1 - Prorrogadas as matrículas para os WEBMinicursos da 73ª Reunião Anual da SBPC

 
Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho. Participe!
 
Foi prorrogado até o dia 18 de julho o prazo para as matrículas para os WEBMinicursos da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, o evento será realizado de forma virtual em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os dias 18 e 24 de julho de 2021.
 
Todas as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da Reunião Anual.
 
Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área de exatas, serão ofertadas atividades como, por exemplo, “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, “Metodologia e divulgação científica” e “Redes sociais para divulgação da ciência”.
 
Já para quem é mais ligado na área de Educação, os webminicursos “Ensino de ciências como brinquedos científicos de baixo custo”, “Educação na prisão – formação de professores para atuação em contextos de privação de liberdade” e “Movimentos sociais populares e educação no campo” são oportunidades para ampliar o conhecimento.
 
Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas desde o 25 de junho até 25 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Os interessados poderão se inscrever em até cinco minicursos. Veja aqui a lista completa dos WEBMinicursos
 
Programação preliminar
A programação preliminar da 73ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. Com conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil.  Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “Pronasolos: diretrizes e desafios de inovação à comunidade científica”, “A importância da divulgação científica na pandemia”, “A mídia na escola: caminhos para a alfabetização midiática”, “A obra de Paulo Freire”, “Covid-19 e os desafios do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil”, “O desmantelamento das políticas ambientais no Brasil em cenários de pandemia da covid-19″, “Sistema Único de Saúde do Brasil: os primeiros 30 anos e perspectivas para o futuro”,  entre outros.
 
Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Emergência climática, políticas ambientais e desafios à educação ambiental”, “Diplomacia da inovação: oportunidades para o Brasil”, “Direitos das mulheres no Brasil: onde estamos e para onde vamos”, “Inovação e ecossistemas de empreendedorismo”, “A Década do oceano no Brasil”, “Despejo e violência contra indígenas e quilombolas durante a pandemia”, além de outros.
 
Temas como “A CT&I no Brasil-quadro atual”, “Liberdade de direitos humanos”, “Universidade pública e a pandemia da covid-19: produção de conhecimento para o benefício da sociedade”, “Desindustrialização no Brasil”, “Proantar: ciência brasileira na Antártica para o mundo”, “Populações tradicionais na pandemia covid-19: gestão territorial e soberania de dados”, “Rumo à independência – as comemorações do bicentenário” e “A situação da pandemia no Brasil”, serão discutidos nos painéis.
 
Este ano o evento terá três sessões de “Bate-papo” às 20 horas, que debaterão “A violência na sociedade brasileira”, “A democracia no Brasil e as visões brasileiras” e “Análise de documentos do governo federal sobre a pandemia”.
 
A programação ainda não é definitiva e poderá haver eventual alteração de alguns participantes.
 
Mais informações no site oficial do evento
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

2 - Fapemig: aberto credenciamento para PCRH

 
Capacitar os profissionais das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de Minas Gerais que tenham atividades voltadas para ciência, tecnologia e inovação, de forma a contribuir para o alcance dos propósitos estratégicos de suas instituições. Esse é o objetivo do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), modalidade que acaba de abrir chamada para credenciamento. O prazo para adesão das instituições vai até 30/7/2021.  
 
A chamada Fapemig nº 06/2021 – Seleção pública de credenciamento no PCRH pode ser acessada aqui, onde também estão disponíveis os anexos solicitados.  As instituições interessadas devem enviar proposta por meio do sistema Everest contendo plano de trabalho, quadro de pessoal detalhado por formação e vínculo institucional, declaração de que a proponente é uma ICT, planejamento estratégico institucional específico para o PCRH e estatuto institucional.   
 
O credenciamento será válido para quatro anos, contados a partir de 1º de outubro de 2021. Outras informações sobre o PCRH podem ser consultadas aqui. Dúvidas ou informações adicionais podem ser solicitadas via Fale Conosco
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapemig
 
 

3 - Testes gratuitos de preparação para TOEFL recebem inscrições

 
As inscrições para o novo TOEFL Essentials já estão disponíveis. Confira aqui o link oficial para os testes gratuitos de preparação, lançados recentemente pela ETS. 
 
Mais informações sobre o novo TOEFL estão disponíveis nesta página
 
* Com informações do Educational Testing Service (ETS)
 
 

4 - Abertas inscrições para curso a distância sobre propriedade intelectual 

 
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial informa que estão abertas as inscrições para a terceira edição de 2021 do CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL A DISTÂNCIA - DL 101P BR -, oferecido pelo Inpi em parceria com a Ompi (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). 
 
O curso é GRATUITO, possui carga-horária de 75 h/a, oferece tutoria de especialistas nacionais e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual (com enfoque na legislação brasileira).
 
Link para inscrição: https://bit.ly/3bV5ZR8
 
Mais informações nesta página e no fôlder de divulgação.
 
* Com informações da Equipe EAD/Inpi
 
 

5 - Defesa de dissertação da Pós em Engenharia Mecânica

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado intitulada “Estudo da produção de SCAFFOLD de alumina revestido por fosfato de cálcio através do método biomimético”, da discente Crislayne Gabriela Andreto.
 
Quando: 30 de junho, às 14 horas, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Roseli Marins Balestra (UFSJ), Magna Maria Monteiro Schaerer (FPUNA, San Lorenzo, PY), Artur Mariano de Sousa Malafaia (UFSJ), Marcelo José Bondioli (UFSJ) e Rodrigo Teixeira Santos Freire (UFSJ) - suplente.
 
 

6 - ProfMat convida para defesa de TCC

 
O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) convida a comunidade acadêmica para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Modelagem Matemática para Professores: Uma Abordagem Prática  para o Ensino de Matemática  Aplicável”, da mestranda  Thais Presotti de Almeida Machado.
 
Quando: 29 de junho, às 16h, pelo Google Meet.
 
 

7 - Defesa de qualificação de dissertação do Mestrado em Letras

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para a Banca de Qualificação do trabalho "Narrativa e memória em A noite das mulheres cantoras de Lídia Jorge", de autoria da mestranda Thaís Marley Ferreira da Silveira. 
 
Quando: 5 de julho, às 14h, pelo Google Meet - interessados, favor enviar e-mail para thasmfsilveira@gmail.com até o dia 4/7/2021.
Banca: Professores doutores Eliana Tolentino (orientadora/UFSJ) e Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira (UFJF). 

Última atualização: 29/06/2021