1 - Eleição para representantes da pós-graduação na CPA ocorre nesta quarta (16/6)

 
A Associação de Pós-Graduandos da UFSJ (APG) informa que nesta quarta (16/6), das 8h às 17h, ocorre a eleição de representantes discentes para a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os estudantes da pós-graduação dispõem de duas cadeiras na Comissão, com mandato de um ano, a contar da data de nomeação.
 
Confira a matéria completa
 
 

2 - Plataforma Proen traz novas formas de comunicação com a comunidade acadêmica

 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lançou a Plataforma Proen, para o armazenamento e compartilhamento de informações sobre os cursos de graduação da UFSJ, sobre as ações da Proen e divulgação das capacitações que a Pró-Reitoria promove.
 
Nesse primeiro momento, o acesso aos dados do ambiente Moodle será apenas para coordenações de cursos de graduação, que receberão e-mails com informações sobre como acessar a plataforma. No entanto, o site com as capacitações promovidas e notícias já está disponível para toda a comunidade acadêmica.
 
Essas informações podem ser acompanhadas também nas recém-criadas redes sociais da Proen, no Instagram e no Facebook. E em nossa newsletter. Para recebê-la, é simples: basta se cadastrar em https://forms.gle/gBUFPe1E6Dz2hYmq6. Mais uma forma de contato com a Proen é o atendimento via WhatsApp: https://wa.me/message/6AYRV3WYEMJHJ1.
 
Segundo a pró-reitora Elisa Tuler, esses novos canais de comunicação buscam ampliar o contato com a comunidade acadêmica, a fim de “sempre melhorarmos a qualidade dos nossos cursos.”
 
 

3 - Vacinação covid-19: professores, técnicos e colaboradores terceirizados dos campi da UFSJ, em São João del-Rei, serão vacinados nesta sexta (18/6) e sábado (19/6)

 
A Prefeitura de São João del-Rei ampliou a campanha de imunização para trabalhadores da educação básica e superior de São João del-Rei
 
Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSJ, lotados nos campi de São João del-Rei, com 18 anos ou mais, incluindo os colaboradores terceirizados, poderão tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira, dia 18 de junho, e sábado, dia 19. A vacinação ocorrerá no Parque de Exposições, por meio do sistema de drive thru.
 
Os servidores na faixa etária de 35 a 59 anos deverão tomar a primeira dose da vacina no dia 18/06 (sexta-feira), de 9h às 13h. Os servidores na faixa etária de 18 a 35 anos deverão tomar a primeira dose da vacina no dia 19/06 (sábado), de 9h às 12h.
 
Os servidores devem apresentar os seguintes documentos para a vacinação:
*Documento de identificação com foto
*CPF ou Cartão do SUS
*Contracheque dos últimos dois meses, com o nome da instituição com polo em São João del-Rei; ou identidade funcional do aplicativo SouGov.Br ou Declaração Funcional do sistema Sigrh
 
A declaração funcional dos servidores da UFSJ está disponível no SIGRH, aba Documentos/Declarações/Declaração Funcional. No caso de profissionais terceirizados, a declaração funcional será disponibilizada pela empresa contratante.
 
Gestantes e Puérperas devem realizar o agendamento para vacinação no Núcleo Materno Infantil e fornecer os seguintes documentos:
*Documento de identificação com foto
*CPF ou Cartão do SUS
*Comprovante de Residência
*Relatório Médico e Cartão Gestante
 
Para ser vacinado, o servidor precisa atender aos seguintes critérios: ser trabalhador da educação superior em São João del-Rei; não ter sido vacinado contra a covid-19; intervalo de 15 dias da vacina da influenza e não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.
 
 

4 - Campus Alto Paraopeba - Ouro Branco recebe vacinação nesta quinta (17/6)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) informa que o Setor de Imunização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco agendou a vacinação dos colaboradores da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Alto Paraopeba (CAP) em Ouro Branco, para o dia 17 de junho, quinta-feira, das 13h30 às 16h, na portaria do Bloco 01 do CAP, no sistema drive thru.
 
Confira a matéria completa
 
 

5 - Aberto edital de seleção de bolsistas para atuarem no Inverno Cultural 2021

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários lançou nesta quarta-feira (16/6) o edital para seleção de bolsistas para atuação no Inverno Cultural UFSJ 2021. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer período dos cursos de graduação da UFSJ.
 
