1 - 365 dias de (muito) trabalho: UFSJ fica entre as 1.200 melhores universidades do mundo

 
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está entre as melhores do mundo. Na edição 2021-2022, a UFSJ aparece 36 posições acima do desempenho obtido na edição anterior, no ranking internacional da organização Centro de Rankings Mundiais de Universidades, a CWUR, sediada nos Emirados Árabes. Em nível mundial, a Universidade saltou da posição 1.170 para 1.134, o que a coloca acima de instituições como a tradicional New York Medical College, fundada em 1860. Em nível nacional, a UFSJ figura na 27ª posição dentre as 69 instituições federais de ensino superior, sendo a quarta classificada entre as 11 mineiras.
 
O ranking acadêmico de universidades globais da CWUR é divulgado anualmente desde 2012 e avalia a qualidade da educação, a empregabilidade de ex-alunos, a qualidade do corpo docente e o desempenho da pesquisa. Segundo a organização, ao elaborar seu ranking, a CWUR contribui para o estabelecimento de políticas e percepções estratégicas, tanto para governos quanto para instituições universitárias.
 
Para o reitor Marcelo Andrade, a conquista resume o empenho da comunidade acadêmica – docentes, técnicos, discentes envolvidos com ensino, pesquisa, extensão – e gestão da UFSJ, “que vem trabalhando com total dedicação, nesse cenário adverso de pandemia e cortes orçamentários, para que a Universidade mantenha o curso de seu crescimento.”
 
Orgulho
A Assessora para Assuntos Internacionais, Liliane Sade, orgulhosa com a posição alcançada pela UFSJ, destaca o fato de que, nesta edição, a Universidade aparece logo em seguida à renomada San Francisco University. “Outra parceira nossa, a Universidade de Austin, no Texas, ocupa a 33ª posição no ranking mundial.”
 
Em relação à pesquisa, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, relaciona o aumento no CWUR à melhoria na quantidade e na qualidade da produção científica, além de indicar crescimento no número de citações dos trabalhos produzidos na instituição. “Essas ações trazem mais visibilidade à UFSJ no mundo científico, ampliando as possibilidades de parcerias interinstitucionais, intercâmbios e internacionalização da pós-graduação.”
 
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, a posição da UFSJ reforça a confiança na escolha de um trabalho coordenado entre as instâncias de formação profissional e acadêmica. “Congregação, colegiado, coordenadorias, unidades acadêmicas, são interlocutores que têm colaborado na reorganização de nossa forma de ensinar, e nos trazem respostas consistentes aos nossos desafios presentes”, avalia.
 
O resultado do ranking pode ser conferido em https://cwur.org/2021-22.php.
 
 

2 - Reitor propõe ação conjunta para recomposição do orçamento

 
O corte no orçamento das universidades federais para este ano e o bloqueio de parte dos recursos deram a tônica da reunião da Andifes (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) com o secretário executivo do MEC, Victor Godoy Veiga, e o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Adalton Matos, realizada na última semana.
 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade fez um relato da situação da Federal de São João del-Rei e externou sua preocupação com o corte imposto às universidades e com o bloqueio de parte dos recursos, que estão condicionados à liberação de deputados e senadores. Segundo Marcelo, a UFSJ perdeu R$ 10 milhões em relação aos valores de 2020 e ainda tem R$ 6 milhões bloqueados. “Nas duas últimas semanas, discutimos o orçamento com a equipe. Nós tememos ter que fazer cortes, como a demissão de pessoal e cancelamento de bolsas”, explicou.
 
Diante da situação, Marcelo sugeriu que o coletivo de reitores e o MEC possam trabalhar juntos, para tentar sensibilizar deputados e senadores, a fim de liberarem os recursos que estão condicionados e que só podem ser disponibilizados por meio de PLN - Projeto de Lei do Congresso Nacional. “Eu tive a chance de trabalhar com parte da bancada mineira e nós explicamos a nossa situação, o que causaria esse corte no orçamento e esse bloqueio, tanto no que diz respeito aos terceirizados quanto às bolsas dos alunos. Ano passado, para que viabilizássemos o ensino remoto, tivemos que investir parte dos nossos recursos para aquisição de equipamentos. Para os que vão ingressar agora, não teremos essas bolsas”, salientou. Segundo o reitor, 25% dos alunos são beneficiados por políticas de ações afirmativas e dependem das bolsas para frequentarem as aulas.
 
