1 - Progp divulga Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021

 
A necessidade de realizar o PDP surgiu com o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, o qual dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto à licença  capacitação e afastamentos para ações de desenvolvimento. O PDP-UFSJ tem caráter informativo, consultivo, estratégico e indutor do desenvolvimento institucional.
 
A partir de 2020, licenças capacitação, participação em eventos de capacitação, afastamentos do País e participação em Programas de pós-graduação devem constar na previsão anual do PDP. Caso a demanda do servidor interessado não esteja prevista no PDP, alterações e inclusões podem ser solicitadas ao Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas – SESED, pelo e-mail sesed@ufsj.edu.br.
 
Para visualizar o PDP, acesse a página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas/PROGP através do link - plano de capacitação 2021.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas - SESED
 

2 - Copeve alerta: atenção ao cronograma SiSU 2021

 
A partir da lista de espera, cuja manifestação de interesse se encerrou na última sexta, 23, a Comissão Permanente do Vestibular da UFSJ (Copeve) chama a atenção para a sequência do SiSU 2021/1. A lista de espera será divulgada nesta terça, 27, e na quarta, 28, já começa a pré-matrícula on-line da segunda chamada, a documentação sendo recebida até 3 de maio.
 
Para a terceira chamada, aberta em 4 de maio, o período da pré-matrícula vai até dia 6, envio da documentação terminando dia 10.
 
As datas para manifestação de interesse em participar da Lista de interesse pela vaga (que substituiu as chamadas presenciais), a partir da 4ª chamada, podem ser conferidas neste documento. A relação candidato/vaga das inscrições do SiSU 2021/1 está disponível aqui.
 

3 - G1 destaca aniversário da UFSJ

 
O portal G1 Zona da Mata destacou o aniversário da UFSJ, que completou 34 anos de federalização no dia 21 de abril, e reproduziu falas do reitor da instituição, professor Marcelo Pereira de Andrade.
 
Entre os assuntos abordados pelo reitor na matéria do G1 estão a trajetória da UFSJ, o enfrentamento da pandemia, a adaptação às novas rotinas e necessidades impostas pela pandemia e os cortes orçamentários.
 
Veja, abaixo, as frases do reitor destacadas pelo G1 e acesse a matéria completa no link.
 
“Temos uma Universidade que ao longo de sua história foi crescendo e ampliando os cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Hoje, temos professoras, professores, técnicos e técnicas administrativas, alunos e alunas de diferentes partes do país, e vivemos a expansão de nossa internacionalização.”
 
“A crise nos levou a adotar ações muito importantes, como a implantação das bolsas de inclusão digital, a assinatura de uma biblioteca virtual, a manutenção e a ampliação das bolsas para alunos em vulnerabilidade socioeconômica.”
 
“Foi a ciência brasileira, foram as universidades públicas, foi o Sistema Único de Saúde que se apresentaram ao enfrentamento da pandemia. Não fosse por essas instituições, a situação do povo brasileiro seria ainda muito mais difícil. Quando superarmos esse cenário crítico, não poderemos deixar que se esqueçam do que fizemos. Agora, precisamos planejar nosso futuro, estar preparados para as oportunidades que virão, mas também, por hora, temos que nos posicionar em defesa da Universidade Pública Brasileira, em especial, da UFSJ.”
 

4 - PPGCS convida para defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convida a comunidade acadêmica para a defesa de tese intitulada IMPACTO CLÍNICO DO ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO I ATENDIDOS VIA JUDICIAL, da doutoranda Thays Santos Mendonça.
 
Quando: 07/05, às 9h, pelo link
 

5 - Coleta Seletiva CAP promove concurso

 
Diante de um cenário pandêmico, que recentemente completou 1 ano no Brasil, pôde-se observar uma mudança nos hábitos de consumo do brasileiro. Com as restrições de circulação pelos agentes governamentais e a instituição do Home Office pelas empresas, a produção de resíduos sólidos em casa aumentou. 
 
Com isso, o Programa de Extensão Coleta Seletiva CAP, está realizando um concurso Meu Lixo Revelado com o intuito de despertar o pensamento crítico acerca do desperdício, do consumo exagerado e do descarte inadequado de resíduos, bem como estimular a reciclagem nos domicílios.
 
Haverá prêmio para três vencedores e mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram ou neste outro link.
 

6 - [Técnicos - cooperação em pesquisa] Estudante da UFTM solicita colaboração em pesquisa

 
A estudante do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Suzana Zagati, está desenvolvendo a pesquisa Técnicos administrativos de universidades federais e o trabalho remoto durante a pandemia do novo Coronavírus, sob a orientação da professora Pollyana Cristina dos Santos Ferreira.
 
A coleta de informações tem por objetivo principal caracterizar os técnicos administrativos de Universidades Federais em relação ao trabalho remoto, durante a pandemia do novo Coronavírus.
 
O tempo de resposta é de aproximadamente 15 minutos e é destinada a Técnicos Administrativos classificados nos níveis C, D ou E, segundo à legislação vigente para o Plano de Carreiras.
 
O questionário da pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido estão disponíveis neste link.
 

7 -  Presidente da Capes mantém diálogo com a academia

 
Cláudia Queda de Toledo promoveu encontros para assegurar o funcionamento da pós-graduação
 
Cláudia Queda de Toledo, que assumiu a presidência da CAPES em 16 de abril, publicou, no seu primeiro dia na Fundação, uma carta de intenções na qual se compromete a dar continuidade aos trabalhos da Agência. Parte disso é atuar em conjunto com a academia, o que tem resultado em constantes reuniões desde sua nomeação.
 
