1 - Dpsic reúne especialistas da USP em evento sobre Psicologia Escolar

 
O evento Avanços e possibilidades no saber-fazer da Psicologia Escolar oferece ao público dois encontros com as psicólogas Adriana Marcondes Machado e Beatriz de Paula Souza, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). As conversas serão mediadas pela professora do Departamento de Psicologia da UFSJ (Dpsic), Alessandra Pimentel, e estão marcadas para os dias 27 de abril e 3 de maio, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link.
 
As convidadas vão tratar de questões sobre as relações da Psicologia com a Educação, implicando temas como metodologias de trabalho e o confinamento da infância. A temática tem como objetivo discutir alternativas exitosas no campo da Psicologia Escolar e Educacional, assumindo como fundamento de seu papel a efetiva contribuição para ações positivas dirigidas ao processo de escolarização e à formação na área. O evento é destinado, principalmente, aos pós-graduandos e graduandos de Psicologia e de Pedagogia, e interessados nas interfaces da ciência psicológica com a Educação. Certificados serão emitidos pelo Centro Acadêmico de Psicologia da UFSJ, mediante a participação, e enviados por e-mail após o término do evento.
 
Alessandra conta que o evento surgiu da demanda dos alunos do curso de Psicologia e da importância de trazer aos futuros psicólogos discussões sobre “o que fazer da Psicologia”, particularmente na área da Psicologia Escolar. “Questões como: o que é possível fazermos nas condições atuais? De que modo isto interfere diretamente na formação do profissional psi? Quais práticas viáveis? Quais são as demandas e como atendê-las?”, explica a professora.
 
Interfaces em pandemia
 
Nesta terça, 27, às 16h, Trabalhos na interface entre psicologia e educação: exercícios de escrita é o tema que vai nortear o debate com a professora Adriana Marcondes Machado, psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), onde leciona atualmente, na graduação e na pós. Coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar, faz parte do grupo de trabalho Subjetividade Contemporânea, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). No CNPq, é pesquisadora do Diretório Análise Institucional e Saúde Pública.
 
Uma semana depois, na segunda, 3 de maio, às 19h30, Beatriz de Paula Souza discute uma pauta do momento: Confinamento da infância antes e durante a pandemia: que Educação e vida infantil queremos? Psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo (IP-USP), onde coordena o Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar, Beatriz é uma das fundadoras do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, associada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee).
 
Mediação
 
A professora Alessandra Pimentel é a mais jovem docente do Departamento de Psicologia da UFSJ. Avanços e possibilidades é seu primeiro evento na instituição, realizado com o apoio do Centro Acadêmico. Doutora em Educação pela USP, Alessandra participa do programa que dá sustentação à Brinquedoteca UFSJ. É membro do CRIA, o Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ.
 
Informações específicas sobre o evento disponíveis por e-mail: livepsicologiaescolar@gmail.com e ana.gabriela.pereira.elias@gmail.com.
 

2 - Encontro de Morfofisiologia explora inovações tecnológicas e terapêuticas

 
O IV Encontro de Morfofisiologia - inovações tecnológicas e aspectos terapêuticos, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ (PPGCM), está programado para o período de 24 a 28 de maio. Até o dia 15, as inscrições são gratuitas. A submissão de resumos, em 10 áreas de pesquisa, vai até a próxima sexta, 30 de abril. Em formato on-line, o link de acesso ao evento será enviado ao e-mail informado na inscrição.
 
Dividido em três grandes áreas temáticas - Inovação e empreendedorismo na Universidade, Covid em foco: patogenicidade e variantes virais; e Aspectos biológicos, inflamação e reparo nos sistemas fisiológico, o Encontro reúne 26 atividades, divididas em palestras, minicursos e comunicações orais nas sessões de pôsteres, que serão publicadas posteriormente nos anais do evento. Fiquem atentos às normas de submissão dos resumos.
 
Siga as informações relativas ao evento no Instagram: IV Encontro e PPGCM. A Comissão Organizadora responde por e-mail: encontromorfofisiologia@gmail.com.
 

3 - Professor da UFSJ palestra na Colômbia

 
A Asociación Colombiana de Facultades de Administración (Ascolfa), em parceria com as redes Universitaria de Emprendimiento del Oriente (Ruedo) e de Investigadores de Ascolfa Capítulo Oriente (Riaco), com apoio da Cámara de Comercio de Bucaramanga, promove, nesta quinta e sexta, 22 e 23, o Congreso Internacional Virtual Ascolfa Innprende: la Innovación y el Emprendimiento en la Era del Management 5.0.
 
