1 - UFSJ reitera pedido de vacinação dos estudantes de Medicina que lidam com o público

 
O reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, encaminhou nesta terça-feira (13/5), um novo pedido à Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis para a vacinação dos alunos dos cursos de Medicina, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, contra a Covid-19. Ao todo, são 243 estudantes que atuam junto à Prefeitura no atendimento direto à população. A solicitação é baseada no Plano Nacional de Imunização, que inclui os alunos como prioridade na categoria de profissionais da saúde.
 
Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Andressa Vinha Zanuncio, um primeiro pedido havia sido encaminhado no início de fevereiro. Em abril, 15 alunos foram vacinados. “É essencial e urgente que todos os outros estudantes sejam vacinados contra a Covid-19. Hoje, estamos atuando na linha de frente nas unidades básicas de saúde e também na Policlínica. É um serviço essencial para a sociedade, para a Prefeitura. Por isso, estamos insistindo nesse pedido. Mesmo sem a vacina, os estudantes continuam prestando o serviço. Mas, se forem vacinados, todos estarão mais tranquilos”, ressalta.
 
Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: Comissão Eleitoral recebe inscrições a Conselhos Superiores e CPPD

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ recebe, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, inscrições de candidatos aos conselhos Universitário (Consu), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), Diretor (Condi) e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).
 
Serão preenchidas as seguintes vagas:
I) Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)
1 vaga para membro representante do CSA, eleito pelos seus pares do CSA;
1 vaga para membro representante do CTAN, eleito pelos seus pares do CTAN;
1 vaga para membro representante do CCO, eleito pelos seus pares do CCO;
1 vaga para membro representante do CSL, eleito pelos seus pares do CSL;
1 vaga para membro representante do CAP, eleito pelos seus pares do CAP;
7 vagas para membros representantes gerais, eleito pelos seus pares da UFSJ.
 
II) Conselho Universitário
5 vagas do corpo técnico-administrativo, eleitos pelos seus pares, sendo uma vaga a partir de 2/8/20.
 
III) Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Conep)
5 vagas de docentes que atuam no ensino de graduação, eleitos pelos seus pares, sendo uma vaga a partir de 2/8/20 e outra a partir de 13/9/20;
2 vagas de docentes que atuam no ensino de pós-graduação, eleitos pelos seus pares, sendo uma com mandato a partir de 2/8/20;
2 vagas do corpo técnico-administrativo, eleitos pelos seus pares, sendo uma com mandato a partir de 2/8/20.
 
IV) Conselho Diretor (Condi)
2 vagas de docentes, sem função administrativa, eleitos pelos seus pares, com início de mandato a partir de 2/8/2020;
1 vaga do corpo técnico-administrativo, eleito pelos seus pares, com início de mandato a partir de 2/8/2020.
 
As eleições vão ocorrer no dia 9 de julho de 2020, de forma eletrônica por meio do sistema de votação. Confira o edital completo.
 
 
Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8012.
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: DQBIO atua no enfrentamento à pandemia em Ouro Branco

 
Por meio de ações práticas, o Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO) do Campus Alto Paraopeba (CAP), está auxiliando o poder público e a população de Ouro Branco (MG) a enfrentar a pandemia da Covid-19.
 
Uma delas é o treinamento em biossegurança para os funcionários públicos da Prefeitura local. A demanda surgiu a partir de um pedido da Secretaria de Meio Ambiente, que solicitou auxílio no desenvolvimento de um padrão para desinfecção de ambientes públicos, ação que conta com o envolvimento de 11 professores do DQBIO.
 
O Departamento também tem atuado contra a disseminação de fakes news, a partir da produção de conteúdos informativos e divulgação de informações científicas por meio das redes sociais e do WhatsApp. Esse trabalho inclui oito estudantes e três docentes, sob a coordenação da professora Izabel de Souza Chaves.
 
O professor Rafael Mafra de Paula Dias, integrante do projeto, ressalta que as atividades têm trazido um retorno positivo: “Embora nosso alcance seja local, a iniciativa tem contribuído para a difusão e popularização de informações de qualidade, com respaldo científico e fontes confiáveis, as quais a população se sente confortável para compartilhar.”
 
