1 - UFSJ na mídia: G1 destaca impactos dos cortes de orçamento da UFSJ

 
Os impactos dos cortes de orçamento da UFSJ e outras instituições federais estão repercutindo nos meios de comunicação. O G1 publicou matéria sobre a entrevista coletiva do reitor Marcelo Andrade e destacou declarações como: "Se a atual situação for mantida, pode comprometer o pagamento de contas básicas como água, energia elétrica e insumos de laboratórios".
 
O G1 detalha, também, o tamanho dos cortes: o déficit passa de R$ 17 milhões; até o início de maio, 40% dos recursos haviam sido liberados, gerando atrasos no pagamento de contratos e bolsas; e dos 60% restantes, há um bloqueio de 13,8% no valor.
 
Durante a coletiva, prossegue o G1, o reitor destacou que "a atual situação na qual nos encontramos é muito preocupante, por isso estamos fazendo todo o esforço de tentar recompor esses recursos e mostrar à população essa realidade, uma vez que a Universidade é um patrimônio do povo brasileiro. É essencial que a sociedade seja envolvida neste contexto".
 
O veículo destaca, também, a situação dos colaboradores terceirizados, sobre a qual o reitor explicou que a UFSJ aguarda dados mais concretos do orçamento para a tomada de decisão sobre qualquer corte nos contratos. "Neste momento, está suspensa a recomposição de postos de trabalho de empregados terceirizados que pediram demissão ou se aposentaram. Estamos acompanhando com cuidado a situação, uma vez que sabemos da importância dos empregos para essas pessoas".
 
Veja matéria do G1 aqui
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho: "A principal dificuldade foi chegar ao nosso público"

 
Entrevista com o pró-reitor Chico Brinati
 
Depois de um ano considerado “desafiador”, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Chico Brinati, avalia a reinvenção necessária ao trabalho da Proex, por causa da pandemia. O pró-reitor fala sobre o desafio atual da Pró-Reitoria: levar para o formato on-line um dos principais festivais de arte e cultura do país, o Inverno Cultural.
 
Como você analisa esse primeiro ano de gestão?
Chico Brinati: Acredito que, além de um ano triste por todas as despedidas, isolamentos e vulnerabilidades que a pandemia nos impôs, do ponto de vista do trabalho, na Proex, foi um ano desafiador. Até porque lidamos com dois dos setores que mais dependem da presencialidade, do contato entre pessoas: a Extensão Universitária e a Cultura. Foi preciso se reinventar, se adaptar, descobrir caminhos e soluções para que nossas ações continuassem sendo desenvolvidas junto à sociedade. Conhecer as possibilidades novas de interação, ampliando o olhar sobre as redes sociais e as plataformas digitais. Particularmente, para mim, foi um ano de muito aprendizado, em que tenho buscado ouvir os anseios e demandas da nossa comunidade acadêmica, para construir e apresentar caminhos dentro do que é possível, nas condições que nos são colocadas hoje, tanto em questão de segurança sanitária, quanto de cortes no orçamento. Tudo isso somado ao fato de estarmos em teletrabalho, o que exigiu da equipe da Proex um esforço em atender às demandas em home office. Deixo aqui meu agradecimento a todos os servidores da Proex, pela dedicação e empenho neste ano.
 