Marcelo lembrou que as instituições federais de ensino têm tido um papel importante nesse momento difícil pelo qual atravessa o mundo diante da pandemia da Covid-19. “As universidades e institutos federais mostraram sua importância na produção de conhecimento científico. As vacinas que estão sendo aplicadas e aquelas que estão sendo desenvolvidas tiveram a participação de fundações e universidades no seu desenvolvimento. É motivo de preocupação, ainda, os cortes no Ministério da Ciência e Tecnologia e na Capes. Se a situação persistir, para reerguer a ciência brasileira, precisaremos de várias décadas”, finalizou.
 
Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais
 
 

3 - Professora da UFSJ participa de podcast sobre democracia deliberativa

 
A UFSJ marcou presença no podcast Elas com Elas, da BandNews FM, transmitido no dia 21 de abril. A professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac), Vânia Aparecida Rezende, participou do debate sobre o tema Democracia deliberativa e participação cidadã, trazendo conhecimentos e compartilhando experiências sobre o assunto. As discussões e as formas de ampliar a presença ativa dos cidadãos na construção da democracia brasileira apresentadas no programa podem ser conferidas neste link
 
As contribuições da professora Vânia Rezende trouxeram o conceito de conselhos gestores, espaços concebidos para que a sociedade tenha a oportunidade de exercer uma participação mais efetiva no processo de formação de políticas públicas. “Os conselhos são espaços de construção coletiva que podem ser vistos como uma conquista da sociedade brasileira, nos quais o diálogo entre indivíduos deveria representar a essência da democracia deliberativa. Nesse sentido, é necessário consolidar esses espaços por meio de uma organização formal que contemple a existência de um elo institucional entre o poder público e os segmentos sociais representados.”
 
A pesquisadora pontuou ainda a importância de a população se apropriar desses espaços, enquanto ator social relevante de participação e de decisão política junto ao Estado. “É preciso redescobrir e, talvez, reconfigurar esses locais, de modo a avançarmos para uma consciência de que espaços formais precisam ser utilizados com vistas a concretizar uma participação de fato.”
 
Estiveram também presentes no programa a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bárbara Mota Johas; a cofundadora do Coletivo Delibera Brasil, SIlva Cervellini; além de Gilmara Pereira dos Anjos e Andreia Maria de Lima, do grupo Reage SP, projeto do Delibera Brasil que busca reduzir desigualdades por meio do desenvolvimento de um sistema de governança compartilhada em diferentes regiões da capital paulista.
 
O programa
O podcast Elas com Elas é uma iniciativa da BandNews FM que reúne mulheres para debater sobre diversos temas. Entrevistas, conversas e histórias são trazidas pelas convidadas, que mostram a perspectiva de quem trabalha, pesquisa ou vivencia os assuntos propostos pelo programa. A pauta, a produção, o roteiro e a edição são realizados pela jornalista Gabriela Mayer. O programa é transmitido semanalmente, às quarta-feiras. Todos os episódios podem ser acessados aqui
 
A professora Vânia Rezende destacou a importância do programa, que abre um espaço onde as mulheres podem ser ouvidas, fortalecendo a representatividade feminina. “A maior motivação que me fez participar do Elas com Elas está relacionada à relevância dada a todos os conteúdos abordados pelas participantes. O importante são as vivências, conhecimentos e maneiras de contribuir com o debate, independentemente da formação da pessoa. As entrevistas misturam experiências, reúne diversidades e aproximam a teoria e a prática relacionadas ao tema, permitindo que a mulher exerça seu lugar de fala.”
 
 

4 - Colóquio internacional debate indígenas e justiças na América colonial

 
Os indígenas e as justiças no mundo ibero-americano é o tema do colóquio internacional que acontecerá dias 20 e 21 de maio, por meio da plataforma Even3. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui até dia 19.
 