Máscaras Solidárias
O DQBIO também estabeleceu parceria com o grupo Máscaras Solidárias, que atua na confecção e distribuição de máscaras artesanais. A iniciativa partiu de um grupo de costureiras e artesãs do bairro Bandeirantes, e logo se espalhou pela cidade. O grupo já distribuiu mais de 1.700 máscaras, que foram destinadas aos postos de saúde, à Apae e à Secretaria de Assistência Social do município.
 
A professora Daniela Leite Fabrino tem assessorado o grupo em questões de logística e em relação aos cuidados sanitários. Além disso, o Departamento é responsável pela preparação de material didático sobre o uso e higienização das máscaras, que é distribuído junto com as peças.
 
Para conhecer mais sobre a atuação do DQBIO/CAP, navegue por este endereço eletrônico
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8009.
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Junho 2020: CCO/UFSJ é credenciado para fazer testes de Covid-19

 
O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) está credenciado para fazer testes de Covid-19. A notícia é destaque hoje, 19 de junho, no G1. O laboratório está passando por adequações e a previsão de início de atividades é dia 1° de julho.
 
Os testes realizados serão os moleculares e contribuirão para atender a demanda da região, que hoje ainda precisa encaminhá-los a Belo Horizonte.
 
Confira matéria completa aqui
 
Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8016.
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Comissão divulga colaboração da comunidade para retomada

 
Sexta-feira, dia 14 de maio, os primeiros 365 dias da nova gestão da UFSJ voltam ao mês de julho do ano passado, quando as condições para a retomada das atividades letivas em modo remoto emergencial estavam sendo debatidas, e toda a Universidade ia se adequando às condições impostas pela pandemia, mantendo seu vigor, com projetos em andamento, editais de apoio e assistência abertos, as rotinas se desdobrando face a numerosos desafios, sem perder de vista a importância da universidade pública como instância norteadora num momento de complexidade aguda. Siga nossas publicações a seguir,  e nas redes da UFSJ:
 
 
Em reunião na tarde desta sexta-feira, 17 de julho, a Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ Covid-19 apresentou à Congregação documento que traz a colaboração de técnicos, docentes e alunos para o debate das diretrizes que poderão balizar o cenário de retomada remota das atividades acadêmicas. O retorno de cada colegiado, unidade administrativa e instância de representação dos segmentos envolvidos foi enviado por meio de formulário específico. A discussão foi traduzida em Libras pelos intérpretes Oswaldo Rocha e Daiane Bispo.
 
A Congregação decidiu pelo encaminhamento deste documento - assim como de todas as respostas recebidas pela Comissão de Análise - ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), instância regimental de deliberação pedagógica na Universidade, à qual será apresentada também proposta para a manifestação de representantes da comunidade durante os debates. Na avaliação da pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, o documento sintetiza o caminho trilhado até agora. “Foi um trabalho árduo, intenso e produtivo, que se concretizou graças ao empenho dos 25 integrantes da Comissão.”
 
Enquanto as diretrizes eram debatidas coletivamente nas várias esferas representativas, Elisa e equipe se reuniram com todos os setores técnicos ligados ao suporte das atividades acadêmicas. “Foram mais de 20 reuniões, em que falamos sobre os desafios que a pandemia trouxe para as rotinas letivas e administrativas da UFSJ”, afirmou.
 
Nos encontros de trabalho da Comissão, não foi diferente. A professora Romélia Alves Souto, representante do curso de Matemática, lembrou que houve reuniões que chegaram a durar 10 horas, quando as respostas da comunidade estavam sendo consolidadas. O pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente Leão, vê nesse processo a construção coletiva que norteou a agenda da Comissão de Análise. “O documento não é consensual entre os segmentos, mas buscou garantir transparência e espaço de fala para todos.”
 
