1 - Prope recebe inscrição de projetos para parceria com o Reino Unido até quinta (22/4)

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) recebe, até a próxima quinta-feira (22/4), a inscrição de potenciais parceiros para colaboração internacional com o Reino Unido.
 
A iniciativa é do Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que está unindo esforços ao governo do Reino Unido, por meio do Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro. O objetivo é fomentar a construção de parcerias entre instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e do Reino Unido nas áreas de transição energética, energias renováveis e descarbonização do setor de petróleo e gás.
 
Assim são prospectadas e mapeadas instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais que possuam e visem desenvolver programas, projetos e iniciativas nessas áreas, bem como o interesse de expandir essas atividades em cooperação internacional com instituições britânicas.
 
Para manifestar o interesse, basta preencher esta planilha e enviar para o e-mail prope@ufsj.edu.br.
 
 

2 - Equipe Milhas Gerais vence competição da Shell

 
A Equipe Milhas Gerais foi a vencedora do Off Track de Simulação para Inovação na competição Shell Eco-Marathon Américas. Depois dessa etapa nacional, a equipe representará a UFSJ na etapa internacional do concurso.
 
Orientada pelos professores Antônio Sabariz e Tarsis Prado Barbosa, a Milhas Gerais é formada por 39 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ciências Econômicas.
 
“O prêmio consistia em apresentar algumas simulações computacionais que trouxessem melhoria para nosso protótipo. Investimos na aerodinâmica, o que nos ajudou a otimizar o sistema de direção”, explica o “capitão” da Equipe, Gustavo Campos de Oliveira, estudante da Mecânica. O trabalho premiado consistiu num relatório, semelhante a um artigo, no qual deveriam ser explicadas as simulações propostas, com os resultados esperados.
 
A distância
Segundo Gustavo, por se tratar de uma competição totalmente virtual (em razão da pandemia de Covid-19), a dificuldade maior foi realizar todo o trabalho “a distância”. Na condição de ser quem planeja e responde pela equipe, o capitão comemora o resultado expressivo na competição, organizada pela multinacional de combustíveis Shell e a empresa Altair. “O prêmio representa um avanço para todos nós. Estamos conseguindo manter nosso nome entre as melhores equipes do Brasil.”
 
Muito trabalho, muito tempo dedicado a estudos e pesquisas, e ainda a organização interna são, para Gustavo, os fatores que garantiram o primeiro lugar para a UFSJ.
 
Na foto que ilustra essa matéria, a Milhas Gerais na última Eco-Marathon realizada presencialmente, em 2019, quando o Pokébola foi o segundo melhor projeto em Economia Circular.
 
 

3 - Capes: Calendário da avaliação da pós-graduação é tema de reunião

 
Foram apresentados pontos da carta de intenções, que aborda, por exemplo, a prorrogação do prazo do Coleta
 
Cláudia Queda de Toledo, presidente da Capes, reuniu-se nesta segunda-feira (19/4) com o diretor de Avaliação da Fundação, Flávio Camargo, para uma segunda apresentação sobre os pontos da carta de intenções publicada na última sexta-feira. O processo da avaliação quadrienal consta dos dez pontos elencados do documento.
 
Um dos pontos já foi implementado. Trata-se da prorrogação do prazo do Coleta por 40 dias, já oficializado em portaria.
 
Na reunião, Cláudia Queda de Toledo ressaltou a importância do alinhamento da Presidência e da Diretoria de Avaliação para a conclusão tempestiva e eficaz da avaliação quadrienal. A iniciativa, de acordo com a presidente, envolverá a participação das coordenações de Área e do corpo técnico da Capes ao longo de 2021.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação da Capes
 
 

4 - Programa de Mobilidade Virtual Andifes recebe indicação de cursos

 
Estão abertas as inscrições para a chamada de participação no Programa de Mobilidade Virtual Andifes.
 
A UFSJ poderá indicar até quatro cursos para participação no Programa. O professor interessado em submeter um curso para participar do programa deverá preencher o Formulário de Proposta de Curso, constante do Anexo I da chamada e enviá-lo para o e-mail assin@ufsj.edu.br até o dia 5 de maio de 2021.
 
Se houver mais de quatro submissões para este primeiro edital do Programa, ficará a cargo da Comissão de Internacionalização da UFSJ selecionar as quatro propostas que serão encaminhadas à Andifes com base nos critérios detalhados na Chamada.
 
Os cursos não selecionados terão prioridade para participação do próximo edital do Programa ou poderão ser ofertados no mesmo período no Processo de Mobilidade Virtual Internacional da UFSJ.
 