Quais foram as principais dificuldades e as principais conquistas?
Chico Brinati: Na Extensão, a principal dificuldade foi chegar até o nosso público. Mudar a maneira de se relacionar com a sociedade além muros. Muitas ações não conseguiram se adaptar... Parte considerável se reinventou, migrou para o espaço das redes e se adaptou à tecnologia. Algumas dessas ações de adaptação da Extensão diante do cenário de pandemia Covid-19 - como a aprovação de resolução sobre Extensão Remota, mapeamento das ações, prorrogação de bolsas e ações Pibex - foram alternativas apresentadas pela equipe da Proex para amenizar o impacto da pandemia em nossas nossas atividades. Assim como a prorrogação e, posteriormente, abertura de nova chamada para ações de combate à Covid, via editais PIE-Covid-19, convidando pesquisadores, servidores e discentes, a atuarem no enfrentamento ao coronavírus. Fora a pandemia, o Conep aprovou a resolução da Formação em Extensão, que regulamenta a inserção da Extensão na matriz curricular dos cursos de graduação e, de maneira facultativa, na pós-graduação. Esse processo será uma revolução na relação entre Universidade e Sociedade, já que todos os discentes, em algum momento, terão que dedicar 10% da carga horária de seu curso a atividades de Extensão, mobilizando a criação de novas ações e trazendo novos atores - tanto da instituição, como da comunidade externa - para essa troca de “mão dupla” entre os saberes acadêmico e popular. Na Cultura, buscamos levar nossas ações para as redes sociais. Já tivemos uma edição on-line do tradicional Concurso de Presépios, que nos surpreendeu positivamente quanto ao número de inscritos e à votação recorde. E estamos trabalhando no desafio de levar toda a tradição do Inverno Cultural UFSJ para as plataformas digitais.
 
Quais os principais desafios que a Proex tem pela frente?
Chico Brinati: Talvez, a curto prazo, o principal desafio seja realizar o Inverno Cultural on-line. Estamos trabalhando para organizar um evento da grandeza do Inverno, mantendo sua essência em um formato diferente. A médio prazo, temos o processo de inserção da Extensão nos currículos. A Proex, em parceria com a Proen, vai promover algumas ações para auxiliar os cursos na alteração de seus projetos pedagógicos, a começar com um guia para orientar questões mais práticas. Teremos, no final deste mês, um seminário em quatro mesas sobre a Extensão e a história da relação da Funrei/UFSJ junto à comunidade externa, uma maneira de homenagear nossos antecessores neste momento histórico para a Extensão no país. A longo prazo, vamos auxiliar a Comissão de Restauração e Manutenção do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes, o Fortim dos Emboabas, na elaboração de um projeto de restauração do espaço e buscar recursos para viabilizar as obras. Mas o grande desafio que se coloca diante não só da Proex, mas a todas as instituições de ensino superior públicas brasileiras, é o orçamento muito aquém do necessário para viabilizar alguns serviços e atividades essenciais. Sem um orçamento que respeite a importância dessas instituições, que permita que elas continuem com suas ações, muitas das atividades previstas poderão ser prejudicadas. E, claro, vamos trabalhar para que isso não aconteça, e que as pessoas que fazem Extensão e Artes na UFSJ tenham tranquilidade para desenvolver seus projetos.
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Outubro 2020: NTInf viabiliza rede sem fio única para os seis campi

 
Em outubro do ano passado, o ensino remoto emergencial, já implantado, tornava-se tema de debate com a professora Edméa Santos, ao mesmo tempo em que a UFSJ se adaptava à série de desafios decorrentes da pandemia da Covid-19, como a readequação da rede sem fio para todos os campi, inscrições on-line para programas de pós-graduação e para oportunidades de intercâmbio, enquanto a pesquisa continuava dando frutos, em parcerias interinstitucionais que foram marcas do período. Confira:
 
 
O crescente uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, é uma realidade, com tendência de aumento das conexões. Visando a disponibilizar uma rede institucional sem fio única para todos os prédios dos seis campi da UFSJ, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) trabalha no Projeto WiFi-UFSJ, que está promovendo a reestruturação da rede “cabeada” da Universidade.
 
De acordo com o chefe do Setor de Internet e Redes do NTInf (Setir), Ubirajara Cesário, o que se tinha na instituição eram soluções “setoriais” para o acesso sem fio. Cada setor ou departamento adquiria seus roteadores e o NTInf os instalava, um tipo de solução que trazia diversos problemas para os usuários, “pois cada setor trabalhava com uma rede sem fio individual, com credenciais de acesso diferentes e sem interoperacionalidade entre elas”, explica Ubirajara. Situação que afetava também o trabalho do NTInf: cada setor ter um tipo de equipamento e de configuração prejudicava a manutenção preventiva e corretiva. “Os equipamentos eram, na maioria das vezes, roteadores de uso doméstico, que limitavam bastante o número de pessoas conectadas”, destaca.
 