A colocação da representante discente Alessandra Braich (Campus Alto Paraopeba) segue nessa direção, destacando a participação ativa de seus colegas, dos professores e dos técnicos na defesa das garantias de segurança à vida e da não precarização do ensino superior público. “Vamos apresentar ao Conep pedido para que o debate tenha lugar também no Conselho Universitário”, anunciou.
 
“O que podemos fazer?”
Antes dos encaminhamentos finais da pauta da Congregação, o reitor Marcelo Andrade reafirmou o compromisso com o resgate institucional dos espaços de discussão sobre questões que se impõem à Universidade brasileira no contexto de tantas complexidades que a Covid-19 nos apresenta. Inegociável, o compromisso com a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, num momento em que o país se aproxima dos 80 mil mortos pelo novo coronavírus.
 
Para Marcelo, nosso presente demanda respostas à pergunta de “o que podemos fazer?” A gestão vai mediar o exercício do debate democrático, em busca de encaminhamentos para urgências que já deveriam ter sido discutidas ou, pelo menos, direcionadas. “Levar ao embate as instâncias representativas dos segmentos acadêmicos não nos parece ser a estratégia mais apropriada a esse tempo. Devemos unir esforços para mitigar prejuízos e pensar, juntos, saídas possíveis, que nos tragam respostas que ainda não temos”, discorreu o reitor.
 
A reserva orçamentária para o pagamento de bolsas de tecnologia, que vão financiar acesso à internet para alunos em situação de vulnerabilidade social, bem como a manutenção das bolsas já custeadas pela Universidade, é compromisso para a garantia de permanência dos alunos em seu percurso formativo. “Consideramos que essas bolsas ganharam outra dimensão nesse cenário pandêmico: tornaram-se bolsas sociais, promovendo transferência de renda para várias famílias”, considerou Marcelo.
 
Outras soluções que despontam para problemas levantados pelos representantes sindicais presentes à reunião já estão em andamento. Em relação à disponibilidade de equipamentos para trabalho remoto dos técnico-administrativos, o professor Silvan Antônio Flávio, coordenador da graduação em Engenharia Elétrica e membro da Comissão, relembrou que o acautelamento de bens patrimoniais vem sendo feito desde março, quando foram suspensas as atividades presenciais na UFSJ. E o professor Afonso de Alencastro, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, chamou a atenção para o voto favorável à adoção do ensino remoto emergencial, na assembleia realizada na última segunda, 13, pela associação sindical.
 
A primeira reunião do Conep, cuja composição acaba de ser reconstituída por meio de eleições no último dia 9, está agendada para quarta-feira, 22.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8074.
 
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Sustentabilidade e economia em Projeto de Eficiência Energética

 
Os resultados positivos do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ foram apresentados na manhã desta sexta, 17. Mais de 80 pessoas participaram do evento on-line que debateu a importância do investimento em iniciativas que geram economia de energia e promovam a sustentabilidade, além da conscientização da sociedade.
 
O projeto foi financiado com aporte de R$ 1,085 milhão da Companhia Cemig Distribuição S.A., por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa Deode Inovação & Eficiência foi a responsável pela execução das atividades na UFSJ, em conjunto com a Divisão de Projetos e Obras, ligada à Pró-Reitoria de Administração.
 
Ao todo, cerca de 10 mil lâmpadas foram substituídas nos campi da Universidade, passando a utilizar a tecnologia L.E.D. Mais eficientes e duráveis, os novos equipamentos representaram uma relevante economia, permitindo que a UFSJ deixasse de consumir 567,6 MWh/ano, montante equivale à quantidade de energia necessária para manter a iluminação antiga do Campus Sete Lagoas (CSL) funcionando durante quase dois anos. Com os novos equipamentos, este total possibilitaria que as lâmpadas de L.E.D. do CSL permanecessem ligadas por mais de quatro anos.
 
O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, apresentou as ações realizadas pela instituição com foco na eficiência energética e na sustentabilidade. “A nova iluminação da UFSJ trouxe diversos benefícios para a comunidade acadêmica. Estamos orgulhosos em concluir esta etapa e dispostos a participar de futuras chamadas públicas que venham a acontecer.” Reconhecendo o protagonismo dos servidores, o reitor deu ainda destaque a diversas iniciativas institucionais, voltadas a preservar o meio ambiente, por meio da diminuição do consumo de energia, desenvolvimento de projetos de construções mais sustentáveis, reuso de água, entre outros.
 
