1 - ERRAMOS

 
Diferentemente do que foi publicado em nossas mídias no dia 7 de abril, a dissertação do mestrando Jéffrey Antônio de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFSJ (PPGMUS), não foi a primeira a ser submetida a exame de qualificação. Foi a segunda. O trabalho da mestranda Elisangela Naves Vivas detém essa marca, pois foi apresentada e aprovada por banca de qualificação composta pelos professores Antônio Carlos Guimarães (Dmusi) e Kleber do Sacramento Adão (Dcefs) no dia 11 de dezembro do ano passado.
 
O impacto das práticas musicais e atividade física como fatores protetivos para a reserva cognitiva em idosos octogenários em São João del-Rei: um estudo retrospectivo comparativo é orientado pelo professor Sérgio de Figueiredo Rocha (Dmusi). Nossa reportagem conversou com Elisangela, que fala aqui um pouco sobre sua pesquisa.
 
Qual a emoção ao defender sua qualificação em dezembro?
 
A qualificação foi fruto de um trabalho de revisões sucessivas e um contato com os idosos (que, infelizmente, teve que ser interrompido em março/2020). Por isso, fiquei muito grata, porque, apesar da pandemia, e pelo fato da pesquisa estar adiantada, foi possível realizar uma coleta de dados que tornou viável a qualificação ainda em 2020.
 
Sua dissertação já caminha para defesa?
 
Acredito que minha dissertação estará pronta e revisada em junho deste ano, e já estou me preparando para a defesa. Felizmente, o público-alvo da minha pesquisa (idosos de 80 a 89 anos) já está vacinado, o que torna possível finalizar a coleta de dados em abril/maio deste ano.
 
O que a motivou a estudar esse tema?
 
Desde minha graduação em Educação Física, já trabalhava com idosos em projetos de pesquisa e extensão. Como curso, simultaneamente, a graduação e o mestrado em Música, desenvolvo essa linha de pesquisa, que vem coroar os meus mais autênticos interesses em continuar atuando nessa área.
 

2 - Ascom convida a comunidade a parabenizar a UFSJ

 
Olá, comunidade acadêmica!
 
Mais uma vez, devido à pandemia da covid-19, não poderemos comemorar presencialmente os 34 anos da UFSJ. Pensamos, porém, em uma forma de desejar boas vibrações uns aos outros nessa data: convidar nossa comunidade a participar do vídeo de aniversário da instituição que estamos produzindo, e que faz parte da campanha "Declare seu amor à UFSJ".
 
A ideia é pedir a vocês que gravem um vídeo cantando "Parabéns para você" ou dizendo uma frase que expresse seu amor pela Universidade. Você pode estar sozinho e pode também convidar quem você quiser a participar! O importante é que seja gravado com a câmera na horizontal, pode ser a do seu celular mesmo, num ambiente de boa luminosidade e de frente para a fonte mais forte de luz, para que o seu rosto fique bem visível.
 
Para marcar o tom dessa música tão conhecida, e facilitar que cantemos todos no mesmo ritmo, a seguir uma gravação  em piano feita pela professora do curso de Música da UFSJ, Carla Reis. Não utilizem a música na gravação do vídeo e sim como referência de tom e velocidade do canto. Não se preocupem com cortes, pois os vídeos serão editados pela equipe da TV UFSJ. Até por isso, precisamos que nos enviem o material gravado até a próxima quarta-feira, dia 14 de abril, no e-mail tv@ufsj.edu.br, para que tenhamos tempo hábil para a finalização do produto. 
 
Tentaremos utilizar todos os vídeos recebidos. Mas avisaremos se não for possível utilizar algum deles.
 
A equipe da Assessoria de Comunicação agradece a participação, já contando com todos vocês!
 

