1 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: Mapeamento das condições gerais da comunidade acadêmica

 
Nesta quinta, 13 de maio, a retrospectiva dos primeiros 365 dias da nova gestão da UFSJ prossegue, destacando ações administrativas para a adequação à nova realidade decorrente da pandemia da Covid-19 e projetos ligados à prevenção da doença. Vários foram os desafios enfrentados desde então, sempre pautados pelo valor que tem o investimento público no ensino, pesquisa e extensão. Acompanhe:
 
A Universidade Federal de São João del-Rei inicia, nesta terça, 2 de junho, o mapeamento das condições de saúde e segurança de seus estudantes, professores, técnicos-administrativos e terceirizados em tempos de pandemia da Covid-19, além do levantamento das condições de acesso à internet, a recursos digitais e ao uso das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo é reunir elementos para subsidiar ações futuras próximas e posteriores ao término desse momento singular que estamos vivendo. A participação de todos os segmentos é fundamental para o sucesso do diagnóstico.
 
O mapeamento será feito por meio de formulário enviado por e-mail, e disponível também na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A intenção da UFSJ é conhecer as condições da comunidade acadêmica para lidar com a possibilidade de retomada das atividades didáticas, ainda que remotamente e de modo emergencial.
Diante das incertezas trazidas pelo novo coronavírus, a Universidade se viu diante de desafios que envolvem a essência de suas atividades. “O eixo do processo de ensino-aprendizagem são as pessoas. Os posicionamentos são os mais variados. A UFSJ vai embasar seu posicionamento de forma colegiada, e esse mapeamento é parte dessa decisão”, afirma o reitor Marcelo Andrade.
 
O questionário é formado por questões abertas e de múltipla escolha, direcionadas a cada uma das categorias, e outras de caráter específico. Os resultados serão divulgados pelos meios de comunicação da UFSJ e levados aos Conselhos Superiores.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7982.
 
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: Comitê de Enfrentamento implementa ações de biossegurança

 
Dando sequência ao planejamento de ações institucionais para o combate à Covid-19, o Comitê de Enfrentamento discutiu, na reunião desta sexta, 5, a criação de comitês de biossegurança nos campi da UFSJ em que estes ainda não foram instalados. O que se faz necessário, inclusive, para o planejamento do uso do espaço físico para atividades administrativas e acadêmicas, quando estas puderem ser retomadas presencialmente. A professora Jaqueline Ferreira (Campus Centro-Oeste Dona Lindu) irá coordenar o trabalho, a fim de redigir proposta que atenda a este propósito.
 
Outras atividades estão em andamento, como a elaboração de uma cartilha, com dicas de prevenção ao novo coronavírus; de vídeos educacionais sobre os cuidados básicos de higienização e orientações sobre o preparo de alimentos que garantam a saúde da comunidade interna e externa; e também de vídeos com exercícios físicos, a ser lançados duas vezes por semana, propostos pelo estudante Fabrício dos Anjos, do curso de Educação Física, representante do DCE no Comitê.
 
A professora Rosy Ribeiro, vice-reitora da UFSJ e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou que brevemente será publicado boletim epidemiológico nos canais da Universidade, com atualização semanal dos dados divulgados pelas secretarias de Saúde das cidades onde a UFSJ está presente. O Comitê estuda, ainda, pontos em que serão afixados frascos de álcool gel para uso coletivo, em todos os campi, produção disponibilizada pelo projeto do CCO coordenado pelo professor Renê do Couto. Teve início, igualmente, campanha de esclarecimento para os servidores terceirizados sobre a pandemia, especialmente em relação a cuidados pessoais nos locais de trabalho.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7992.
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: Capacitação on-line sobre processos e documentos eletrônicos

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ promove, nesta quarta, 10, a partir das 10h, capacitação on-line sobre a tramitação de processos e documentos eletrônicos no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). O curso, com 250 vagas, está aberto a todos os servidores que desempenham funções administrativas na instituição.
 
O sistema de gestão de documentos e processos em formato digital suprime a tramitação física, reduzindo consideravelmente a necessidade de impressão e armazenamento de papel. O Sipac permite, ainda, o compartilhamento de processos com outras instituições. “Com esse treinamento, vamos auxiliar gestores e servidores na migração gradativa de rotinas da UFSJ para um sistema totalmente informatizado”, destaca Rodrigo Santos, diretor do NTInf.
 