O professor Bezamat de Souza Neto, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac), é um dos participantes de mesa temática, no dia 23, a partir das 8h, quando vai palestrar sobre stakeholders e sua importância no fortalecimento das empresas.
 
As inscrições podem ser feitas neste formulário, até a abertura do evento, que vai debater os seguintes temas: Empreendedorismo em resposta à turbulência; Indústria digital 5.0 e novos mecanismos de financiamento; E-commerce e marketing digital como ferramenta de sustentabilidade; cadeia de suprimentos e logística em empreendimentos do século XXI; inovação e empreendedorismo em novos modelos de fazer negócios.
 
Mais informações, pelo e-mail congreso.innprende@ascolfa.org.co.
 

4 - Inscrições abertas para propostas ao Programa de Mobilidade Virtual Andifes

 
O Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGrifes) abre inscrições para docentes interessados em oferecer cursos em ambientes virtuais para estudantes estrangeiros de todas as universidades filiadas à Andifes. O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil receberá propostas até 5 de maio.
 
O objetivo é propor, de forma coletiva, cursos on-line em língua estrangeira a parceiros internacionais, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. Os cursos devem ser oferecidos, preferencialmente, em inglês, francês ou espanhol. Em língua portuguesa, a sugestão é que sejam previstos na modalidade língua estrangeira adicional, voltados para áreas específicas (Português para medicina, português para sobrevivência, entre outros). A duração não deve ultrapassar seis semanas consecutivas, de preferência nos meses de julho e agosto. Datas, carga horária, plataforma de transmissão e canais de interatividade serão definidos pelos proponentes, com a possibilidade de aulas síncronas, assíncronas ou híbridas.
 
O planejamento dos cursos pode abranger todas as áreas de conhecimento, contanto que o conteúdo mantenha relação com a temática Brasil, e considere elementos como a língua, a cultura, a economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, questões sociais brasileiras. Os ministrantes decidem o número de vagas (entre 20 e 50), reservando 30% a estudantes brasileiros, caso haja disponibilidade. “É um programa de mobilidade inovador, que potencializa a formação em rede, abrindo um caminho conjunto para a internacionalização das universidades brasileiras”, destaca a assessora para Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Sad.
 
A UFSJ poderá indicar até quatro propostas de cursos. Os professores interessados em participar do Destino Brasil deverão preencher o Formulário de Proposta de Curso, disponível para upload no site da Assessoria para Assuntos Internacionais, e enviá-lo para o e-mail assin@ufsj.edu.br. O edital completo do Programa da Andifes e a Chamada Interna estão publicados aqui.
 

5 - Pós-Graduação em Filosofia publica edital

 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSJ torna público o Edital para a realização dos processos seletivos para Mestrado e Doutorado.
 
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 01 de junho e 25 de junho de 2021. Serão disponibilizadas, ao todo, 18 vagas.
 
O PPGFIL possui as linhas de pesquisa ''Metafísica e Mente'' e ''Ética e Filosofia Política''.
 
Mais informações na página do Programa.
 

6 - Último dia de inscrições no Profnit

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação recebe até hoje, 23 de abril, inscrições de discentes especiais nas disciplinas que serão ofertadas no primeiro semestre de 2021.
 
As vagas serão preenchidas obedecendo-se ao seguinte critério: maior nota no Exame Nacional de Acesso Profnit/UFSJ 2021. O Edital pode ser encontrado aqui. Já o formulário de inscrições está disponível neste link.  
 
Para maiores esclarecimentos, visite o site do Profnit
 

7 - [Cooperação em pesquisa] Professor da UFGD solicita colaboração em pesquisa

 
O professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Amilton Luiz Novaes, está participando da organização de um questionário que busca levantar informações a respeito dos/das turistas no Brasil e de suas viagens realizadas no período de abril de 2020 a fevereiro de 2021. A iniciativa faz parte do Grupo de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia, coordenado pela professora Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP).  
 
O questionário pode ser respondido até o dia 30/04 e está disponível aqui
 

8 - Garotas STEM: formando futuras cientistas

 
Coordena projetos de ciências e tecnologia voltados a garotas? A Chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas é para você!
 
As inscrições vão até o próximo domingo (25/04). Promovida pelo British Council, através do programa Mulheres na Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã, a oportunidade busca oferecer apoio financeiro e técnico a até 15 projetos já desenvolvidos em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais de todo o Brasil que incentivem a inclusão das estudantes de ensino fundamental e médio nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.
 
