1 - SBPC divulga carta em defesa da democracia

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou, na semana passada, documento em que reitera o compromisso da entidade em defesa da democracia. A carta foi lida pela conselheira Maria Clara de Oliveira Santos (Decis) na reunião do Conselho Universitário, realizada na última segunda, 12, e pode ser consultada neste link. A 73ª Reunião Anual da SBPC começa dia 18, transmitida pelos canais da Universidade Federal de Juiz de Fora.
 

2 - Inscrições de curso para pesquisadores terminam segunda, 19

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informam que as inscrições para o Workshop Empreendedorismo para pesquisadores,  terminam nesta segunda, 19.
 
O curso, destinado a pesquisadores, procura estudar os fundamentos do Empreendedorismo e sua relação com a transferência de tecnologias inovadoras do setor de pesquisa para o setor produtivo, sociedade e a abertura de empresas, além de elaborar um modelo de negócios.
 
Ministrado pelo professor Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ), o workshop será ofertado entre os dias 21 de julho e 06 de agosto, às quartas das 16 às 19h e às sextas das 16 às 18h. 
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 

3 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em Música 

 
Está no ar o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em Música. As inscrições estarão abertas de 19 a 23 de julho, e os interessados deverão enviar, junto com outros documentos, um anteprojeto de pesquisa referente à linha de pesquisa pretendida.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do programa.
 

4 - Curso de Medicina apresenta Encontro Meditativo

 
O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde (LAPPIS) convida a comunidade para participar do Encontro Meditativo.
 
As reuniões serão um espaço de discussão, divulgação e prática da meditação, com enfoque na promoção do bem-estar e da saúde integral dos participantes. Os encontros acontecerão toda terça-feira, às 19:30, via Google Meet, a partir do dia 20 de julho.
 
Os eventos contarão com a participação de diferentes terapeutas e profissionais da área da meditação que apresentarão à comunidade distintas modalidades meditativas, seus benefícios para a saúde, propiciando momentos de práticas audiovisuais para posterior acesso, incentivando, assim, a prática diária da meditação.
 
Para participar, entre em contato com o LAPPIS pelo Instagram ou diretamente no grupo do WhatsApp.
 

5 - PGENF convida para defesa

 
O Programa de Pós Graduação em Enfermagem convida a comunidade para a defesa da dissertação, intitulada Análise espacial da cobertura vacinal em menores de um ano, em Minas Gerais, Brasil, do mestrando Matheus Adriano Divino Pereira. 
 
Quando: 20 de julho, às 14h, via Google Meet.
Banca examinadora: professores doutores Eliete Albano de Azevedo Guimarães - UFSJ (orientadora), Valéria Conceição de Oliveira - UFSJ (membro titular), Maria del Pilar Serrano Gallardo - UAMadrid (membro titular), Rayssa Nogueira Rodrigues Machado - UFSJ (suplente).
 

6 - Promel convida para bancas

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para as bancas de qualificação:
 
Título: REAL MARAVILHOSO ou FANTÁSTICO? UMA LEITURA DE LA FURIA Y OTROS CUENTOS, DE SILVINA OCAMPO, da mestranda  Polyanna Riná Santos.
Quando: 21 de julho, às 15h. Os interessados em assistir devem enviar um email para prinas@outlook.com, até o dia 20.
Linha de pesquisa: Literatura e Memória Cultural
 
Título: Base Nacional Comum Curricular: um investimento enunciativo-discursivo?, do mestrando Júlio César Coelho dos Santos.
Quando: 21 de julho, às 14h, via Google Meet.
Linha de pesquisa: Discurso e Representação Social

Última atualização: 16/07/2021