1 - Laço Solidário realiza "Dia D" de arrecadação nos supermercados de SJDR neste sábado (8/5)

 
A campanha Laço Solidário começou com tudo essa semana, e para marcar o início do período de doações realiza, neste sábado, 8 de maio, o “Dia D” de arrecadação em diversos supermercados da cidade, numa parceria com o Sindcomércio de São João del-Rei.
 
Em cada ponto de coleta, para mobilizar a comunidade, estarão presentes voluntários ligados às entidades que integram a campanha, iniciativa coletiva em prol de ações solidárias para aqueles que precisam de cuidado e apoio nesse momento complexo em que a pandemia da Covid-19 nos colocou. São elas: Ascas, Associação Nova Geração Brasil, Sociedade São Vicente de Paulo, Mocidade Espírita Maria de Nazaré, Igreja Metodista, Albergue Santo Antônio.
 
Pontos de coleta
As doações poderão ser entregues, neste sábado e ao longo do mês, nos seguintes supermercados e redes das cidades de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes:
 
Supermercado Agostinho - Bairro Fábricas
Supermercado Bahamas - Bairro Fábricas
Supermercado Bahamas Mix - Trevo do Elói
Supermercado Bergão - Centro
Supermercado Bergão - Fábricas
Supermercado Bergão - Matosinhos
Supermercado Bergão - Santa Cruz de Minas
Supermercado BH - Bairro Fábricas
Supermercado Castro - Bairro Bom Pastor
Supermercado Castro - Bairro Colônia
Supermercado Ditão - Bairro Bonfim
Supermercado Esquinão - Bairro Bom Pastor
Supermercado Esquinão - Bairro Matosinhos
Supermercado Esquinão - Bairro Fábricas
Supermercado Esquinão - Bairro Centro
Supermercado Esquinão - Bairro Senhor dos Montes
Supermercado Esquinão - Bairro Tejuco
Supermercado Esquinão - Santa Cruz de Minas
Supermercado Esquinão - Tiradentes
Supermercado Mavi - Bairro Colônia
Supermercado Monterey - Bairro Fábricas
Mercearia São José - Bairro Tejuco
Supermercado Vale - Bairro Matosinhos
 
O que doar
Nos pontos de coleta, haverá uma caixa identificada com a arte da campanha. Nela, estão descritos os itens a serem doados. A lista foi formulada com o apoio das entidades que serão beneficiadas com a doação. Confira abaixo os itens que serão arrecadados:
 
Alimentos não perecíveis – exceto sal e fubá
Itens de higiene pessoal – sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico
Material de limpeza – sabão em pó, sabão em barra, detergente, desinfetante líquido, esponja de lavar louça, água sanitária, álcool 70º líquido
 
Laço Solidário
Diante do severo quadro de fragilidade social causado devido à pandemia da Covid-19 no país e também em vários municípios mineiros, surge a proposta da campanha Laço Solidário, que prevê ações coordenadas de arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e material de limpeza como forma de amenizar a atual crise social, que aumentou drasticamente o número de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, devido à perda de empregos formais e à redução da renda familiar informal.
 
Trabalhando em conjunto, instituições de ensino, sindicatos e entidades assistenciais civis estendem suas mãos a quem precisa, somando esforços a fim de aliviar as carências de tantos em nossas cidades que precisam de comida e cuidados, nesse momento de escassez que o mundo atravessa. Fazem parte da Laço Solidário em São João del-Rei: UFSJ, Uniptan, IF Sudeste MG-Campus São João del-Rei, Atus Rede de Ensino, ADUFSJ-SSind, SINDS-UFSJ, DCE UFSJ, Sindcomércio, Notícias Gerais, Ascas, Associação Nova Geração Brasil, Fórum de Mulheres das Vertentes, Sociedade São Vicente de Paulo, Mocidade Maria de Nazaré, Obras Sociais Vovô Faleiro, Albergue Santo Antônio e GT-Rua.
 
 

2 - Comissão realiza consulta à comunidade sobre retorno presencial

 
A Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei publicou formulário para a coleta de informações junto a docentes, técnicos e colaboradores terceirizados de apoio administrativo, relativas às condições sobre as quais a Comissão vem se debruçando. As respostas serão recebidas até o dia 20 deste mês.
 
Cabe a essa Comissão, como definido na Portaria no. 110, de 19 de março deste ano, “a definição das linhas gerais para o planejamento que viabilize a volta presencial gradual com segurança das atividades administrativas e acadêmicas nos termos da Resolução no. 026/2020/Consu.”
 
Dela fazem parte os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, de Ensino de Graduação, de Extensão e Assuntos Comunitários, de Assuntos Estudantis e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que trabalham em conjunto com representantes dos três segmentos nos Conselhos Superiores, eleitos por seus pares, e com membros da Comissão de Extensão, do Colegiado Geral de Pós-Graduação, da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ, do Sindicato dos Servidores da UFSJ, do Diretório Central dos Estudantes, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e da comunidade externa.
 
