1 - Atenção, estudantes! Prazo para responder a levantamento da Proae termina nesta quinta (20/5)

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) encerra, nesta quinta-feira (20/5), a coleta de informações, por meio deste formulário, com o objetivo de levantar dados sobre os discentes da UFSJ. Ele vai embasar o acompanhamento da situação socioeconômica e da saúde física e mental dos estudantes durante a pandemia de Covid-19, de modo a auxiliar as ações da Proae no ano de 2021.
 
 
Além disto, o documento auxiliará o estudo da Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais, a fim de que se entendam os diferentes cenários em que os estudantes estão inseridos neste momento de pandemia, na busca de soluções para um planejamento de retorno presencial das atividades, quando for possível e dentro do cenário de segurança sanitária.
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: Divulgada cartilha sobre atividades laborais durante trabalho remoto

 
No intuito de regulamentar as atividades administrativas remotas que já acontecem na UFSJ neste período de pandemia da Covid-19, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) propôs a nomeação de um grupo de trabalho com representantes técnico-administrativos de todos os campi e também do Sinds-UFSJ, o sindicato que representa a categoria técnica. O objetivo foi a elaboração coletiva de orientações para guiar os procedimentos administrativos na Universidade, em especial com o retorno das aulas em caráter remoto e emergencial.
 
O grupo de trabalho, nomeado por meio da Portaria Reitoria nº 388/2020, teve como missão apresentar pontos significativos no sentido de nortear, neste momento de excepcionalidade, as rotinas de trabalho, fluxos, formas de comunicação, horários, organização, tempo de descanso, formas de entrega das atividades, empréstimo de equipamentos, reelaboração dos planos de trabalho.
 
Para esclarecer a comunidade acadêmica sobre os pontos debatidos em conjunto sobre essa nova rotina administrativa, foi publicada a Cartilha de orientações para o desenvolvimento das atividades laborais na UFSJ durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, até que o regulamento referente o trabalho remoto na instituição durante o período emergencial, que está em estudo, seja finalizado.
 
De acordo com a pró-reitora, Conceição Assis, a cartilha reúne toda a fundamentação legal que resguarda os servidores, o que é importante numa perspectiva de extensão do trabalho remoto durante todo o próximo ano. “Desde que assumimos, a prioridade da gestão tem sido a defesa das pessoas”, destaca.
 
Para mais informações e consulta às prerrogativas legais e normativas que regulam as atividades remotas na UFSJ durante a pandemia, clique aqui
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: SPA amplia atendimento

 
O Setembro Amarelo deste ano ganha um contexto desafiador: a pandemia de Covid-19. A campanha de prevenção ao suicídio encontra pela frente um momento de incertezas e preocupação que tomam conta de boa parte dos indivíduos. “As pessoas sentem-se mais ansiosas e temem pela saúde e pelo futuro”, explica a psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA), Paula Pontes.
 
Não à toa, as ações do SPA neste período foram ampliadas. O SPA, que já prestava serviços à população e aos alunos do curso de Psicologia, por meio de plantão psicológico e outras atividades que promovem o bem-estar e a saúde do estudante, agora atende a todos os alunos da UFSJ, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). O objetivo é acolher as urgências subjetivas nesse período de distanciamento social, os momentos de crise e angústia durante a pandemia. Outra frente de atendimentos foca os profissionais de saúde de São João del-Rei e microrregião, em parceria com o projeto Cuidando de quem cuida, do Departamento de Psicologia (Dpsic).
 
“Todas essas ações são de extrema importância nesse momento em que observamos a intensificação dos sentimentos”, reforça Paula, que considera o atendimento essencial, por acolher os alunos ou outras pessoas que procuram pelo serviço, e auxiliá-los na ressignificação de suas vivências. “Os conflitos familiares têm se intensificado devido à maior convivência”, explica. Por outro lado, ressalta, é possível trabalhar muitas questões relacionais que, na rotina do dia a dia, andavam pendentes, esquecidas. “O isolamento social trouxe, para muitas pessoas, a descoberta de novos hobbies e atividades gratificantes, como exercícios físicos, artesanato, estar mais próximo à família.” Em tempos de tantas incertezas, sugere Paula, “é preciso ressignificar a vida”, e o apoio de um profissional de Psicologia pode fazer toda a diferença.
 
Setembro Amarelo no contexto da pandemia
Na terça-feira, 29 de setembro, às 19h30, o Serviço de Psicologia Aplicada promove, como parte da Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, a live Setembro Amarelo no contexto da pandemia. O evento é uma parceria com o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni - e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além da psicóloga Paula Pontes, participam do evento a assistente social do IFNMG, Larisse Colen de Oliveira, e o professor da UFVJM, José Carlos Freire.
 
