1 - Aniversário 34 anos UFSJ: prazo para envio de vídeos encerra nesta quarta (14/4)

 
Olá, comunidade acadêmica!
 
Mais uma vez, devido à pandemia da covid-19, não poderemos comemorar presencialmente os 34 anos da UFSJ. Pensamos, porém, em uma forma de desejar boas vibrações uns aos outros nessa data: convidar nossa comunidade a participar do vídeo de aniversário da instituição que estamos produzindo, e que faz parte da campanha "Declare seu amor à UFSJ".
 
A ideia é pedir a vocês que gravem um vídeo cantando "Parabéns para você" ou dizendo uma frase que expresse seu amor pela Universidade. Você pode estar sozinho e pode também convidar quem você quiser a participar! O importante é que seja gravado com a câmera na horizontal, pode ser a do seu celular mesmo, num ambiente de boa luminosidade e de frente para a fonte mais forte de luz, para que o seu rosto fique bem visível.
 
Para marcar o tom dessa música tão conhecida, e facilitar que cantemos todos no mesmo ritmo, confira a gravação em piano feita pela professora do curso de Música da UFSJ, Carla Reis. Não utilizem a música na gravação do vídeo e sim como referência de tom e velocidade do canto. Não se preocupem com cortes, pois os vídeos serão editados pela equipe da TV UFSJ. Até por isso, precisamos que nos enviem o material gravado até esta quarta-feira, dia 14 de abril, no e-mail tv@ufsj.edu.br, para que tenhamos tempo hábil para a finalização do produto. 
 
Tentaremos utilizar todos os vídeos recebidos. Mas avisaremos se não for possível utilizar algum deles.
 
A equipe da Assessoria de Comunicação agradece a participação, já contando com todas e todos!
 
 

2 - NTInf informa manutenção programada no CTan nesta quinta (15/4)

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) informa que será realizada uma manutenção programada no link de internet no campus Tancredo Neves (CTan) nesta quinta-feira (15/4), das 0h às 6h. 
 
Durante o período da manutenção pode ocorrer a perda de acesso à internet por meio do link disponibilizado pela operadora Cemig / American Tower.
 
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Service Desk pelo telefone/WhatsApp 0800 722 0216 ou e-mail atendimento@rnp.br.
 
 

3 - Evento on-line discute autismo nesta quinta-feira (15/4)

 
O Programa "Pintando o Setting: Clínica do Autismo", em parceria com o Setor de Inclusão e Acessibilidade (Sinac), realiza, nesta quinta-feira (15/4), às 15h, a palestra Autismos, com a psicóloga Renata Gonçalves, mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFSJ).
 
O evento será transmitido pelo Youtube
 
A inscrição (com direito a certificado) pode ser feita neste link. Mais informações neste site
 
 

4 - Abertas as inscrições para o IV Encontro de Morfofisiologia

 
Estão abertas as inscrições para o IV ENCONTRO DE MORFOFISIOLOGIA - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ASPECTOS TERAPÊUTICOS, que ocorre em formato on-line entre os dias 24 e 28 de maio. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM). 
 
Mais informações e inscrições no site do evento e no Instagram
 
 

5 - Defesas de dissertação da Pós em Letras

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de dissertação:
 
Título: "Canibalismo e Literatura: a crítica social e o mundo bizarro em Jantar Secreto".
Mestrando: Stefan Willian Oliveira da Silva.
Quando: 13 de abril, às 14h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores João Barreto da Fonseca (orientador/UFSJ), Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ), Cilene Margarete Pereira e Kátia Hallak Lombardi (UFSJ) - suplente. 
 
Título: "Corpos sob pressão: identidades e narrativas da mulher contemporânea no Instagram".
Mestranda: Thayná C. N. Faria. 
Quando: 15 de abril, às 10h, pelo Google Meet - interessados devem enviar e-mail até às 21 horas do dia 14/4/21 para o endereço farthay@gmail.com
Banca: professores doutores Kátia Hallak Lombardi (orientadora/UFSJ), Gabriela Santos Alves (Ufes), João Barreto da Fonseca (UFSJ) e Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ) - suplente. 
 