Como criar, assinar, enviar e receber documentos digitais, como memorandos, ofícios e atas, além da possibilidade de acompanhamento de todo o conteúdo de um processo, serão abordados na capacitação. Em se tratando de alterações na forma como todos estão habituados a trabalhar, a apresentação será gravada, e posteriormente disponibilizada no canal do Setor de Desenvolvimento de Sistemas da Informação no YouTube. “A participação é recomendável, para o esclarecimento de dúvidas individuais e coletivas que possam surgir”, avalia Rodrigo.
 
Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7997.
 
 

4 - Nota de esclarecimento sobre planejamento do retorno das atividades presenciais

 
Confira abaixo nota Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei:
 
"Esclarecemos a comunidade acadêmica que a 'Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais' foi instituída pelo Conselho Universitário (Consu), por meio da Portaria nº 110, DE 19 DE MARÇO DE 2021, para planejar as linhas gerais para o retorno gradual das atividades presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
 
O objetivo da comissão é a elaboração de um documento baseado em critérios técnicos e nas demandas da comunidade acadêmica, e que apresente condições, limites e exigências para realização de atividades presenciais, em momento oportuno e com os critérios de segurança que contexto da crise sanitária exige.
 
Para permitir a elaboração do documento que será enviado ao Consu com maior fidelidade possível, foram desenvolvidos questionários específicos que nortearão esta comissão nos trabalhos. Por isso, é de extrema importância que a comunidade acadêmica os responda até o dia 20 de maio de 2021. É importante salientar, mais uma vez, que o documento ainda será discutido no Consu e que o retorno às atividades presenciais só será possível quando as condições sanitárias permitirem, e isso será realizado de forma gradual e planejada, priorizando as atividades administrativas e acadêmicas não adaptáveis ao remoto.
 
 
1)      Formulário para a coleta de informações junto a docentes, técnicos e colaboradores terceirizados de apoio administrativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcOt-1vsu2gFUQkirxdBdgveDS8mWaLLkJe8QGdygHun1Jpg/viewform
 
2)      Alunos da graduação e da pós-graduação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqSicoYr2IHPVZ7l4TPvX37IVQhVhdJ21nEmgse6C2nzytew/viewform?gxids=7628
 
Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei."
 
 

5 - UFSJ inscreve para o Processo de Avaliação Socioeconômica

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) acaba de publicar o edital para o Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase). A inscrição no Pase é o primeiro passo para que o estudante em situação de vulnerabilidade (veja relação abaixo) possa pleitear o Auxílio de Promoção Socioacadêmica, formado pelos auxílios Permanência, Alimentação, Transporte (não oferecido durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo pago no retorno das aulas presenciais) e Moradia. O formulário para inscrição está disponível em https://intranet2.ufsj.edu.br/siases2/.
 
O valor máximo do auxílio é de R$ 600, e se destina a garantir suporte financeiro aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial.
 
Os estudantes contemplados pelo Pase poderão acumular esse auxílio com qualquer espécie de bolsa acadêmica ou similares. O valor das referidas bolsas acadêmicas deverá ser informado à Proae, a partir do início de seu recebimento.
 
A classificação no Pase se dará por meio de processo avaliativo, cujo Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) é calculado a partir de critérios da equipe de Serviço Social da Proae, considerando a documentação apresentada. O valor a ser recebido pelo discente corresponde à porcentagem definida no perfil para o qual foi classificado.
 
Responsabilidade
A Proae recomenda que os estudantes fiquem atentos à leitura do edital, às datas de todas as etapas do processo e ao preenchimento do formulário, de acordo com a data prevista no item 3 desse documento. A lista de pré-selecionados será divulgada até 31 de maio, não cabendo recursos, uma vez que o preenchimento correto do formulário é de exclusiva responsabilidade do estudante e respeitará a dotação orçamentária da UFSJ. A Proae adianta também que o número de pré-selecionados não implica necessariamente no número de alunos a serem contemplados. O edital completo está em https://ufsj.edu.br/proae/editais_pase.php.
 
Podem se inscrever no Pase os estudantes que recebem auxílio emergencial e auxílio alimentação emergencial; os que foram contemplados nos Editais Pase 01, 02, 03/2018 e 01/2019; os que se inscreveram no Edital Pase 01/2020 (que foi cancelado); e os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
 

6 - Pós em Ciências Agrárias abre inscrições para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) está com inscrições abertas até 16 de maio. No total, são ofertadas 32 vagas divididas em seis disciplinas.
 