O projeto de remodelação foi elaborado e começou a ser desenvolvido na gestão anterior do Núcleo, sob direção do professor Leonardo Rocha, e do ex-chefe do Setir, Alex Vitorino. Na primeira fase, foram comprados vários equipamentos (firewall, switches, antenas), que estão sendo utilizados na atualização de todo o parque de equipamentos de rede da UFSJ. Segundo Ubirajara, o projeto já permitiu que fosse otimizada a intercomunicação entre os campis da UFSJ - inclusive os fora de sede, com a criação de uma rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês), de um plano de endereçamento único, instalados novos equipamentos de firewall, distribuição e servidores. De acordo com Ubirajara Cesário, a rede sem fio única e integrada para toda comunidade acadêmica garantirá acesso livre, eficiente e de qualidade à rede UFSJ e à internet.
 
Etapas
A implantação do Projeto WiFi-UFSJ está estruturado em três grandes etapas. A primeira consiste na reestruturação da rede UFSJ, focada na renovação do parque de equipamentos e na melhoria na conectividade entre os prédios de cada campi e entre os campi. A segunda promoverá a instalação e ativação de rede wi-fi nos campi de São João del-Rei. A terceira fase constará das mesmas ações nos campi fora de sede.
 
“Hoje, estamos executando a segunda etapa, na qual temos 90% de implementação no Campus Santo Antônio (CSA), aguardando somente alguns ajustes na infraestrutura cabeada para poder ser finalizado”, afirma Ubirajara. Em paralelo, a reestruturação começou, semana passada, no Campus Tancredo Neves (CTAN). O Setir, porém, alerta tratar-se de trabalho que demanda tempo, pelo fato de a infraestrutura de cabeamento do CTAN e do CDB (Campus Dom Bosco) ser antiga, sendo necessária a troca de diversos switches e a reorganização dos racks de equipamentos de cada prédio, antes da ativação do serviço wi-fi.
 
Entre os prédios já beneficiados está a Moradia Estudantil da UFSJ, no CTAN. “O projeto contempla a Moradia com oito pontos de acesso, a fim de garantir conexão livre, eficiente e de qualidade para os estudantes residentes”, informa Ubirajara. Foram ativados dois pontos, para atender à demanda emergencial dos oito estudantes que acompanham, no momento, as atividades do ensino remoto na Moradia. Entretanto, para ligar os pontos previstos, será preciso, antes, finalizar as adequações elétricas e de cabeamento que estão sendo executadas pela Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre).
 
Equipe
Para Ubirajara, o sucesso da implantação do Projeto WiFi-UFSJ está diretamente ligado ao trabalho competente da equipe do Setir em São João del-Rei, que conta com os servidores Alexandre Silva de Almeida, Derek Resende Souza, Felipe Reis Valente. E do grupo que atua nos campi fora de sede: Geovani Santos Freitas (Sete Lagoas), Wantuir Ferreira Júnior (Centro-Oeste Dona Lindu), Paulo Henrique de Oliveira Rodrigues e Alexandre Rodrigues Pereira (Campus Alto Paraopeba). Sem deixar de ressaltar também o apoio dos servidores da Dipre e do Setir.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8288.
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Outubro 2020: Pesquisa integrada gera patente de teste rápido para Covid-19

 
Gostaria de compartilhar com a comunidade o avanço nas pesquisas do teste rápido nacional e de baixo custo para a Covid-19, que permitiu o depósito de duas patentes pela UFMG, num esforço colaborativo que vai permitir a transferência gratuita da tecnologia para o SUS.” Com essas palavras, o professor Alexsandro Galdino, do curso de Bioquímica da UFSJ, Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), comemorou a notícia divulgada na última quinta, 1º, de que a pesquisa conjunta entre UFMG, UFSJ, Ufla, Unifenas e Unila gerou depósito de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) que vai viabilizar a produção de testes que identificam o contato com o novo coronavírus, por meio da detecção de anticorpos, a um custo 98% menor.
 