Título: "[A]PREENSÕES E TERROR. A NATUREZA DELAS. ESPELHO: O SÃO VIGIADO, INSANO VIGILANTE, LIMA BARRETO".
Mestrando: Augusto Mancim Imbriani. 
Quando: 16 de abril, às 14h, pelo Google Meet - interessados devem enviar e-mail até às 18h do dia 15/4/21 para o endereço augustoimbriani@gmail.com
Banca: professores doutores Maria Ângela de Araújo Resende (orientadora/UFSJ), João Barreto da Fonseca (UFSJ) e Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (UFMG).
 
 

6 - Pós em Biotecnologia convida para exame de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia convida a comunidade acadêmica para os seguintes exames de qualificação de dissertação:
 
Título: “Desenvolvimento de microssatélites multiespecíficos para peixes de piracema".
Discente: Leiliane Campos de Carvalho.
Quando: 15 de abril de 2021, às 14h, pela plataforma RNP
Banca: professores doutores Gabriel de Menezes Yazbeck (orientador/UFSJ), Alexsandro Sobreira Galdino (UFSJ), Ralph Gruppi Thomé (UFSJ) e Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ) - suplente.
 
Título: “Estudo Toxicológico da Abamectina em Peixes e de Tratamento dos Resíduos Químicos”.
Discente: Keiza Priscila Enes dos Santos.
Quando: 16 de abril de 2021, às 14h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Ralph Gruppi Thomé (orientador/UFSJ), Hélio Batista dos Santos (coorientador/UFSJ), Rafael César Russo Chagas (UFSJ), André Luis da Cruz (UFBA) e Joaquim Maurício Duarte Almeida (UFSJ) - suplente.
 
 

7 - Pós em Planejamento, Desenvolvimento e Território divulga exames de qualificação

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida a comunidade acadêmica para os seguintes exames de qualificação: 
 
Título: "Tributação e Dinâmica Imobiliária: uma análise comparativa para aglomerações urbanas brasileiras".
Discente: Fábio Henrique Florindo Amano.
Quando: 15 de abril, às 16h30 - solicitar link no e-mail pgdplat@ufsj.edu.br
Banca: professores Renan P. Almeida (orientador/UFSJ), Pedro Amaral (Cedeplar/UFMG) e Fernando Perobelli (PPGE/UFJF).
 
Título: "Urbanização Regional no Alto Paraopeba, Minas Gerais: teorias urbanas, histórico e (sub)desenvolvimentos recentes".
Discente: Bathyelly Juncal.
Quando: 16 de abril, às 16h - solicitar link no e-mail pgdplat@ufsj.edu.br
Banca: professores Renan P. Almeida (orientador/DCECO/PGDPlat/UFSJ), João Tonucci (coorientador/FACE/Cedeplar/UFMG e NPGAU/UFMG), Leandro de Aguiar e Souza (IFMG) e Múcio Tosta Gonçalves (DCECO/PGDPlat/UFSJ).
 
 

8 - Qualificação de dissertação da Pós em Engenharia Química

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação da dissertação "COMBUSTÃO DE ACRILONITRILA SOBRE CATALISADORES (Cu ou Ce)-ÓXIDO e (CuO ou CeO2)-BETA", do aluno Eduardo
Zanitti Ávila Couto.
 
Quando: 14 de abril, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Marcelo da Silva Batista (orientador/UFSJ/PPGEQ), Henrique dos Santos Oliveira (UFMG/LEC), Alisson Henrique Marques da Silva (Leiden University/LIC) e Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ/PPGEQ) - suplente. 
 
 

9 - Arte Universitária: 12ª Bienal da UNE acontece em maio em formato digital

 
Festival de Arte tem inscrições abertas para oito áreas, com a estreia da mostra de jogos digitais
 
O maior festival estudantil de arte e cultura da América Latina acontecerá em formato digital para se adaptar à pandemia da Covid-19.
 
