1 - Comissão Eleitoral lança edital para Congregação

 
A Comissão Eleitoral da UFSJ lançou edital para eleição de um representante técnico administrativo para a Congregação, eleito pelos pares. As inscrições ocorrem de 24 a 25 de junho (até às 17h), por meio deste site
 
A eleição vai ocorrer no dia 2 de junho, das 8h às 17h, de forma eletrônica. 
 
 

2 - Pós em Física e Química de Materiais recebe inscrições para mestrado e doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) está com inscrições abertas para preenchimento de 19 vagas para mestrado e nove de doutorado. O processo será em duas etapas, com prova on-line e análise do currículo. 
 
Mais informações na página do FQMat
 
 

3 - Proex abre editais de seleção interna para Projeto Rondon

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) informa que estão abertas, até o dia 1º de julho de 2021, as inscrições para os editais de seleção interna de propostas para as Operações “Amapá mais forte” e "Rondon das Gerais", ambas do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério de Defesa.
 
A Operação "Amapá mais forte" será desenvolvida entre os dias 3 e 20 de fevereiro de 2022, em até 12 municípios do Amapá e terá como Centro Regional a cidade de Macapá-AP. Já a Operação "Rondon das Gerais" será desenvolvida entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro de 2022, em até 12 municípios do Norte do Estado de Minas Gerais, tendo como Centro Regional a cidade de Montes Claros-MG.
 
Podem ser apresentadas propostas por docentes do quadro permanente da UFSJ para os Conjuntos A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde); B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho); ou C (Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo), previstos nos Editais nº 1/2021/DIPRES/MD e 2/2021/DIPRES/MD. Será selecionada 1 (uma) proposta por edital interno para representar a UFSJ na seleção nacional do Ministério da Defesa.
 
Os Editais de Seleção Interna de Propostas para a Operações "Amapá mais forte" e "Rondon das Gerais"  estão disponíveis na página https://ufsj.edu.br/extensao/projeto_rondon.php.
 
Mais informações no Setor de Extensão Universitária pelo e-mail setex@ufsj.edu.br.
 
 

4 - Guesss Brasil recebe informações de estudantes da UFSJ até 9 de julho

 
Confira mensagem do professor do Departamento de Ciências Administrativas (Decac) e do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Pablo Luiz Martins, sobre questionário on-line realizado pelo Guesss Brasil:
 
"Todos os alunos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) podem responder ao questionário on-line do estudo do Guesss Brasil até o dia 09 de julho de 2021. A pesquisa visa mapear o grau de consolidação de empreendedorismo em universidades de todo o país.
 
O Guesss foi realizado inicialmente por pesquisadores de pequenas empresas e empreendedorismo da Universidade St. Gallen, Suíça, em 2003. Em sua última edição, em 2019, foi feito em mais de 30 países ao mesmo tempo. Ele conta com a participação de mais de 60 Instituições de Ensino Superior de muitos Estados brasileiros, nas quais dezenas de milhares de estudantes são convidados a responder ao seu questionário on-line de coleta de dados.
 
No questionário, além de concorrer a iPads e Kindle´s, os alunos poderão aproveitar as respostas para refletir sobre sua carreira profissional, tomar decisões para a vida e considerar a possibilidade de empreender, ou seja, tendo seu meio próprio de ganhar a vida sem ser empregado.
 
Para o coordenador local do Estudo aqui na UFSJ, professor Pablo Luiz Martins do DECAC, 'ao identificar o grau de consolidação da cultura empreendedora em universidades de todo o país, o estudo contribui substantivamente para o aperfeiçoamento da Educação Empreendedora no Brasil. Não é à toa que a pesquisa GUESSS Brasil já recebeu três prêmios internacionais por sua qualidade e oferece conhecimento sobre a educação, os interesses da carreira e a preparação para empreender para universitários de todos os cursos, as áreas e os níveis de formação'.
 
Como o estudo funciona - Originalmente, o Guesss refere-se à Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey.  Este estudo busca caracterizar o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes, bem como as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo.
 
Dessa forma, ele avalia as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais etc.) com comparativos nacionais e internacionais, podendo ser utilizado para a geração de melhoria de práticas e políticas – inclusive políticas públicas – visando ao aperfeiçoamento de competências e recursos das Instituições de Ensino Superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora.
 
Para conhecer mais sobre o estudo, mais informações podem ser obitdas no site: https://guesssbrasil.org/
 
E para responder ao questionário e concorrer aos prêmios clique em:  https://tinyurl.com/g21-brazil e também convide outros amigos universitários da UFSJ."
 
 

5 - E-book contra negacionismo da ciência recebe propostas de artigos até 25 de junho 

 
A PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação e da Secretaria de Comunicação, em parceria com a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), irá lançar um e-book, no segundo semestre de 2021, sobre a imprescindibilidade e relevância da pesquisa e da ciência para as sociedades. 
 
A publicação vai veicular dez artigos enviados por parceiros da RMCC, da qual a UFSJ faz parte. Por isso, pesquisadores que se interessem pelo tema devem enviar propostas até o dia 25 de junho no e-mail marcusbiocel@gmail.com, com cópia para imprensa@pucminas.br.
 
Caso a proposta seja selecionada, será solicitado o envio de artigo para inclusão na obra.
 
Confira mais detalhes na carta-convite e no projeto
 
* Com informações da PUC-MG
 
 

6 - Falling Walls Lab recebe inscrições até 1º de agosto

 
Candidatos(as) de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever até 1º de agosto no Falling Walls Lab (FWL) Brazil 2021, etapa brasileira do concurso global que promove ideias transformadoras. O(a) autor(a) da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, na Alemanha, e terá a chance de apresentar, em inglês, seu projeto em uma conferência que reunirá lideranças globais e cientistas renomados de todo o mundo da área de ciência, negócios, política, arte e sociedade.
 
Mais detalhes neste site
 
* Com informações do DWIH-São Paulo

Última atualização: 17/06/2021