1 - Indetec convida a falarmos sobre saúde mental e trabalho remoto

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) promove, nesta quinta, 29, às 17h, bate-papo com o tema Home office e saúde mental, transmitido pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla. O link para acesso à sala virtual será enviado aos inscritos no dia da conversa.
 
À mesa do debate, o professor da UFSJ, Alexandre Silva (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), especialista na área de Cuidados Paliativos, que vai explorar com a audiência maneiras de se manter saudável na pandemia, que nos impõe questões como luto coletivo, ansiedade, medo, depressão e solidão, ao mesmo tempo em que continuamos as novas rotinas do teletrabalho. “Ao invés de mirar um futuro hipotético, está na hora de encararmos o mundo ao nosso redor e nos perguntar como acolher as angústias e conviver com os efeitos invisíveis do vírus”, afirma o líder de Comunicação e Marketing da Indetec, Tiago Ávila.
 

2 - Evento vai discutir cuidados com estomia

 
O projeto de extensão Envelhecer e Cuidar, coordenado pela professora Flávia de Oliveira, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG), realiza, entre os dias 4 e 5 de maio, a partir das 19h, o evento Imersão na prevenção e tratamento de lesões de pele e cuidados com estomias. As inscrições estão sendo recebidas via formulário, e devem ser providenciadas nesta semana, antes que se complete o número de vagas.
 
O seminário, on-line e gratuito, é fruto de cooperação entre docentes e discentes das federais de São João del-Rei e de Viçosa, da Universidade Estadual de de Minas Gerais (UEMG), e da Escola Técnica do Centro de Saúde São João de Deus. Nesta edição, vai receber os pesquisadores Eline Lima Borges (UFMG) e Juliano Teixeira Moraes (UFSJ).
 
Mais informações: simposioprevencaoetratamentofe@gmail.com.
 
Sobre os palestrantes
 
Eline Lima Borges é professora associada da Escola de Enfermagem da UFMG. Tem experiência na área de Enfermagem médico-cirúrgica e realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Saúde do adulto e idoso, Cuidado em saúde e na Enfermagem, especialmente na área de prevenção e tratamento de lesão cutânea e assistência à pessoa com estomia intestinal ou urinária. Coordena o Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia da Escola de Enfermagem da UFMG.
 
Juliano Teixeira Moraes, docente adjunto III da UFSJ, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, é diretor do Departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do adulto, e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos temas: estomaterapia, avaliação de programas e serviços de saúde e segurança do paciente.
 

3 - Começam nesta terça, 27, inscrições para processo seletivo especial

 
A UFSJ vai receber, no período de 27 a 30 de abril, inscrições para processo seletivo destinado ao preenchimento de eventuais vagas remanescentes do SiSU 2021/1. Candidatos que tenham realizado uma das três últimas edições do Enem - em 2018, 2019 ou 2020 - poderão se habilitar ao Cadastro de Reserva, que será utilizado somente para os cursos que esgotarem toda a Lista de Espera do SiSU, referente à entrada no primeiro semestre deste ano.
 
“A inscrição nesse cadastro assegura ao candidato a expectativa de direito à vaga ofertada, estando a matrícula condicionada à existência de vagas”, informa o presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSJ (Copeve), José Trindade da Silva. Esse processo seletivo especial foi planejado como estratégia de se evitar vagas ociosas, decorrentes do expressivo índice de ausências verificado no Enem 2020, consequência da pandemia da Covid-19.
 
A íntegra do edital, bem como os anexos relativos às ações afirmativas, e cronograma do Cadastro de Reserva, podem ser consultados neste link. A relação dos candidatos aptos ao novo processo seletivo da UFSJ será divulgada no dia 7 de maio.
 

