1 - UFSJ oferece apoio logístico à vacinação contra a Covid-19

 
A UFSJ reforça as ações da campanha de vacinação contra o SARS-CoV-2 oferecendo apoio logístico a todas as Secretarias de Saúde das cidades onde a Universidade possui campus. A parceria foi firmada por meio da disponibilização de seis ultrafreezers que serão utilizados, caso necessário, para armazenamento de imunizantes, que exigem baixíssimas temperaturas de conservação. Os veículos da instituição, que incluem automóveis, caminhões e ônibus, também estão prontos para atender aos órgãos de saúde no transporte de vacinas ou mesmo de profissionais para atuarem em alguma das atividades relacionadas ao plano de imunização.
 
De acordo com a presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a vice-reitora Rosy Ribeiro, a Universidade oficializou à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais que sua infraestrutura está à disposição para as iniciativas que envolvam a campanha de vacinação. “A UFSJ se prontificou a oferecer qualquer suporte que possa contribuir para que a imunização da sociedade aconteça o quanto antes. Neste momento, ultrafreezers, que chegam a uma temperatura menor que 70º, e toda a frota da instituição já estão disponíveis para os órgãos de saúde do Estado”, enfatiza.
 
A diretora da Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, destaca a importância do apoio da UFSJ, fundamental para o planejamento das estratégias de imunização. “A UFSJ compõe o plano de contingenciamento para que, caso seja necessário, possamos manter a qualidade da vacina contra o novo coronavírus e a logística de sua distribuição.”
 
A disponibilidade da UFSJ em colaborar com as ações voltadas à campanha de vacinação contra a Covid-19 também foi salientada por Edwalda Assumpção. “A Universidade não se furtou, em momento algum, a colaborar com a Gestão da Saúde Pública Regional, através da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, numa presteza ímpar. Assim, passamos a contar com alternativas estratégicas para a logística de disponibilização, que incluem transporte e ultrafreezers de vacinas para nossa gente. Aproveito para registrar os agradecimentos à Reitoria da UFSJ e à Prefeitura de Campus pela parceria.”
 
 

2 - Nead abre seleção para professor orientador de monografia do curso Mídias na Educação

 
Está aberto o processo seletivo simplificado para professores orientadores de monografia atuarem no Curso de Especialização Lato-Sensu em Mídias na Educação - Nead/UFSJ.
 
Para mais informações, acesse o Edital BLS-009-2021-MID.  
 
A seleção será feita mediante critérios de avaliação, conforme cronograma abaixo:
 
- Inscrições: de 26/4/2021 até às 23h59min de 16/5/2021;
- Análise dos dados das Inscrições: 17 a 24/5/2021;
- Resultado Preliminar: 25/5/2021, no site www.nead.ufsj.edu.br;
- Período de Recurso: O pedido de recurso deve ser encaminhado para o e-mail midias@nead.ufsj.edu.br;
- Análise dos Recursos: 27 e 28/5/2021;
- Resultado Final: 31/5/2021, no site www.nead.ufsj.edu.br
 
De acordo com as resoluções da Capes*, os bolsistas devem atender os critérios listados abaixo para recebimento de bolsa:
 
Função: Professor Formador I
Exercício mínimo no Magistério superior: 3 anos
Valor: R$ 1.300
 
Função: Professor Formador II
Exercício mínimo no Magistério superior: 1 ano
Valor: R$ 1.100
 
* https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24102016-PORTARIA-N-183-2016.pdf
** http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/19072017-PORTARIA-N-139-de-13-07-2017.pdf
 
* Com informações do Nead/UFSJ
 
 

3 - Edital Catalisa: mais cinco projetos aprovados em Divinópolis

 
Entre as mil equipes selecionadas para a primeira etapa do Edital Catalisa ICT de Pesquisas com Potencial de Inovação do Sebrae, estão, além das já anunciadas aqui, outras oito ligadas à UFSJ, nos informa o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), professor Paulo Granjeiro. São propostas desenvolvidas no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e no Campus Alto Paraopeba (CAP), que elevam para 11 o total de projetos da Universidade contemplados pelo edital do Sebrae, de âmbito nacional.
 
No CCO, as cinco propostas vencedoras vêm sendo desenvolvidas no Laboratório de Processos Biotecnológicos e Purificação de Macromoléculas, no qual trabalham os professores Paulo Granjeiro, Daniel Bonoto Gonçalves, José Antônio da Silva, e o técnico de laboratório Adriano Guimarães Parreira.
 
Essa conquista, para o coordenador do Netec, é resultado de um esforço para a mudança de mindset que vem sendo implementada nesse campo de pesquisa, que passa a propor soluções a partir de problemas concretos dos clientes, por meio do “design thinking”, tendo como pilares a empatia, a colaboração e a prova de conceito (prototipagem). “Desse modo, a cultura empreendedora e de inovação é fortemente estimulada desde a iniciação científica, e chega até aos alunos de doutorado, com forte impacto na formação de futuros pesquisadores”, analisa.
 