O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Roberto Bastianetto, fez questão de participar do evento para destacar a relevância da iniciativa da UFSJ. “Ficamos felizes com a parceria efetivada com a Universidade, que é mais uma contemplada por este programa de grande magnitude. É com alegria que fazemos a entrega deste projeto que, juntamente com outras ações, demonstra o compromisso social da Cemig em melhorar a vida dos mineiros”, destacou.
 
O encontro contou ainda com conteúdos trazidos pelo gerente de Eficiência Energética da Cemig Distribuição S.A., Ronaldo Lucas Queiroz, e do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (Abesco), Frederico Rocha de Araújo, que também preside a Deode.
 
Descarte consciente
A preocupação com o meio ambiente foi colocada também como premissa do projeto. O descarte do material substituído foi realizado de maneira correta, sendo direcionado à reciclagem. Ao todo, mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes e 1.420 quilos de produtos eletroeletrônicos e outros componentes foram entregues à empresa especializada para tratamento e destinação dos resíduos.
 
Placa de inauguração
Ao final do evento, a Cemig realizou a entrega simbólica da Placa de Inauguração do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ, iniciado em 2019 e concluído neste ano. Os campi Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Sete Lagoas e Centro-Oeste Dona Lindu, além do Solar da Baronesa, receberão a homenagem que marca a conclusão do trabalho.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8075.
 
 

7 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Comitê de Enfrentamento publica cartilha com orientações sanitárias

 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ desenvolveu cartilha com instruções básicas de segurança sanitária, no intuito de diminuir os riscos aos quais a comunidade acadêmica está exposta diariamente, durante a pandemia. Prevenção à Covid-19 em ambiente de trabalho apresenta orientações individuais que podem ser aplicadas tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente laboral.
 
O conteúdo foi elaborado com foco em incentivar as pessoas a redobrarem os esforços e evitarem a contaminação e a disseminação do vírus, uma vez que o Brasil registra um número ainda crescente de casos da doença. Em todo o país, os números oficiais apontam para mais de 2 milhões de pessoas infectadas, transposta a marca de 80 mil óbitos, número tão expressivo que supera em quase quatro mil casos a capacidade do Maracanã, por exemplo.
 
Representante técnica no Comitê e organizadora da cartilha, Ana Flávia de Abreu, formada em Nutrição, trabalha no Campus Sete Lagoas. Para ela, a pandemia impôs uma nova realidade a todos, exigindo mudanças de hábitos e rotinas. “As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como devem se portar para minimizar os riscos de contaminação”, afirma, revelando uma das motivações para a criação do material. As ilustrações da cartilha foram criadas pelo PET Conexão de Saberes DPCFC, do Campus Alto Paraopeba, Ouro Branco (MG).
 
Hábitos assimilados
Já é possível perceber a assimilação de alguns hábitos pela população, como o uso de álcool em gel e de máscaras de proteção. No entanto, é importante que cada pessoa fique atenta aos procedimentos de higienização de corpos e objetos.
 
A primeira seção da cartilha, intitulada Hábitos comportamentais, traz informações sobre o uso de máscaras e a assepsia das mãos. A máscara deve cobrir completamente boca e nariz, não pode ser compartilhada e tem que ser lavada imediatamente após o uso, com sabão ou cloro.
 
Há também dicas sobre a atual “etiqueta respiratória”, indicando a necessidade de cobrir a boca com um pano ou com o próprio cotovelo ao tossir ou espirrar, impedindo assim que as gotículas liberadas no ambiente se espalhem pelo ar. O ideal, contudo, é estar usando máscara em todas as situações de proximidade ou contato físico. Evitar se relacionar com pessoas do grupo de risco ou que apresentaram sintomas do novo coronavírus é igualmente essencial.
 
