1 - Consu lança nota oficial em favor da vida e da democracia

 
O Consu, Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei, aprovou nota oficial frente à grave crise sanitária, econômica e social que o Brasil está enfrentando com a pandemia da Covid-19, com os cortes do orçamento público em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social, e com os reflexos na economia, principalmente no que diz respeito à população mais vulnerável e com menos recursos.
 
A nota reafirma o compromisso com a democracia diante da maior crise humanitária da História e alerta para a necessidade de os poderes instituídos e a sociedade civil se posicionarem, com firmeza e pelas vias legais, cobrando “uma atuação legítima do governo brasileiro para conter a crise sanitária que nos assola, abandonando a desinformação e o anticientificismo.”
 
Uma das proponentes da nota, a professora Maria Clara de Oliveira Santos, do Departamento de Ciências Sociais, destacou que, nesse momento, frente ao agravamento da situação do país, que continua avançando, é importante a comunidade universitária “deixar claro em que lado da História está, deixar claro que a Universidade pública não está silente”, ressaltou.
 
Maria Clara, que também faz parte da diretoria da Associação de Docentes, ressaltou a necessidade de que a questão seja levada para fora dos domínios da UFSJ, inclusive com repercussão em entidades internacionais e nacionais, como Andifes, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
 
O conselheiro Denilson Ronan de Carvalho afirmou que, na sua opinião, essa nota é apenas o começo de uma reflexão: “Acho que está no ponto de não retorno do posicionamento das universidades, das entidades. Essa nota chega no sentido de trazer qual é o nosso posicionamento institucional. Precisamos de mais entidades para fazer esse enfrentamento sob o risco de, no futuro, sermos cobrados, por nossa facilidade diante do momento. Cabe a nós, nesse momento, pensarmos, como conselheiros, como sindicalistas: nós vamos voltar para nossas casas sem nada fazermos? Nós vamos assistir a quatro mil mortos todos os dias, nós vamos assistir a novos cortes nas universidades?, refletiu Denilson, que é também presidente do SINDS-UFSJ.
 
Angústia e preocupação
Durante a reunião, o professor Cristiano Maciel externou sua angústia e preocupação com a atual situação do país. Além de dar apoio ao posicionamento oficial do Consu, ele chamou a atenção para o que classificou como “situação de calamidade civil”, para a qual o país caminha. Segundo ele, não é possível mais suportar tantas mortes, a falência de pequenos empresários e seus funcionários, o desrespeito às instituições, aos centros de pesquisa.
 
O reitor, professor Marcelo Pereira de Andrade, garantiu que levará o posicionamento do Consu à Andifes. Ele reconhece que o momento é de muita tensão e que é preciso a Universidade estar unida para se posicionar com firmeza naquilo que mais interessa: “Precisamos colocar de lado as diferenças. Nesse momento, temos que tomar o partido da vida humana”, alertou.
 
Leia a íntegra da manifestação do Conselho Universitário:
 
NOTA CONSU
“O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei, diante da maior crise humanitária dos nossos tempos, reafirma o seu compromisso com a democracia fixado em seu Estatuto e alicerçado na Constituição de 1988, ao tempo em que reconhece a Ciência como caminho principal para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
 
Nesse momento, é preciso que os poderes instituídos e a sociedade civil exerçam o seu papel e cobrem, pelas vias legais, uma atuação legítima do governo brasileiro para conter a crise sanitária que nos assola, abandonando a desinformação e o anticientificismo. Na contramão da maioria dos países no mundo, a política até o momento implementada tem favorecido a perda de incontáveis vidas, que se avoluma em novos recordes diários de óbitos e um assustador estraçalhamento de nosso tecido social.
 
Enquanto os governos do mundo investem em pesquisa e em medidas de proteção da população, no claro intuito de vencer o vírus da Covid-19, o governo brasileiro promove o desmonte do Estado brasileiro e atua para a disseminação da pandemia, como já demonstrado por estudos de diversas universidades e instituições. Ao mesmo tempo, persegue servidores e serviços públicos dos setores que não lhe batem continência, e o faz ajustando a corda no pescoço do funcionalismo, com congelamento salarial e um orçamento que inviabiliza o SUS e as Universidades em meio à pandemia.
 