As cinco propostas
A ProbioFull é uma spin-off acadêmica que tem como objetivo prospectar cepas probióticas da biodiversidade brasileira, produzi-las em escala industrial de forma ecologicamente sustentável e avaliar a sua aplicação em diversos setores industriais, como saúde humana/animal, indústria de cosméticos e indústria farmacêutica. Participa também de dois programas de aceleração, tem três patentes depositadas, e foi premiada recentemente no Fiemg Lab Acelera, o que garante impulso contínuo para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, como as elaboradas pelas doutorandas Heloísa Carneiro Colares, Tuânia Natacha Lopes Silva, do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), e Luísa Ferreira da Cruz, da pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).
 
O TrataBio, inserido também no Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap), é um produto biotecnológico composto por microrganismos probióticos e produtores de biossurfactantes, capaz de promover o melhoramento da qualidade da água dos tanques de piscicultura, além de aumentar a taxa de sobrevivência e crescimento de peixes.
 
Com duas patentes depositadas, e premiada em três diferentes competições - BiomakerBattle Divinópolis (2018), Empreenda em Ação! (2018 e 2019), UFSJ Demoday (2020) - a InnSumo desenvolve um produto natural, tensoativo, emulsificante, espumante, biodegradável e atóxico, a partir de microrganismos com o mesmo potencial de eficiência dos compostos sintéticos sem, contudo, as agressões secundárias ao meio ambiente provocadas por eles. Esse time, do qual fazem parte a mestranda Maria Auxiliadora de Oliveira (PMBqBM) e o doutorando Diego Livio (PPGBiotec), tem experiência com programas de pré-aceleração e incubação, como o Agita Divinópolis e o Movap.
 
A equipe da Arabutã trabalha num agente biocida para revestimento de superfícies hospitalares para evitar o crescimento microbiano, tornando o ambiente hospitalar mais seguro contra infecções hospitalares. Participa do Movap e do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte e Fundação Biominas, tendo obtido o 1º lugar no II GRITE Demoday e no Empreenda em Ação! Os professores Paulo Granjeiro e Marcelo Speziali (Ufop), ao lado do empreendedor Murilo Amaral (Fontaine Ventures), orientam os pós-graduandos Vinícius Tarabal e Carlos Costa (PMBqBM).
 
Por fim, a startup Sôbet (2017), pesquisa uma sobremesa gelada, saudável e nutritiva, conhecida como sorbet, o único no Brasil que contém probióticos em sua formulação, com adição de açúcar tolerável para diabéticos e sem adição de gorduras e leite. Não por outro motivo, carrega prêmios no Empreenda em Ação!, no I GRITE Demoday, além de ter feito parte do primeiro reality show de startups do Brasil, contar com o depósito de duas patentes, e ter o mestrando Pablo Felipe Rodrigues Gonçalves (PPGBiotec) como membro da equipe.
 
Capital intelectual
Heloísa Colares, da ProbioFull, vê mais essa oportunidade oferecida pelo Sebrae como meio para agregar capital intelectual à spin-off à qual está integrada. O contato com profissionais experientes e renomados certamente irá aperfeiçoar as habilidades do grupo, fomentando novas conexões, com potencial para criar riquezas por meio de pesquisas na pós-graduação. “Acredito que programas como o Catalisa têm grande potencial para incentivar os estudantes da pós-graduação a desenvolverem produtos ou processos inovadores, de grande importância para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do nosso país”, declara.
 
Para o professor Daniel Bonoto, o edital Catalisa ICT traz excelentes possibilidades de geração de valor para a sociedade brasileira. “As tecnologias desenvolvidas em nosso laboratório podem ser utilizadas no sentido de resolver demandas da sociedade, a partir de processos e produtos tecnológicos de qualidade e de custo mais acessível.”
 
 

4 - Semana de Integração Tecnológica volta em versão on-line

 
A 13ª Semana de Integração Tecnológica (13ª SIT) será realizada de 3 a 7 de maio, em formato virtual, com o tema Cadeia produtiva da pecuária mineira: desafios e oportunidades. As inscrições estão abertas, e podem ser efetivadas neste link, que reúne também todas as informações referentes ao evento. Das mil vagas para os cursos, quase metade já foram preenchidas.
 
Em sua última edição, a SIT 2019 reuniu mais de três mil participantes, resultado considerado surpreendente pelos organizadores, e que pode ser superado na edição 2021, a se manter o ritmo das inscrições. Em 2020, o evento foi cancelado por causa da pandemia da Covid-19, mas decidiu-se levar adiante a 13ª edição, nessa nova realidade das transmissões virtuais, decorrente do recrudescimento da pandemia em todo o país.
 
“A Semana de Integração Tecnológica é um evento de transferência de tecnologia que procura integrar instituições, para promover o desenvolvimento regional e estadual. Há 14 anos, promove o diálogo e a troca de experiências entre agricultores, consultores, assistentes técnicos de empresas públicas, pesquisadores, estudantes, professores e representantes de empresas privadas”, diz o coordenador do evento, Marco Aurélio Noce, técnico do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.
 