De acordo com a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), Conceição Assis, a participação de todos os servidores é “vital para o melhor planejamento de uma futura retomada presencial, com segurança, dentro de condições sanitárias favoráveis.” O formulário Levantamento para elaboração das diretrizes para o retorno presencial gradual pode ser acessado também na página da Progp, diretamente neste link
 
Discentes
Alunos da graduação e da pós-graduação podem colaborar, até 20 de maio, com a pesquisa do retorno gradual por meio de formulário específico, disponível na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), que vai investigar, igualmente, a situação socioeconômica e de saúde física e mental do corpo discente durante a pandemia da Covid-19, de modo a auxiliar as ações da Proae durante este ano. “A Consulta Discente, elaborada em conjunto com o DCE, vai nos ajudar a entender melhor os diferentes cenários em que nossos estudantes estão inseridos, após 15 meses de pandemia, e na perspectiva de mais um ano de atividades remotas”, destaca a pró-reitora Janice Carvalho.
 
 

3 - Começa recuperação da voçoroca do Campus Alto Paraopeba

 
A UFSJ iniciou, na última segunda (3/5), as obras de estabilização e recuperação da voçoroca que atinge o Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco. Representantes da UFSJ e da empresa Alugane Construções e Serviços Ltda participaram de reunião recente, para apresentação do novo levantamento topográfico elaborado pela empresa que prestará o serviço. O estudo mostrou a exata situação na qual se encontra a erosão do solo – confira aqui imagens do local –, e atualizou quantitativos em termos de volume, evolução da área erodida, entre outras informações.
 
Para o diretor da Divisão de Projetos e Obras da UFSJ, Sérgio Luiz Fernandes Meloni, a obra, licitada no final do ano passado, trará diversos benefícios para o Campus. “As atividades realizadas no local vão permitir que o trânsito no anel viário do CAP seja restabelecido, permitindo que os veículos voltem a circundar o Campus. A pista de estacionamento, que se encontra interditada, também será liberada, proporcionando mais conforto às pessoas que acessam a Universidade”.
 
O plano de obra a ser executado prevê: preparação do terreno, recomposição do talude adjacente à pista de veículos, execução de um dreno profundo com manilhas de concreto e de canaletas de proteção dos taludes, e construção de escadas hidráulicas. Os taludes recompostos também contarão com proteção por meio de biomanta e hidrossemeadura. Já a pista danificada receberá novo pavimento asfáltico e terá os meio-fios e sarjetas recompostos. A obra contará ainda com a parceria da Gerdau, que irá fornecer matéria-prima para recomposição do talude.
 
Oportunidade de estágio
A empresa contratada também irá contribuir com a formação complementar dos estudantes de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba. Vagas de estágio serão disponibilizadas para atuação durante as obras de recomposição da voçoroca. As oportunidades serão divulgadas pelo Setor de Estágios da UFSJ neste link
 
O coordenador do curso de Engenharia Civil do CAP, Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira, enfatizou a importância do estágio na formação dos estudantes e destacou a relevância da parceria firmada entre a UFSJ e a empresa contratada. “O estágio faz com que os alunos estejam diante de situações reais do universo da Engenharia que possibilitam a associação da teoria vista ao longo do curso com o ambiente profissional. A atuação no estágio permite também que o engenheiro em formação desenvolva um pensamento crítico, despertando sua capacidade para a resolução de problemas.” Para o professor Emmanuel Teixeira, “as atividades proporcionam ao estudante a oportunidade de ensaiar, ainda na graduação, certos comportamentos e situações que irá vivenciar na vida prática e profissional”, complementa.
 
Características do fenômeno
A voçoroca que atinge o Campus Alto Paraopeba possui causas relacionadas à composição do solo do local. Formado por diferentes minerais, o solo da área comprometida apresenta grande heterogeneidade, o que caracteriza um alto potencial erosivo. A inclinação da região também contribui para o agravamento do problema.
 
O professor do curso de Engenharia Civil, Tales Moreira de Oliveira, desenvolve pesquisas sobre o fenômeno geotécnico que atinge o campus e explica que a passagem da água pluvial pelo solo promove o desprendimento de partículas que vão sendo levadas pela enxurrada. “Essa movimentação, com o passar do tempo, pode causar fissuras no solo, chamadas de ravinas, que evoluem de tamanho e profundidade, chegando ao estágio de voçorocamento.”
 
O professor Tales Oliveira detalha ainda que, no local onde o fenômeno ocorre no CAP, a água da chuva consegue alcançar uma velocidade suficiente para gerar uma erosão hídrica laminar capaz de arrastar partículas do solo, iniciando o processo erosivo. O pesquisador aponta a presença de vegetação predominantemente rasteira, que deixa o solo exposto, como outro fator que contribuiu para esse processo.
 