Cuidados no ambiente de trabalho
É preciso assimilar todas as informações e instruções transmitidas pelas instituições acadêmicas ou de saúde, além de identificar ações que devem ser tomadas para garantir a segurança sanitária no ambiente de trabalho, como escritórios, que reúnem diversas pessoas num local fechado.
 
De acordo com as recomendações, é necessário realizar todos os dias a higienização de estações de trabalho e áreas comuns, assim como de teclados, mouses e telas sensíveis. Os tradicionais bebedouros representam um risco sanitário nesse momento; copos ou garrafas de uso individual devem ser utilizados.
 
A cartilha também define o transporte público como outro tema sensível, dada a dificuldade de se manter o distanciamento social, a falta de ventilação e o número de pessoas em cada viagem. Como a maioria das pessoas não tem acesso ao transporte particular (seja de automóvel ou bicicleta), recomenda-se o uso de máscaras em todo o percurso, a higienização das mãos antes e depois de cada viagem e, enfim, a lavagem da roupa que se usou na rua.
 
“A Universidade é peça-chave nesse período de pandemia”, afirma Ana Flávia, elencando dois motivos principais. Primeiro, por ser a Universidade Pública referência em pesquisas científicas, que se tornam imprescindíveis para entender o comportamento do vírus. Segundo, porque pode dispor de sua infraestrutura física e capital intelectual para atender às demandas da população, caso da realização de testes de detecção da Covid-19 e da produção de álcool em gel.
 
As orientações presentes na cartilha podem representar mudanças significativas de hábitos, seja durante ou após a pandemia. Ana Flávia vê o uso adequado da máscara como a mudança mais difícil de ser adotada. “Gera certo desconforto, abafa a fala, dificulta a respiração. Para ajustar a máscara, as pessoas pegam onde não deveriam, colocam a máscara no queixo, entre outros manuseios inadequados.”
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8089.
 

8 - Indetec recruta servidores para programa de mentoria

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Indetec) está com inscrições abertas, durante todo o mês de maio, para servidores que tenham interesse em participar do Programa de Mentoria, na modalidade a distância e/ou presencial.
 
O Programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de startups e spin offs nascidas na Indetec, por meio da troca de experiências, estimulando o networking na comunidade empreendedora, de modo a proporcionar novas perspectivas sobre os negócios, que permitam desafiar padrões mediante discussões construtivas. “Nossa ideia é também formar um conselho consultivo, com professores interessados em oferecer um trabalho voluntário de mentoria, de acordo com suas especialidades e áreas de interesse”, afirma o professor Paulo Granjeiro, que coordena o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), ao qual a Indetec está vinculada.
 
Nesse sentido, a Mentoria vem incentivar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da UFSJ, fortalecendo os negócios da região em que os campi estão instalados. Os mentores vão atuar junto às empresas parceiras da Indetec, em várias frentes: no diagnóstico inicial da empresa para a estruturação da árvore dos problemas; na reflexão sobre aprimoramentos possíveis no modelo de negócio e tecnologia, identificando demandas de conhecimento específicos necessárias para sua validação e consequente ampliação da rede de contatos dos empreendedores; no desenvolvimento e testes do protótipo, quando aplicável; em ações de capacitação, que incluem oficinas, workshops e pitches (apresentações curtas de, no máximo, três minutos).
 
Os mentores que cumprirem carga horária de 12 horas em um ano, com dedicação de pelo menos uma hora por mês, receberão certificado. Mais informações, além das relativas ao Programa, podem ser solicitadas por e-mail: indetec@ufsj.edu.br.
 
 

9 - Live discute revolta de escravos em Carrancas

 
A Revolta de Carrancas, episódio marcante na história da escravidão no Brasil, ocorrido há 188 anos, será o tema da live que acontece nesta sexta (14/5), às 19h, com transmissão neste link, que pode ser acessado pela página do Laboratório de Imagem e Som, do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ (Decis).
 
Para debater o tema, os convidados são o professor Marcos Ferreira de Andrade, desse Departamento, que pesquisa a Revolta de Carrancas, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcus Joaquim Maciel de Carvalho. A mediação ficará por conta do professor Alfredo Nava Sanchez, também do Decis. Está prevista a emissão de certificados aos participantes.
 