Com isso, já existem empresas de Biotecnologia interessadas em produzir os testes, que têm custo de R$ 5 por paciente. A expectativa, segundo o professor Rodolfo Giunchetti, que está à frente do projeto, é que os kits diagnósticos entrem brevemente em produção, e cheguem ao poder público. Uma das aplicações práticas imediatas dessa tecnologia é o monitoramento da circulação do vírus em escolas.
 
O alto custo dos insumos para a produção de testes diagnósticos para Covid-19 é um dos gargalos para o controle da pandemia no país, com impacto negativo, por exemplo, na notificação dos casos, o que influi no planejamento de estratégias mais efetivas para o combate da doença. Parte das moléculas com potencial para o diagnóstico imunológico do novo coronavírus foram originadas no Laboratório de Biotecnologia de Microorganismos (Labiom/CCO).
 
Pesquisa conjunta
A pesquisa interinstitucional é coordenada pelo professor Rodolfo Giunchetti (UFMG), com subcoordenação do professor Alexsandro Galdino, que integra também o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ (PPGBiotec). O trabalho tem a participação das startups Chimera Diagnóstico – Saúde Humana e Animal (UFSJ) e VetSolutions (UFMG).
 
A Chimera foi fundada em 2017 pelos professores Alexsandro Galdino e Mariana Campos da Paz, com o objetivo de produzir antígenos nacionais para kits de diagnóstico imunológico para doenças humanas e de animais. A startup já foi pré-acelerada pela Fundação Biominas e, em 2019, conquistou o segundo lugar geral no Bio Latin America 2019. “Eu me sinto muito honrado e grato pela confiança que o professor Rodolfo Giunchetti teve com a equipe da UFSJ”, destaca o professor da UFSJ.
 
A VetSolutions foi fundada por Rodolfo Giunchetti e atua no ramo de imunobiológicos de interesse médico e veterinário, com desenvolvimento de produtos para atuar em imunoterapia, vacina e tratamento. Realiza ainda testes e desenvolvimento de novos tratamentos e vacinas de interesse médico e veterinária, além de prestação de serviços relacionados ao desenvolvimento e teste de produtos aplicados à saúde. Essa startup foi acelerada pela Fundação Biominas.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8290.
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Outubro: Assin seleciona estudantes da Mecânica para estudar na França

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) torna público edital de seleção para quatro vagas do Programa Brafitec, na França, destinadas a alunos do curso de Engenharia Mecânica. Duas bolsas Capes, e duas financiadas com recursos próprios dos candidatos. As instituições de destino ficam em Grenoble e Toulouse.
 
O Brafitec consiste no intercâmbio de estudantes de graduação brasileiros com faculdades francesas que possuem acordo de cooperação com a UFSJ. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da integração acadêmico-científica entre os dois países.
 
Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição na página da Assin até a próxima terça, 13. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br, ou para as redes sociais da Assessoria.
 
 
Link para matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8299.
 
 

6 - Seminário aborda a inserção da extensão nos currículos dos cursos da UFSJ

 
De 25 a 27 de maio, com transmissão da TV UFSJ, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realizará o Seminário “Extensão em Encontros”. O evento on-line corresponde à primeira etapa de ações que buscam auxiliar os cursos da UFSJ na inserção da Extensão em seus Planos Pedagógicos de Curso (PPCs). Em abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a Resolução nº 008, permitindo a inclusão da Extensão nos currículos dos cursos de graduação e facultativamente da pós-graduação.
 
De acordo com o pró-reitor de Extensão e coordenador geral do evento, professor Francisco Brinati, o Seminário está estruturado em quatro mesas de debates. “A ideia é conceituar a Extensão, suas diretrizes e os desafios que se colocam neste cenário de isolamento social, além de resgatar o histórico da relação da UFSJ com a comunidade externa”, detalha o pró-reitor.
 
A série “Extensão em Encontros” terá outras edições brevemente. “Serão sempre encontros em que trataremos da Extensão na UFSJ, mas também do cenário nacional”, adianta Brinati.
 
Convidados e mesas
As quatro mesas previstas serão mediadas pelo pró-reitor de Extensão, pela diretora da Divisão de Projetos e Apoio à Comunidade, Simone Bassi, e pelo chefe do Setor de Extensão (Setex), Robson Miranda.
 