 

4 - Psicólogo do trabalho da UFSJ aborda saúde mental e trabalho em tempos de trabalho remoto

 
Confira texto enviado pelo psicólogo do Trabalho da UFSJ, Ráfel Diosinay Maciel, em que aborda os desafios do trabalho remoto.
 
Leia aqui.
 
 

5 - Fala Ciência: como, onde e quando divulgar?

 
Curso traz debates sobre desafios, públicos e possibilidades para a divulgação científica
 
A comunicação científica vem se tornando cada vez mais necessária diante do cenário em que o mundo se encontra, devido à pandemia da Covid-19. Falar sobre ciência não é tarefa fácil e continua sendo um desafio para cientistas e comunicadores, principalmente diante de tantas possibilidades de acesso à informação. Em busca de promover discussões e troca de conhecimento e experiências, o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, promove sua nona edição no dia 27 de maio, em formato on-line. 
 
O curso é uma iniciativa da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e a programação deste ano conta com mesas de especialistas que vão falar sobre desinformação nas redes; algoritmos e seus impactos nos ambientes on-line; políticas institucionais de apoio à divulgação científica; museus virtuais e divulgação da ciência no Twitter. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, plataforma pela qual serão emitidos os certificados. A transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube. 
 
Confira a programação completa
 
* Com informações da Rede Mineira de Comunicação Científica
 
 

6 - Oportunidades na Pós: História e Enfermagem

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGHIS) recebe, até a próxima quinta (13/5), inscrições de estudantes interessados em cursar disciplinas isoladas. Edital, requerimento, calendário, grade horária e planos de ensino podem ser consultados aqui
 
A pós-graduação em Enfermagem (PGEnf) promove, dias 17 e 18, conferência e palestras para marcar a abertura do primeiro semestre letivo de 2021, transmitidas pelo canal do PGEnf no Youtube. A programação detalhada está disponível neste link.
 
 

7 - Evento aborda mitos e verdade sobre a Covid-19

 
O fenômeno das informações falsas, que já era percebido na última década, encontrou terreno fértil durante a pandemia de covid-19. Com o objetivo de atuar na disseminação de conhecimento baseado em evidências científicas, a Faculdade de Medicina da UFMG, com o apoio da Fapemig, promove o 1º Simpósio Mitos e Verdades Sobre a Covid-19. A ação será no dia 7 de maio, das 18h30 às 21h30. Inscreva-se no simpósio aqui
 
A professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e organizadora do simpósio, Milena Marcolino, explica que o excesso de informações disponíveis na internet é um desafio no combate à pandemia. “Informações falsas comprometem o cuidado com pacientes com covid, às vezes levando ao aumento do risco para essas pessoas”, afirma. “As fake news são uma grande barreira no combate”, completa.
 
Serão abordados temas como o reconhecimento de fake news, vacinação, máscaras, kit covid e outros. “Haverá uma parte para ensinar como buscar informação científica de qualidade e confiável. Toda a linguagem é voltada para população leiga. A expectativa é trazer a melhor evidência científica disponível, com profissionais renomados de diversas partes do Brasil e do mundo”, explica a professora.
 
As atividades terão transmissão do canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG e contarão com intérpretes de Libras.
 
Congresso
O evento faz parte do 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19. A ação é pioneira no país e irá abordar a covid-19 por diversos aspectos: tratamento, prevenção, vacinas, sequelas, impactos em saúde mental e efeitos indiretos (como aumento da violência contra mulher), entre outros. A programação terá palestrantes das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de representantes de universidades estrangeiras, como Oxford e Bristol.
 
O congresso é organizado por estudantes e pesquisadores voluntários. A origem do evento foi a pesquisa “Registro Hospitalar Multicêntrico Nacional de Pacientes com Covid-19”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – ação que conta com 37 hospitais colaborando na produção de evidências clínicas. A UFMG e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) apoiam a iniciativa do congresso. O evento já recebeu mais de 13 mil inscrições, contando com os simpósios.
 
A programação completa pode ser conferida no site do evento
 
* Com informações do Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina/UFMG
 
 

8 - Pós em Engenharia Química convida para qualificação de dissertação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa de qualificação da dissertação "SUPLEMENTAÇÃO DE QUEIJO MINAS FRESCAL COM NANOPROTEÍNA Α-LACTOALBUMINA ENCAPSULADA COM BIOATIVOS PARA A REDUÇÃO DE SÓDIO E MELHORAMENTO FUNCIONAL", do aluno JHONATAN RAFAEL DE OLIVEIRA BIANCHI.
 
Quando: 7 de maio de 2021, às 14h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Ígor José Boggione Santos (presidente/UFSJ/PPGEQ), Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ/PPGEQ), Edson Romano Nucci (UFSJ/PPGEQ), Jane Sélia dos Reis Coimbra (UFV/DTA), Washington Azevêdo da Silva (UFSJ/Deali) e Delaine Meireles Gouvêa Boggione – suplente.

Última atualização: 07/05/2021