1 - 365 dias de (muito) trabalho / Maio 2020: Reitor anuncia equipe que vai administrar UFSJ

 
Começamos nesta quarta-feira, 12 de maio, uma retrospectiva dos primeiros 365 dias da nova gestão da UFSJ, que busca refletir parte dos vários desafios enfrentados no difícil período da pandemia de Covid-19, das conquistas, do valor que tem o investimento público no ensino, pesquisa e extensão. Esta série não poderia começar de outra forma senão com o anúncio, em 11 de maio de 2020, da equipe que administraria a instituição a partir de então e das primeiras ações que norteariam o trabalho da gestão. Confira:
 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade, nomeado, no último sábado, 9 de maio, para conduzir a Universidade Federal de São João del-Rei, no período 2020-2024, anuncia, hoje à tarde (11), a equipe que vai dirigir a UFSJ nos próximos quatro anos: a vice-reitora e os sete novos pró-reitores. Além disso, vai divulgar as primeiras ações que nortearão o trabalho da administração.
 
Marcelo adiantou que essa será uma experiência inédita em toda a história da universidade: “nunca uma administração teve que enfrentar uma situação como essa, de pandemia, de isolamento social, onde as aulas presenciais foram suspensas e muitas atividades administrativas estão sendo realizadas de maneira remota”.
 
De acordo com o novo reitor, a UFSJ vai enfrentar outros desafios além da pandemia. Um deles diz respeito à restrição orçamentária. “Temos muitas demandas e poucos recursos. Entretanto, temos muita disposição para o trabalho e poderemos contar com uma equipe de alto nível, com competência técnica e perfil de gestão que priorizará, sempre, em primeiro lugar, o ser humano”, garantiu.
 
Confira aqui o anúncio da nova equipe.
 
Link da publicação original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7936.
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho: UFSJ nomeia Comitê de Enfrentamento à Covid-19

 
Para coordenar as ações institucionais de combate à pandemia do novo coronavírus, a Reitoria da UFSJ recompôs seu comitê de crise, que conta com representantes dos segmentos docente, técnico e discente. Nas duas reuniões on-line realizadas desde o dia 15, foram estabelecidos seus objetivos, sua composição e estratégias de atuação. “Como representação consultiva pelo tempo que durar a crise pandêmica, nosso trabalho será o de integrar interlocuções”, explica a vice-reitora Rosy Maciel, que está à frente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ
 
Nesse sentido, está sendo realizado o diagnóstico da situação da pandemia nos municípios onde estão localizados os campi da UFSJ, incluindo o entorno, a fim de informar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre projetos próprios ou colaborativos, desenvolvidos para apoiar demandas das autoridades de saúde. É também objetivo do Comitê de Enfrentamento a elaboração de procedimentos sanitários que possibilitem o retorno às atividades acadêmicas e administrativas de forma segura, quando for possível.
 
O Comitê se reúne semanalmente, às sextas-feiras.
 
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Maio 2020: Produção de álcool em gel no CCO atende a cidades da região

 
Desde março, o projeto Produção emergencial e distribuição de desinfetantes e antissépticos para contenção do avanço da Covid-19 em Divinópolis e região já produziu cerca de 1.400 litros de álcool em gel, 800 litros de álcool líquido 70% e 100 litros de sabonete líquido. A ação, que começou com 11 estudantes e 14 servidores, conta agora com 22 alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Bioquímica, e 16 servidores do Campus Centro-Oeste de Dona Lindu.
 
Os produtos foram destinados principalmente à Secretaria de Saúde de Divinópolis, sendo também enviados a outras entidades da cidade, como Apae, Associação dos Pacientes Renais e Transplantados de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Adortrans), Comunidade Sacramento de Amor e Casa de Repouso Vila Vicentina. Além disso, foram contempladas redes de saúde das cidades de São João del-Rei, Carmo do Cajuru, Santa Luzia e Formiga. Entidades interessadas em receber doações podem entrar em contato via e-mail.
 
De acordo com a estudante do 5º período do curso de Farmácia, Gabriella Aparecida Barbosa de Souza, a rotina de produção é bem variada, já que os estudantes passam por todas as etapas do processo, desde a pesagem de insumos até a distribuição. “Acho que é uma experiência única para todo mundo. É gratificante, em meio a essa pandemia, poder ajudar”, declara. Um dos requisitos do processo de seleção para o projeto é que os interessados morem próximo ao Campus, de modo a se exporem o mínimo possível.
 
O projeto recebeu doações de insumos para a fabricação dos produtos, que inicialmente foram feitos com o estoque disponível nos laboratórios da UFSJ. Segundo o coordenador do projeto, professor Renê Oliveira do Couto, receberam apoio do Cefet-MG, do Emfal, da MC Química, da Farmax, entre outras instituições e empresas. E o Ministério da Educação disponibilizou recursos para a reposição dos insumos, o que possibilita a continuidade da produção.
 
Acompanhe as ações do projeto no Instagram.
 