A Revolta
A Revolta de Carrancas foi um confronto sangrento, que teve repercussão na história da escravidão no Brasil. Na tarde de 13 de maio de 1833, na zona rural de Carrancas (MG), um grupo de escravos da abastada família Junqueira, armado de enxadas, foices e paus, iniciou uma ação pela liberdade de forma violenta na Fazenda Campo Alegre, matando o filho do proprietário, deputado Francisco Junqueira, que se encontrava no Rio de Janeiro quando a revolta começou. De lá, o grupo seguiu para a fazenda Bella Cruz, juntou-se aos demais escravos e atacou, de surpresa, a sede dessa outra propriedade, matando todos os moradores, num total de oito membros da família Junqueira. À noite, os revoltosos rumaram para a Fazenda Jardim, onde o levante foi sufocado e o líder do movimento, Ventura Mina, assassinado a tiros, juntamente com mais quatro escravos.
 
As lutas resultaram na morte de nove membros da poderosa família de latifundiários do Sul de Minas e de cinco escravos. Os revoltosos sobreviventes fugiram, sendo capturados dias depois. No processo penal, foram indiciados 31 escravos. Dos 17 condenados à pena máxima, 16 foram enforcados. A sentença foi executada em São João del-Rei, no bairro do Bonfim, uma vez que Carrancas na época era distrito do município. O episódio marcou a política do Governo Imperial e a relação das elites com a escravatura, resultando na origem de uma lei de exceção, aprovada em 1835, que punia com mais celeridade e exemplaridade a rebeldia escrava. Trata-se da maior condenação coletiva e efetivamente aplicada na história da escravidão brasileira.
 
 

10 - Paulo Freire em debate na aula inaugural do semestre

 
A professora peruana Nélida Cespedes Rossel é a convidada da UFSJ para proferir a aula inaugural do primeiro semestre de 2021, marcada para esta segunda (17/5), às 16h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ, no Youtube.
 
Reflexiones sobre Paulo Freire y apuestas para el movimiento de educadores populares é o tema da palestra da professora Nélida Rossel, que foi convidada pelas docentes ligadas à Cátedra Paulo Freire da Universidade. Para recebê-la, as professoras do Departamento de Ciências da Educação (Deced), Bruna Sola e Mônica Todaro, e o reitor Marcelo Andrade.
 
Neste ano de 2021, o Brasil e o mundo celebram o centenário de Paulo Freire. Escolher essa temática de diálogo para inaugurar o ano letivo de 2021 demarca o início das comemorações relativas à data na UFSJ. “Reafirmamos assim a nossa opção política por uma pedagogia crítico-transformadora, que nos permita ler criticamente o mundo e nele nos inserirmos como sujeitos de nossa ação e de nossa formação. Em tempos marcados pelo embrutecimento da desigualdade que acirra processos desumanizadores de vida, celebrar Paulo Freire na acolhida que fazemos à nossa comunidade universitária é partilhar a esperança na educação crítica que praticamos como força coletiva humanizadora e potencialmente transformadora”, afirma a professora Bruna Sola.
 
Reflexões
Durante o debate, serão partilhadas algumas reflexões sobre Paulo Freire e a substantiva contribuição de sua abordagem política, ética e educacional na leitura do contexto atual, como possibilidade para ressignificação do sentido da Educação na construção de outro mundo possível.
 
Nas palavras da palestrante, as abordagens do autor ultrapassam qualquer campo temático ou programático, pois como político e pedagogo seu empenho o levou a dar respostas no quadro do contexto político, social, cultural, educacional de seu tempo, procurando contribuir a favor da transformação pessoal e social.
 
Nélida conta que “ainda hoje, uma ofensiva vem sendo desencadeada, tanto pelo atual governo do Brasil como em outras partes do continente, por conta das ideias transformadoras de Freire. No Brasil, foi lançado o projeto escola sem partido, que levanta a urgência de eliminar das salas de aula as “ideologias de esquerda” e todos os vestígios do principal pedagogo da história do país. Em geral, professores e educadores têm sido assombrados por essas ideias de mudança e transformação.”
 