A proposta é reunir estudiosos que analisem as múltiplas e criativas interações que os povos indígenas mantiveram com as instâncias do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, do Juízo Eclesiástico Diocesano e dos tribunais seculares, nas colônias ibéricas da América no período colonial.
 
De acordo com a professora Maria Leônia Chaves de Resende, do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ (Decis), que faz parte da comissão científica do Colóquio, este divulgará também a coletânea homônima que inspirou a realização do evento, com a participação dos autores que investigaram, por exemplo, o tratamento dado aos povos indígenas pela cultura jurídica das três principais jurisdições presentes na sociedade colonial (eclesiástica, inquisitorial e ordinária) e as diferentes formas de controle ou proibição de costumes, práticas e rituais. A coletânea traz ensaio introdutório do pensador indígena Ailton Krenak, que vai proferir a conferência de abertura.
 
Além da professora Leônia, fazem parte da comissão organizadora os professores ngela Domingues, Maria Clara dos Santos e Pedro Cardim. O evento conta com apoio de centros de pesquisa do Brasil e exterior.
 
Transmissão
As conferências de abertura, de encerramento, as mesas-redondas e o lançamento do livro serão transmitidos pelo canal Mundos Nativos no YouTube, no qual o evento ficará gravado. As comunicações orais, pelo Google Meet, com link disponibilizado via Even3.
 
 

5 - USP oferece curso gratuito sobre saúde da mulher

 
O Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) realiza, entre os dias 19 e 23 de julho, a segunda edição do Curso de Inverno em Saúde da Mulher. O evento tem carga horária total de 20 horas e será realizado via Google Meet.
 
As inscrições seguem até o dia 23 de maio, por meio de formulário disponível no site da FMRP. O curso é gratuito, e disponibiliza 30 vagas para estudantes de graduação ou recém-formados em cursos na área de Saúde e Ciências Biológicas.
 
Para a inscrição é preciso que se envie a cópia da identidade, histórico escolar, declaração de matrícula ou cópia do diploma, carta de apresentação e interesse, e o Currículo Lattes atualizado. A lista de candidatos aceitos será divulgada no site do curso até o dia 7 de junho. Os selecionados serão notificados pelo e-mail cadastrado na inscrição.
 
O curso de inverno também irá promover mostra científica, para a qual os inscritos devem indicar interesse durante a inscrição, e enviar um resumo do trabalho a ser apresentado. As normas para submissão de trabalhos estão descritas aqui
 
De acordo com a Comissão Organizadora, o curso tem como objetivo compartilhar conhecimentos teóricos e contará com a participação de renomados palestrantes da área de saúde da mulher. “Será uma ótima oportunidade para que os alunos conheçam as linhas de pesquisas desenvolvidas em nosso programa de pós-graduação e despertem o interesse pela pesquisa científica,” destacam.
 
Para mais informações, acesse o edital, ou entre em contato com a Comissão Organizadora, pelo e-mail cism@usp.br.
 
 

6 - [Em]Curtas abre inscrições para submissão de trabalhos

 
A Mostra Audiovisual [Em]Curtas recebe, até 10 de junho, inscrições para submissão de trabalhos acadêmicos para sua nova edição, que traz como tema Cine-criações do entre, ou como pensar com mídias outras (re)existências para o cinema, educação e paisagens. Quem tiver interesse, deve enviar seus trabalhos para o e-mail academica.emcurtas@gmail.com.
 
O convite é voltado a estudantes de graduação, pós-graduação e professores de qualquer área. Será cobrada taxa no valor de R$ 15 para textos com apenas um autor, e R$ 30 se forem dois ou mais autores. Clique aqui para saber como fazer o pagamento.
 
Os trabalhos selecionados pela Comissão Acadêmica serão publicados no dossiê Mostra [em]Curtas, na Revista F(r)icções. Os demais compõem os anais do evento, ambas as publicações com lançamento previsto para setembro.
 
A Mostra terá transmissão pelo YouTube, sendo dividida em três eixos: Cinema, audiovisual, mídias e educação; Cinema, linguagens audiovisuais, mídias, imagens e paisagens; e Processos criativos em cinema, audiovisual e mídias.
 
Para saber mais acesse o site: https://sites.google.com/view/emcurtas/.

Última atualização: 11/05/2021