A 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes terá sua programação de mostras e atrações entre os dias 19 e 23 de maio. O lançamento do Festival acontece em um “ato-show” no dia 27 de abril com transmissão do Theatro Municipal, em São Paulo.
 
“A decisão de manter o Festival este ano, que sempre foi associado à reunião de milhares de estudantes de todo o país, tem o objetivo de incentivar a produção artística universitária e  de estudantes nesses tempos difíceis  e reafirmar a importância de resistir ao cenário político com cultura”, explica Iago Montalvão, presidente da UNE.
 
A 12ª edição tem como tema central  “Brasil, um povo que resiste”, que homenageia os cem anos da Semana de Arte Moderna e convida a desenhar coletivamente um Brasil antropofágico, democrático, um país legítimo, pintado de ‘nois’ : a juventude.  E exaltará a cantora  Elza Soares como o “Brasil que deu certo”, espelho de vitórias e representatividades.
 
Mostras & Inscrições
 
A Bienal da UNE conta com sete mostras: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Audiovisual, Literatura, Projetos de Extensão, Ciência e Tecnologia, e nesta edição estreia  a de Jogos Digitais. Estudantes devidamente matriculados no Ensino Médio, Superior e Pós poderão se inscrever gratuitamente em todas as categorias. A participação na Bienal conta  como atividade complementar, totalizando 40h..
 
As inscrições são gratuitas e são realizadas pelo site bienaldaune.org.br.
 
O Festival é uma realização da UNE, ANPG e UBES, entidade secundarista que nessa edição terá uma programação especial dentro da Bienal para os estudantes de escolas técnicas. 
 
O Lado C, atividade que convencionalmente leva participantes para conhecerem diferentes realidades nas cidades sede da Bienal, este ano também terá um novo formato. A atividade vai mostrar esse olhar das periferias brasileiras por meio de gravações de diferentes projetos sociais espalhados pelo Brasil. 
 
Sobre a Bienal da UNE – Festival dos Estudantes 
 
A Bienal da União Nacional dos Estudantes é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição.
 
A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA), e a última edição em 2019, retornou à capital da Bahia para celebrar 20 anos de mapeamento e difusão da produção artística estudantil.  A ocasião também relembrou a refundação da UNE, 40 anos depois de ter sido desmantelada pela ditadura militar.
 
Em 2019, passou também a ser realizada em conjunto com as entidades estudantis Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). 
 
A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais. 
 
Ao longo desses 20 anos, o festival já passou também pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda e contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.
 
 
Serviço
12ª Bienal da UNE - Festival dos Estudantes
Ato-show de Lançamento: Theatro Municipal de São Paulo, 27.04
Programação das Mostras: 19 a 23 de maio
Transmissão: canal oficial da entidade no YouTube
Inscrições: https://bienaldaune.org.br/
 
* Com informações da Assessoria de Imprensa da UNE
 
 

10 - Curta sobre imigração italiana em SJDR é lançado com legendas

 
Foi lançado no domingo (11/4), a versão legendada em italiano do curta “RELATOS AFETIVOS, FRAGMENTOS DA MEMÓRIA: A IMIGRAÇÃO ITALIANA EM SÃO JOÃO DEL-REI”, com legendas em italiano no Youtube.  
 
O vídeo faz parte do projeto de pós-doutorado de Kátia Hallak Lombardi, fotógrafa e professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (UFMG) e à Cátedra António Lobo Antunes da Università Degli Studi Di Milano (UNIMI). No vídeo, a autora convidou alguns descendentes de famílias de imigrantes italianos de São João del-Rei para relatarem suas vivências e histórias do tempo da imigração transmitidas pelos seus antepassados. Para além da pesquisa voltada para os arquivos oficiais e para a análise de dados relacionados às famílias italianas, o interesse aqui é o de dar voz aos membros das famílias de imigrantes.
 
* Com informações do Ponte entre Culturas

Última atualização: 14/04/2021