4 - Projeto de cuidados à pessoa idosa abre seleção para bolsistas

 
O projeto de pesquisa Desenvolvimento e validação de sistema inteligente para avaliação multidimensional de pessoas idosas está com processo seletivo aberto para contratação de novos bolsistas. As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e áreas afins. As inscrições, neste link, vão até sexta, 30. O edital completo pode ser lido aqui
 
São duas bolsas: uma destinada a egressos, no valor de R$ 1.600, e outra, a graduandos, no valor de R$ 600, ambas definidas para a área de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O objetivo é desenvolver e validar um sistema inteligente para avaliação multidimensional de pessoas idosas, acessível aos profissionais da Atenção Primária, promovendo também Interlocuções com a Rede de Atenção à Saúde, em apoio à implementação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde mineiro.
 
A iniciativa é coordenada em parceria pelos professores Ricardo Bezerra Cavalcante (UFJF) e Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, com a participação de pesquisadores da Universidade de Viçosa (UFV), recursos do Programa de Pesquisa para o SUS da Fapemig (PPSUS).
 

5 - [Mães - cooperação em pesquisa] Estudante da UFV solicita colaboração em pesquisa

 
A mestranda de Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, Khaula Yasin, está coletando dados para um projeto, que tem como objetivo conhecer a relação entre o comportamento de mães nas refeições e o consumo alimentar, e estado nutricional de seus filhos no cenário atual de pandemia e isolamento social. A discente está sob orientação da professora Raquel Maria Amaral Araújo do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV.
 
A população do estudo são mães estudantes e servidoras (docentes e técnicas) das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, com idade acima de 19 anos e com crianças de 1 a 6 anos. 
 
As participantes serão esclarecidas sobre a pesquisa por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) anexado no cabeçalho da página. O questionário está disponível aqui.
 

6 - Live Fapemig aborda desafios no enfrentamento à Covid-19

 
Evento virtual contará com a participação do infectologista Unaí Tupinambás que falará sobre a prevenção e os protocolos de saúde 
  
Há mais de um ano o mundo está lidando com a pandemia causada pela covid-19. Durante esse tempo, graças à ciência, tecnologia e inovação, muitos aspectos da doença já foram compreendidos. Diversas vacinas, soros e equipamentos foram - e estão sendo - desenvolvidos pelo mundo todo. 
 
Contudo, o coronavírus ainda demanda estudo e cuidados. Para se ter uma ideia, hoje, em Minas Gerais, quatro microrregiões que compõem a região Nordeste e metade da região Centro ainda se encontram na "onda roxa", a mais restritiva do plano que orienta a retomada segura das atividades no Estado, o Minas Consciente. Outras microrregiões mineiras poderão avançar para a onda amarela: Manga/Januária, Araçuaí, Diamantina, Serro, Patrocínio/Monte Carmelo e São Sebastião do Paraíso. 
 
Já na capital mineira, a prefeitura retomou, a partir da última quinta-feira (22), o processo de reabertura gradual de atividades comerciais e de serviços, que haviam sido suspensas no início do mês passado para tentar conter o avanço da pandemia. 
 
A Live Fapemig do mês de abril terá como tema Covid - 19: Ações e desafios no enfrentamento à pandemia. O evento virtual acontecerá na próxima terça-feira (27/4), às 10h, no perfil oficial do Instagram da Fundação. 
 
O convidado é o infectologista Unaí Tupinambás, membro do comitê de enfrentamento da Covid-19 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e prefeitura de Belo Horizonte. Ele falará sobre temas como prevenção e protocolos de saúde durante a pandemia. 
 
Tupinambás possui graduação em Medicina, mestrado em Infectologia e Medicina Tropical e doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG. Professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da universidade federal mineira, ele lidera o grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre Covid-19. Atualmente, Unaí também conduz pesquisas sobre a covid: “Pool testing e Envelhecimento” e “Covid e avaliação da pandemia em Belo Horizonte”.  
 
 
COVID - 19: AÇÕES E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA 
Data: 27/04 (terça-feira) 
Horário: 10h 
Convidado: Unaí Tupinambás, infectologista membro do comitê de enfrentamento da covid-19 na UFMG e prefeitura de Belo Horizonte 
Local: https://www.instagram.com/fapemig/ 
 
*Com informações de Assessoria de Comunicação Social/Fapemig

Última atualização: 26/04/2021