As inscrições estão abertas no período de 16 de junho a 25 de junho de 2021, até às 23h59, exclusivamente por formulário disponível no site https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais.
 
Neste ano, serão até 50 vagas, distribuídas pelas cinco áreas temáticas do festival e as equipes de Coordenação Geral, Assessoria de Comunicação e Produção do 32º Inverno Cultural UFSJ:
 
• Coordenação Geral: até 02 (dois) bolsistas
• Produção Cultural: até 08 (oito) bolsistas
• Assessoria de Comunicação: até 15 (quinze) bolsistas
[Sendo até 6 (seis) para atuarem em redes sociais e site de notícias; até 4 (quatro) editores de imagem; até 2 (dois) para exercerem cinegrafia e fotografia; até 2 (dois) para a reportagem de vídeo e cerimonial; e 1 (um) para podcast e notícias de rádio].
 
Aréas temáticas:
• Arte-educação: até 05 (cinco) bolsistas
• Artes cênicas: até 05 (cinco) bolsistas
• Artes Visuais: até 05 (cinco) bolsistas
• Literatura: até 05 (cinco) bolsistas
• Música: até 05 (cinco) bolsistas
 
A seleção será em duas etapas. A Primeira fase é eliminatória e vai avaliar minicurrículo, disponibilidade de atuação, justificativa para o interesse na bolsa e a relação da formação do estudante com a área a que está concorrendo. Serão classificados até 2 (dois) candidatos por vaga em cada área em ordem decrescente de pontuação para a entrevista online, que é a segunda e última fase.
 
O resultado da Primeira fase com os classificados para a Segunda fase será divulgado no site do Inverno Cultural UFSJ, no dia 28 de junho de 2021, até às 12 horas. Já o resultado da Segunda fase e final será divulgado no mesmo site, no dia 30 de junho de 2021, até às 20 horas
 
A carga horária dos bolsistas será de, no mínimo, 20 horas semanais em atividades a serem realizadas no período de 01 de julho a 30 de agosto de 2021, em teletrabalho online ou em local e horário a serem determinados pelas coordenações das áreas temáticas, pela produção, Assessoria de Comunicação e Coordenação Geral do festival.
 
O 32º Inverno Cultural UFSJ acontece de 21 a 29 de agosto de 2021, em formato on-line, pelo site www.invernocultural.ufsj.edu.br. O edital completo está em https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais.
 
 

6 - Pós em Ciências Agrárias abre vagas para mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) lançou edital para preenchimento de até 12 vagas de mestrado. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de julho, seguindo as orientações especificadas no documento. 
 
O curso tem como área de concentração Produção Vegetal, dividida nas linhas de pesquisa Sistema de Produção Agrícola e Sistema Solo-Planta-Ambiente. A seleção será realizada em três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, defesa oral (remota) e pontuação do Currículo Lattes e histórico escolar. 
 
 

7 - Disciplina Seminários do FQMat promove palestra nesta sexta (18/6)

 
A disciplina Seminários, do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat), promove novo encontro nesta sexta sexta-feira (18/6) com o tema "Contribuições da Química de Materiais para a área de Materiais, para outras áreas de conhecimento e para o desenvolvimento da sociedade". 
 
O convidado é o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edvani Curti Muniz. A transmissão começa às 10h, pelo Youtube, e o link pode ser acessado neste site.
 
 

8 - FQMat convida para defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) convida a  comunidade acadêmica para a defesa da tese “Desenvolvimento e caracterização de compósitos estruturais tipo sanduíche contendo lâminas de alumínio e anéis de bambu”, da doutoranda Lívia Ávila de Oliveira.
 
Quando: 18 de junho de 2021, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Túlio Hallak Panzera (orientador/UFSJ), Rodrigo Teixeira Santos Freire (coorientador/UFSJ), Gilberto Garcia del Pino (UEA), Juan Carlos Campos Rubio (UFMG), Leandro José da Silva (UFSJ), Kurt Strecker (UFSJ), Maykson Luiz Passaia (UFSM) - suplente - e  Márcio Eduardo Silveira (UFSJ) - suplente. 

Última atualização: 16/06/2021