1 - INFORMATIVO DIPES/PROGP- Nº 15/2021

 
ALTERAÇÃO DE DADOS BANCÁRIOS – MENSAGEM GOVERNO
 
Prezados servidores ativos, aposentados e pensionistas,
 
Fazendo referência à mensagem encaminhada na manhã de ontem, pelo Governo Federal, sobre alteração de dados bancários, cujo remetente é mensagem@servidor.gov.br, inicialmente orientamos que todos entrem em contato com a agência bancária da conta que recebe o pagamento da remuneração, a fim de verificar se houve alguma alteração do domicílio bancário (agência/conta), por decisão do seu banco.
 
Esclarecemos que, confirmado que os dados de domicílio bancário continuam os mesmos, não há procedimentos a serem realizados, pois o pagamento será creditado na conta cadastrada como sempre é efetuado.
 
No caso dos seus dados bancários terem sido alterados, faz-se necessário solicitar alteração, conforme procedimentos do tutorial.
 
Ressaltamos, também, que deverá ser informada conta salário, que deve estar vinculada com a nova conta corrente no banco para fins de recebimento do salário/provento/pensão.
 
Informamos ainda que a UFSJ não adota o procedimento informado no email encaminhado pelo governo, que faz referência ao requerimento disponível no Sigep. O procedimento é todo conforme tutorial anexo.
 
Esclarecemos que a mudança de algumas agências/contas ocorreu por iniciativa dos bancos, e foi em âmbito nacional. Não houve notificação ou disponibilização de listagem de agências alteradas ou relatório de servidores/pensionistas impactados, sendo necessário que todos façam a verificação.
 
Acreditamos que a maioria dos servidores/pensionistas não será impactada, porém para se evitar transtornos no recebimento da remuneração já no próximo mês, orientamos a todos que entrem em contato com sua agência bancária e apurem a informação o mais rápido possível. O prazo para pedidos de alteração, para que haja tempo hábil para operacionalização nos sistemas é 14/04/2021, próxima quarta.
 

2 - Ascom convida a comunidade a parabenizar a UFSJ

 
Olá, comunidade acadêmica!
 
Mais uma vez, devido à pandemia da covid-19, não poderemos comemorar presencialmente os 34 anos da UFSJ. Pensamos, porém, em uma forma de desejar boas vibrações uns aos outros nessa data: convidar nossa comunidade a participar do vídeo de aniversário da instituição que estamos produzindo, e que faz parte da campanha "Declare seu amor à UFSJ".
 
A ideia é pedir a vocês que gravem um vídeo cantando "Parabéns para você" ou dizendo uma frase que expresse seu amor pela Universidade. Você pode estar sozinho e pode também convidar quem você quiser a participar! O importante é que seja gravado com a câmera na horizontal, pode ser a do seu celular mesmo, num ambiente de boa luminosidade e de frente para a fonte mais forte de luz, para que o seu rosto fique bem visível.
 
Para marcar o tom dessa música tão conhecida, e facilitar que cantemos todos no mesmo ritmo, a seguir uma gravação em piano feita pela professora do curso de Música da UFSJ, Carla Reis. Não utilizem a música na gravação do vídeo e sim como referência de tom e velocidade do canto. Não se preocupem com cortes, pois os vídeos serão editados pela equipe da TV UFSJ. Até por isso, precisamos que nos enviem o material gravado até a próxima quarta-feira, dia 14 de abril, no e-mail tv@ufsj.edu.br, para que tenhamos tempo hábil para a finalização do produto. 
 
Tentaremos utilizar todos os vídeos recebidos. Mas avisaremos se não for possível utilizar algum deles.
 
A equipe da Assessoria de Comunicação agradece a participação, já contando com todos vocês!
 

3 - NTInf moderniza parque tecnológico da UFSJ

 
A UFSJ investiu mais de R$ 3,6 milhões na compra de 350 computadores desktops, 337 notebooks e equipamentos para concluir a instalação do wifi nos três campi de São João del-Rei e no Solar da Baronesa. A aquisição foi conduzida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf) e busca promover a qualidade de trabalho dos servidores e também do ensino para os estudantes da Universidade.
 
De acordo com o diretor do Núcleo, Rodrigo de Carvalho Santos, o investimento teve como intuito modernizar o parque tecnológico da UFSJ, atendendo a demandas dos setores administrativo e acadêmico da instituição. “A compra dos computadores e dos equipamentos para a instalação do wifi tem como principal objetivo proporcionar a servidores e alunos da UFSJ melhores condições para realização de suas atividades”, complementa.
 