Indiferente aos abismos sociais aprofundados pela pandemia, o governo limita-se a reeditar um auxílio emergencial que é insuficiente para conter a pobreza que se instala a olhos vistos no país, enquanto mantém-se preso ao famigerado e impraticável teto de gastos públicos, com vistas a honrar sua submissão à elite financeira.
 
Para além da pandemia e seus efeitos reais, é imprescindível ainda que as universidades mantenham-se vigilantes e tomem medidas efetivas contra a escalada de autoritarismo vista nos últimos dias que, promovida por forças instaladas no corpo do Estado brasileiro, faz alusões e celebrações aos 21 anos do terror que se abateu sobre o país durante o regime civil-militar instituído em 1964.
 
Cabe rememorarmos as vidas perdidas na resistência ao terrorismo de Estado praticado contra brasileiros, afastando de pronto qualquer possibilidade de festejar os anos de chumbo que retiraram a vivência democrática e que legaram violações a direitos, corrupção da máquina estatal e ausência de pluralidade como marcas que até hoje ecoam nos índices de violência e autoritarismo de nossa sociedade.
 
Chegamos a um ponto de inflexão no país, onde todas e todos seremos cobrados acerca do papel que exercemos nesse momento em que nossas posições são demandadas. Diante desta situação, a Universidade não pode se abster de fazer vanguarda crítica, assumindo com a devida intensidade o protagonismo social necessário ao enfrentamento àqueles que apostam em medidas e ações que aprofundam o caos experimentado pelo país atualmente.
 
Impedir qualquer retrocesso institucional é o dever de resistência de nosso tempo. Para tanto, a Universidade Pública mantém-se atenta e ciente de seu papel e de seu compromisso inafastável com o desenvolvimento da sociedade e do país.
 
Vacina para todos já! Fila única de vacinação!
 
Ditadura nunca mais! Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça!”
 
Luciene Tófoli
Aserin/Ascom
 
 

2 - UFSJ 34 anos: declare seu amor

 
No próximo 21 de abril, a Universidade Federal de São João del-Rei completa 34 anos da federalização. Quer fazer parte dos festejos? Declare seu amor pela UFSJ! Envie para nós uma frase que represente a sua relação com a instituição. Na semana do aniversário, publicaremos diversas frases em nossas redes sociais - a sua poderá ser uma delas. A participação é aberta a qualquer interessado.
 
Sabe aqueles momentos de confraternização com os colegas nos pátios, nos RUs, na sala de aula? A sensação de acolhimento ao chegar em um dos campi? Aquela rotina diária de encontrar os companheiros de trabalho? Ou mesmo aqueles momentos de visitar a instituição em eventos como o Inverno Cultural ou a colação de grau de familiares? Se a história da UFSJ faz parte da sua história, compartilhe conosco, em uma frase, o que ela representa para você.
 
Envie sua frase para o whatsapp (32) 98490-5988 até domingo, 18 de abril.
 
E se você faz parte da comunidade acadêmica da UFSJ, pode participar, ainda, enviando um vídeo cantando “Parabéns para você”, ou dizendo uma frase que expresse seu amor pela Universidade. As instruções completas foram encaminhadas para o seu e-mail institucional. Não perca o prazo: até quarta-feira, dia 14 de abril, pelo e-mail tv@ufsj.edu.br.
 
Histórico
Em 1987, a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei), hoje UFSJ, passava a funcionar a partir da união da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Faceac) e da Faculdade de Engenharia Industrial (Faein). Uma trajetória que começou em 1954.
 
Essa história é marcada pela formação de professores e de diversos profissionais nas mais variadas áreas, sendo reconhecida pela Saúde, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu; pelas Exatas, no Campus Alto Paraopeba; pelas Agrárias, no Campus Sete Lagoas; e por vários cursos nos campi localizados em São João del-Rei (Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves).
 
A pesquisa e a extensão da UFSJ têm mostrado sua importância, especialmente nos tempos difíceis da pandemia de Covid-19, apresentando pesquisas para tratamentos contra a doença e desenvolvimento de testes. Seus laboratórios fazem parte de ações como análise de testes e produção de álcool gel e outros materiais. Capacitações, criação de ferramentas para comerciantes e prestadores de serviços, apoio psicológico, desenvolvimento de protocolos de biossegurança, campanhas de comunicação, são várias frentes que mostram que você não está sozinho no combate à Covid-19.
 
