1 - Reitor detalha desafios impostos pelos cortes no orçamento

 
O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Marcelo Andrade, participou, na tarde desta terça-feira, 18 de maio, de coletiva de imprensa sobre os cortes no orçamento de 2021. Ao todo, mais de 300 pessoas acompanharam a entrevista, que contou com a participação de veículos de comunicação da região e ainda representantes da comunidade acadêmica. Transmitido pela TV UFSJ, o conteúdo completo está disponível neste link
 
De acordo com o reitor, o momento é difícil, mas a superação faz parte da história das universidades. Marcelo destacou que o engajamento de todos os segmentos é fundamental para que o orçamento das instituições federais seja recomposto. “A atual situação na qual nos encontramos é muito preocupante, por isso estamos fazendo todo o esforço de tentar recompor esses recursos e mostrar à população essa realidade, uma vez que a Universidade é um patrimônio do povo brasileiro. É essencial que a sociedade seja envolvida neste contexto.”
 
O professor Marcelo Andrade pontuou ainda que “os cortes podem comprometer o planejamento do retorno às atividades presenciais, uma vez que o montante liberado não é suficiente para manter o funcionamento da UFSJ.” Alertou também que, se a atual situação for mantida, pode comprometer o pagamento de contas básicas como água, energia elétrica e insumos de laboratórios.
 
Em relação aos colaboradores terceirizados, Marcelo explicou que a UFSJ está aguardando dados mais concretos do orçamento para a tomada de decisão sobre qualquer corte nos contratos. “Neste momento, está suspensa a recomposição de postos de trabalho de empregados terceirizados que pediram demissão ou se aposentaram. Estamos acompanhando com cuidado a situação, uma vez que sabemos da importância dos empregos para essas pessoas.”
 
O reitor Marcelo Andrade enfatizou que os dirigentes das universidades estão se empenhando para reverter os cortes orçamentários. “Os reitores têm se mobilizado para o diálogo com o Congresso Federal e com o próprio Governo, reivindicando a recomposição do orçamento e o desbloqueio de recursos.”
 
 

2 - Proen convida para roda de conversa sobre o Sinaes

 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSJ (Proen) convida as coordenações de curso e chefias de departamento, docentes e técnicos da graduação, para roda de conversa sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), nesta quinta, 20, às 14h, com o professor Thiago Francisco, que estuda esse tema. O link da transmissão pelo Google Meet será enviado aos inscritos.
 
Para se inscrever, é necessário preencher este formulário. Está prevista a emissão de certificado.
 
O Sinaes
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
 
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).
 
 

3 - Progp realiza levantamento de demanda por psicoterapia entre servidores

 
Confira mensagem do psicólogo do Trabalho da UFSJ, Ráfel Maciel Ribeiro, sobre levantamento que a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) realiza sobre necessidade de atendimento psicoterápico: 
 
"Este e-mail tem o objetivo de conhecer a demanda por psicoterapia entre os servidores da UFSJ. Para tal serão feitas poucas perguntas para auxiliar a PROGP a quantificar e diagnosticar o real interesse de nossos servidores pelo atendimento psicoterápico já realizado em São João Del Rei (CSA) e também pela internet para todos os campi.
 
Em síntese, este serviço é prestado semanalmente, com duração média de 1 ano e o foco principal é trabalhar a relação entre a saúde mental do servidor e seu trabalho. A procura se dá, geralmente, por atitude do próprio servidor. Como premissas estão o sigilo profissional, a ética, a empatia e a promoção de saúde.
 
Respondendo às perguntas do questionário, ajuda-se o psicólogo da Progp e a Didep a ter uma visão de uma possível demanda reprimida por este serviço e compará-la com a capacidade do Serviço de Psicologia de atender os servidores.  
 
AS RESPOSTAS  SÃO ANÔNIMAS E OS  E-MAIL'S NÃO SERÃO IDENTIFICADOS.
 
Segue o link: https://forms.gle/367bz8qdyGSiSZRx7
 
Obrigado."
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: Minha Biblioteca será a plataforma para o ensino remoto

 
Setembro chega relembrando as ações decorridas há exatos oito meses. A pandemia se desdobra por entre as rotinas da gestão, demandando plataformas virtuais para acervo bibliográfico, cartilhas de normatização para o trabalho remoto, assim como reuniões e mais reuniões mediadas, pois o trabalho não pode parar, tendo que fazer frente às respostas que se espera de uma instituição de ensino superior. Equipamentos de proteção individual, antes restritos a indústrias e laboratórios, passam a integrar o cotidiano de cada um. Mais auxílios e inclusões, exigidos também nas relações interpessoais.
 