Atualização do parque tecnológico
 
A aquisição dos novos desktops da UFSJ permitirá a renovação dos computadores de setores da administração e também de laboratórios. Já os notebooks irão atender a uma demanda imediata de servidores por equipamentos para trabalhar de maneira remota.
 
De acordo com o NTInf, houve grande quantidade de pedidos de acautelamento para que técnicos e professores pudessem executar suas atividades durante a pandemia. As solicitações foram atendidas e, atualmente, 126 computadores estão emprestados, mas novos pedidos estão à espera. Com a chegada dos novos notebooks, a UFSJ poderá ampliar os empréstimos e contribuir com o trabalho de mais servidores. Com a futura retomada das atividades presenciais, esses equipamentos irão proporcionar mais mobilidade, facilitando as atividades de técnicos e professores.
 
Wifi nos campi
 
A compra realizada permitirá também a conclusão da Fase 1 do Projeto WiFi-UFSJ, que visa oferecer internet wireless em todos os campi de São João del-Rei. A iniciativa promove a reestruturação da rede cabeada e a instalação de aparelhos nos campus Santo Antônio, Dom Bosco e Campus Tancredo Neves, e também no Solar da Baronesa, para possibilitar o acesso à internet a todos os servidores e estudantes.
 
O chefe do Setor de Internet e Redes (Setir), Ubirajara Cesário, explica que a nova estrutura irá proporcionar 100% de cobertura wifi nos campi que integram a Fase 1 do projeto. “É importante destacar ainda que a nova rede será única para toda a Universidade, permitindo mais controle e segurança para a instituição e para os usuários. As atividades estão dentro do cronograma e nosso intuito é concluir toda a instalação de forma que, no segundo semestre deste ano, o wifi já esteja disponível nos campi de São João del-Rei.”
 
Ubirajara Cesário ainda destaca o trabalho dos técnicos do Setor que, nestes tempos de pandemia, trabalham de maneira presencial na execução das atividades. “É fundamental enfatizar a atuação dos profissionais do Setir que realizam o trabalho de instalação para o sucesso do Projeto Wifi UFSJ. São eles: Alexandre Silva de Almeida, Felipe Reis Valente e Derek Resende Souza. Além disso, não podemos deixar de valorizar também todo o trabalho remoto realizado pelo restante da equipe, tanto nos campi da sede quanto nos fora de sede.”
 
Rodrigo Santos salienta que todo o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Campus, que promove a adequação da parte física dos prédios, preparando os espaços para a implantação dos equipamentos da rede wireless.
 

4 - Dicon alerta: prazo para colação de grau

 
A Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico da UFSJ (Dicon) lembra aos alunos concluintes, aptos a colar grau na cerimônia marcada para o mês de julho, que a data limite para solicitar inclusão é dia 16, próxima sexta-feira, conforme calendário acadêmico da graduação em vigência, disponível para consulta.
 
Fiquem atentos!
 

5 - Calendário acadêmico define datas importantes para os semestres de 2021

 
Junto com a resolução que organiza o ensino remoto na UFSJ neste ano de 2021, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou também o calendário acadêmico para os dois próximos semestres letivos (2021/1 e 2021/2) dos cursos de graduação e de pós-graduação.
 
O calendário estipula 14 semanas para cada semestre letivo: de 17 de maio a 20 de agosto, e de 13 de setembro a 17 de dezembro. Traz também a descrição das datas destacadas no ano. Assim, estão discriminados os dias úteis, feriados e recessos, bem como as indicações destinadas a coordenadores e a técnicos das coordenadorias de curso e da área de controle acadêmico, como datas de encaminhamento das disciplinas, períodos de matrícula e transferências de alunos de outras instituições de Ensino Superior para a UFSJ.
 
Algumas datas requerem atenção dos estudantes, como a primeira etapa da inscrição periódica para o primeiro semestre, que ocorre brevemente, de 28 de abril a 3 de maio. Os pedidos para colação de grau coletiva, marcada para julho, devem ser protocolados na Dicon até a próxima sexta, 16.
 
Eventos, feriados e recessos
 
O calendário acadêmico de 2021 detalha, ainda, a data dos grandes eventos institucionais, como o Inverno Cultural, o mais importante projeto de extensão da UFSJ, que ocorrerá de 21 a 29 de agosto, oferecendo opções artísticas virtuais em tempos de pandemia, e o Congresso de Produção Científica da UFSJ, a maior mostra do que é produzido em termos de ensino, pesquisa e extensão pelos pesquisadores da Universidade. Esse evento está programado para a semana de 8 a 12 de novembro, a cargo das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proen), Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin).
 