Outro objetivo que sempre marcou o projeto da SIT é a integração dos diversos setores de interesse no segmento agropecuário, agregando conhecimento gerado pelas instituições parceiras ao debate e ao planejamento de ações futuras, a fim de contribuir para o desenvolvimento no meio rural, faz questão de frisar o coordenador.
 
Parcerias
Em sua 13ª edição, a SIT tem como principais parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas (UFSJ/CSL), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg /Senar-MG) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Conta ainda com o apoio e a parceria de instituições privadas, como a KWS Sementes.
 
Pesquisadores de outras unidades da Embrapa, de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento também colaboram. Nesta 13ª edição da SIT On-Line, além da Embrapa Milho e Sorgo, já estão confirmadas as participações da Embrapa Gado de Leite (MG), Embrapa Pecuária Sul (RS) e Embrapa Solos (RJ).
 
Estão programadas cerca de 30 atividades de caráter técnico, entre seminários, mesas-redondas, cursos temáticos e dias de campo. O tema central vai enfatizar a produção leiteira, desde questões técnicas do sistema de produção, até alternativas de agregação de valor e de comercialização do produto final, passando pelo debate social.
 
A cerimônia de abertura está marcada para 3 de maio, às 18h. Em seguida, estão programadas duas palestras: Indicadores técnicos e econômicos da pecuária leiteira em Minas Gerais, a ser proferida por Christiano Nascif, superintendente do Senar/Minas; e Novas oportunidades de agregar valor ao leite, com Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite.
 
Mais informações, pelo e-mail sit@embrapa.br e no canal da Embrapa Milho e Sorgo no YouTube. 
 
 

5 - Dossiê homenageia o filósofo John Searle

 
Organizado pelos professores Maxwell Morais de Lima Filho, da Federal de Alagoas (Ufal) e Argus Romero Abreu de Morais (UFSJ), o Dossiê Naturalismo Biológico de John Searle vem homenagear o filósofo que é considerado um dos principais pensadores contemporâneos da tradição da Filosofia Analítica, em geral, e da Filosofia da Linguagem, em particular.
 
John Rogers Searle nasceu em 1932, em Denver, Estados Unidos. Durante sua formação acadêmica, na década de 1950, estudou na Universidade de Oxford com os renomados filósofos Gilbert Ryle, John Austin e Peter Strawson. Searle ficou mundialmente famoso ao publicar, em 1969, Atos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. Alcançou notoriedade ao desenvolver a Teoria dos Atos de Fala de Austin. Em coautoria com Daniel Vanderveken, publicou também Introdução à teoria dos atos de discurso, traduzida nesse Dossiê pela professora Cândida de Sousa Melo.
 
O Dossiê Naturalismo Biológico de John Searle tem o intuito de promover, de forma acessível ao grande público, variadas discussões sobre o artigo Filosofia da Mente (1980), no qual o pensador sistematiza a expressão “naturalismo biológico”, denominando aquele que será conhecido, desde então, como um dos escopos teóricos mais importantes para a tentativa de explicação do fenômeno da consciência, aspecto central do problema mente-corpo.
 
O projeto, que celebra o aniversário de 40 anos dessas publicações, reúne diversos colaboradores, que se dedicaram a produzir 14 artigos, três resenhas e duas traduções, uma tarefa que se tornou ainda mais complexa em consequência do contexto atual de crise sanitária e negacionismo científico.
 
A íntegra do Dossiê, publicado na Revista Reflexões, pode ser acessado aqui
 
 

6 - Comissão Europeia lança chamadas emergenciais para pesquisas sobre variantes do coronavírus

 
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – parceiros institucionais da Comissão Europeia (CE) no Brasil – tornam públicas oportunidades para pesquisadores e instituições brasileiras se associarem às chamadas emergenciais lançadas na terça-feira (13/4), pela Comissão Europeia, com foco nas variantes do coronavírus (SARS-CoV-2).
 
Foram disponibilizadas quatro chamadas emergenciais, com investimento total de 123 milhões de euros, no contexto do novo programa europeu de Pesquisa & Inovação (P&I), Horizon Europe  (2021-2027).
 
Mais informações neste link
 
* Com informações da Confap e da Fapemig
 
 

7 - Prêmio Evidência recebe inscrições até 20 de junho

 
O Prêmio Evidência reconhece e valoriza o gestor que usa dados, pesquisas e evidências em pelo menos uma das etapas do ciclo da política pública: seja na caracterização do problema, da causa ou consequência da política; na construção; no monitoramento e avaliação; ou no uso posterior de evidências geradas pela própria política pública.   
 
As inscrições estão abertas até 20 de junho de 2021. 
 
O objeto da premiação é o reconhecimento de até três políticas públicas em território nacional que se destaquem pelo uso de evidências cientificamente fundamentadas, já finalizadas nos últimos 24 (vinte e quatro) meses ou em andamento, tendo como base a data de publicação do edital.
 
Saiba mais no site do Prêmio
 
* Com informações do Prêmio Evidência/FGV/EESP

Última atualização: 30/04/2021