Seguindo as Diretrizes da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ação tem como objetivo fomentar a articulação intersetorial para prevenção ao suicídio, promoção e valorização da vida entre os alunos universitários e comunidade.
 
Para saber mais sobre o atendimento psicológico a estudantes:
https://ufsj.edu.br/proae/atendimento_psicologico_emergencial.php.
 
Para conhecer os projetos de enfrentamento à Covid-19 do Departamento de Psicologia e saber como eles podem ajudar você: https://www.ufsj.edu.br/dpsic/covid-19.php.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8267.
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Setembro: Auxílio digital para estudantes da pós-graduação

 
As pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgam editais para concessão de Auxílio Inclusão Digital para discentes de pós-graduação stricto sensu em vulnerabilidade socioeconômica, inscritos em unidades curriculares no Período Remoto Emergencial, e que atendam os critérios estabelecidos.
 
O edital nº 009/2020 é voltado para aquisição de equipamentos, com repasse de R$ 2 mil. Além disso, poderá ser oferecido ao estudante com diferença funcional e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, o Auxílio Inclusão Digital Complementar, para ser usado na aquisição de recursos de acessibilidade (licença de software, periféricos adaptados, órteses, próteses, recursos de tecnologia assistiva) que viabilizem o ingresso ao Ensino Remoto Emergencial.
 
Já o edital nº 10/2020 se destina a quem não possui acesso adequado à internet por meio das seguintes possibilidades: acesso ao programa de conectividade oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que consiste na disponibilização de um chip com pacote de dados gratuito para acesso à internet. A carga inicial e suas recargas serão gerenciadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; auxílio financeiro para contratação de serviços de internet, oferecido pela UFSJ para estudantes não atendidos pelo programa de conectividade do MEC/RNP.
 
Os editais são de fluxo contínuo, o que significa que as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo durante o Ensino Remoto Emergencial, por meio do envio de e-mail (conforme formato indicado nos editais) e documentos solicitados para auxiliodigitalpg@ufsj.edu.br.
 
Acompanhe as informações sobre o auxílio digital à pós-graduação na página da Prope
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8276.
 
 

5 - Minicurso gratuito para pesquisadores da UFSJ

 
No dia 11 de junho de 2021, às 14h, será ofertado um minicurso gratuito com duração de 2h, sobre o uso e aplicabilidade do Publons e Web of Science. Poderão se inscrever docentes, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ. A seguir estão contidas as descrições sobre as duas bases que serão abordadas:
 
Publons - Como divulgar seu perfil de autor – é uma plataforma gratuita mantida pela Clarivate que hospeda o ResearcherID e agrega informações de revisão por pares, rastreia suas citações e gerencia seu registro da Web of Science. Ela é destinada para cadastro de perfis de pesquisadores, onde podem ser incluídas as informações de suas publicações, trabalhos como revisores e editores.
 
Coleção Principal da Web of Science – base multidisciplinar que congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo, além de trabalhos de eventos. Composta a partir de índices com informações reunidas a partir de milhares de periódicos científicos, livros, séries de livros, relatórios e conferências. Os três primeiros índices de citação contêm, além dos resumos dos documentos (abstracts), as referências citadas pelos autores dos artigos. É possível usar essas referências para fazer pesquisas de referências citadas. Esse tipo de pesquisa permite encontrar artigos que citam um trabalho publicado anteriormente. A Coleção Principal da Web of Science cobre mais de 20.000 periódicos de alto impacto, livros e conferências. Inclui as áreas de Ciências (1945-presente), Ciências Sociais (1975-presente) Artes & Humanidades (1975-presente). 
 
Caso você tenha interesse no curso, sua inscrição pode ser realizada neste link.
 
Após o preenchimento do formulário, cada inscrito receberá em seu e-mail o link para participar do minicurso.
 
* Com informações da Prope/UFSJ
 
 

6 - Inscrições para disciplinas isoladas da Pós em Ciências Morfofuncionais encerram nesta sexta (21/5)

 
O prazo para inscrições de interessados em cursar disciplinas isoladas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) termina nesta sexta-feira (21/5). 
 
Confira o edital e mais informações na página do PPGCM
 
 

7 - Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove seminário e cursos em programação intensa de atividades on-line

 
Nesta semana, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes participa da 9ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena e da 19ª Semana Nacional de Museus.
 
