1 - Oportunidades na Pós: Artes Cênicas

 
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ (PPGAC) recebe, até 21 de maio, inscrições para processo seletivo de mestrado. São 14 vagas, para as linhas pesquisa Cultura, Política e Memória, que disponibiliza 8 vagas; e Performance, Processos e Poéticas Artísticas, com 6 vagas.
 
Todos os arquivos referentes aos documentos listados no item 6 do Edital devem ser anexados em e-mail único, no endereço exclusivo da seleção.
 
Mais informações, disponíveis neste link e pelo e-mail da Secretaria do Programa: ppgac@ufsj.edu.br
 
 

2 - Divinópolis: entrega kits de merenda para alunos da rede municipal

 
olidária às necessidades vivenciadas pelas comunidades onde está inserida, a UFSJ é parceira de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (MG), que distribuirá 12,5 mil kits de merenda escolar. Acompanhado de outros representantes da Universidade, o reitor Marcelo Andrade participou, no último dia 28, na Escola Veneza Guimarães de Oliveira, no distrito de Santo Antônio dos Campos, do evento de anúncio do início da distribuição para todas as escolas municipais de Divinópolis. A UFSJ dará apoio logístico, entregando, com seus veículos, kits a estudantes que possuem mais dificuldades para retirá-los nas escolas.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o total de kits será entregue a todos os alunos matriculados na rede municipal e direcionados para as unidades escolares conforme o número de matriculados.
 
Dois kits serão entregues a cada remessa, um deles composto por gêneros básicos e o outro por gêneros perecíveis, adquiridos junto a agricultores familiares, sendo que cada kit corresponde a três meses de merenda escolar.
 
Parceria
Segundo a vice-reitora da UFSJ, professora Rosy Ribeiro, o envolvimento da UFSJ nesta iniciativa se deu a partir de uma reunião com a Comissão da Campanha Laço Solidário no Campus Centro-Oeste. “Fomos informados de que a Secretaria de Educação de Divinópolis enfrentaria dificuldades em distribuir os kits de merenda escolar às famílias, uma vez que algumas delas não conseguiriam retirá-los nas escolas. Após análise das possibilidades, decidimos fornecer o transporte para beneficiar os estudantes com mais dificuldades”, explica a vice-reitora.
 
O evento em Santo Antônio de Campos contou com as presenças do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, e da secretária Municipal de Educação, Andréia Dimas. Além do reitor, a UFSJ foi representada no lançamento pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Baldoni, e pelo diretor do Campus Centro-Oeste, professor Eduardo Sergio Silva.
 
 

3 - Pós em Engenharia Mecânica lança edital para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) abriu edital para disciplinas isoladas do 1º período emergencial de 2021. As inscrições devem ser feitas nos dias 17 e 18 de maio, neste link. As aulas iniciam no dia 24 de maio. 
 
Poderão se inscrever portadores de diploma de curso superior e alunos de graduação da UFSJ regularmente matriculados dos cursos de Engenharia e Ciências Exatas. O preenchimento das vagas obedecerá a seguinte ordem: I) alunos regulares do Programa; II) candidatos portadores de diploma de nível superior; III) alunos de graduação da UFSJ regularmente matriculados nos Cursos de Engenharia e Ciências Exatas.
 
Mais informações na página do PPMec
 
 

4 - PET Mecânica vai discutir soft skills

 
O Grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica, do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ, promove, dias 10, 11 e 13 de maio, o PETx, que tem como principal objetivo debater o aprimoramento de soft skills para os discentes de todas as áreas, não somente ligados às Engenharias.
 
Por meio de videoconferências, profissionais que atuam nessa área de mercado irão conduzir palestras temáticas com o intuito de aprimorar habilidades que, por vezes, não são contempladas durante a graduação.
 
As soft skills são formadas pela união de habilidades e competências relacionadas ao comportamento das pessoas. Sem tradução exata, o termo pode ser entendido como as práticas que lidam com relação e interação entre públicos. São consideradas qualidades essenciais para que um profissional atinja os objetivos e metas estabelecidos durante a carreira, sendo ligadas diretamente à área de atuação e ao cargo desejado no mercado de trabalho.
 
O PETx é um evento totalmente gratuito, e as inscrições podem ser feitas nos seguintes links da plataforma Sympla:
Liderança: 10/05, às 18h30 - Márcio Sant’Ana
Gestão de Tempo: 11/05, às 18h30 - Edilaine Rodrigues
Criatividade: 13/05, às 19h - Maria Hitter e Tiago Cunha
 
Mais informações, entre em contato via Instagram
 
 

5 - Pós em Engenharia Química convida para exames de qualificação de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de qualificação de dissertação:
 
Título: SANITIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE AÇO INOXIDÁVEL COM ADESÃO DE BIOFILMES BACTERIANOS.
Discente: Saymon Menezes de Souza.
Quando: 6 de maio de 2021, às 13h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Ígor José Boggione Santos (presidente/PPGEQ/UFSJ), Boutros Sarrouh (PPGEQ/UFSJ), Delaine Meireles Gouvêa Boggione, Hilário Cuquetto Mantovani (DMB/UFV) e Dalila Moreira da Silveira (PPGEQ/UFSJ) – suplente.
 
Título: MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIO-ÓLEO A PARTIR DE EMBALAGENS DE POLIPROLILENO". Discente:Heráclito Alexandre dos Santos.
Quando: 6 de maio de 2021, às 19h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Fabiano Luiz Naves (presidente/PPGEQ/UFSJ), Cristiane Medina Finzi Quintão (PPGEQ/UFSJ), Renata Carolina Zanetti Lofrano (PPGEQ/UFSJ), Mateus de Souza Amaral (Dequi/Ufop) e Alexandre Bôscaro França (PPGEQ/UFSJ) - suplente. 

Última atualização: 05/05/2021