O desafio, para Nélida, está em um pensamento profundo sobre os processos pedagógicos que motivam a apropriação e a criação do conhecimento, que contribuam para criar mais poder para os sujeitos que buscam uma sociedade diferente da atual. Pois somente essa acumulação de poder “subjetivo” (o poder dos sujeitos sociais) possibilitará o desmantelamento do neoliberalismo e das correntes conservadoras.
 
A palestrante
Educadora popular com experiência profissional em políticas e programas de desenvolvimento educacional, direitos humanos, direitos da infância, educação de jovens e adultos, Nélida Cespedes Rossel atuou em campanhas e políticas educativas das Nações Unidas. Desenvolve propostas que partem do enfoque da Educação Popular, por meio de oficinas, metodologias e elaboração de diversos materiais pedagógicos.
 
Presidenta honorária do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (Ceaal), faz parte do Grupo de Incidências em Políticas Educacionais, que implica na relação com organizações e fóruns de toda América Latina e Caribe. Já representou o Ceaal em fóruns nacionais e internacionais.
 
Paulo Freire, 100 anos
Nascido em 1921, numa região pobre de Recife (PE), Paulo Freire comemoraria 100 anos neste ano. Sua trajetória foi marcada por sua práxis educativa conscientizadora, na qual defendeu incansavelmente a condição humana dos oprimidos e empenhou, por toda a sua vida, uma luta histórica por justiça social em prol da sobrevivência das classes desfavorecidas.
 
Sua prática, coerente com seu sonho de democracia, foi responsável pela criação de ideias e métodos, reconhecidos e divulgados em todo o mundo. A biografia completa do autor, seus prêmios e publicações podem ser conferidos no site do Instituto Paulo Freire
 
Em função das comemorações do centenário do patrono da Educação brasileira, a Cátedra Paulo Freire da UFSJ vem se inserindo numa série de eventos nacionais, a exemplo do VIII Encontro de Cátedras, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire, ocorrido recentemente na Federal de Pernambuco. Compõe também a rede nacional e latino-americana de celebração do centenário, ao lado da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e do Ceaal. Na UFSJ, uma série de ações está sendo organizada para essa celebração: rodas de leitura freireana, encontros de estudo da obra de Paulo Freire, seminário temático de iniciação à docência (em parceria com a Residência Pedagógica e o Pibid), entre outras.
 
Para a professora Bruna Sola, coordenadora da Cátedra, “nossa expectativa é que 2021 seja um ano de festa e de luta. Celebraremos Paulo Freire da forma como entendemos que ele gostaria de ser homenageado: com ações político-pedagógicas coletivas, que promovam uma formação humanizadora e nos permitam esperançar um novo amanhã.”
 
A Cátedra
A Cátedra Paulo Freire da UFSJ nasceu como instância vinculada ao Deced, em setembro de 2019. Sua criação foi mobilizada pela experiência que Bruna Sola construiu em seu pós-doutoramento, realizado na Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano anterior. Foi lá que pode conhecer a complexa teia de ações de ensino-pesquisa-extensão, bem como compreender a dinâmica orientadora de sua existência: reconhecimento institucional, preservação da memória e produção/socialização da Pedagogia Paulo Freire.
 
Fazem parte da Cátedra Paulo Freire as professoras Bruna Sola e Mônica Todaro (vice-coordenadora), a técnica administrativa Magda Lombardi, bem como um grupo docente, de variados cursos da UFSJ.
 
Pedagogia Paulo Freire e Paulo Freire e a Educação Popular são as duas disciplinas oferecidas pela Cátedra Paulo Freire para o curso de Pedagogia, e para estudantes dos demais cursos da instituição. A professores da Educação Básica, ministraram curso de formação com foco na Pedagogia Paulo Freire, “que pretendemos fomentar em novas ações, tendo em vista a expectativa da Cátedra em contribuir para a formação permanente dos professores da rede básica de São João del-Rei e região”, destaca Bruna.
 