De 19 a 22 de maio, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove uma série de atividades gratuitas em parceria com a Mostra Tiradentes em Cena e com a 19ª Semana Nacional de Museus. A programação inclui seminário sobre produção e gestão cultural, oficina de direção teatral, minicurso e debates que podem ser acompanhados pelo YouTube, Zoom e redes sociais.
 
Em parceria com a 9ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, acontece o seminário Modos de Produção e Gestão Cultural entre os dias 17 e 19 de maio. Organizado pela professora de Artes Cênicas da UFMG, Heloisa Marina da Silva, o evento realizará três mesas-redondas que serão exibidas pelo canal youtube.com/tiradentesemcena. As inscrições podem ser feitas em www.sympla.com.br/produtor/tiradentesemcena.
 
No dia 17, o tema do debate será Gestão Cultural, Planejamentos de Longo Prazo, com Daniele Sampaio (Sim! Cultura – Campinas), Sérvulo Matias (Grupo teatral Entre&Vista e Superintendente de Cultura e Patrimônio- Tiradentes) e Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural – BH). Na terça, 18, a conversa é sobre Políticas culturais e organização de eventos (festivais), com os convidados Leonardo Lessa (artista e gestor teatral - BH), Cris Diniz (artista e produtore - Corredor Latino-Americano de Teatro) e Felipe de Assis (FIAC-Bahia). Já na quarta-, 19, o tema será Produção de Grupos e Coletivos Teatrais, com a participação de Andrea Rodrigues (Segunda Preta - BH), Tina Dias (Grupo Armatrux– BH), Gustavo e Dominique (Zap 18 – BH) e Juliano Pereira (Teatro da Pedra – São João Del Rei).
 
Durante a mostra, o Campus Tiradentes também oferece o minicurso Direção Teatral Na América Latina. Ministrado pela professora da UFMG, Sara Rojo, que também é diretora teatral dos grupos Mayombe e Mulheres Míticas, o curso tem como intuito apresentar ferramentas para grupos e artistas que desejam potencializar seu trabalho, a partir de reflexões teóricas sobre América Latina e os contextos de criação, metodologias e diálogos com experiências existentes. Os encontros estão programados para os dias 20 e 21 de maio, das 15h às 18h, por meio da plataforma Zoom. São 20 vagas disponíveis para pessoas acima de 18 anos, que podem ser reservadas pelo site sympla.com.br/tiradentesemcena.
 
A programação do festival inclui ainda a mostra MUND’AUMA, realizada com apoio do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. A mostra exibe as criações artísticas elaboradas pelos residentes da Grupa de Investigação e Reflexão em Arte (GIRA), do Teatro Universitário da UFMG, com curadoria do doutorando da Escola de Belas Artes, Fabricio Trindade. Serão apresentadas criações audiovisuais – vídeo-artes e documentários, foto performances e gravações de textos inéditos - produzidas por artistas que se dispuseram a desvelar a si mesmo, suas memórias, histórias e, em ação política, compartilhá-las.
 
19ª Semana Nacional de Museus
No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. E para comemorar, o Museu Casa Padre Toledo, que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, participa da programação virtual da 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo tema este ano é O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.
 
Comemorando 50 anos em 2021, o Museu Casa Padre Toledo reforça sua história e compromisso com a democratização do acesso à cultura também em ambiente digital. No dia 17, segunda-feira, o Museu apresenta em seu Instagram (instagram.com/museupadretoledo), o vídeo Linha do Tempo MCPT, uma retrospectiva da história da Casa e seus diferentes usos. No dia 19, quarta-feira, o Museu realiza uma oficina virtual, com a criação de lanternas divertidas. E no dia 20, quinta-feira, promove o debate sobre o livro O Tiradentes, com o jornalista e escritor, Lucas Figueiredo. O autor, que já recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog, um prêmio Jabuti, entre outros, narra a biografia de Joaquim José da Silva Xavier. Lucas foi repórter da Folha de S.Paulo, colaborador da rádio BBC de Londres e também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.
 
O debate é uma co-realização entre o Campus Cultural UFMG em Tiradentes com apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, o Projeto República, o Centro de Estudos Mineiros, o Grupo Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos e o Centro de Pesquisa em História da Educação. Representando cada grupo, estarão presentes a historiadora, cientista política e professora do Departamento de História da UFMG, Heloísa Murgel Starling, os também professores de História, José Newton Meneses, da UFMG, e Álvaro Antunes, da UFOP, e a professora Thaís Fonseca, da Faculdade de Educação da UFMG. A transmissão será às 13h, no canal no YouTube do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Fechando a programação da semana, o Museu Casa Padre Toledo lança em seu site uma visita virtual que apresenta todas as salas da Casa, os acervos em exposição e os conteúdos expositivos que foram desenvolvidos a partir do trabalho de pesquisa de vários professores da UFMG e outras instituições. Trata-se de um convite para retornarmos ao museu e pensarmos em outras estratégias de difusão do conhecimento e ampliação do diálogo com diferentes públicos.
 