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Maio 2020: Veja novidades de ações contra Covid-19

 
Você já visitou nosso site especial destinado às ações da UFSJ de enfrentamento à pandemia de Covid-19? Esta semana destacamos a repercussão, no G1, de projeto de desinfecção de locais públicos; as novidades sobre o desenvolvimento de testes rápidos em parceria com a UFMG; e o formulário para solicitação de acolhimento psicológico a profissionais de saúde de São João del-Rei.
 
O site pode ser acessado aqui. Nele, são relacionados os projetos contemplados pelo edital do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos.
 
As propostas envolvem: assessoramento para a realização de ações preventivas, visando dirimir o contágio e propagação da Covid-19; contribuições para a minoração dos efeitos do isolamento social; mecanismos, durante e pós-Covid-19, para a subsistência e sobrevivência de sujeitos, em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade social; e medidas para auxiliar no diagnóstico e enfrentamento de casos atrelados à Covid-19.
 
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Maio 2020: Proae discute alimentação e moradia estudantil

 
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho (Proae), reuniu-se, por videoconferência, na tarde do dia 18, com a equipe do Setor de Alimentos e Moradia (Samor), para discutir demandas importantes que afetam diretamente a rotina dos alunos da Universidade. Além de Janice, participaram da reunião os servidores José Ricardo Braga, Ana Paula de Castro da Silva e Ana Carolina Honorato Veloso.
 
Nesse momento singular da pandemia do novo coronavírus, estão suspensos, por tempo indeterminado, os editais de seleção para a Moradia Estudantil, para o Processo de Avaliação Socioeconômica e para projetos de ações afirmativas apoiados pela Proae.
 
A equipe discutiu, a seguir, a Resolução nº 15, de 9 de junho de 2014, que normatiza as regras para habilitação à Moradia Estudantil. Inaugurada em junho de 2014, a Moradia é destinada à residência temporária de discentes em sua primeira graduação, comprovadamente matriculados e frequentes.
 
O funcionamento dos restaurantes universitários, após o período de isolamento, foi outro item da pauta. A Proae busca, por exemplo, soluções mais eficazes para a questão das catracas, apontada pelos estudantes. Por contrato, todas as unidades dos restaurantes universitários da UFSJ devem oferecer alimentação acessível, nutritiva, equilibrada e segura sob o aspecto higiênico-sanitário.
 
Ao final da reunião, a chefe do Samor, Ana Paula de Castro Silva, afirmou que esse debate tem por objetivo “estreitar laços e ampliar o entendimento das questões e necessidades de nossos alunos.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7950
 
 

6 - Prêmio Capes recebe 1.376 teses de doutorado

 
Este é o segundo maior número, desde sua primeira edição, em 2006
 
O Prêmio Capes de Tese 2021 recebeu 1.376 trabalhos de conclusão de doutorado, defendidos no Brasil no ano passado. Este é o segundo maior número de inscritos na história do concurso, que avaliou 1.422 teses em 2020 e 1.142, no ano anterior.
 
A 16ª edição da premiação vai selecionar um trabalho em cada uma das 49 Áreas de Avaliação reconhecidas pela Capes. Deles sairão os três vencedores do Grande Prêmio, representando cada um dos Colégios de Avaliação: 1) Ciências da Vida – Biológicas, da Saúde e Agrárias, 2) Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Multidisciplinar e 3) Humanidades – Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
 
Nos trabalhos, avaliados por comissões de premiação, serão considerados  a originalidade e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso, a qualidade e quantidade de publicações derivadas da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto, também serão requisitos.
 
Em setembro, o resultado dessa etapa deve ser divulgado. Os vencedores do Grande Prêmio só serão conhecidos em dezembro de 2021.
 
Prêmio Capes de Tese
A iniciativa tem a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e da Dimensions Sciences. A premiação vai desde o apoio à participação em eventos científicos nacionais e internacionais e bolsas de estudo, até prêmios em dinheiro e reconhecimento aos autores, orientadores e coorientadores, além do programa de pós-graduação no qual a tese foi defendida.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação da Capes
 
 

7 - Seminário do Quintas da EPT debate avaliação da educação profissional

 
Nesta quinta-feira (13/05/2021), das 10h às 12h, será realizada nova edição do Quintas da EPT - Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.
 
O tema desta semana é a "Avaliação externa da Educação Profissional: a experiência do Spaece Técnico no Ceará", dos autores: Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo e Wagner Silveira Rezende do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAeD/UFJF.
 
Os Seminários são realizados todas as quintas-feiras, das 10h às 12h, por meio do canal do INEP no Youtube. 
 
 

8 - 9º Diálogo Brasil-Alemanha: um debate sobre o futuro do ecossistema urbano

 
Em seminário digital de quatro dias, especialistas do Brasil e da Alemanha debatem como as cidades podem criar uma agenda sustentável para atenuar as mudanças climáticas
 
O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizam, de 17 a 20 de maio, o 9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação, este ano com a temática: “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”.
 
