1 - Abertas inscrições para Evento Nacional ''Ser-mulher'' no mundo acadêmico: entraves e potencialidades

 
Estão abertas, até o dia 15 de abril, as inscrições para o Evento Nacional ''Ser-mulher'' no mundo acadêmico: entraves e potencialidades, que acontecerá nas tardes dos dias 14 e 15 de abril. O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Hipátia (UFSJ) e marca a abertura do grupo à novas participantes, enfatizando o caráter interdisciplinar e interinstitucional da proposta.
 
A programação conta com uma atividade interna e restrita às participantes do grupo, o II Seminário Interno do Grupo Hipátia: apresentação de pesquisas e perspectivas de estudo, que consolida o grupo como um espaço de debate e inserção à pesquisa de estudantes mulheres.
 
Além disso, o evento abre inscrições para todas as pessoas interessadas em participar do Ciclo de Rodas de conversa, que apresentará temas pertinentes para se pensar o lugar e a existência da mulher no mundo acadêmico, em todas as dimensões do feminino. As temáticas abordadas pelas convidadas serão ''Ser-mulher'' no mundo acadêmico; Mulheres na Filosofia e Maternidade e Carreira Acadêmica.
 
O Grupo Hipátia (UFSJ) é uma iniciativa do PET Filosofia em parceria com o Laboratório Ártemis, ambos programas do DFIME/UFSJ. O evento busca reunir todas as pessoas interessadas na reflexão e construção coletiva de espaços mais igualitários na universidade e na sociedade. 
 
Aos interessados, as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível aqui
 
Para mais informações, acesse o site do evento.
 

2 - Pós em Letras convida para palestra com Eneida Maria de Souza

 
Nesta quarta, 7, às 16h, com transmissão pelo Google Meet, o Programa de Mestrado em Letras da UFSJ (Promel) recebe a professora Eneida Maria de Souza (UFMG), decana da crítica literária brasileira, que foi visitante no Programa, de 2010 a 2014. Eneida vai falar sobre Crítica literária e cultural hoje, como convidada da professora Maria Ângela Resende, que ministra a disciplina Teorias Críticas da Cultura.
 
Professora emérita da UFMG, Eneida é doutora em Literatura Comparada - Semiologia, pela Université de Paris VII, com tese sobre Mário de Andrade. Seu currículo informa que tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e crítica brasileira. Transita por esse trajeto crítico da forma como gosta: pelas margens, propondo deslocamentos marcados pela transdisciplinaridade, os quais biografam o real como metáforas.
 
Autora de quase 30 títulos, sua produção dá bem a medida das inquietações intelectuais que marcam sua carreira acadêmica. O “caráter móvel dos signos” está presente em Crítica cult (Editora UFMG, 2002); Pedro Nava: o risco da memória (Funalfa, 2004) e O século de Borges (Editora Autêntica, 2009), e também nas publicações de que participou, como Modernidades tardias (UFMG, 1998) e Mário de Andrade e Henriqueta Lisboa – Correspondências (Edusp/Peirópolis, 2010).
 

3 - Boletim Sangue Bom indica urgência de doação de sangue

 
O estoque de sangue dos tipos “O positivo” e “A positivo” estão em situação crítica, segundo divulgação da Fundação Hemominas. O tipo “O negativo” está em estado de alerta. Essa é a notícia que o programa de extensão Sangue Bom e a Assessoria de Comunicação da UFSJ (Ascom) destacaram, no dia 6 de abril, no “Boletim Sangue Bom”.
 
A publicação da Hemominas segue detalhando a situação do estoque: os tipos “A negativo”, “B positivo”, “B negativo” e “AB negativo” estão adequados. O tipo “AB positivo” está estável.
 
A Fundação Hemominas funciona normalmente durante a Onda Roxa, adotando todas as medidas para que o doador se sinta seguro no momento da doação. Os candidatos à doação de sangue devem efetuar o agendamento on-line no site ou pelo MGapp - Cidadão.
 
O programa de extensão Sangue Bom, em parceria com a Ascom, divulga, quinzenalmente, notícias, campanhas e dados da Fundação Hemominas, especialmente sobre a situação dos estoques de sangue. A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta, essencial para manutenção dos bancos de sangue, especialmente durante a pandemia da Covid-19, devido à drástica redução no número de doadores.
Seja a diferença nessa pandemia: doe sangue, doe vida!
 
Mais informações, siga o Instagram.
 

4 - Capes lança edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

 
O documento corresponde a duas chamadas, cada uma oferecendo até 10 bolsas
 
A Capes e a Comissão Fulbright divulgaram no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 05, o Edital nº 05/2021, do Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). O documento traz as diretrizes para duas chamadas com a oferta de até 10 bolsas em cada. Uma delas vai atender a estudantes brasileiros das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Saúde e Ciências da Vida.
 
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explica que o Programa forma profissionais de alto nível nos EUA, “como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”. Além disso, as ofertas são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.
 
O CAPES/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.
 
As bolsas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela CAPES, a Fulbright e as universidades americanas. Cada bolsista deste Programa será apoiado financeiramente pela CAPES e pela Fulbright com o valor anual de até US$ 55 mil.
 
Cronograma
 
As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até 02 de julho. Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 07/04/2021