 

3 - Inscrições para Pós em Planejamento, Desenvolvimento e Território terminam nesta sexta (16/4)

 
As inscrições para particpar do processo seletivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território terminam nesta sexta-feira (14/4). 
 
Confira mais informações no edital
 
 

4 - Observatório da Saúde Coletiva é destaque em evento nacional

 
O trabalho Educação em Saúde e pandemia de Covid-19, potencialidades e limitações de atividades formativas a distância na Atenção Primária à Saúde foi premiado durante o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
 
Fruto das ações do Grupo de Trabalho de Matriciamento, da Sala de Formação e Acolhimento do Observatório da Saúde Coletiva (Obesc) da UFSJ, tem como autores Jade Chartone, Bianca de Araújo, Carmen Marques, Larissa Arantes, Aline Laís de Souza, Cássia Beatriz Batista, Julia Brandi e Tatiana Miranda.
 
Segundo a coordenadora do Observatório, professora Carmem Marques (Demed), a pesquisa analisou a atuação da referida Sala, ao longo de 2020, destacando as potencialidades e limitações desse trabalho e trazendo reflexões sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade, num momento de emergência sanitária. “As reflexões e aprendizados trazidos pela experiência apontam para a importância da integração entre Universidade e serviços de saúde, visando à consolidação do Sistema Único de Saúde. Apesar das dificuldades presentes nessa relação, ficou claro que um SUS cada vez mais fortalecido depende da construção coletiva e da sensibilização dos diversos atores que o formam, sejam da academia, dos serviços de saúde, da gestão e das comunidades”, explica a coordenadora. O trabalho completo pode ser acessado aqui
 
Além da pesquisa premiada, apresentada como comunicação oral, o Obesc mostrou no Congresso da Abrasco outros três trabalhos de forma assíncrona. Confira, ao final desse texto, os títulos, os eixos temáticos nos quais foram apresentados e os autores desses trabalhos.
 
Mobilização, solidariedade e proteção
O Obesc começou suas atividades em 2020, como um projeto de extensão aprovado na chamada de demanda estimulada para o Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 da UFSJ. Esse projeto nasceu da parceria entre o Observatório Urbano de São João del Rei e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da UFSJ e desenvolveu, ao longo de 2020, inúmeras ações, como atividades de mobilização social, solidariedade e proteção social a famílias e pessoas em vulnerabilidade, 17 atividades de formação de profissionais da rede de saúde e assistência social são-joanense e da região sobre temas relacionados à Covid-19, além de plantões de acolhimento emocional aos profissionais de saúde que trabalhavam na pandemia e campanhas de conscientização sobre a Covid-19, entre outras iniciativas. Várias produções científicas foram produzidas pelo Observatório, como pesquisas, participação em eventos científicos e a promoção de rodas de conversa e seminário on-line. Ao final de 2020, segundo a professora Carmem, esse projeto foi aprovado no Pibex 2021, sob a forma de programa, que está em execução.
 
Abrasco
Outros trabalhos apresentados pela UFSJ no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde:
 
#Narrativas da pandemia: a escrita como cuidado cotidiano frente à Covid-19
Eixo: Gestão do Cuidado e de Serviços de Saúde
Autoras: Núbia Vale Rodrigues, Beatriz Gomes Dalla Justina, Daniela Marras Dias de Souza, Juliana Dela-Sávia, Lara Canaã Marzano, Cássia Beatriz Batista.
 
#Biopolíticas em tempos de pandemia: as técnicas locais de governo dos corpos na pandemia
Eixo: Produção de Conhecimento em Política, Planejamento e Gestão no Contexto da Saúde Coletiva
Autores: Giovanna Garcia de Oliveira, Maria Clara Silva Mendes, Jade Chartone Eustáquio, Núbia Vale Rodrigues, Raquel Rodrigueiro Camacho, Vitória Soares Silveira Braz, Ana Cristina de Lima Pimentel, Alfredo Navá Sánchez, Mário César Rezende Andrade.
 
