1 - INFORMATIVO DIPES/PROGP- Nº 14/2021

 
PRAZO FINAL PARA INFORMAÇÕES FOLHA ABRIL 2021 -FÉRIAS
 
A Divisão de Administração de Pessoal vem reforçar que, conforme Informativo Dipes/Progp nº 12/2021, o prazo para envio de informações para processamento na folha de abril 2021 se encerrará amanhã, 09/04/2021.
 
Ressaltamos ainda que ontem foi encerrado o prazo para alteração de férias no SigRH, para folha de abril 2021, de alterações com antecedência mínima de 60 dias do início dos períodos alterados/remarcados que dependeram apenas da homologação da chefia imediata. O sistema será reaberto em breve para solicitações com processamento em maio 2021.
 
Quanto às situações que dependem da autorização da Reitoria, em especial mudanças para abril e maio decorrentes do calendário acadêmico de 2021, informamos que os pedidos com as devidas justificativas deverão ser encaminhados pela chefia imediata do servidor, via memorando, ao Gabinete da Reitoria.
 
Destacamos, mais uma vez, que o prazo da folha de abril é 09/04/2021, portanto só serão operacionalizados os memorandos de alteração de férias enviados ao Gabinete da Reitoria até às 17h de amanhã, sexta, 09/04/2021.
 
Os pedidos para alterações relativas a abril e maio, que não atentarem para o prazo estabelecido, ficarão impossibilitados de operacionalização, o que pode trazer prejuízos ao servidor, bem como impedimento de seu usufruto, uma vez que não haverá possibilidade de inclusão nos sistemas.
 
Os Manuais de Férias podem ser encontradas no endereço disponível aqui
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato por email: sereg@ufsj.edu.br e dipes@ufsj.edu.br
 

2 - Alunos da UFSJ participam do Diálogo Nobel, discutindo o valor da Ciência

 
Nesta quinta, 8, a partir das 10h, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), realiza encontro virtual com dois laureados com o Prêmio Nobel. O valor da Ciência vai reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes do Ensino Superior para debater a importância da Ciência, especialmente neste momento de grave crise sanitária, econômica e social, em função da pandemia de Covid-19. As discussões serão transmitidas ao vivo no YouTube, em português e inglês.
 
A UFSJ estará representada pela aluna Núbia Rodrigues, graduanda em Psicologia, e pelo aluno Eduardo Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, selecionados por intermédio da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assin).
 
O encontro virtual será dividido em duas etapas. Os laureados May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012) apresentarão suas perspectivas de pesquisa em formato de entrevista. Na sequência, estão previstas duas mesas-redondas, com a participação dos estudantes selecionados, que terão a oportunidade de apresentar os questionamentos recebidos de seus colegas.
 

3 - Pós em Música realiza primeira qualificação

 
A sonatina para violão-solo de Sérgio Vasconcellos-Corrêa: uma abordagem analítica, interpretativa e técnica é o título da dissertação que o mestrando Jéffrey Antônio de Andrade submeteu a exame público de qualificação na última quinta, 1º de abril, junto ao Programa de de Pós-Graduação em Música da UFSJ (PPGMUSI). Na banca, estavam os professores Rogério Tavares Constante (orientador, UFSJ), Thiago Colombo de Freitas (Federal de Pelotas), Antônio Carlos Guimarães (UFSJ) e Guilherme Vincens (UFSJ).
 
Trata-se da primeira dissertação a passar por qualificação desde o início da pós em Música, em agosto de 2019. “Nosso programa de pós-graduação vem colhendo suas primeiras realizações institucionais. É uma iniciativa importante na área, já que são poucos os mestrados em Música localizados fora das capitais e, em nosso caso, numa região com forte demanda”, explica o coordenador do Programa, professor Edilson Rocha.
 
Segundo ele, o PPGMUSI vem sofrendo os impactos da pandemia e de outros fatores mas, ainda assim, “orientadores e orientandos se desdobram para a continuidade do Programa com produção pontual e de alta qualidade.”
 
Nesta sexta, 9, às 20h, Jéffrey apresenta, no YouTube, as Sonatinas em recital.
 

4 - CNPq inscreve para prêmio nacional de fotografia

 
Estão abertas, até o dia 29 deste mês, as inscrições para o X Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, promovido pelo CNPq, com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para a divulgação e a popularização da Ciência e Tecnologia.
 
Dividido em duas categorias, Imagens produzidas por câmeras fotográficas e Imagens produzidas por instrumentos especiais, o Prêmio vai contemplar os primeiros colocados com valores em dinheiro, que variam de R$ 8 mil a R$ 2 mil, além de passagem aérea e hospedagem para participar da 73ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora, caso as condições sanitárias estejam favoráveis.
 
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo e-mail
 

5 -  Uso de telas digitais na saúde ocular é tema de live

 
O programa Saúde Além da Escola, coordenado pela professora Letícia Helena Januário (CCO), convida a todos para a live Impacto do uso de telas digitais na saúde ocular, que acontecerá no dia 08 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 
 
O evento é direcionado a acadêmicos, profissionais de saúde, de educação e a qualquer público em geral de todo o Brasil, dada à importância da abordagem da saúde ocular e os impactos causados a todos pelo uso excessivo das tecnologias, especialmente nesse período de pandemia. 
 
Tem como objetivo disseminar e agregar conhecimento acerca da saúde ocular, ressaltando a prevenção de potenciais agravos relacionados às tecnologias digitais.
 
O link de acesso será disponibilizado via e-mail a todos os inscritos na plataforma Even3. Além disso, haverá certificado de participação com carga horária de 2 horas. 
 
Para mais informações, acesse o Instagram do programa

Última atualização: 08/04/2021