apresentam potencial para desenvolver pesquisa e formar pessoal qualificado para a área-objeto da iniciativa. Na segunda, a Fundação abriu três editais (veja aqui, aqui e aqui), de onde foram selecionados 109 projetos. Até o momento foram concedidas 770 bolsas, além de recursos de custeio.
 
Oito das iniciativas escolhidas pela CAPES procuram desenvolver uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) concentram esforços em um imunizante, a ser aplicado pelo nariz, com tecnologia 100% brasileira. A intenção é proteger as vias respiratórias, criando anticorpos específicos contra o SARS-COV-2.
 
De acordo com Jorge Kalil, imunologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, uma vantagem desse tipo de aplicação é que ela oferece maior proteção também a terceiros. “As vacinas atuais evitam a doença, mas não se sabe se impedem que o vírus permaneça nas fossas nasais e na orofaringe, na garganta e no nariz”, afirma o cientista, que também coordena o projeto. Embora o protótipo esteja pronto, alguns passos ainda precisam ser cumpridos até que a vacina possa ser oferecida no mercado.
 
A produção de vacinas, bem como de diagnósticos, reposicionamento de fármacos, entre outras técnicas, seguem o cronograma do Programa. Em quatro anos haverá o investimento de R$ 200 milhões e a concessão de 2.600 bolsas.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 14/04/2021