#As experiências das monitoras do Observatório da Saúde Coletiva: relação escola- serviço-comunidade e formação interprofissional
Eixo: Política, Planejamento e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Autoras: Maria Clara Silva Mendes, Giovanna Garcia de Oliveira, Jade Chartone Eustáquio, Núbia Vale Rodrigues, Raquel Rodrigueiro Camacho, Vitória Soares Silveira Braz, Ana Cristina de Lima Pimentel, Cássia Beatriz Batista e Maria Clara Oliveira Santos.
 
 

5 - CPA conclui relatório e ciclo trienal de avaliação

 
Cumprindo seu cronograma para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, a Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) concluiu o Relatório 2020, o qual completa o ciclo avaliativo trienal iniciado em 2018.
 
Em 318 páginas, o relatório da CPA busca trazer “um retrato da realidade institucional”, tendo como referência cinco eixos propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.
 
O documento foi concretizado a partir de avaliações sobre as diversas dimensões da UFSJ, feitas junto a todos os segmentos da comunidade acadêmica, em diálogo com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A versão completa, disponibilizada no último dia 30, contém os principais dados atualizados da Universidade, os comparativos dos resultados das últimas avaliações, além dos resultados da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020.
 
A análise dos resultados permitiu a identificação de pontos fortes e de questões que necessitam maior atenção da gestão e de toda comunidade da UFSJ. De acordo com o presidente da CPA, professor Carlos Alberto da Silva Júnior (Dmate), excepcionalmente, no Relatório 2020, foram inseridos os resultados das pesquisas de abertura e encerramento do 1º Período Remoto Emergencial, com vistas a ressaltar questões específicas sobre o contexto atípico causado pela pandemia da Covid-19. Também por causa desse cenário, a CPA preferiu não demonstrar comparativos em relação a 2020. Assim, os dados apresentados relacionam somente os anos de 2018 e 2019.
 
Buscando construir uma apresentação acessível dos conteúdos, os eixos citados acima foram subdivididos em temas específicos, todos com tabelas e análises dos resultados da Pesquisa 2020. Ao final de cada um deles, são elencadas breves considerações, destacando as avaliações positivas, bem como as que requerem avanços. O relatório traz uma novidade na divulgação: um inédito QR Code, pelo qual os usuários podem acessar a pesquisa via smartphone.
 
Para o professor Carlos Alberto, o relatório é “um dos principais documentos da UFSJ”, ao lado do PDI. A CPA é responsável pelo processo de autoavaliação, desde a elaboração dos questionários, até a divulgação do relatório. O professor destaca, porém, que “a participação de toda a comunidade acadêmica é de fundamental importância para a elaboração de um panorama real, no qual seja possível identificar as ações corretas e, na mesma medida, os pontos que traduzem os desafios para a gestão.”
 
Ao apresentar esse relatório que fecha o ciclo trianual, o presidente da CPA informa que a necessidade de se ampliar as ações e otimizar as estratégias de divulgação de todos os setores da UFSJ é uma das diretrizes apontadas pelo documento. “Também foram levantadas questões acerca da relação da UFSJ com o setor privado e a revisão do número de servidores técnico-administrativos para atender à Universidade em todas as demandas.” Sobretudo nesse período, “um dos principais destaques positivos foi a atuação da UFSJ durante a pandemia, nas áreas de sua abrangência.”
 
Reestruturação
A CPA passa por um processo de reestruturação. Em março, o Conselho Universitário aprovou a Resolução 004/2021, que reorganiza a Comissão e aprova seu regimento interno. Assim, a Comissão Própria de Avaliação passa a ser composta via processos eleitorais, com vagas específicas, de cunho técnico, tais como: comunicação institucional, análise de dados e análise estratégica.
 
Na nova composição da CPA, também fica assegurada a representatividade de todos os campi da UFSJ, por meio da instituição de subcomissões em cada um deles. A Resolução também dá novas atribuições à CPA, incluindo a avaliação dos docentes, dos cursos de graduação e de pós-graduação. “A partir do entendimento da concepção diagnóstica dos processos avaliativos da UFSJ, a CPA procura contribuir para a construção de uma Instituição cada vez melhor, para o que a participação de todas e todos é fundamental”, defende Carlos Alberto.
 