Proponentes dos projetos selecionados pela Chamada receberão apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e gênero. As atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education Hub, uma parceria entre o King's College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que busca incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas. 
 
Confira a Chamada na íntegra aqui. Para mais informações clique aqui.
 
*Com informações de Fapemig e Museu do Amanhã
 

9 - Oportunidade para levar sua pesquisa para a indústria

 
Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para 8° ciclo do Treinamento Academia-Indústria (AIT). Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI) da Confederação Suíça e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a iniciativa visa auxiliar pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil no desenvolvimento de projetos para o mercado e a indústria, de forma a apoiar a transformação de pesquisas aplicadas em startups de alto potencial.
 
Serão escolhidos até 10 projetos/startups brasileiros para participar de dois “camps”, um no Brasil e outro na Suíça. As principais metas dos “camps” são ajudar os participantes a desenvolver seus planos de negócios, habilidades de comunicação para negócios, esclarecer questões de propriedade intelectual assim como estabelecer novos contatos. 
 
As despesas poderão ser financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para custeio de passagens aéreas (domésticas no Brasil e internacionais Brasil-Suíça-Brasil em classe econômica) e diárias (no Brasil e na Suíça). Além disso, o participante brasileiro com melhor desempenho receberá um prêmio de R$ R$ 10 mil para fomentar seu projeto.
 
O programa é destinado a estudantes de mestrado ou doutorado e pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa brasileiros e centros de excelência tecnológica. Confira a Chamada completa aqui.
 
Treinamento Academia-Indústria
 
O AIT é um programa implementado pela Swissnex no Brasil (imersão Brasil) e pela Universidade de St. Gallen (imersão Suíça) como forma de promoção das relações científicas e colaboração bilateral. Anualmente, a iniciativa recruta startups brasileiras e suíças para aceleração e intercâmbio entre os países sendo especialmente direcionado a pesquisadores que querem se estabelecer como empreendedores os chamados "cientistas-empreendedores" – público em crescimento em ambos os países.
 
*Com informações de Assessoria de Comunicação Social Fapemig
 

10 - Curso ABC lança manuais de alfabetização

 
O material que reúne todo o conteúdo da capacitação será lançado em transmissão ao vivo pelo canal do MEC, no YouTube
 
Na próxima quarta-feira, 28, todo o conteúdo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) será oficialmente lançado e oferecido em dois manuais que ficarão disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC). O evento será transmitido ao vivo pela página do MEC, no YouTube, a partir das 15h30.
 
Para Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC, com o manual, os professores-alfabetizadores brasileiros terão em mãos um material de alta qualidade. Organizado com conteúdos sólidos, darão “segurança em sala de aula, tanto na pré-escola, no preparo efetivo dos alunos para a alfabetização, como no ensino fundamental e na consistente aprendizagem da leitura e da escrita”, afirma.
 
O material é dividido em duas partes: ‘Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC’ e ‘ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura’. O primeiro foi elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. Sob a orientação dos professores Rui Alves e Isabel Leite, conta ainda com a colaboração de mais de 30 especialistas de instituições do Brasil e do exterior. O documento é composto por 23 capítulos que apresentam conhecimentos teóricos para o ensino da leitura e da escrita.
 
A segunda parte foi produzida pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, sob coordenação da professora Ana Sucena. O produto apresenta programas de intervenção para crianças falantes do português, com atividades para alunos de cinco e seis anos de idade, sequencialmente estruturadas e adaptadas ao português do Brasil.
 
Histórico
 
Em 2019, a CAPES e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, em cooperação internacional com a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), ambos de Portugal, formularam o Curso ABC para qualificar alfabetizadores, com base em evidências científicas, abrangendo aspectos teóricos e práticos.
 
Inicialmente, a formação ofereceria atividades presenciais e visitas às escolas portuguesas, monitoradas pelo IPP. Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o curso foi adaptado para ser on-line. A partir de então, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) aderiu à parceria, organizando a modalidade a distância, com a responsabilidade de gravar as videoaulas e produzir as legendas em português brasileiro.
 
Mais de 170 mil participantes, entre alfabetizadores e estudantes de licenciatura, já se inscreveram e têm acesso aos vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo oferecidos no Curso ABC, por meio do ambiente virtual do MEC (Avamec). A formação faz parte do Programa Tempo de Aprender e possui carga de 180 horas.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 23/04/2021