Hoje, a Cátedra Paulo Freire abriga o Cursinho Popular Edson Luís e o projeto de extensão Escrivivências, direcionado a mulheres privadas de liberdade no contexto da Apac feminina. De acordo com Bruna, “um dos principais compromissos da Cátedra é vivenciar continuamente a extensão universitária como dever ético de diálogo com a sociedade, e compor um conjunto de ações coletivas que contribuam para a formação em extensão em nossa Universidade.”
 
 

11 - Desafio Hub Conecta Café busca soluções da academia

 
A Expocafé 2021 será realizada no formato totalmente virtual entre os dias 18 e 21 de maio. O evento conta com uma programação variada para atender a produtores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam em diversos segmentos da cadeia produtiva cafeeira. Este ano, uma das atrações será o Hub Conecta Café, promovido em parceria pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). 
 
O HuB Conecta Café terá  o formato de rodadas de negócios,  em que desafios de até 10 empresas mineiras de setores similares são conectados com startups e pesquisadores por meio de reuniões individualizadas de 20 minutos cada. A rodada funciona como um evento de conexões, que acontecem nos dias 20 e 21/05. Nesta edição, a novidade é que  no segundo dia (21/05), com o objetivo de fomentar a conexão entre academia e mercado, as rodadas de negócios serão exclusivas para soluções acadêmicas. 
 
Nessas rodadas os pesquisadores poderão apresentar soluções para desafios de quatro players da indústria – Adubo Real, Café das Amoras, Cocatrel e Bob Coffe - do café no qual cada um deles apresentou suas necessidades. Dentre esses desafios estão: software para interpretação de análise de solo personalizado para portifólio da empresa e agricultura de precisão e monitoramento de lavouras via drone e ou satélite (Adubo Real); café com finalidade de emagrecimento, estimulante termogênico para vendas direta para os clientes, o que fazer com foligens geradas na torra e a borra de café e soluções de embalagens biodegradáveis (Café das Amoras); MIP eletrônico- formas de documentação do Manejo Integrado de Pragas de forma online, obter informações de como cada praga deve ser avaliada, nível de controle, exemplos das pragas com fotos e sintomas de ataque, possibilidades de produtos, intervalos entre as amostragens (Cocatrel); e embalagens (Bob Coffe).  
 
De acordo com o coordenador do Hub MG, Michael Soares, a ideia de se trabalhar com a academia em um dia específico e pelo fato de serem um público específico diferente das startups e as empresas podem ter acesso a essas soluções. “ O Hub MG Agro está de portas abertas para apoiar os produtores, cooperativas e empresários do agronegócio mineiro a continuarem inovando e se mantendo eficientes e competitivos, em médio e longo prazos”, explica ele, salientando que o Hub MG   MG já apoiou mais 50 empresas e cooperativas a se conectarem com 250 startups e outras soluções tecnológicas, 
 
As inscrições para pesquisadores podem ser feitas aqui até o dia 15/05.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

12 - Fala Ciência: Como, onde e quando divulgar?

 
A comunicação científica é cada vez mais necessária diante do cenário em que o mundo se encontra, devido à pandemia da covid-19. Falar sobre ciência não é tarefa fácil e continua sendo um desafio para cientistas e comunicadores, principalmente diante de tantas possibilidades de acesso à informação. Em busca de promover discussões e troca de conhecimento e experiências, o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, promove sua nona edição no dia 27 de maio, em formato on-line.
 
O curso é uma iniciativa da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a Fapemig é membro. A programação deste ano conta com mesas de especialistas que vão falar sobre desinformação nas redes; algoritmos e seus impactos nos ambientes on-line; políticas institucionais de apoio à divulgação científica; museus virtuais e divulgação da ciência no Twitter. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, plataforma pela qual serão emitidos os certificados. A transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube. 
 
Confira a programação completa nesta página
 
* Com informações da Rede Mineira de Comunicação Científica

Última atualização: 14/05/2021