Sobre os cursos
Os cursos devem obrigatoriamente ser ofertados em língua estrangeira, preferencialmente em inglês, francês ou espanhol. Serão aceitos cursos em língua portuguesa, desde que sejam cursos de PLE/PLA (Português como língua estrangeira/adicional), voltado para público estrangeiro, em geral, ou para áreas específicas (Português para medicina, português para sobrevivência, etc.).
 
Eles devem acontecer nos meses de julho e agosto, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos respectivos ministrantes.
 
As atividades poderão ser ofertadas em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil”, considerando um ou mais dos seguintes elementos, porém não se restringindo a eles: língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais brasileiras.
 
Ficará a critério do ministrante definir a carga horária do curso, a plataforma específica a ser utilizada e os canais de interatividade do curso (ambientes de compartilhamento entre professor/alunos e alunos/alunos).
 
Os cursos virtuais poderão ser desenvolvidos de forma síncrona, assíncrona ou híbrida. O ministrante decidirá o número de vagas ofertadas (entre 20 e 50). Serão reservadas para estudantes internacionais 70% das vagas disponíveis. Estudantes brasileiros poderão ocupar 30% das vagas ou mais, se houver vagas disponíveis após a inscrição dos estudantes internacionais.
 
A certificação tanto do ministrante quanto dos participantes será expedida pela UFSJ em conjunto com a Andifes.
 
A lista dos alunos inscritos no curso será informada pela Andifes antes do início do curso.
 
Saiba mais
A iniciativa é do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES), órgão componente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, que objetiva oferecer cursos em ambientes virtuais para estudantes internacionais de instituições parceiras de todas as universidades filiadas à Andifes.
 
Mais detalhes na página da Assin
 
* Com informações da Assin/UFSJ
 
 

5 - Evento sobre estudos superiores na Europa começa dia 26 de abril; inscrições estão abertas

 
As agências de estudos na França (Campus France Brasil), Alemanha (DAAD), Espanha (Escritório de Educação na Espanha da Embaixada da Espanha no Brasil) e Holanda (Nuffic Neso Brazil) organizam, nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril, o Study in Europe Digital Show, uma série de apresentações on-line com o objetivo de promover informações sobre os estudos superiores nos países europeus.
 
O evento convida os espectadores a realizar um verdadeiro tour virtual, através dos canais do YouTube das agências.
 
No primeiro dia, o programa foca nas oportunidades de bolsas de estudos oferecidas pelos países organizadores, tendo como convidada especial a Delegação da União Europeia no Brasil, que fará uma apresentação sobre o programa Erasmus Mundus. Na terça-feira, serão fornecidas informações sobre funcionamento e passo para candidatura nos programas de bacharelado e mestrado, contando também com a participação da Suécia.
 
Já o terceiro dia do evento é inteiramente voltado à pesquisa, com a participação de representantes da Swissnex e Wallonie - Bruxelles. Para finalizar o Study in Europe Digital Show, serão realizadas duas mesas temáticas, com a participação de ex-alunos da Alemanha, França, Espanha e Holanda, debatendo a experiência de estudos nas áreas de artes,  desenvolvimento sustentável e os impactos na carreira após a vivência na Europa.
 
PROGRAMAÇÃO
26/4 - Bolsas de estudos
18h: abertura
18h05: Comissão Europeia
18h25: França
18h45: Holanda
19h05: Espanha
19h25: Alemanha
 
27/4 - Graduação e mestrado
18h: abertura
18h05: Espanha
18h25: Holanda
18h45: França
19h05: Alemanha
19h25: Suécia
 
28/4 -  Pesquisa
18h: abertura
18h05: Alemanha
18h25: França
18h45: Holanda
19h05: Espanha
19h25: Suissnex
19h40: Wallonie-Bruxelles (Bélgica)
19h55: Euraxess
 
Debate com estudantes e alumni
18h: Sustentabilidade
19h: Artes
 
Para participar, basta fazer inscrição através do link https://nufficnesobrazil.typeform.com/to/JtxTkJ9n
 
* Com informações da equipe Campus France Brasil
 
 

6 - Inscrições abertas para o Brazil Tech Trends

 
A Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos de incentivo à Educação, convida os discentes dos cursos de tecnologia para o Brazil Tech Trends, que acontece de 26 a 30 de abril, em formato on-line. As inscrições, gratuitas, vão até esta sexta (23/4), neste link
 
Com salas temáticas e de networking, a conferência é considerada o maior evento virtual sobre tecnologia e inovação. O Brazil Tech Trends conta com a participação de líderes do mercado de Tecnologia e de professores das melhores universidades do mundo.
 
