1 - Liberação do Portal Didático para o 1º Semestre de 2021

 
O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ informa que o Portal Didático para o 1º período de 2021 está disponível no site https://www.campusvirtual.ufsj.edu.br/site/.
 
ATENÇÃO: Visando acelerar o processo de criação de turmas, neste semestre NÃO será necessário fazer a solicitação de disciplinas. Todas as disciplinas cadastradas na Minha UFSJ já estão disponíveis no Portal Didático.
 
Os professores que desejarem vincular suas disciplinas devem fazer o pedido via e-mail pelo endereço campusvirtual@ufsj.edu.br.
 
Pedidos de inscrição de monitores também devem ser feitos por e-mail.
 
O Portal oferece a opção de copiar o conteúdo das disciplinas ministradas no semestre anterior para o atual, facilitando a manutenção da disciplina. O próprio professor pode realizar esta tarefa utilizando as opções de backup e restauração disponíveis nas configurações das disciplinas ou, se preferir, solicite por e-mail que realizamos o procedimento.
 
Os alunos serão importados somente a partir do dia 12 de maio.
 
Não deixe também de conferir os tutoriais em vídeos disponibilizados pelo Nead na página: http://www.campusvirtual.ufsj.edu.br/site/comoacessar/. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo contato:  campusvirtual@ufsj.edu.br.
 
 

2 - Dipes informa sobre lançamento da plataforma SouGov.br

 
Confira texto enviado pela Divisão de Administração de Pessoal (Dipes) no Informativo nº 17/2021 sobre o lançamento da plataforma SouGov.br, que ocorre nesta terça-feira (4/5), às 14h30, no canal do Ministério da Economia no Youtube.
 
"A Divisão de Administração de Pessoal (Dipes/PROGP) informa que, nas últimas semanas, os servidores têm recebido, por e-mail, uma série de mensagens enviadas pelo Governo Federal relativas ao lançamento do aplicativo SouGov.br, que ocorrerá em 4/5/2021.
 
O projeto SouGov.br visa construir uma nova interface digital para disponibilização dos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, aposentados e pensionistas em um só lugar, acessível à palma da mão.
 
Com este novo aplicativo para celular os servidores ativos, aposentados e pensionistas poderão consultar o contracheque, gerenciar consignações, enviar o atestado de saúde, entre tantos outros serviços que serão, gradativamente, implementados.
 
Para acessar a nova funcionalidade disponibilizada, inicialmente será necessária uma conta no gov.br .
 
Se você ainda não tem essa conta, siga o passo a passo e crie a sua:
 
1) Acesse: acesso.gov.br 
 
2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br”
 
3) Escolha uma das 6 opções de cadastro que aparecerão na tela
 
4) Preencha o formulário online até o final
 
Caso você já tenha conta no gov.br, verifique o selo de confiabilidade (nível de acesso) atribuído à sua conta em confiabilidades.acesso.gov.br (necessário o login).
 
Para se conectar ao novo aplicativo, você precisará do selo Prata ou Ouro. Se ainda não tem, obtenha no mesmo link: confiabilidades.acesso.gov.br (necessário o login). 
 
Esclarecemos que o canal se encontra em fase de implantação e  todos deverão estar atentos aos e-mails enviados pelo remetente “MENSAGEM” (mensagem@servidor.gov.br), canal utilizado pelo Governo para divulgação de informações.
 
Complementando, informamos que a Progp está se adaptando às novas funcionalidades e, pontualmente, divulgará informações para acesso às rotinas, em atendimento a Portaria SGP/SEDGG/ME nº 4.764, DE 27 de abril de  2021.
 
Orientamos que façam o cadastro e aguardem pela divulgação das funcionalidades!"
 
 

3 - Progp divulga cursos on-line da Enap para o mês de maio

 
Confira mensagem do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed/Progp) sobre os cursos disponilibizados pela Enap neste mês: 
 
"A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como forma de promover o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, oferece, mensalmente, catálogo de cursos de curta duração, exclusivos para a categoria, em áreas de interesse que vão desde auditoria e controle, comunicação e design até orçamento e finanças, passando por ciência de dados e gestão de pessoas. Os cursos são gratuitos e totalmente a distância.
 
O catálogo com os cursos por área temática estão disponíveis no link: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo
 
Aproveitem a oportunidade!"
 
Mais informações pelo e-mail sesed@ufsj.edu.br
 
 

4 - Projeto quer apoiar empresas de SJDR na pandemia

 
Uma nova iniciativa dos professores Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp), e Paula Salume, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac), quer apoiar empresas de São João del-Rei no processo de transformação digital, como forma de amenizar os danos da pandemia de Covid-19 na economia local. O primeiro passo da pesquisa é a seleção de 10 empresas da cidade para a realização de diagnóstico e apoio na definição de uma proposta para implementação da transformação digital.
 
Segundo o professor Dárlinton, o processo de transformação digital requer, das empresas participantes, uma mudança em diversos setores. “Exige vontade e engajamento por parte das empresas, que precisam ajustar seu modelo de negócio, adaptando a forma de trabalhar para continuar vendendo serviços e produtos de valor para seus clientes”, comenta.
 
Como participar e se informar
Empresas de todos os tamanhos e setores podem se inscrever na seleção. As inscrições virtuais estão abertas até 11 de maio, por meio de formulário acessível neste link, no qual se encontra também descrição detalhada do projeto e vídeo explicativo sobre os fundamentos da transformação digital.
 
Como reforço na divulgação desta iniciativa, na segunda-feira (3/5), às 18h, a professora Paula Salume conversará sobre transformação digital em live do grupo Maker Club SJDR, neste endereço
 
Mais informações disponíveis por e-mail: darlinton@ufsj.edu.br.
 