3 - Comissão Eleitoral: editais para representação docente e técnica

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ comunica que estão abertas inscrições para a eleição de representantes docentes e técnicos, normatizadas em dois editais, como descrito a seguir. Estão habilitados a se candidatar e a votar os servidores em exercício do quadro efetivo da Universidade. Os candidatos podem enviar, no momento da inscrição, carta de apresentação e divulgação de sua candidatura, limitada a uma página em formato .pdf, para o e-mail comissaoeleitoral@ufsj.edu.br, para publicação na página da Comissão.
 
O Edital nº 05/2021 abre vagas para composição docente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), no Conselho Diretor (Condi) e na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), para as quais podem concorrer docentes do quadro da UFSJ, em exercício, nos termos do presente Edital e segundo o Estatuto da Universidade, que serão eleitos por seus pares. Vale ressaltar que é vedada a inscrição simultânea em mais de uma vaga para os Conselhos Superiores.
 
No Conep, são três vagas para docentes que atuam na graduação. No Condi, duas vagas, para docentes sem função administrativa. A representação na CPPD se desdobra, em duas vagas para representantes gerais, uma vaga para o CSA e uma para o CDB, as duas últimas com mandato de início imediato.
 
As inscrições serão recebidas eletronicamente, no endereço https://www.eleicoes.ufsj.edu.br/inscricoes, dias 19 e 20 deste mês, encerrando-se às 17h da próxima terça. As eleições ocorrem dia 23, das 8h às 17h, neste endereço, de acordo com as instruções em tela.
 
Comissão Própria de Avaliação
 
As eleições de membros docentes e técnicos administrativos para integrar a Comissão Própria de Avaliação (CPA), nos termos da Resolução nº 004, do Conselho Universitário, de 15 de março de 2021, é regida pelo Edital nº 06/2021.
 
As vagas estão assim distribuídas: 1 servidor docente e 1 servidor técnico administrativo lotados no Campus Alto Paraopeba; 1 servidor docente e 1 servidor técnico administrativo lotados no Campus Centro-Oeste Dona Lindu; 2 servidores docentes que atuam na pós-graduação stricto sensu; 2 servidores técnicos administrativos que atuam na pós-graduação; 1 servidor técnico administrativo para atuar na área de Comunicação Institucional, que poderá receber votos de todos os técnicos administrativo em exercício na UFSJ.
 
O procedimento para as inscrições é o mesmo: eletronicamente, no endereço https://www.eleicoes.ufsj.edu.br/inscricoes, no mesmo período de início e término, sendo o processo inteiramente virtual, marcado para o dia 23 de abril, das 8h às 17h.
 
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Dimas José de Resende, a participação de toda a comunidade é de extrema importância para o fortalecimento dos processos democráticos na Universidade.
 

4 - Profnit convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) convida a comunidade acadêmica para a banca de qualificação intitulada INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DO ARTESANATO EM TEAR DA CIDADE DE RESENDE COSTA - MG, do mestrando Bruno de Barros Diláscio.
 
Quando: 13/04, às 10h, via Google Meet.
 
A banca é composta pelos professores:
- Paulo Henrique de Lima Siqueira (Orientador)
- Eduardo Meireles (Membro externo – UEMG)
- João Roberto Marques Lobo (Membro externo – SEBRAE)
- Carlos Henrique Sabino Caldas (Membro externo – UEMG)
- Fabrício Molica de Mendonça (Membro interno – DECAC/UFSJ)
 

5 -  Congresso internacional busca revisores

 
O Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras - GCUB tem o prazer de informar que a Universidad Técnica de Ambato (UTA), Equador, associada internacional do GCUB, realizará, em outubro, o III Congreso Internacional de Ciencia de la Computación, Electrónica e Industrial (CSEI 2021).
 
O Congresso ocorrerá de forma virtual e será coordenado pelo Departamento de Engenharia em Sistemas Eletrônicos e Industrial. A UTA busca cinco revisores internacionais de artigos científicos nas áreas de Sistemas, Eletrônica e Indústria.
 
Caso tenha interesse em se candidatar, solicitamos gentilmente que informe a reitoria até quarta-feira, 14 de abril de 2021.
 