Os participantes poderão compartilhar experiências e se inspirar em quem está criando tendência para os próximos ano, além de aprender a inovar, de forma prática, ao serem apresentados a histórias de sucesso de empreendedores e de startups nacionais.
 
Mais informações: fellowshiptech@estudar.org.br.
 
 

7 - Webinar Universidades: inovação e combate à pandemia

 
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) realiza, nesta terça (20/4), a partir das 17h, o webinar Universidades, inovação e combate à pandemia da Covid-19. A transmissão, em português, se dará no canal do GCUB no Youtube. Haverá certificado de participação para quem se inscrever aqui
 
O evento vai reunir palestrantes de renome em suas áreas de atuação: Jarbas Barbosa, da Organização Pan-Americana da Saúde; Margareth Dalcolmo, Fundação Oswaldo Cruz; e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Rodrigues Curi Hallal, com moderação do professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que já presidiu o GCUB.
 
 

8 - Município de Senhora dos Remédios abre seleção para médicos do PSF

 
A Prefeitura Municipal de Senhora dos Remédios comunica que tem disponível para imediata contratação vagas para médicos que queiram trabalhar em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cidade.
 
Confira mais detalhes neste comunicado
 
 

9 - 15º Dia de Campo Rivelli ocorre de 3 a 6 de maio

 
Entre os dias 3 e 6 de maio de 2021 acontecerá o 15º Dia de Campo Rivelli, um evento que ao longo  dos anos consagrou-se como um dos mais importantes do setor agropecuário de Barbacena e região em  um amplo debate técnico. Planejado agora em uma versão online, o evento tem como público principal os  produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio e apresentará um conteúdo  digital exclusivo para que os participantes possam acessar de onde estiverem.  
 
Nesta edição, contaremos com a participação de mais de 20 empresas expositoras que oferecerão  palestras sobre a interação lavoura-pecuária, soluções biológicas para o aumento da produtividade,  qualidade de silagem, a criação de animais jovens, ferramentas na nutrição de vacas leiteiras para alto  desempenho, inovações tecnológicas na agricultura, plantabilidade e qualidade de plantio, desafios da  produção na safrinha, entre muitos outros temas. Além disso, os participantes poderão conhecer um  pouco mais sobre o setor de fazendas da Rivelli na abertura do evento, que será feita pela gestores do  agronegócio do grupo e conhecer as perspectivas do mercado de soja e milho, em uma palestra ministrada  pelo Consultor em Gerenciamento de Risco da StoneX, Eduardo Coelho, e em seguida participar de uma  mesa redonda com os Gerentes de Produção e Operações Agropecuárias da Rivelli, Fabrício Melão Alves e Arcelino José Giarola Filho. 
 
De acordo com Lucas Aguiar, Gerente de Agropecuária da Rivelli, o objetivo dessa edição do Dia de  Campo é dar continuidade ao papel da empresa de aproximar o conhecimento das grandes empresas ao  produtor rural em relação às cadeias de produção de grãos, como milho, soja e silagem, as cadeia de  produção do leite e gado de corte, parte de nutrição, reprodução, parte sanitária dos animais, entre outros.  “Além de trazer esse conhecimento das grandes empresas para perto do produtor rural, a Rivelli também  acredita que esse Dia de Campo favorece essa energia de gerar negócios para todos, tanto para os  participantes, quanto para os expositores do evento”, pontuou.  
 
Lucas ressaltou ainda, que nos últimos anos, tem-se observado que o Dia de Campo também se tornou  um dia de conexão entre as pessoas, unindo profissionais já consagrados, que são os palestrantes, os  expositores, o nosso público em geral e os estudantes também. “Toda essa interação une pessoas que  futuramente podem estar gerando novos projetos, desde pessoas sendo contratadas até empresas sendo  mais reconhecidas”, explicou. O agrônomo ainda conclui dizendo: “nosso objetivo é trazer conhecimento  e ferramentas para que o produtor rural possa produzir cada vez melhor”. 
 
Na última edição do evento, que foi em 2019 na Fazenda Extrema, reunimos mais de 700 inscritos,  entre produtores, estudantes, investidores, empresas e prestadores de serviços do agronegócio, que  buscam realizar negócios e prospectar parcerias.  
 
Para quem deseja participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no nosso site:  www.rivelli.ind.br. Acessando a página do evento também é possível conferir mais informações e a  programação completa do 15º Dia de Campo Rivelli. Os inscritos receberão uma senha de acesso ao  portal onde as palestras estarão disponíveis, nos dias antes do início do evento. Haverá certificado no  final. 
 
Dúvidas, entre em contato pelo e-mail diadecampo@rivelli.ind.br.
 
* Com informações da equipe Rivelli

Última atualização: 20/04/2021