1 - Inverno Cultural UFSJ abre inscrições de propostas voluntárias da comunidade acadêmica

 
Começa nesta segunda-feira (3/5), o período de inscrições de propostas das comunidades internas da UFSJ e do IF Sudeste MG para participar voluntariamente do Inverno Cultural UFSJ 2021. O festival acontece entre os dias 21 e 29 de agosto. Os interessados podem se inscrever com atrações e oficinas nas áreas de arte-educação, artes cênicas, artes visuais, literatura e música.
 
Neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as propostas devem ser apresentadas para o formato on-line do evento, que será exibido por plataformas digitais. Após analisar o cenário da pandemia e respeitando as medidas de segurança sanitária do País, a Coordenação do 32º Inverno Cultural UFSJ pode decidir, em até um mês antes do início, por realizar atrações presenciais. Porém, o proponente será consultado com antecedência sobre essa possibilidade. As oficinas serão realizadas no formato online, independentemente do festival acontecer no formato “híbrido”, com atividades presenciais.
 
As inscrições vão até o dia 3 de junho de 2021, somente neste formulário. Não haverá remuneração para as propostas selecionadas nesta chamada. As demais dúvidas sobre o Inverno Cultural 2021 podem ser enviadas para o e-mail invernocultural@ufsj.edu.br.
 
* Com informações da Proex
 
 

2 - Andifes se reúne para discutir corte no orçamento das federais

 
O reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, que participou na quinta-feira (29/4) da 141ª reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), salientou a importância de os reitores se unirem para reivindicar do Governo Federal a recomposição do orçamento das universidades para este ano. Marcelo destacou que isso é fundamental para as instituições não paralisarem suas atividades. O orçamento aprovado para 2021 cortou R$ 1 bilhão, o que pode inviabilizar o funcionamento das federais.
 
As tabelas com os cortes finais na UFSJ ainda estão sendo estudadas pela equipe da gestão. Segundo o reitor, apesar de uma previsão inicial de corte, o cenário tem mudado constantemente, sempre com um novo decréscimo no volume de recursos. Como foi destacado pelo reitor da UFJF, Marcus David, a aprovação do orçamento de 2021 bateu recorde em tempo, algo que nunca havia acontecido, uma vez que já estamos no final do quarto mês do ano.
 
O reitor Marcelo Andrade conversou, durante a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), e ao longo do seu processo de aprovação, com os deputados das regiões nas quais a UFSJ tem os seus campi, e chamou a atenção para o fato de que o corte orçamentário vai redundar na redução de contratos de prestação de serviços e de concessionárias de água, energia, telefone, insumos e bolsas, o que representa a perda de empregos e de renda para a própria comunidade e a paralisia o ensino, a pesquisa e a extensão.
 
Ainda na reunião da Andifes, Marcelo falou sobre a importância de ações coletivas dos dirigentes. “Temos que ser estratégicos enquanto conjunto. Eu proponho uma nota unificada, que o próprio Florplad (Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração) já começou a redigir, e deixar a situação clara para a comunidade acadêmica e externa: o que representam esses cortes, bem como nossa articulação para a projeto de lei que recomponha nosso orçamento”, propôs.
 
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, concordou com a proposta de Marcelo e sugeriu, ainda, que essa divulgação seja feita pelos meios de comunicação das próprias universidades, além de os dirigentes irem a Brasília, pessoalmente, para tentar reverter os cortes. Alfredo destacou que seria um movimento respeitando todas as normas de segurança contra a Covid-19.
 
Marcelo lembrou, ainda, que, além dos cortes estabelecidos em relação ao ano de 2020 - uma redução de 19,5% dos valores totais -, e, agora, o bloqueio 13,8% sobre os 60% do orçamento discricionário que ainda está contingenciado, as universidades ainda vão enfrentar os cortes nos recursos repassados, no ano passado, para as ações de combate à pandemia da Covid-19. “Com a redução no orçamento do ano passado, se tivermos que voltar presencialmente, hoje, não conseguiremos. Se essa situação perdurar em 2022, é a paralisia de todas as universidades”, destacou.
 
Outra questão são os cortes que também afetaram o Ministério de Ciência e Tecnologia, que é um duro golpe na Ciência Brasileira, disse o reitor. Ao final da reunião, os dirigentes das federais concordaram em se encontrar, novamente, na próxima semana, quando aprovarão as estratégias da instituição para este momento tão severo para as Ifes.
 
Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais
 
 

3 - Fapemig informa sobre pagamento de bolsas de abril

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) informa que já repassou às instituições gestoras os recursos para pagamento das bolsas referentes ao mês abril/2021.
 
Com relação às bolsas pagas por meio do cartão BB Pesquisa, o crédito ocorrerá no dia 5 de maio de 2021.
 
Outras informações podem ser obtidas no Fale Conosco
 
Cartão BB Pesquisa
Parceria com Banco do Brasil, o cartão BB Pesquisa foi idealizado como forma de garantir maior agilidade no pagamento, que passa a ser feito diretamente aos bolsistas. O cartão é pessoal e intransferível, livre de taxas de adesão, manutenção ou anuidade.
 
A implementação da ferramenta está sendo feita de forma gradual e os bolsistas contemplados são avisados, por e-mail, sobre os procedimentos necessários para ativar seu cartão.
 
É importante que todos os bolsistas atualizem seus dados cadastrais no sistema Everest, a fim de evitar atrasos no processamento junto ao Banco do Brasil. Esses dados devem estar em conformidade com o cadastro junto à Receita Federal.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig
 
 

4 - Oportunidade para levar sua pesquisa para a indústria

 
Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para 8° ciclo do Treinamento Academia-Indústria (AIT). Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI) da Confederação Suíça e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a iniciativa visa auxiliar pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil no desenvolvimento de projetos para o mercado e a indústria, de forma a apoiar a transformação de pesquisas aplicadas em startups de alto potencial.
 
Serão escolhidos até 10 projetos/startups brasileiros para participar de dois “camps”, um no Brasil e outro na Suíça. As principais metas dos “camps” são ajudar os participantes a desenvolver seus planos de negócios, habilidades de comunicação para negócios, esclarecer questões de propriedade intelectual assim como estabelecer novos contatos. 
 
As despesas poderão ser financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para custeio de passagens aéreas (domésticas no Brasil e internacionais Brasil-Suíça-Brasil em classe econômica) e diárias (no Brasil e na Suíça). Além disso, o participante brasileiro com melhor desempenho receberá um prêmio de R$ R$ 10 mil para fomentar seu projeto.
 
O programa é destinado a estudantes de mestrado ou doutorado e pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa brasileiros e centros de excelência tecnológica. 
 
Confira a chamada completa
 
Treinamento Academia-Indústria
O AIT é um programa implementado pela Swissnex no Brasil (imersão Brasil) e pela Universidade de St. Gallen (imersão Suíça) como forma de promoção das relações científicas e colaboração bilateral. Anualmente, a iniciativa recruta startups brasileiras e suíças para aceleração e intercâmbio entre os países sendo especialmente direcionado a pesquisadores que querem se estabelecer como empreendedores os chamados "cientistas-empreendedores" – público em crescimento em ambos os países.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig

Última atualização: 30/04/2021