O anexo do Projeto e descrição do III Congreso Internacional CSEI 2021 podem ser encontrados aqui
 
*Com informações de Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras
 

6 - FAPEMIG reativa cotas de bolsas para Pós-Graduação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG está reativando cotas de bolsas de pós-graduação que estavam temporariamente suspensas. São, ao todo, cerca de 180 bolsas, dentre mestrado e doutorado.   
 
A medida começa a valer de imediato. A comunicação está sendo feita diretamente aos cursos beneficiados pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG). Com a reativação, eles poderão substituir e indicar bolsistas para as vagas que estavam congeladas, via sistema Everest.  
 
Isso foi possível devido ao aumento do repasse financeiro mensal do governo do Estado à FAPEMIG. "A reativação dessas cotas de bolsas é um primeiro passo no sentido da retomada da capacidade de fomento da FAPEMIG", comenta Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG. Em sua opinião, essa retomada é uma prova de que a Fundação está viva e reativando seus processos prioritários.  
 
Essas bolsas haviam sido suspensas e/ou bloqueadas em 2019, em um período de agravamento da crise econômica de Minas Gerais, quando foi necessário readequar alguns programas da Instituição. "A pós-graduação sempre foi uma prioridade para a FAPEMIG e sabemos da importância que esse tipo de apoio tem para a formação de recursos humanos para pesquisa e inovação no estado, bem como para o fortalecimento do próprio sistema de pós-graduação, para a qualidade dos programas", completa o presidente. 
 
Dúvidas podem ser enviadas para o Fale Conosco
 
*Com informações de Assessoria de Comunicação Social/FAPEMIG
 

7 - Capes investirá R$ 13 milhões em projetos na Alemanha

 
Serão financiadas até 30 iniciativas no país germânico; Fundação concederá bolsas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche
 
A CAPES destinará R$ 13 milhões por ano para financiar 30 projetos em parceria com a Alemanha. O Edital nº 6/2021, do Probral, foi lançado nesta segunda-feira, 12 de abril. O período para inscrições das propostas vai até as 17 horas de 22 de maio. Podem participar instituições de ensino ou de pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos por meio de programas de pós-graduação tenham doutorado e nota maior ou igual a 4 no último ciclo avaliativo. O processo de inscrição deve ser feito pelo Sistema de Inscrições da CAPES (SiCAPES).
 
O objetivo do programa é apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. “O dinheiro é repassado para a realização de missões de trabalho e aquisição do material necessário para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado para auxiliar no processo de internacionalização da pós-graduação brasileira”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES.
 
Há recursos anuais e mensais. Cada iniciativa terá R$30 mil por ano para as missões de trabalho e R$5 mil anuais para aquisição de materiais e manutenção. As bolsas são concedidas em euros: €1,3 mil mensais para doutorado-sanduíche, com duração de 4 a 6 meses, e mensalidade de €2,1 mil para pós-doutorado (6 a 9 meses). Cada projeto pode ter, no máximo, quatro anos.
 
Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, aponta a internacionalização como o caminho para o avanço da ciência brasileira. “Vivemos um momento atípico, com mobilidades acadêmicas internacionais interrompidas por causa da pandemia. O cronograma para o projeto prevê as viagens para 2022, para que possamos fazer a ciência brasileira voltar a interagir com as das maiores potências e de forma mais consistente”, afirma.
 
A análise das propostas se dará até outubro de 2021. Após a publicação do resultado inicial, as instituições terão três dias para recorrer. A divulgação do resultado está prevista para o mesmo mês. As atividades dos projetos devem ser iniciadas em janeiro de 2022 e a viagem dos bolsistas tem previsão de ocorrer em maio e setembro de cada ano do projeto.
 
Probral
 
Resultado da parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o programa apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos vinculados a instituições de ensino superior (IES) e centros de pesquisa brasileiros e alemães. As bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado serão financiadas na Alemanha, assim como missões de trabalho e recursos de custeio.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 12/04/2021