Na segunda-feira, 19, a presidente se encontrou por videoconferência com Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo (USP), quando conversaram sobre as medidas apresentadas na carta. Depois da reunião, o representante da instituição paulista publicou uma nota na qual classificou como a reunião como produtiva. Ainda no mesmo dia, Cláudia tratou do calendário da avaliação quadrienal com Flávio Camargo, diretor de Avaliação da Fundação.
 
A carta de intenções também pautou reuniões com os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Carlos Henrique de Carvalho.
 
“Na carta de intenções, eu me comprometo a manter a união da comunidade de pós-graduação. Como presidente da CAPES, debater os rumos dos trabalhos com os representantes da academia é uma forma de cumprir esse ponto. O diálogo é o caminho para avançarmos”, destacou Cláudia.
 
Na tarde da últma sexta-feira, 23 de abril, a presidente da CAPES teve mais uma reunião. Desta vez com Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES
 

8 - Presidentes da Capes e CNPq querem aproximar as agências

 
Encontro faz parte da agenda de união da pós-graduação promovida por Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação
 
Os presidentes da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 23 de abril. O encontro fez parte da agenda de união da pós-graduação que a titular da Fundação tem mantido nos seus primeiros dias à frente do cargo.
 
Cláudia de Toledo pontuou que as missões da CAPES e do CNPq tornam imprescindíveis uma atuação conjunta entre as duas agências. “A CAPES e o CNPq têm funções complementares e são de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa brasileira”, disse.
 
A CAPES é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O CNPq, por sua vez, integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ficando responsável por projetos de pesquisa. Ambos foram fundados em 1951.
 
Evaldo Vilela, presidente do CNPq, disse que o encontro serviu para alinhar as missões das agências de modo a que ambas possam colaborar em plataformas conjuntas. “Hoje a Sucupira conversa com o Lattes. O Lattes serve mais à CAPES do que servia antes, e isso é em benefício para o pesquisador. O diálogo entre CNPq e CAPES beneficia o pesquisador e as instituições de pós-graduação deste País”, afirmou.
 
A reunião também contou com a presença de dois integrantes do MCTI. São eles Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica, que observou que a “harmonização entre os dois ministérios (MEC e MCTI) é importante para o avanço da ciência e da tecnologia”, e Christiane Corrêa, secretária Nacional de Articulação e Promoção da Ciência.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES
 

9 -  FAPs têm até maio para cadastrar projetos sobre o Semiárido

 
CAPES vai investir R$ 13,7 milhões em programa de desenvolvimento da pós-graduação da região, que abrange 10 estados do País
 
As  Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 10 unidades da Federação têm prazo até 17h  do dia 20 de maio para apresentar projetos nas áreas de agroindústria ou biotecnologia voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico da região semiárida. As propostas devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES
 
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, destaca que o diálogo e a atuação conjunta da pós-graduação são fundamentais para o avanço de programas. “Quando assumi o cargo, prezei formalmente pela união entre diversos entes. Queremos manter uma relação harmoniosa entre as FAPs e a CAPES, para que o investimento estratégico seja de fato realizado”, afirmou.
 
O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) no Semiárido é o mais novo programa estratégico induzido da CAPES. Esse tipo de iniciativa tem sido recorrente desde 2000, com investimentos direcionados para áreas específicas e programas de pós-graduação (PPGs) emergentes ou em consolidação. Por esse mesmo modelo, a Fundação tem estimulado pesquisas de combate à pandemia e de apoio à pós-graduação na Amazônia Legal
 
Esta é a segunda cooperação com as FAPs. Assim como ocorre no PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados, cabe às Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa definir os temas prioritários dentro dos eixos estratégicos. O objetivo é formar pessoal altamente qualificado e fomentar pesquisas que apoiem o desenvolvimento social, econômico e tecnológico na região. O investimento previsto é de R$13.716.000,00, sendo R$1.830.000,00 já em 2021.
 
Compõem a região Semiárida a parte norte de Minas Gerais e nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cada FAP pode enviar até quatro projetos. Uma equipe da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da CAPES irá analisar, no período de uma semana, se atendem ao pedido no edital, podendo aceitá-los ou não. No caso de não aceitação de uma proposta, a instituição terá cinco dias corridos para interpor recurso, contados da data de recebimento da notificação.
 
A divulgação do resultado preliminar no Diário Oficial da União está prevista para ocorrer a partir de 30 de junho. Os cinco dias seguintes à publicação são o período para uma nova fase de recursos. O resultado final sairá a partir de 20 de julho. Também em julho estão previstas as assinaturas dos acordos de cooperação, com vigência de 48 meses, que autorizam o início da implementação dos projetos.
 
Até 30 projetos serão financiados pela CAPES. Cada um terá até R$457.200,00 para implementar bolsas — três de pós-doutorado, com duração de 12 meses, três de doutorado, de 36 meses, e duas de mestrado, de 24 meses. Caso o programa de pós-graduação não possua curso de doutorado, são até cinco bolsas de mestrado e três de pós-doutorado, com financiamento de até R$ 327.600,00.
 
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pdpg-semiarido@capes.gov.br.  
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 27/04/2021