Os feriados cívicos e religiosos merecem atenção, pois alguns são específicos para as cidades onde a UFSJ possui campus: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. No primeiro semestre, estão previstos os feriados de 21 de abril (Tiradentes e aniversário da Universidade) e de 3 de junho (Corpus Christi). Dia 1º de junho é feriado em Divinópolis, aniversário do município. Em Ouro Branco e Sete Lagoas, no dia 13, é comemorado Santo Antônio, padroeiro dessas cidades.
 
No dia seguinte, 14, a sede homenageia Santa Nhá Chica, a são-joanense que viveu no século XIX e foi canonizada pela Igreja Católica. Os recessos no primeiro semestre letivo ocorrem nos dias 2 de junho (somente em Divinópolis), 4 e 5, em todos os campi.
 
No segundo semestre, o calendário marca os feriados de 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Padroeira do Brasil), 1º de novembro (data em que a UFSJ vai comemorar o Dia do Funcionário Público), 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República). As colações de grau coletivas estão agendadas para o período de 23 a 26 de novembro. A data de 8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição, será feriado municipal em São João del-Rei e religioso em Sete Lagoas e Divinópolis. Dia 12, Ouro Branco celebra a emancipação.
 
Links
 
Calendário da graduação
Calendário da pós-graduação
 

6 - Equipes de pesquisa da UFSJ são selecionadas em projeto do Sebrae

 
Três equipes de pesquisa do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (Dcnat) foram selecionadas no Edital Catalisa ICT de Pesquisas com Potencial de Inovação do Sebrae. Serão mil equipes treinadas nessa etapa, entre mais de três mil inscritas. A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada neste link
 
A equipe do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM), formada pelas professoras Raquel Alves Costa e Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga, e pelos mestres Monique Macedo Coelho e Bruno Henrique Costa, é uma delas.
 
Orthopedicnanocure se dedica ao estudo de reparos ósseos e cartilaginosos, tema do estudo de mestrado dos dois alunos da equipe. “No caso da Monique”, destaca Raquel, “observamos o potencial que nanopartículas de ouro associadas a uma proteína da dieta têm como imunizante, que injetamos em animais, com uma proposta muito boa de melhora no reparo de lesão de cartilagem.” O resultado do trabalho de Bruno, por sua vez, mostra avanço no processo de reparação óssea. “No reparo de cicatrizes, usamos essa proteína da dieta com uma nanopartícula de ouro para imunizar. Esse princípio já vem sendo estudado por mim há mais de 15 anos no processo de cicatrização” , explica.
 
Raquel conta ainda que nessa etapa de treinamento, o objetivo é que a equipe possa aprender a estruturar um plano de negócios e se capacitar para concorrer à etapa seguinte do Catalisa ICT, um edital público que selecionará 270 equipes universitárias, oferecendo financiamento da ordem de R$ 150 mil.
 
Nanotecnologia
 
As outras duas equipes selecionadas têm como consultor científico o professor Marco Antônio Schiavon, e como sócio-fundadores os doutorandos André Felipe Vale da Fonseca, do Programa de Pós-Graduação Multicêntrica em Química (PPGMQ-MG), e Brener Rodrigo de Carvalho Vale, do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT).
 
Aqui, a proposta foi criar uma startup, a TechDots, focada em pontos quânticos para comercialização e aplicação. “Por motivos de organização e para melhor trabalharmos nas duas vertentes da empresa – comercialização dos nanomateriais e desenvolvimento de soluções tecnológicas –, nos dividimos em dois projetos”, comenta André.
 
Fotossíntese inteligente utilizando nanotecnologia de pontos quânticos, proposto por Brener Vale, tem na equipe os doutorandos Letícia Magalhães e Rafael Mourão. A intenção é fazer filmes de pontos quânticos e utilizá-los numa estufa. Como é possível controlar as propriedades de absorção e emissão do ponto quântico, o filme irá absorver a luz que não é aproveitada pela planta e emiti-la naquela cor, mais interessante para o crescimento de determinada planta. Com o controle do tamanho do material é possível cobrir uma grande variedade de plantas.
 
Brener esclarece: “Nosso maior objetivo é que nossa pesquisa saia da bancada de laboratório e chegue até o consumidor final, de forma que a sociedade se beneficie do conhecimento que foi desenvolvido na Universidade.” A oportunidade é também aprender, por meio do Catalisa ICT, sobre inovação e empreendedorismo, “lacunas em nossa formação de pesquisadores."
 