Confira todas as informações na página do Programa
 
 

7 - Fapemig: 35 anos de fomento à pesquisa e inovação científica

 
Em 20 de maio de 1986, às 15h30, era realizada a primeira reunião do Conselho Curador da recém criada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. A reunião, que contou com a presença dos conselheiros Paulo Gazzinelli, Amilcar Vianna Martins, Wilson Teixeira Beraldo, Zeigmam Brener, Marcos Mares Guia, Daison Olsany e Silva, Francisco Iglésias, José Alberto M. de Carvalho e Ramayana Gazzinelli, marcou o início efetivo dos trabalhos da agência mineira, criada para fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação no Estado.
 
Neste mês de maio, a Fapemig inicia as comemorações de seus 35 anos de existência. Estão previstas diversas atividades. No dia 20, às 15h, será realizada solenidade com a presença de gestores, pesquisadores e representantes de instituições diversas. Na ocasião, serão lançadas quatro novas chamadas públicas, que somam um investimento previsto de R$14 milhões. 
 
A solenidade será transmitida pelo canal da Fapemig no YouTube: www.youtube.com/fapemigoficial. Além disso, estão sendo organizados encontros com parceiros, oportunidades para discutir contribuições e desafios que permanecem às instituições que trabalham com CT&I. O primeiro, já está agendado: acontecerá em 26 de maio, das 9h às 12h, e destacará as fundações de apoio, também conhecidas como instituições gestoras.
 
Pesquisa
A Fapemig tem como missão Induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Em 35 anos de existência, a Fundação tornou-se uma das maiores agências estaduais de fomento à pesquisa do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e inovação no País.
 
Para se der uma ideia, entre 2010 e 2020, mais de 26 mil projetos foram contratados, um montante de R$1,7 bilhão. Os projetos atendem a chamadas em diversas áreas que passam por ciências da saúde, exatas, humanas, engenharias ou programas para startups. Necessário destacar o papel de indução realizado pela Fapemig, que lançou chamadas específicas e emergenciais para atender a demandas apresentadas pela sociedade. Dentre elas, duas chamadas lançadas em 2018 relacionadas aos desastres provocados pro rompimento de barragens e outras duas oportunidades em 2020, relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19.
 
Essa última, o Programa Emergencial de Apoio a Ações de Enfrentamento da Pandemia causada pelo novo Coronavírus (chamada 01/2020), teve  como objetivo fortalecer ações inovadoras nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação públicas, localizadas no Estado. A chamada buscou estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa, apoiando ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela covid-19. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2 milhões nas 19 propostas aprovadas. Uma delas é desenvolvida na Fundação Ezequial Dias (Funed), onde a equipe de pesquisadores busca a produção de um soro contra o coronavírus. Esse soro é desenvolvido a partir de anticorpos de cavalos imunizados pelo vírus inativado SARS-CoV-2. A princípio, o uso do soro ficará restrito ao ambiente hospitalar a partir de prescrição médica.
 
Ainda na área da saúde, outro programa importante, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o CNPq e a Secretaria Estadual de Saúde, é o Programa de Pesquisa para o SUS.  Seu objetivo é apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovam a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2005 e 2017, o PPSUS teve cinco chamadas e beneficiou 36 instituições com 278 propostas contratadas. Ao todo, foram R$ 44,5 milhões de investimento. Em 2020, mais uma edição do PPSUS foi lançada (chamada 03/2020), com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão.  
 
Chamada Universal
Em 2021, uma boa notícia: A chamada Universal, destinada a financiar projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, foi retomada. Tal oportunidade havia sido descontinuada em 2019, devido à incerteza sobre repasse de recursos para a Fapemig. A retomada foi possível graças a negociações com o Governo do Estado e o aumento no repasse mensal de recursos à Fundação. Como pode ser lido aqui, o lançamento da chamada em 2021 foi feito sem prejuízo do pagamento dos projetos contratados nas chamadas anteriores.
 
Entre 2009 e 2018, a chamada Universal investiu cerca de R$ 242 milhões em projetos de pesquisa. No total, 7.370 propostas foram contratadas. Nesse período, as áreas que mais tiveram projetos aprovados foram as de Ciências da Saúde; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências Exatas e dos Matérias; Agricultura; Arquitetura e Engenharia; Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Humanas, Sociais e Educação, nessa ordem.
 
Ao longo de maio, serão publicadas reportagens sobre a atuação da Fapemig ao longo de seus 35 anos. Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação para novidades.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig

Última atualização: 13/05/2021