 
Durante o período emergencial, as bibliotecas da UFSJ permanecerão fechadas. A alternativa, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), com base em análise da Divisão de Biblioteca (Dibib), será a oferta de acesso virtual ao catálogo da Minha Biblioteca, que tem mais de 12 mil títulos em seu acervo, divididos nas áreas de Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Medicina, Educação, Saúde e Sociais Aplicadas.
 
A plataforma tem como recurso: acesso simultâneo entre os usuários cadastrados, 24 horas por dia, sete dias por semana; textos integrais disponíveis a alunos e professores; compatibilidade com dispositivos móveis; busca dinâmica (ISBN, título ou autor); leitura em voz alta; realces e anotações que podem ser compartilhados; e marcadores de páginas.
 
Concluído o processo de compra da licença, a Dibib divulgará o procedimento para cadastro dos novos usuários da UFSJ.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8209.
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: Comissões abrem espaço à participação da comunidade acadêmica

 
A construção coletiva do processo democrático junto à comunidade universitária tem sido o tom da nova gestão da UFSJ ao completar seu quarto mês de trabalho. Desde maio, foram criadas nove comissões para tratar de pautas de interesse de todos os segmentos. Um dos destaques é a Estatuinte da UFSJ, que começa a ser organizada e promoverá a reforma administrativa e acadêmica da UFSJ, um pleito antigo e que vai envolver docentes, discentes e técnicos administrativos.
 
A vice-reitora, Rosy Ribeiro, presidente da Comissão, está entusiasmada e otimista com o trabalho. “São quatro membros, um de cada segmento. Além da Vice-Reitoria, que representa a atual gestão, os demais são o discente Lucas Fernandes Lopes, a docente Maria Clara Oliveira Santos e o técnico administrativo Lucas Resende Aarão. Já fizemos reuniões e estamos trabalhando no intuito de levar a proposta de funcionamento da Estatuinte ao Consu, que será responsável por sua análise e aprovação. Como sempre, a Reitoria fará o papel de mediadora nos processos decisórios, deixando que a comunidade acadêmica conduza, democraticamente, os destinos da UFSJ”, destaca Rosy.
 
Outra discussão muito importante vem sendo desenvolvida por outra comissão, formada pelos conselheiros Dimas José de Resende, Carine Klauberg Silva, Claudiney Nunes de Lima, Eduardo Miguel da Silva, Liliam Midori Ide, Moacir de Souza Júnior, Velcimiro Inácio Maia e Gustavo Henrique Almeida. Na próxima reunião da Congregação, no dia 24 de setembro, essa comissão apresentará a Proposta de Resolução para Modernização dos Regimentos Departamentais, na qual a novidade é a participação de técnicos administrativos nas assembleias de cada Departamento. A proposta segue depois para apreciação do Conselho Universitário (Consu).
 
Segundo a vice-reitora, esse trabalho da comissão ad hoc do Consu, é mais um passo rumo à reforma administrativa, um dos pontos de campanha da atual gestão. “Estamos caminhando a fim de consolidar uma nova sistemática nas discussões e tomadas de decisão na Universidade, fortalecendo a democracia e ampliando a participação dos segmentos da comunidade acadêmica, como os técnicos, que pleiteiam sua participação em todas as instâncias colegiadas e decisórias”, explica.
 
A vice-reitora fez questão de frisar que essa não é a única proposta que visa à expansão das vozes nas instâncias decisórias da UFSJ. “Nós podemos citar também as diversas comissões formadas ao longo desses três primeiros meses de gestão, em que todos os segmentos da Universidade - docente, discente e técnico administrativo - foram chamados, tendo a oportunidade de discutir assuntos de suma importância para todos nós”, completa Rosy.
 