Saiba mais
Todas as informações sobre a CPA, incluindo legislação, propostas e relatórios de autoavaliação podem ser encontradas no endereço https://ufsj.edu.br/cpa-ufsj/.
 
 

6 - Liga Inova CyRoS busca interessados em participar do Time Enactus UFSJ

 
Visando incentivar o espírito empreendedor entre os alunos, técnicos e professores da UFSJ e ajudar diretamente a comunidade de São João del-Rei por meio de projetos de desenvolvimento social, a Liga Inova CyRoS irá submeter uma inscrição para a criação do TIME ENACTUS UFSJ-São João del-Rei. 
 
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, com uma plataforma para criarmos projetos de desenvolvimento comunitário que colocam a capacidade e talento das pessoas em foco.
 
Para que isso seja possível precisamos de uma equipe de no mínimo 10 alunos que aceitem fazer parte desse desafio com a gente. Precisamos de pessoas dispostas a construir essa mudança ao nosso lado e com dedicação semanal de 10 horas. As inscrições serão feitas por meio do formulário, os selecionados seguirão para a segunda etapa, a qual ocorrerá por meio de entrevistas.
 
Para se inscrever acesse: https://bit.ly/3fKdRsP!
 
Quer entender um pouquinho mais? Então acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=oKa98p1itnw
 
Para mais informações entre em contato pelo email nrta.cyros@ufsj.edu.br
 
Saiba mais
A Liga Inova CyRoS reúne alunos e professores dos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves e faz parte das ações do Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas dentro do projeto VUEI. 
 
O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (Dice) e tem por objetivo: apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais; Promover a aproximação entre o mercado e a academia; Estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES; Despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação; Aumentar o número de professores com conhecimento de metodologias de ensino do empreendedorismo.
 
http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/application/projetos/projeto/1098
 
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) foi fundado em 2010 e promove ações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para à promoção humana de forma sustentável. Atualmente, os membros trabalham em projetos nas áreas de robótica, educação, tecnologias assistivas, biomecânica, internet das coisas, indústria 4.0 e inteligência artificial. Site do CyRoS: https://cyros.ufsj.edu.br/inovacyros.
 
* Com informações da Liga Inova CyRoS
 
 

7 - Segundo dia do Seminário ProfMat ocorre nesta sexta (16/4)

 
O segundo dia do Seminário ProfMat será realizado nesta sexta-feira (16/4). Confira abaixo os links de acesso: 
 
Link da sala (manhã):  https://meet.google.com/uss-gsbn-qqq
Link da sala (tarde):  https://meet.google.com/xei-hnpn-zjn
 
Os resumos das apresentações do dia podem ser conferidos na página do Seminário.
 
Atenção: Haverá entrega de certificados e a presença dos ouvintes será registrada no momento das apresentações.  
 
Erramos: Na verdade o seminário é do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) e não como publicado. Texto atualizado às 17h44 de 14/4/21
 

8 - Pós em Engenharia Química convida para qualificação de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação da dissertação "COMBUSTÃO CATALÍTICA SELETIVA DE ACRILONITRILA SOBRE CATALISADORES (Co, Cu e Fe)-ZSM- 5 e (Co, Cu e Fe)-BETA", do aluno Raick Suel Pinheiro.
 
Quando: 15 de abril. às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Marcelo da Silva Batista (orientador/UFSJ/PPGEQ), Demian Patrick Fabiano (UFSJ/PPGEQ), Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ/PPGEQ) e Henrique dos Santos Oliveira (UFMG/DQ) – suplente.
 
 

9 - Abric abre processo seletivo para programa Mestres da Ciência

 
A  Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), fundada em 2011, é formada por acadêmicos e professores de todo o país, com ideias desafiadoras e vontade de transformar a realidade. A união entre a criatividade e a motivação foi a receita perfeita para que grandes laços fossem criados e, com isso, criou-se uma rede de compartilhamento de sonhos e ideias disposta a fazer muito pela educação, ciência e tecnologia. A ciência transforma nossas vidas e nos proporciona experiências enriquecedoras. Isso nos motiva, diariamente, a incentivar práticas científicas e buscar oportunizá-las aos jovens pelo Brasil. 
 