O projeto Pontos quânticos: impulsionando a nanotecnologia nacional, a cargo de André Fonseca, conta com a doutoranda Thais Adriany na equipe. Os pontos quânticos são nanomateriais que apresentam excelentes propriedades de emissão e absorção de luz, dependentes de seu tamanho. Essas propriedades são importantíssimas do ponto de vista tecnológico da aplicação em células solares/LEDs. No entanto, grupos e empresas ainda têm que importá-los do exterior, tornando o processo lento e de maior custo. O grupo, que possui experiência na síntese desses nanomateriais, criou a ideia da startup para aproximar essa tecnologia de empresas e de pesquisadores nacionais, visando baixo custo com eficiência. “Será uma jornada importantíssima de aprendizado, na qual agregaremos os conhecimentos de empreendedorismo ao âmbito acadêmico, aplicando uma visão de mercado ao que, até aqui, desenvolvemos com olhares puramente científicos”, avalia André.
 
Marco Antônio Schiavon destaca ser essa a primeira participação das equipes de pesquisa que coordena em editais desse teor. Conseguir emplacar dois projetos, nesse momento econômico restritivo, no país e no mundo, “é um avanço e uma conquista”. O pesquisador segue a análise: “Sentimos que nosso grupo de pesquisa está pronto para se lançar na área empresarial. Após a construção de nossos fundamentos científicos, formação e aprofundamento de conhecimento na área, temos condição de apresentar aplicações e empreender no mercado nacional, para contribuir com o desenvolvimento de formação de empresas de bases tecnológicas para o Brasil”, orgulha-se.
 
O que é o Catalisa ICT
 
Trata-se de um projeto que aproxima as universidades, como detentoras de quantidade expressiva de conhecimentos, e o mercado de trabalho, por meio de negócios inovadores de base tecnológica. O objetivo do Sebrae é estimular o desenvolvimento econômico e social do Brasil, incentivando uma jornada de aceleração que oferece a pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.
 
O Catalisa ICT compreende aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui, em cada etapa, gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta. A ideia é catalisar soluções inovadoras que resolvam demandas ou problemas de empresas, governo, sociedade e ambiente, por meio da indução e dinamização de conexões entre os atores-chave dos ecossistemas de inovação brasileiros, de forma digital, colaborativa, democrática e escalável.
 

7 - Embaralhamento de Hummer nos Seminários Defim

 
Nesta segunda, 12, às 19h, com transmissão pela RNP, acontece a quinta palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. O embaralhamento de Hummer é o tema do professor Bernardo Borges de Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Bernardo, graduado em Engenharia Civil pela UFMG, possui doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e exerce o cargo de professor titular do Departamento de Matemática na instituição mineira. Sua área de atuação é probabilidade, mais especificamente, o estudo de questões ligadas aos modelos de percolação.
 
Neste webinário, serão feitas algumas mágicas com baralho, no intuito de provar um teorema. É recomendado que a audiência acompanhe a atividade com as cartas em mãos.
 
Apresentações anteriores
 
O evento teve início dia 1º de março, e já realizou quatro conferências, que podem ser revistas no canal que o Departamento mantém no YouTube. Laécio Carvalho de Barros, da Unicamp, falou sobre Lógica Fuzzy e aplicações; Heloisa Passarelli Vieira (Itaú) trouxe o tema Exemplo de utilização da matemática/estatística no meio empresarial; Kelly Beatriz Dozinel (UFSJ), com Elas nas Exatas?, debateu o tema mulheres na Ciência; Sandra Mara Malta, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), discutiu com a audiência Um modelo SEIRD generalizado para a Covid-19 com mecanismo implícito de distanciamento social.
 

8 - HIPERLINK: festival pode ser visitado até segunda, 12

 
A exposição virtual HIPERLINK - Festival de Artes Integradas, fica no ar até a próxima segunda, 12 de abril. Com o objetivo de buscar formas de os alunos se expressarem artisticamente, no cenário do ensino remoto, discentes e docentes dos cursos técnicos integrados de Edificações e Meio Ambiente, do IF-Sudeste MG - Campus São João del-Rei, idealizaram o evento interativo.
 
Os visitantes virtuais podem dialogar com as obras, correspondendo-se com os artistas, pela troca de comentários e inserção, em algumas galerias, de suas contribuições artísticas.
 
Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Rosana Machado, as galerias de arte foram criadas pelos próprios estudantes. “A ideia é a de uma exposição artística transportada para o ambiente virtual, em que as galerias dão lugar aos hiperlinks, com obras de diversas linguagens: artes visuais, audiovisuais, obras literárias.” Além dos discentes, a galeria receberá também a colaboração de Bella Inácia, artista plástica, performer e professora em Belo Horizonte.
 
Além de Rosana, a professora Janaína Rufino e a jornalista Juliana Rodrigues apoiam a iniciativa, que conta também com o trabalho voluntário de duas bolsistas, Amanda Resende e Lara Lima.
 
HIPERLINK pode ser acessada gratuitamente, pela plataforma Padlet, e pelo Instagram.

Última atualização: 13/04/2021