Conheça, abaixo, as comissões instituídas pela Reitoria após a posse em 9 de maio deste ano:
 
1) Comissão para a revisão das resoluções do Conep (Portaria nº 390, de 01-09-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)
 
2) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Christiano Vieira Pires (docente)
Marco Antônio Schiavon (docente)
Marconi de Arruda Pereira (docente)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente)
Stênio Nunes Alves (docente)
 
3) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Graduação da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Michelli Marlani Silva Loureiro (docente)
Peter de Matos Campos (docente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)
 
4) Comissão de Avaliação do Acervo Bibliográfico das Ciências Humanas e Sociais da UFSJ (Portaria n° 399, de 03-09-2020)
Paulo César dos Santos (diretor da Divisão de Biblioteca)
Ana Lúcia da Silva (bibliotecária)
Denise Ilídio da Silva (bibliotecária)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente, conselheira Conep)
Patrícia Castro Mattos (docente, conselheira Conep)
 
5) Comissão ad hoc do Consu para estudo de uma normativa para os processos de desvinculação discente, pelo período de 60 dias (Portaria nº 350, de 12-08-2020)
Amarildo de Sá Rocha (discente)
Fernando Pacheco Cortez (docente)
Geraldo Márcio Silva (técnico administrativo)
Gisele Cristina Rabelo Silva (docente)
Lucas Eduardo Silveira Diana (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)
 
6) Comissão ad hoc do Consu para estudar as normas de funcionamento da Reforma Administrativa e Acadêmica da UFSJ, pelo período de 90 dias (Portaria nº 351, de 12-08-2020)
Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (vice-reitora; presidente)
Maria Clara Oliveira Santos (docente)
Lucas Resende Aarão (técnico administrativo)
Lucas Fernandes Lopes (discente)
 
7) Comissão para a revisão das resoluções dos Conselhos Superiores da UFSJ (Portaria nº 376, de 25-08-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Conselheiras e conselheiros do Consu:
Ana Flávia de Abreu (técnica administrativa)
Liliam Midori Ide (docente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)
Sérgio Marinho Soares (docente)
Tarcísio Laerte Gontijo (docente)
 
8) Comissão ad hoc do Consu para estudo de regime de trabalho remoto docente (Portaria nº 378, de 26-08-2020)
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo (docente, e preside)
João Antônio Corrêa Filho (docente)
Juliana Reis Monteiro dos Santos (docente)
 
9) Comissão para reavaliar os procedimentos de heteroidentificação, conforme Resolução/Consu nº 014, de 31 de maio de 2019, bem como estudar a ampliação da Política de Ações Afirmativas da UFSJ (Portaria nº 398, de 03-09-2020)
Vítor Domingos dos Santos (presidente da Comissão de Heteroidentificação)
Ivan Ignácio Pimentel (representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação)
Conselheiros e conselheiras do Consu:
Lucas Fernandes Lopes (discente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Marina Paula da Cunha Oliveira (técnica administrativa)
Paulo Henrique Caetano (docente)
 
*Comissão ad hoc do Consu que estuda a modificação dos Regimentos Departamentais da UFSJ
Dimas José de Resende (docente, e preside)
Carine Klauberg Silva (docente)
Claudiney Nunes de Lima (docente)
Eduardo Miguel da Silva (docente)
Gustavo Henrique Almeida (técnico administrativo)
Liliam Midori Ide (docente)
Moacir de Souza Júnior (docente)
Velcimiro Inácio Maia (docente)
 
 
Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8220.
 
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: Parcerias garantem materiais de segurança à UFSJ

 
Por intermédio do projeto UFSJ na prevenção à Covid-19, a Universidade recebeu doações de 15 termômetros infravermelho (sem contato) e de 100 máscaras próprias para segurança durante a pandemia. Essas doações foram viabilizadas a partir do trabalho da Assessoria Especial para Assuntos Estratégicos junto a empresas de São João del-Rei. As firmas doadoras desses equipamentos são: AMG Brasil, Café Soberano, Marluvas, New Kids e Venância Imóveis. Além destas, a parceria da UFSJ com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) viabilizou o recebimento de outras duas mil máscaras.
 
As contribuições do empresariado foram feitas seguindo as regras do decreto do Ministério da Economia, publicado em abril, que flexibiliza os trâmites para que empresas possam fazer doações ao órgãos Governo Federal neste período. “Foi um projeto rápido, desenvolvido a partir de junho. Atingimos os resultados esperados e foi também um momento de contato, de abertura de diálogo, visando ao estabelecimento de parcerias futuras”, avalia o assessor Gabriel Antonio Silva Reis Barreto.
 
Todo o material resultante dessas doações foi repassado ao Comitê de Enfrentamento À Covid-19 e será distribuído pelos seis campi da UFSJ. “Os equipamentos vão permitir que a UFSJ possa viabilizar as novas regras de protocolo de biossegurança como, por exemplo, a aferição de temperatura corporal de todas as pessoas que adentrarem os campi”, explica Gabriel.
 