 

5 - 13ª Semana Tecnológica: entrevista com professor Édio Costa

 
Nesta segunda (3/5), começa a 13ª Semana de Integração Tecnológica (13ª SIT), com o tema Cadeia produtiva da pecuária mineira: desafios e oportunidades. A UFSJ é uma das organizadoras do evento, que vai até a sexta (7/5), em formato virtual, e transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube.
 
Estão programadas cerca de 30 atividades de caráter técnico, entre seminários, mesas-redondas, cursos temáticos e dias de campo. O tema central vai enfatizar a produção leiteira, desde questões técnicas do sistema de produção, até alternativas de agregação de valor e de comercialização do produto final, passando pelo debate social.
 
Os principais parceiros na realização da Semana, além da UFSJ Campus Sete Lagoas, são: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg/Senar-MG), Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Conta ainda com a parceria de instituições privadas, como a KWS Sementes.
 
Em entrevista à TV UFSJ, o professor Édio Luiz da Costa, do Departamento de Ciências Agrárias do Campus Sete Lagoas (Dciag), fala sobre a programação, destacando os cursos que serão ministrados por professores da Universidade.
 
 

6 - Indetec recruta servidores para programa de mentoria

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Indetec) está com inscrições abertas, durante todo o mês de maio, para servidores que tenham interesse em participar do Programa de Mentoria, na modalidade a distância e/ou presencial.
 
O Programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de startups e spin offs nascidas na Indetec, por meio da troca de experiências, estimulando o networking na comunidade empreendedora, de modo a proporcionar novas perspectivas sobre os negócios, que permitam desafiar padrões mediante discussões construtivas. “Nossa ideia é também formar um conselho consultivo, com professores interessados em oferecer um trabalho voluntário de mentoria, de acordo com suas especialidades e áreas de interesse”, afirma o professor Paulo Granjeiro, que coordena o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), ao qual a Indetec está vinculada.
 
Nesse sentido, a Mentoria vem incentivar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da UFSJ, fortalecendo os negócios da região em que os campi estão instalados. Os mentores vão atuar junto às empresas parceiras da Indetec, em várias frentes: no diagnóstico inicial da empresa para a estruturação da árvore dos problemas; na reflexão sobre aprimoramentos possíveis no modelo de negócio e tecnologia, identificando demandas de conhecimento específicos necessárias para sua validação e consequente ampliação da rede de contatos dos empreendedores; no desenvolvimento e testes do protótipo, quando aplicável; em ações de capacitação, que incluem oficinas, workshops e pitches (apresentações curtas de, no máximo, três minutos).
 
Os mentores que cumprirem carga horária de 12 horas em um ano, com dedicação de pelo menos uma hora por mês, receberão certificado. Mais informações, além das relativas ao Programa, podem ser solicitadas por e-mail: indetec@ufsj.edu.br.
 
 

7 - Projeto oferece aconselhamento de carreira

 
A maioria dos jovens e adultos possuem dúvidas sobre qual carreira seguir, em meio a tantas opções de futuro. Para auxiliar nesse planejamento, a equipe do Programa de Extensão Orienta-Ação inicia, neste mês de maio, atendimento psicológico de Aconselhamento de Carreira. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda (3/5), neste formulário, por estudantes e concluintes do Ensino Médio, do Ensino Superior, e de cursos preparatórios, sejam de Minas, ou de outros estados.
 
Os aconselhamentos têm como principais objetivos compreender o perfil do participante, avaliar seus interesses, desenvolver sua autonomia, colaborando no planejamento de objetivos e tomadas de decisão. Essa prática, que pode ser feita individualmente ou em grupos, traz o propósito de construção de um projeto de carreira por meio do autoconhecimento e de conhecimentos gerais.
 
O suporte será feito por meio de sessões virtuais, totalmente gratuitas, que contemplam procedimentos de avaliação de interesses, potenciais e características pessoais (com devolução dos resultados), intervenções e conclusão. O número dos encontros pode variar de acordo com a necessidade de cada um, contabilizando de 8 a 12 atendimentos.
 
 

8 - Retificação: Capes divulga lista de inscrições homologadas para doutorado-sanduíche

Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior é a principal oportunidade para interessados nessa formação
 
Complementar a formação de doutorado no exterior com bolsa da Capes será a realidade de 650 estudantes de pós-graduação a partir de setembro. A Fundação homologou nesta semana as inscrições do Edital nº 19/2020, do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), e divulgou a lista de alunos com inscrições homologadas.
 
O PDSE representa um esforço do Brasil, por meio da Capes, para ampliar a qualificação internacional dos alunos de doutorado e contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação (PPGs). Participam do programa todas as instituições com PPGs com nota igual ou superior a 4, exceto aqueles que integram o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). 
 
“A internacionalização é um dos indicadores de avaliação de excelência da pós-graduação e, portanto, da ciência de um País, e o PDSE representa a maior chance de estudar fora do Brasil para as pessoas que não podem passar dois, três, quatro anos no exterior”, explica Cláudia Queda de Toledo, presidente da Capes.
 
Confira os valores das bolsas
 
Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior
O Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes
 
* Matéria atualizada no dia 3 de maio de 2021, às 16h25
 

9 - Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território divulga defesa de dissertação

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Relações de gênero, segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento: uma análise dos espaços políticos alimentares em São João Del-Rei a partir da história municipal", da discente Karina de Paula Carvalho.
 
Quando: 4 de maio, às 14h - solicitar link pelo e-mail pgdplat@ufsj.edu.br
Banca: professores doutores Márcio Carneiro dos Reis (orientador/PGDPlat), Lidiane Fernandes da Luz (Ceresan), Simone de Faria Narciso Shiki (PGDPlat) e Norberto Martins Vieira (Dceco/UFSJ).

Última atualização: 03/05/2021