Cientes da real importância da ciência como agente transformador, o programa Mestres da Ciência está com processo seletivo aberto para professores, graduandos e pós-graduandos brasileiros para estarem atuando de forma voluntária no programa Mestres da Ciência, a fim de atuarem em cursos de capacitação científica de professores em âmbito regional e nacional, no desenvolvimento de projetos científicos voltados à propagação de ciência na educação e demais funções informadas no edital, sempre com o objetivo de auxiliar alunos e professores que estejam iniciando, conduzindo ou até mesmo concluindo seus projetos de pesquisas, estimulando-os e orientando-os no andamento de possíveis trabalhos.  
 
À vista disso, a diretoria do programa Mestres da Ciência se sentirá honrada em contar com o apoio da UFSJ para divulgação interna do processo de seleção voltado a professores, graduandas(os) de licenciatura e pós-graduandas(os) em áreas relacionadas da referida instituição que tenham interesse em contribuir com a propagação da ciência na educação básica brasileira.  
 
Link do site Abric/Mestres da Ciência (processo seletivo): https://abric.ong.br/mestres-da-ciencia/
 
Para demais contatos sobre o processo seletivo ou dúvidas, entrem em contato conosco - mestresdaciencia@abric.ong.br. Tratando-se de parcerias institucionais e diálogos sobre possíveis projetos de formação e capacitação científica de professores, entrem em contato com nossa diretoria, Kalleu de Alencar (Instituto Federal do Ceará) - kalleu@abric.ong.br
 
* Com informações da Abric
 
 

10 - Ponte entre Culturas abre inscrições gratuitas para as oficinas on-line do Festival Jovens Talentos 2021

 
O Festival de Jovens Talentos 2021 é o mais recente projeto da Ponte entre Culturas e acontece no período de 24 de abril a 23 de maio, no formato virtual, com uma programação de oficinas e laboratórios gratuitos, e uma mostra final de trabalhos, aberta ao público.
 
Desde 2005, o Festival Ponte entre Culturas vem promovendo atividades de formação, apresentações de espetáculos e intercâmbios artísticos que abrangem artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual e ciências humanas em geral.
 
Além do Festival, a Ponte entre Culturas tem realizado projetos dirigidos a crianças e adolescentes em Belo Horizonte e região metropolitana, acreditando na importância de democratizar o acesso à arte e à cultura enquanto vetores de transformação pessoal e social.
 
Em 2021, remarcando a preocupação com a investigação de novas linguagens e processos aplicados à arte-educação, a Ponte entre Culturas propõe uma edição especial do Festival direcionada ao público entre 16 e 24 anos, com o objetivo de oferecer oportunidades de formação, estímulos criativos e visibilidade para jovens talentos, através de uma mostra virtual. 
 
Festival Jovens Talentos
Período para inscrições: 9 a 20 de abril
Público-alvo: Jovens dos 16 aos 24 anos, residentes em Minas Gerais.
Número de vagas limitado: Inscrições até preenchimento das vagas.
Inscrição no SYMPLA (link nos títulos das oficinas, abaixo)
 
OFICINAS
As oficinas acontecem no período de 24 de abril a 02 de maio, com duração de 10 horas/cada, divididas em 4 encontros, e serão ministradas por profissionais notadamente reconhecidos em suas áreas de atuação.
 
I) Oficina Montagem e Edição de Vídeos, com Gilberto Goulart. 
Data: 24, 25 de abril e 01, 02 de maio (sábado e domingo).
Horário: das 10 às 12h30.
 
II) CriaSom - Oficina de Artes Visuais, com Guido Boletti. 
Data: 24, 25 de abril e 01, 02 de maio (sábado e domingo).
Horário: das 14h30 às 17h.
 
III) Talentos no Espelho - Oficina de Teatro, com Chiara Gerbaudo. 
Data: 24, 25 de abril e 01, 02 de maio (sábado e domingo).
Horário: das 17h30 às 20h.
 
IV) Estúdio em Nuvens - Oficina de Streaming, com Bruno Cerezoli. 
Data:  26, 27, 28 e 29 de abril (segunda a quinta-feira)
Horário: das 17 às 19h30
 
RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO
Conhecimentos de informática;
Conexão estável de internet;
Dispositivos (celular e/ou computador) para assistir às aulas.
 
* Com informações do Ponte entre Culturas

Última atualização: 14/04/2021