Já na primeira delas, o evento terá como convidada a decana da Extensão na Universidade de Brasília (Unb), professora Olgamir Amancia, que também preside o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior. “É um dos principais nomes da Extensão no país”, comenta Francisco Brinati.
 
Nas mesas que ocorrerão na quarta-feira, serão reunidos todos os pró-reitores da de extensão da UFSJ, desde a época da fundação, em 1987. “Queremos conhecer a história da extensão na nossa Universidade e homenagear quem trabalhou para que esta alcançasse a excelência que tem hoje na casa”, explica.
 
Para finalizar o evento, os convidados serão o professor da UFABC, Daniel Pansarelli, que abordará o processo nacional de inserção da Extensão nos currículos, e o pró-reitor de Extensão da UFSJ, que apresentará a resolução do Conep, com as particularidades da normativa da UFSJ. “Esta será uma ótima oportunidade para conhecer e tirar dúvidas sobre todo o processo”, diz.
 
As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico disponível nos dias do evento, estando prevista a emissão de certificado. Para assistir, basta acessar a transmissão da TV UFSJ no seu canal do YouTube.
 
Resolução
A Extensão na UFSJ entrará num novo patamar. Em abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a Resolução nº 008, que regulamenta a inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação e, de forma facultativa, nos cursos de pós-graduação.
 
Antes de ser aprovada, a construção dessa norma percorreu um longo caminho. “Foram vários debates, reuniões, encontros, consultas públicas e observações de modelos de outras instituições de Ensino Superior que já haviam aprovado as suas resoluções”, explica a diretora Simone Bassi.
 
Em setembro do ano passado, a equipe da Proex deu início aos trâmites institucionais em busca da aprovação da Resolução, cujo Anteprojeto passou pela Congregação e, em seguida, pelo Conep.
 
“Além da valorização da prática extensionista, a inserção da extensão nos currículos vai provocar mudanças significativas na relação sala de aula/aluno/professor. O conhecimento vai ultrapassar os muros da universidade e vai de encontro à comunidade, proporcionando o estreitamento entre as relações, a troca de saberes, o impacto na formação do aluno e na realidade social”, comenta Simone Bassi.
 
Para ela, o protagonismo dos estudantes permitirá uma vivência que eles não encontram dentro da universidade e para a UFSJ a nova resolução simboliza um grande passo para a valorização e consolidação da Extensão. “É através dela que a UFSJ tem a oportunidade de se aproximar ainda mais da comunidade e a vivência extensionista certamente abrirá novas perspectivas aos estudantes”, garante.
 
Outras informações sobre o Seminário e a nova resolução podem ser consultadas em https://ufsj.edu.br/extensao/formacao_em_extensao.php.
 
Confira a programação completa:
 
Terça, 25, 16h
Tema: “Extensão Universitária: diretrizes e desafios”
Convidada: Profa. Olgamir Amancia Ferreira
Decana de Extensão da Universidade de Brasília, presidenta do Forproex Nacional
Mediação Robson Miranda Silva (Setex)
 
Quarta, 26, 14h
Tema: “Extensão na UFSJ: ViCom - história e aprendizado com a comunidade”
Convidados: Vice-diretores: Rômulo Viegas (1987-1988), Guilherme Jorge de Rezende (1988-1994), Marcos Sávio de Souza (1994-1998), Maria ngela Resende (1998-2000) e Valéria Kemp (2001-2004)
Mediação Chico Brinati (Proex)
 
Quarta, 26, às 17h
Extensão na UFSJ: Proex - história e aprendizado com a comunidade
Pró-reitores: Alberto Tibaji (2004-2008 e 2011), Marcos Vieira (2008-2012), Paulo Caetano (2012-2016); Ivan Vasconcelos (2016-2020)
Mediação Chico Brinati (Proex)
 
Quinta, 27, às 16h
A importância da Extensão nos currículos
Daniel Pansarelli (UFABC) e Chico Brinati (UFSJ)
Mediação Simone Bassi (Dipac)
 
 

7 - UFSJ é representada no InVEST Virtual Symposium 2021

 
Professores e alunos de Engenharia Elétrica representaram a UFSJ no InVEST Virtual Symposium 2021, que aconteceu no dia 14 de maio. O evento, em formato virtual, foi organizado pela Universidade de Toronto (UofT), do Canadá, e contou com a presença de pesquisadores de diversas áreas da engenharia, que apresentaram os avanços de seus projetos desenvolvidos em parceria com a universidade.
 