O evento discutirá como as cidades, causadoras e ao mesmo tempo vítimas das mudanças climáticas, podem criar uma agenda sustentável para atenuar adversidades que criam em relação ao meio ambiente. Para tanto, economistas, engenheiros, juristas, pesquisadores e docentes do Brasil e da Alemanha apresentarão análises de estudos, tendências e previsões dos impactos do clima no ecossistema das cidades.
 
Dentre os destaques dos palestrantes do 9º Diálogo do lado alemão estão o oceanógrafo e professor de física dos oceanos da Universidade de Potsdam, Stefan Rahmstorf, retratado como um dos dez maiores cientistas do clima do mundo pelo jornal Financial Times, e a professora de direito público e direito ambiental da Universidade de Münster (WWU) Sabine Schlacke, vice-presidente do Conselho Científico do Governo Alemão para Mudanças Ambientais Globais (WBGU). 
 
Entre os brasileiros, os destaques são a participação do professor Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do programa de pesquisa USP Cidades Globais, e da professora Leila da Costa Ferreira, representante da Unicamp na Worldwide Universities Network (WUN) Global Challenges – Adapting to Climate Change.
 
Temas como governança, consequências nas cidades litorâneas do aquecimento global, efeitos da pandemia, ciência e tecnologia e seus usos para monitorar, mitigar e adaptação às mudanças climáticas estarão no centro dos debates no 9° Diálogo. Em alguns painéis, casos concretos como os projetos Campus Sustentável, da Unicamp, e Water-Food-Energy Nexus, da Universidade Técnica de Munique (TUM) serão apresentados.
 
Um dos objetivos do encontro é incentivar uma maior cooperação entre Brasil e Alemanha nas pesquisas sobre a relação entre cidades e clima, bem como na busca de novas soluções. Essa cooperação científica binacional entre pesquisadores fará parte do evento mesmo no formato on line. 
 
Marcio Weichert, coordenador do DWIH São Paulo, destaca as oportunidades do formato on-line: “Quem assistir ao Diálogo poderá enviar perguntas pelo chat e com as sessões on-line para networking, pesquisadores de todo o Brasil terão a possibilidade de interagir com os nossos palestrantes.” Na mesma direção, o diretor do DWIH São Paulo, Jochen Hellmann, aposta na riqueza das interações. “De uma coisa todos poderão estar certos: os temas e os palestrantes confirmados são garantia de um rico debate, que vem sendo preparado por um comitê científico de alto nível há mais de um ano”. Para o Coordenador Adjunto da Fapesp, Euclides Mesquita, “o Diálogo Brasil-Alemanha já possui uma história consolidada de eventos bem-sucedidos que muito contribuem para incentivar diálogo e colaboração entre pesquisadores da Alemanha e do Brasil.” 
 
O evento será realizado de 17 a 20 de maio, das 9 às 13 h no Brasil (respectivamente das 14h às 18 h na Alemanha), e é gratuito. Interessados devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/2P3fUx4. Mais informações sobre temáticas e palestrantes na página do evento: https://bit.ly/3aM7Qsl.  
 
O evento conta com a parceria do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Ministério de  Relações Externas da Alemanha. O evento é ainda apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria  Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães  (CDEA), pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), pelo Goethe-Institut  São Paulo, pela Heinrich-Böll-Stiftung, pelo Klimapolis Laboratory, pela Fundação Konrad Adenauer  (KAS), pelo Centro Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America),  pela Sociedade Brasileira parao Progresso da Ciência (SBPC) e pela Associação de Engenheiros  Brasil-Alemanha (VDI Brasil).  
 
Serviço  
9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação  
Quando: 17 a 20 de maio  
Horário: 9h às 13h (de Brasília)  
Onde: on-line  
Idioma: inglês 
 
* Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação
 
 

9 - Evento on-line discute autismo

 
O 2º Congresso e Encontro Internacional sobre o Transtorno do Espectro Autista será realizado em formato on-line com a presença de convidados internacionais e nacionais com palestras, discussões e reflexões sobre os conceitos e questões atuais relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo. O evento ocorre nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021.
 
Possuindo um caráter técnico científico e transdisciplinar, o evento é uma oportunidade para que profissionais e estudantes de diversas áreas venham assistir e participar das palestras e discussões para que possam expandir seu conhecimento sobre o TEA e partilhar de suas próprias experiências e conhecimentos acerca do tema.
 
Link de inscrição: https://doity.com.br/2-congresso-internacional-sobre-o-transtorno-do-espectro-autista-atualizao-clinica-e-c-65853-2021021
 
Mais informações no fôlder de divulgação
 
* Com informações da Associação Caminho Azul
 
 

10 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional convida para banca de TCC

 
O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) convida a comunidade acadêmica para a Banca Examinadora da Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso “Educação Financeira: Uma prática na escola”, do mestrando Éder Silva de Andrade.
 
Banca: 12 de maio de 2021, às 9h, pelo Google Meet

Última atualização: 13/05/2021