O projeto contou com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Divisão de Materiais, e das assessorias de Comunicação Social e de Relações Interinstitucionais, além da supervisão da Procuradoria Jurídica.
 
Apac
A Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é outra parceira da Universidade: garantiu a doação de duas mil máscaras confeccionadas por seus recuperandos. Com 400 pessoas acolhidas em seus projetos, a Associação, que promove a recuperação de pessoas condenadas pela Justiça, encontrou na produção de máscaras uma nova atividade laboral. E teve apoio da UFSJ. “A Universidade é uma grande parceira nossa”, afirma o coordenador da Apac, Antônio Fuzatto. Segundo ele, no início da pandemia, “tivemos a idéia de produzir máscaras e a Universidade veio ajudar. Recebemos também 50 litros de álcool em gel, produzidos no Campus de Divinópolis”, conta Fuzatto. É um “sentimento de gratidão” à UFSJ.
 
Comitê de Enfrentamento
De acordo com a professora do curso de Engenharia de Bioprocessos e integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, Daniela Fabrino, parte das máscaras doadas foram destinadas aos servidores que estão trabalhando de forma presencial na instituição. “As doações auxiliam a garantir a presença segura e responsável durante as horas de trabalho”, afirma. Daniela acrescenta que é importante prover condições de adequação para as condutas descritas no protocolo de biossegurança apresentado pelo Comitê. “Nesse sentido, a instituição, o Comitê, e os subcomitês dos campi têm trabalhado incessantemente para que todos os servidores e discentes, quando for permitida a volta presencial, de acordo com as resoluções vigentes da casa, estejam orientados e seguros.”
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8221.
 
 

7 - Nota de esclarecimento sobre planejamento do retorno das atividades presenciais

 
Confira abaixo nota Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei:
 
"Esclarecemos a comunidade acadêmica que a 'Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais' foi instituída pelo Conselho Universitário (Consu), por meio da Portaria nº 110, DE 19 DE MARÇO DE 2021, para planejar as linhas gerais para o retorno gradual das atividades presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
 
O objetivo da comissão é a elaboração de um documento baseado em critérios técnicos e nas demandas da comunidade acadêmica, e que apresente condições, limites e exigências para realização de atividades presenciais, em momento oportuno e com os critérios de segurança que contexto da crise sanitária exige.
 
Para permitir a elaboração do documento que será enviado ao Consu com maior fidelidade possível, foram desenvolvidos questionários específicos que nortearão esta comissão nos trabalhos. Por isso, é de extrema importância que a comunidade acadêmica os responda até o dia 20 de maio de 2021. É importante salientar, mais uma vez, que o documento ainda será discutido no Consu e que o retorno às atividades presenciais só será possível quando as condições sanitárias permitirem, e isso será realizado de forma gradual e planejada, priorizando as atividades administrativas e acadêmicas não adaptáveis ao remoto.
 
1)      Formulário para a coleta de informações junto a docentes, técnicos e colaboradores terceirizados de apoio administrativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcOt-1vsu2gFUQkirxdBdgveDS8mWaLLkJe8QGdygHun1Jpg/viewform
 
2)      Alunos da graduação e da pós-graduação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqSicoYr2IHPVZ7l4TPvX37IVQhVhdJ21nEmgse6C2nzytew/viewform?gxids=7628
 
Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei."
 
 

8 - Mestrado em Letras convida para banca de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para a Banca de Qualificação da dissertação "Shakespeare e Ovídio. A Midsummer Night’s Dream e as Metamorfoses", de autoria do mestrando Vítor Nogueira Alves. 
 
Quando: 20 de maio, às 14h - interessados devem enviar e-mail até uma hora antes do início da qualificação para vnogueiraalves@yahoo.com.br
Banca professoras doutoras Miriam de Paiva Vieira (orientadora) e Anna Stegh Camati (avaliadora). 
 
 

9 - Qualificação de dissertação da Pós em Administração Pública

 
O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (Profiap) convida a comunidade acadêmica para a banca de qualificação da pesquisa "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA  NA EVASÃO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DE RENDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI", do mestrando Daniel Gustavo dos Santos. 
 
Quando: 20 de maio, às 9h, pelo Googel Meet - interessados enviar e-mail solicitando o link para profiap@ufsj.edu.br
Banca: professores doutores Paulo Henrique de Lima Siqueira (orientador/UFSJ), André Luiz Bertassi (coorientador/UFSJ), Fernanda Maria de Almeida (UFV) e Nicholas Joseph Tavares da Cruz (Ufal)

Última atualização: 19/05/2021