O projeto que vem sendo desenvolvido pelas duas instituições desde 2020 trata do tema “Probabilistic Approach to Evaluating Lightning Performance of Transmission Lines” (Abordagem Probabilística para Avaliar o Desempenho de Descargas em Linhas de Transmissão) e foi apresentado pelo aluno Alex J. C. Coelho. Mais detalhes sobre o projeto podem ser verificados no neste link
 
O InVEST
O InVEST é uma iniciativa da UofT que busca criar oportunidades de interação para estudantes do mundo inteiro, tornando-os mais preparados para atuarem como engenheiros em um ambiente cada vez mais global e virtualmente conectado.
 
Dentro do programa InVEST, o time da UFSJ é formado por membros do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGel), que integram o Grupo de Alta Tensão e Coordenação de Isolamento (GATCI). Informações sobre o GATCI podem ser no seguinte link: https://ufsj.edu.br/gatci/. Os alunos Alex J. C. Coelho, Ariene T. Ferreira, Esdlas A. D. V. Pereira e João N. Neto, da UFSJ, e Faye X. Yuan, da UofT, são supervisionados dentro do projeto pelos professores Marco Aurélio O. Schroeder, Rodolfo A. R. Moura e Fernando A. Assis, da UFSJ/DEPEL, e Ali Hooshyar, da UofT.
 
Link para mais detalhes do projeto: https://invest.utoronto.ca/ongoing-projects/#pj-4
 
Link para acesso à página do GATCI: https://ufsj.edu.br/gatci/
 
* Com informações do Depel
 
 

8 - Indetec recruta servidores para programa de mentoria

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Indetec) está com inscrições abertas, durante todo o mês de maio, para servidores que tenham interesse em participar do Programa de Mentoria, na modalidade a distância e/ou presencial.
 
O Programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de startups e spin offs nascidas na Indetec, por meio da troca de experiências, estimulando o networking na comunidade empreendedora, de modo a proporcionar novas perspectivas sobre os negócios, que permitam desafiar padrões mediante discussões construtivas. “Nossa ideia é também formar um conselho consultivo, com professores interessados em oferecer um trabalho voluntário de mentoria, de acordo com suas especialidades e áreas de interesse”, afirma o professor Paulo Granjeiro, que coordena o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), ao qual a Indetec está vinculada.
 
Nesse sentido, a Mentoria vem incentivar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da UFSJ, fortalecendo os negócios da região em que os campi estão instalados. Os mentores vão atuar junto às empresas parceiras da Indetec, em várias frentes: no diagnóstico inicial da empresa para a estruturação da árvore dos problemas; na reflexão sobre aprimoramentos possíveis no modelo de negócio e tecnologia, identificando demandas de conhecimento específicos necessárias para sua validação e consequente ampliação da rede de contatos dos empreendedores; no desenvolvimento e testes do protótipo, quando aplicável; em ações de capacitação, que incluem oficinas, workshops e pitches (apresentações curtas de, no máximo, três minutos).
 
Os mentores que cumprirem carga horária de 12 horas em um ano, com dedicação de pelo menos uma hora por mês, receberão certificado. Mais informações, além das relativas ao Programa, podem ser solicitadas por e-mail: indetec@ufsj.edu.br.
 
 

9 - Cepco recebe inscrições de estudantes de pós-graduação

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (Cepco) recebe, até terça-feira (25/5), para a eleição de uma vaga de discente de programas de Pòs-Graduação do CCO, a ser escolhido pelos pares. 
 
De acordo com o edital, a votação ocorrerá no dia 26 de maio, das 8h às 16h. Mais informações nesta página

Última atualização: 21/05/2021