SERVIÇO
 
17 de maio (segunda) - Linha do Tempo MCPT
 
Lançamento do vídeo que traça a história e os usos da casa onde hoje está instalado o Museu Casa Padre Toledo. Pelo Instagram do Museu (@museupadretoledo).
 
19 de maio (quarta) - Oficina Lanternas Divertidas
 
Ministrada por Nayara Faria, a oficina que vai ao ar no IGTV do Museu Casa Padre Toledo (@museupadretoledo) propõe a criação de lanternas de diferentes formas e tamanhos.
 
20 de maio (quinta) - Debate sobre o livro O Tiradentes, com Lucas Figueiredo e convidados
 
Debate sobre o livro que narra a biografia de Joaquim José da Silva Xavier, com a presença do autor Lucas Figueiredo. A partir das 13h, no canal no YouTube do Campus Cultural UFMG em Tiradentes
 
21 de maio (sexta) - Visita Virtual ao Museu Casa Padre Toledo
 
Visita virtual pelas salas, acervos e conteúdos expositivos do Museu, desenvolvidos a partir do trabalho de pesquisa de professores da UFMG e outras instituições. Lançamento no site do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus Cultural UFMG em Tiradentes
 
 

8 - Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 

 
As inscrições para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge 2021 - já estão abertas. O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro de 2021 e terá como tema “Formação em Engenharia: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”. Estão previstos plenárias workshops e atividades paralelas, todos com discussões voltadas à melhoria da educação em engenharia.
 
Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, o Congresso será realizado no formato online. Os inscritos terão acesso antecipado à plataforma para leitura de artigos e visualização dos vídeos de apresentação das sessões técnicas e dirigidas.
 
Informações sobre as inscrições podem ser acessadas aqui. No site oficial do evento, também é possível encontrar informações sobre a programação e sobre regras para submissão de trabalhos.
 
Fórum
O Cobenge é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, sendo um momento oportuno para apresentar e discutir propostas e inovações para a melhoria do ensino de engenharia, visando formar mais e melhores engenheiros(as), capazes de inovar e de aplicar essas inovações para o desenvolvimento social e econômico do país e a melhoria de vida da sociedade. O congresso que é promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia - Abenge e, neste ano, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

9 - Universidade de Lisboa recebe inscrições para doutoramento em Educação

 
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recebe, até 6 de junho, inscrições de interessados no curso de Doutoramento em Educação, que combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador.
 
Confira mais informações sobre as candidaturas neste link e no fôlder de divulgação
 
 

10 - [Colabore com a Pesquisa] Estudo da UFTM procura entender impacto do trabalho remoto nos técnicos administrativos em Educação

 
Confira pedido de colaboração em pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): 
 
"Prezado (a) Servidor (a),
 
Meu nome é Suzana Zagati, sou mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e estou desenvolvendo a pesquisa “Técnicos administrativos de universidades federais e o trabalho remoto durante a pandemia do novo Coronavírus”, sob a orientação da Profa. Dra. Pollyana Cristina dos Santos Ferreira.
 
A pesquisa tem por objetivo principal “Caracterizar os técnicos administrativos de Universidades Federais em relação ao trabalho remoto, durante a pandemia do novo Coronavírus”.
 
Envio esta mensagem para convidá-lo (la) a participar deste estudo. O tempo de resposta do questionário é de aproximadamente 15 minutos e é destinada a Técnicos Administrativos classificados nos níveis C, D ou E, segundo à legislação vigente para o Plano de Carreiras. A pesquisa será realizada totalmente online.
 
Por favor, para acesso ao questionário da pesquisa e ao termo de consentimento livre e esclarecido, pedimos que clique no seguinte link: https://forms.gle/faPdLuqVDZuiKN328
 
Desde já agradecemos a sua valiosa colaboração.
 
Atenciosamente,
 
Suzana da Silva Zagati
Mestranda Profiap-UFTM
suzana.zagati@uftm.edu.br
 
Profa. Dra. Pollyana Cristina dos Santos Ferreira
Profa. Orientadora Profiap-UFTM
pollyana.ferreira@uftm.edu.br"

Última atualização: 20/05/2021